Biblioteca
Unidade 15, Dia 3: João 13


Unidade 15: Dia 3

João 13

Introdução

Depois da ceia da Páscoa, o Salvador lavou os pés dos apóstolos, identificou Judas como Seu traidor, e deu aos apóstolos um “novo mandamento” (João 13:34). Na última semana de Seu ministério mortal, Jesus Cristo concentrou Seus ensinamentos na obediência, no serviço e no amor — atributos que definem Sua vida e devem definir nossa vida como Seus discípulos.

João 13:1–17

Jesus lava os pés dos apóstolos

Imagem
escala da felicidade

Pondere sobre as seguintes perguntas:

  • Onde você estaria nessa escala?

  • Você gostaria de ser mais feliz do que é agora?

  • Consegue pensar em alguém que gostaria de ajudar a tornar-se mais feliz?

Ao estudar João 13, identifique um princípio que ensina o que podemos fazer para sermos mais felizes.

Depois da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, Ele celebrou a festa da Páscoa com Seus apóstolos. João 13:1–3 relata que Jesus, ao fazer essa refeição (a Última Ceia) com os apóstolos, sabia que logo morreria e Seu espírito retornaria ao Pai Celestial.

Imagem
Jesus Lavando os Pés dos Apóstolos

Leia João 13:4–5 e veja o que Jesus fez depois que Ele e Seus apóstolos acabaram de comer a ceia da Páscoa. A frase “tirou a vestimenta de cima” em João 13:4 significa que Jesus tirou uma vestimenta que ficava por cima de outras. Seria o mesmo que tirar o casaco hoje em dia.

“Na época do Novo Testamento, as pessoas usavam sandálias abertas, caminhavam em sua maior parte em estradas de terra que acumulavam a sujeira dos animais e só tinham acesso a água para banho ocasionalmente. Os pés ficavam muito sujos, e lavar os pés de outra pessoa devia ser uma tarefa desagradável. (…) Esse costume de hospitalidade era geralmente realizado pelo servo de nível mais baixo” (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014 p. 242).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Se você tivesse estado lá quando Jesus lavou os pés dos apóstolos, como reagiria se Jesus começasse a lavar seus pés?

    2. O que o ato de lavar os pés dos apóstolos revela sobre o caráter de Jesus?

Leia a Tradução de Joseph Smith de João 13:8 (no Guia para Estudo das Escrituras) e identifique o que Pedro disse quando o Salvador começou a lavar seus pés.

Depois, leia a Tradução de Joseph Smith de João 13:9–10 (no Guia para Estudo das Escrituras) e veja a resposta de Pedro ao que o Senhor lhe disse.

Em João 13:9, o que aprendemos sobre Pedro com sua resposta ao que o Senhor lhe disse?

Ao lavar os pés dos apóstolos, o Salvador não só realizou um lindo ato de serviço, mas cumpriu também uma parte da lei de Moisés e instituiu uma ordenança sagrada para ajudar Seus discípulos a ficarem limpos do pecado. Essa ordenança foi restaurada em nossa dispensação por meio do Profeta Joseph Smith (ver D&C 88:74–75, 137–141).

Leia João 13:11 e descubra por que Jesus disse “nem todos estais limpos”.

Ele estava Se referindo a Judas Iscariotes, que logo O trairia.

Leia João 13:12–17 e identifique o que o Salvador ensinou aos apóstolos depois de lavar os pés deles. Marque as frases que descrevem o exemplo que o Salvador deu e convidou Seus apóstolos a seguir.

De acordo com a promessa do Salvador a Seus apóstolos registrada em João 13:17, que bênçãos receberemos ao seguir Seu exemplo de servir ao próximo? Responda a essa pergunta completando o seguinte princípio: Ao seguirmos o exemplo do Salvador, servindo às pessoas, seremos ____________________.

  1. Complete o seguinte em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Responda às seguintes perguntas: Em sua opinião, por que seremos mais felizes se servirmos às pessoas como o Salvador fez?

    2. Escreva sobre uma ocasião em que você se sentiu feliz por seguir o exemplo do Salvador, servindo às pessoas.

Imagem
Élder M. Russell Ballard

Depois leia a seguinte declaração do Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, e identifique o que ele disse que podemos fazer para achar oportunidades de servir às pessoas: “Em sua oração matinal a cada dia, peçam ao Pai Celestial que os guie para reconhecer uma oportunidade de servirem a um de Seus filhos preciosos. Depois, passem o dia com o coração cheio de fé e amor, procurando alguém para ajudar. (…) Se fizerem isso, sua sensibilidade espiritual aumentará, e vocês descobrirão oportunidades de servir que jamais imaginaram ser possíveis” (“Ocupar-se Zelosamente”, A Liahona, novembro de 2012, p. 31).

Escreva a declaração do Élder Ballard em uma folha de papel e coloque-a em um lugar que o ajude a lembrar-se de orar por oportunidades de servir às pessoas. Registre em seu diário de estudo das escrituras e conte a outras pessoas como suas orações foram respondidas ao aplicar o conselho do Élder Ballard.

João 13:18–30

Jesus identifica quem o trairia

De acordo com João 13:18–30, depois que Jesus ensinou Seus apóstolos que eles seriam felizes ao servir às pessoas, Ele disse que um deles O trairia. Quando João perguntou ao Salvador quem O trairia, Jesus disse-lhe que seria “aquele a quem eu der o bocado molhado [pequeno pedaço de pão molhado]” (João 13:26), e Ele o deu a Judas Iscariotes.

João 13:31–38

Jesus ensina Seus discípulos a amar uns aos outros

Alguém já o acusou de não ser cristão, ou um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, por ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? Isso pode acontecer devido a certas crenças diferenciadas que temos em razão da Restauração, como nossa crença no Livro de Mórmon e de que os membros da Trindade são três seres distintos e separados. De que maneira você reagiu? (Se você ainda não passou por isso, como reagiria se uma pessoa lhe dissesse que você não é cristão?)

Leia João 13:34–35 e identifique o que Jesus disse que ajudaria as pessoas a reconhecer que os apóstolos são discípulos de Jesus Cristo. Você pode marcar em João 13:34 o mandamento que Jesus deu a Seus apóstolos.

Observe que João 13:35 declara que as pessoas saberão que os apóstolos são discípulos de Jesus Cristo se eles amarem uns aos outros como Jesus os amou. Com esses versículos aprendemos que, quando amamos uns aos outros como Jesus nos ama, as pessoas saberão que somos Seus discípulos.

  1. De acordo com o que estudamos nesse ano sobre Jesus Cristo, faça uma lista em seu diário de estudo das escrituras com cinco maneiras pelas quais Ele mostra que ama as pessoas.

Leia o seguinte relato, que foi contado pelo Élder Paul E. Koelliker, dos Setenta, e veja como esses missionários seguiram o conselho do Senhor de amar uns aos outros.

Imagem
Élder Paul E. Koelliker

“Dois jovens missionários bateram em uma porta, esperando encontrar alguém que aceitasse sua mensagem. A porta se abriu e um homem bem corpulento os cumprimentou com uma voz pouco amigável. ‘Acho que já lhes disse para não bater na minha porta de novo. Eu avisei a vocês que se voltassem, não teriam uma experiência agradável. Agora, deixem-me em paz’. E rapidamente fechou a porta.

Quando os élderes se puseram a caminhar, o missionário mais velho e experiente pôs o braço no ombro do missionário mais novo para consolá-lo e encorajá-lo. Sem que soubessem, o homem os observava da janela para certificar-se de que tinham entendido sua mensagem. Ele esperava vê-los rindo e zombando de sua resposta grosseira à tentativa que fizeram de conversar com ele. Contudo, ao testemunhar a expressão de bondade entre os dois missionários, seu coração imediatamente se abrandou. Abriu novamente a porta e pediu aos missionários que voltassem e compartilhassem sua mensagem com ele.

(…) Esse princípio de amar uns aos outros e de desenvolver nossa capacidade de centralizar-nos em Cristo e em nosso modo de pensar, falar e agir é fundamental para que nos tornemos discípulos de Cristo e ensinemos Seu evangelho” (“Ele Realmente Nos Ama”, A Liahona, maio de 2012, p. 17).

  1. Leia a letra do hino “Amai-vos Uns aos Outros” (Hinos, nº 197) e pense em alguém que você conhece que é facilmente identificado como discípulo de Jesus Cristo devido ao amor que demonstra pelas pessoas. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como essa pessoa demonstra seu amor pelos outros e de que maneira você gostaria de seguir seu exemplo. Escreva também uma meta do que você vai fazer para amar as pessoas como o Salvador ama.

De acordo com João 13:36–38, depois que Pedro disse que daria sua vida por Jesus Cristo, Jesus disse a Pedro que ele o negaria três vezes antes que o galo cantasse.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei João 13 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: