Biblioteca
Unidade 14, Dia 2: João 8


Unidade 14: Dia 2

João 8

Introdução

Enquanto o Salvador estava em Jerusalém para a Festa dos Tabernáculos, alguns escribas e fariseus levaram até Ele uma mulher adúltera e perguntaram se ela deveria ser apedrejada, de acordo com a lei de Moisés. Ele confundiu os acusadores e mostrou misericórdia pela mulher. Jesus também declarou que o Pai presta testemunho Dele e ensinou sobre a libertação do pecado. Quando Jesus Cristo proclamou que Ele era o grande Jeová, os fariseus tentaram apedrejá-Lo.

João 8:1–11

Uma mulher apanhada em adultério é levada perante o Salvador

Os escribas e fariseus queriam desacreditar Jesus diante do povo e criar um motivo para acusá-Lo, porque queriam prendê-Lo e condená-Lo à morte (ver João 7:1, 32).

Leia João 8:2–5 e identifique o que os escribas e fariseus fizeram enquanto Jesus ensinava no templo em Jerusalém.

De acordo com João 8:6, por que os escribas e fariseus levaram a mulher adúltera perante Jesus?

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como os escribas e fariseus podiam ter usado essa situação como motivo para acusar Jesus:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Na época de Jesus (…) já não se condenava as pessoas à pena de morte por adultério. Na verdade, nenhuma condenação à pena de morte podia ser imposta sem a sanção e aprovação dos governadores romanos e, no caso do adultério, a lei romana não previa a morte.

Ao levarem essa adúltera a Jesus, os escribas e fariseus estavam preparando esta armadilha para o Mestre: (1) Se Ele concordasse com a lei de Moisés que ela deveria ser apedrejada, estaria tanto (a) levantando a ira (raiva) do povo em geral por parecer defender a reinstituição de uma penalidade que não tinha apoio popular, e (b) contrariando o direito civil vigente ao ordenar o que Roma proibia. (2) Se Ele discordasse da lei de Moisés e defendesse qualquer pena inferior à morte por apedrejamento, seria acusado de perverter a lei e defender o desrespeito e afastamento das práticas consagradas do passado” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vol., 1965–1973, vol. 1, pp. 450–451).

Em vez de responder-lhes, o Salvador “inclinando-se, escrevia com o dedo na terra” (João 8:6).

Imagem
Cristo escrevendo no chão

Leia João 8:7–8 e procure qual foi a resposta do Salvador aos escribas e fariseus.

Em sua opinião, o que os escribas e fariseus devem ter pensado ou sentido ao ouvirem a resposta de Jesus?

Depois de ouvir a resposta do Salvador, os que estavam acusando a mulher sentiram-se culpados e saíram sem puni-la (ver João 8:9).

Em sua opinião, que sentimentos essa mulher deve ter tido ao ver seu pecado exposto a Jesus e a uma multidão de pessoas? Leia João 8:10–11 e veja o que o Salvador disse à mulher depois que todos saíram.

A Tradução de Joseph Smith de João 8:11 acrescenta o seguinte: “E a mulher glorificou a Deus a partir daquela hora, e creu no nome dele” [Tradução de Joseph Smith, João 8:11 (em João 8:11, nota de rodapé c)].

O Salvador não desculpou o pecado dessa mulher, mas a orientou: “Vai-te, e não peques mais” (João 8:11). No versículo 11 aprendemos o seguinte princípio: O Salvador nos mostra misericórdia dando-nos oportunidades de nos arrepender. Pense em como esse relato pode aumentar sua confiança de que Jesus é misericordioso e bondoso e quer perdoar os que se arrependem sinceramente.

João 8:12–30

Jesus ensina que Seu Pai testifica Dele

Imagine um objeto decorativo. Depois feche os olhos e, em uma folha à parte, tente desenhar uma figura do objeto sem olhar.

Como seu desenho se assemelha com o que você imaginou?

Além de desenhar, quais são algumas outras coisas que você pode fazer melhor quando consegue ver o que está fazendo?

Durante a Festa dos Tabernáculos, quatro grandes candelabros de ouro (também chamado menorás ou castiçais) iluminavam os jardins do templo durante as danças e outras festividades que eram realizadas tarde da noite ou bem cedo de manhã. Esses candelabros de ouro não proviam apenas luz para a celebração, mas simbolizavam que Israel devia ser uma luz para os que andavam na escuridão.

Leia João 8:12 e veja o que Jesus disse sobre Ele mesmo ao ensinar no templo perto de onde estavam os candelabros. Se desejar, marque o que encontrar.

Aprendemos com esses versículos que Jesus Cristo é a Luz do Mundo.

Imagem
menorá

Grandes menorás iluminavam as dependências do templo durante a Festa dos Tabernáculos.

De acordo com o que aprendeu com os ensinamentos do Salvador em João 8:12, complete o seguinte princípio: Se seguirmos o Salvador,

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Como você se sente tendo a ajuda do Salvador para não andar em trevas espirituais?

Muitas profecias do Velho Testamento diziam que o Messias seria uma luz para todas as nações (ver, por exemplo, Isaías 49:6; 60:1–3). Portanto, ao declarar que Ele mesmo era a Luz do Mundo, Jesus estava proclamando que Ele era o Messias.

Os fariseus condenaram Jesus por testificar Dele mesmo (ver João 8:13). Jesus declarou que tanto Ele como Seu Pai testificavam que o Salvador é o Filho de Deus (ver João 8:14–18).

Leia João 8:19 e identifique o que Jesus disse a respeito do conhecimento dos fariseus sobre o Pai Celestial.

No versículo 19, aprendemos o seguinte princípio: À medida que conhecemos Jesus Cristo, vamos também conhecer o Pai.

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou como conhecemos o Pai Celestial à medida que aprendemos mais sobre Jesus Cristo:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e quão completamente dedicado Ele é a Seus filhos de todas as eras e nações. Por meio de palavras e ações, Jesus estava procurando revelar e dar-nos a conhecer a verdadeira natureza de Seu Pai, o nosso Pai Celestial. (…)

Portanto, ao alimentar o faminto, curar o enfermo, repreender a hipocrisia, rogar pela fé Cristo estava-nos mostrando o caminho para o Pai, Aquele que é ‘misericordioso e compassivo, lento para irar-se, paciente e cheio de bondade’ (Lectures on Faith [Sermões sobre a Fé], 1985, p. 42)” (A Grandiosidade de Deus A Liahona, novembro de 2003, pp. 70,72).

Em João 8:21–30, lemos que o Salvador alertou os fariseus de que se eles não acreditassem Nele, morreriam em seus pecados. Também ensinou que Ele não fazia nada por si mesmo, mas fazia apenas o que o Pai O ensinou a fazer.

João 8:31–36

Jesus ensina sobre a libertação do pecado

Você já teve sua capacidade de locomoção limitada de alguma forma, como estar amarrado ou ser incapaz de sair de um pequeno espaço? Como é que se sentiu? Ao estudar esta parte da lição, pense no que leva à limitação espiritual e no que leva à liberdade espiritual.

Leia João 8:31–32 e procure o que o Salvador disse que precisamos fazer para sermos livres. Depois, de acordo com o que você aprendeu, preencha os espaços em branco do seguinte diagrama:

Imagem
diagrama, espaços em branco para libertação
Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie relacionou algumas liberdades que podemos desfrutar se continuarmos na palavra de Cristo, tornarmo-nos Seus discípulos e conhecermos a verdade. “Livres do poder da falsa doutrina que leva à condenação; livres do cativeiro das concupiscências e da cobiça; livres das correntes do pecado; livres de toda influência má e corrupta e de todo poder capaz de limitá-los; livres para obter a liberdade ilimitada de que só os seres exaltados gozam em sua plenitude” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. 1, pp. 456–457).

Leia João 8:33 e identifique no que os judeus acreditavam que os fazia livres.

Os judeus acreditavam erroneamente que só por serem descendentes de Abraão e herdeiros do convênio abraâmico isso os fazia livres espiritualmente. Leia João 8:34–36 e procure do que Jesus disse que o povo precisava para ser livre.

Com esses versículos aprendemos que, se cometermos pecados e não nos arrependermos, seremos servos do pecado. Em sua opinião, o que significa ser “servo do pecado” (João 8:34)? A palavra aqui traduzida como servo também pode ser traduzida como escravo.

Estude o seguinte diagrama:

Imagem
diagrama, escolhas e consequências

Algumas pessoas hoje estão confusas e acreditam que seguir as palavras de Cristo os limitam, e que viver o estilo de vida do mundo os faz livres. O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou como o oposto é verdade:

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

“Ceder às tentações [de Satanás] leva, cada vez mais, à diminuição do leque de opções até não restar mais nenhuma e às dependências que nos deixam sem forças para resistir. (…)

O mundo (…) considera a obediência às leis e ordenanças de Deus como ‘escravidão’ (Alma 30:24, 27). Então, como a obediência e a verdade nos tornam livres? Podemos facilmente pensar em algumas maneiras práticas pelas quais a verdade nos dá a capacidade de fazer coisas que de outra forma não conseguiríamos fazer ou de evitar desastres que acabaríamos tendo de sofrer. (…)

Alguém duvida de que, pelo fato de possuir toda a luz e verdade, Deus possui a liberdade suprema de ser e de fazer?

Da mesma forma, à medida que nosso entendimento das doutrinas e dos princípios do evangelho cresce, nosso arbítrio é ampliado. Primeiro, temos mais escolhas e podemos alcançar e receber maiores bênçãos porque temos mais leis as quais podemos obedecer. Pense em uma escada — cada nova lei ou novo mandamento que aprendemos é como mais um degrau na escada que nos permite subir mais alto. Segundo, com acréscimo de entendimento podemos fazer escolhas mais inteligentes porque vemos com mais clareza não só as alternativas, mas também suas possíveis consequências” (“Moral Agency” [Arbítrio Moral], Ensign, junho de 2009, pp. 49–51).

  1. Procure no livreto Para o Vigor da Juventude exemplos de como a obediência aos mandamentos e padrões conduz à liberdade e como a desobediência conduz ao cativeiro. Escolha um dos padrões do livreto e em seu diário de estudo das escrituras copie e complete o seguinte gráfico:

    Padrão de Para o Vigor da Juventude:

    De que maneira viver esse padrão conduz à liberdade?

    De que maneira não viver esse padrão conduz à escravidão?

  2. Que tipo de liberdade prometida no livreto Para o Vigor da Juventude você vivenciou pessoalmente como resultado de obedecer aos mandamentos e padrões? Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma maneira específica de buscar a liberdade ao viver de acordo com os ensinamentos do Salvador.

João 8:37–59

Jesus testifica de Sua divindade

Pense em um conhecido seu que é muito parecido com o pai. Pense em um conhecido seu que é muito diferente do pai.

João 8:37–50 relata que Jesus Cristo falou aos judeus descrentes que, enquanto Ele falava a palavra de Seu Pai, eles faziam as obras do pai deles. Defensivamente, os judeus afirmaram que o pai deles era Abraão. O Salvador, então, ensinou que os filhos de Abraão deveriam “[fazer] as obras de Abraão” (João 8:39) e nunca deveriam tentar matar alguém que ensinava a verdade. Jesus disse a esses judeus (os fariseus) que o pai deles era o diabo. Ele explicou que aqueles que recebem a palavra de Deus são de Deus. Irritados, os judeus descrentes afirmaram que Jesus era um samaritano (povo que os judeus acreditavam ser o mais baixo de todos) e que estava possuído pelo diabo.

Leia João 8:51–53 e veja o que esses judeus perguntaram depois ao Salvador.

Leia João 8:56–58 e identifique a resposta de Jesus à pergunta dos fariseus. Leia também João 8:58, nota de rodapé b e identifique o significado da expressão “EU SOU”. (Observação: A Septuaginta é a tradução grega do Velho Testamento.)

A expressão “EU SOU” é importante porque identifica Jeová, o nome pelo qual os judeus identificavam o Deus de Abraão, Isaque e Jacó na época do Velho Testamento. Ao chamar a si mesmo de “Eu Sou” Jesus declarou que Ele era o Deus do Velho Testamento. Você pode escrever a seguinte doutrina na margem de suas escrituras, ao lado de João 8:58: Jesus Cristo é Jeová, o Deus do Velho Testamento.

Em sua opinião, por que é importante saber que Jesus Cristo é Jeová, o Deus do Velho Testamento?

Leia João 8:59 e identifique como os judeus reagiram quando o Salvador declarou que Ele era Jeová.

Os judeus pegaram pedras com a intenção de matar Jesus, acreditando que Ele havia cometido uma blasfêmia ao Se identificar como Jeová.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei João 8 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: