Biblioteca
Unidade 15, Dia 4: João 14–15


Unidade 15: Dia 4

João 14–15

Introdução

Depois da ceia da Páscoa, Jesus ensinou Seus apóstolos como voltar à presença do Pai Celestial e como mostrar seu amor por Ele. Jesus então prometeu aos apóstolos que enviaria outro Consolador. Ele ensinou que Ele é a Videira Verdadeira e que Seus discípulos são os ramos. O Salvador também deu a Seus discípulos o mandamento de amar uns aos outros e os preveniu de que seriam perseguidos devido a sua associação com Ele.

João 14:1–14

O Salvador ensina a Seus apóstolos como voltar a viver com o Pai Celestial

Imagine que um amigo pergunte: “Dizem que há muitos caminhos para o céu e me disseram que religiões diferentes nos mostram caminhos diferentes para o reino de Deus. Você acredita que isso seja verdade?” No espaço indicado, escreva sua resposta a essa pergunta e explique se você acredita ou não que seja verdadeira essa declaração.

Leia João 14:1–6 e descubra o que o Salvador ensinou sobre como voltar a viver no reino do Pai Celestial. (João 14:6 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente no futuro.)

Em João 14:6 aprendemos que somente por meio da Expiação de Jesus Cristo e seguindo Seu caminho podemos entrar no reino do Pai Celestial.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira o Salvador é o único caminho para voltar a viver com o Pai Celestial?

    2. De que maneira Jesus Cristo é a Verdade?

    3. De que maneira Jesus Cristo é a Vida?

O caminho do Salvador inclui desenvolver a fé Nele e no Pai Celestial, o arrependimento, o recebimento das ordenanças de salvação, tais como o batismo e as ordenanças do templo, e perseverar até o fim com fé e obediência.

Leia João 14:7–14 e veja o que Jesus disse a Seus discípulos sobre Seu relacionamento com o Pai Celestial. Marque a frase “quem me vê a mim vê o Pai” no versículo 9.

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que o Pai enviou Seu Filho para ajudar-nos a conhecer, amar e obedecer ao Pai Celestial:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e quão completamente dedicado Ele é a Seus filhos de todas as eras e nações. Por meio de palavras e ações, Jesus estava procurando revelar e dar-nos a conhecer a verdadeira natureza de Seu Pai, o nosso Pai Celestial.

Ele fez isso, pelo menos em parte, porque tanto naquela época quanto hoje, todos precisamos conhecer a Deus mais plenamente para amá-Lo mais profundamente e obedecer a Ele de modo mais completo. (…)

Após gerações de profetas terem tentado ensinar à humanidade a vontade e o caminho do Pai, geralmente com pouco sucesso, Deus, em Seu empenho máximo de fazer com que O conhecêssemos, enviou à Terra o Seu Filho Unigênito e perfeito, criado à Sua própria imagem e semelhança, para viver e servir entre os mortais nos rigores da vida diária. (…)

Jesus (…) veio para melhorar a visão que o homem tinha de Deus e para suplicar-lhes que amassem Seu Pai Celestial, como Ele sempre os amou e sempre os amará. Os homens tiveram oportunidade de conhecer o plano de Deus, o poder de Deus, a santidade de Deus, sim, e até mesmo a ira e o julgamento de Deus. Mas o amor de Deus, a profundidade de Sua devoção a Seus filhos, eles ainda não conheciam plenamente — até que Cristo veio.

Portanto, ao alimentar o faminto, curar o enfermo, repreender a hipocrisia, rogar pela fé, Cristo estava-nos mostrando o caminho para o Pai, Aquele que é ‘misericordioso e compassivo, lento para irar-se, paciente e cheio de bondade’ (Lectures on Faith [Sermões sobre a Fé], 1985, p. 42). Em Sua vida e especialmente em Sua morte, Cristo estava declarando: ‘Esta é a compaixão de Deus que vos manifesto, bem como a minha própria compaixão’” (“A Grandiosidade de Deus”, A Liahona, novembro de 2003, pp. 70–72).

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — João 14:6

  1. Memorizar a passagem de domínio das escrituras em João 14:6 pode ajudá-lo a responder perguntas como aquela do início desta aula. Memorize essa passagem repetindo-a em voz alta várias vezes. Depois, recite-a para um familiar ou amigo. Em seguida escreva Memorizei João 14:6 em seu diário de estudo das escrituras, e peça à pessoa para quem você recitou que assine em seu diário.

João 14:15–31

Jesus instrui a Seus apóstolos sobre como mostrar amor por Ele

Pense em alguém que você ama. Como você demonstra seu amor por essa pessoa?

Leia João 14:15 e identifique o que Jesus disse a Seus apóstolos que fizessem para mostrar seu amor por Ele. (João 14:15 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente no futuro.)

Com base no que Jesus ensinou a Seus apóstolos, complete o seguinte princípio: Demonstramos nosso amor a Jesus Cristo quando .

Pense em como guardar cada um dos seguintes mandamentos mostra seu amor por Jesus Cristo: santificar o Dia do Senhor, honrar pai e mãe, pagar o dízimo e amar ao próximo.

Tire três a quatro minutos para refletir profundamente sobre o quanto você tem demonstrado seu amor pelo Salvador ao guardar Seus mandamentos.

Leia João 14:16–17, 26 e procure qual foi a promessa do Salvador a Seus apóstolos.

A frase “outro Consolador” no versículo 16 refere-se ao Espírito Santo. Como Jesus Cristo foi um Consolador para Seus apóstolos durante Seu ministério mortal, Ele chamou o Espírito Santo de outro Consolador. Por algumas razões, o Espírito Santo não estava desempenhando plenamente Seu papel durante o ministério mortal de Jesus Cristo, apesar de tê-lo desempenhado tanto antes como depois do ministério mortal do Salvador (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Holy Ghost”).

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o papel do Espírito Santo como Consolador:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Enquanto Jesus esteve com Seus discípulos, Ele foi o Consolador para eles, deu-lhes paz à alma; aqueles que estavam oprimidos e tristes, sofrendo e lutando contra as coisas do mundo, aproximaram-se Dele e encontraram descanso para a alma. Ele consolou a viúva e foi um pai para o órfão. Suas palavras elevaram a alma daquele que crê a novos patamares de serenidade e paz. Agora Ele estava prestes a deixá-los, mas iria mandar outro Consolador — o Espírito Santo — para habitar com o fiel para sempre.

Para todos os homens, exceto aqueles poucos que ouviram Sua voz na mortalidade, o Espírito Santo é o primeiro Consolador. Esse membro da Trindade traz paz à alma dos fiéis em todas as eras. O Espírito Santo ‘é o dom concedido por Deus a todos os que o procuram diligentemente, tanto em tempos passados como no tempo em que se manifestará aos filhos dos homens’ (1 Néfi 10:17) e, também, no tempo vindouro. Ele é o Espírito da verdade — assim como Cristo —, mas o mundo não pode receber o Espírito Santo porque Ele não habita em templos impuros” (The Mortal Messiah: From Bethlehem to Calvary [O Messias Mortal: de Belém ao Calvário], 4 vols., 1979–1981, vol. 4, pp. 74–75).

De acordo com João 14:16–17, 26, quais são as três coisas que o Espírito Santo pode fazer por nós? Responda a essa pergunta completando a seguinte doutrina: O Espírito Santo pode .

  1. Responda a uma ou mais das seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em que ocasião você sentiu que o Espírito Santo o estava consolando?

    2. Em que situação você sentiu que o Espírito Santo o estava ensinando?

    3. Quando foi que o Espírito Santo o ajudou a lembrar-se de alguma coisa?

Leia João 14:18–23 e identifique a promessa do Salvador aos que mostram seu amor por Ele, guardando Seus mandamentos.

Com esses versículos, aprendemos que, se guardarmos os mandamentos, o Pai Celestial e Jesus Cristo estarão conosco.

Leia Doutrina e Convênios 130:3, e identifique o que significa ter o Pai Celestial e Jesus Cristo conosco.

Leia João 14:27 e veja quais foram as palavras de incentivo do Salvador a Seus apóstolos.

Pense na diferença entre a paz que o Salvador dá e a paz que o mundo oferece.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie descreveu a paz que o Salvador oferece: “[É] uma paz interior que nasce da convicção firme da divindade do reino terreno do Senhor, uma paz que traz a certeza de um mundo melhor no futuro; uma paz que habita na alma do homem, mesmo que ele esteja no meio de uma guerra ou de um tumulto” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. 1, p. 742).

Em João 14:28–30, lemos que Jesus disse a Seus apóstolos que eles deviam se regozijar porque Ele estava prestes a deixá-los para voltar ao Pai Celestial. Como a tradução de Joseph Smith esclareceu, Jesus também lhes disse que Satanás não tem poder nenhum sobre Ele, porque Ele venceu o mundo, mas Satanás ainda podia influenciá-los porque eles ainda não tinham terminado a obra deles na Terra (ver Tradução de Joseph Smith, João 14:30 na nota de rodapé a).

Leia João 14:31 e veja como o Salvador mostrou Seu amor por Seu Pai. Marque o que encontrar.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — João 14:15

  1. Veja quanto tempo você leva para memorizar João14:15. Recite esse versículo em voz alta. Depois o escreva de memória em seu diário de estudo das escrituras.

Leia novamente João 14:31 e procure qual foi o exemplo que Jesus Cristo estabeleceu para nós do princípio que Ele ensinou em João 14:15. Observe a frase: “Levantai-vos, vamo-nos daqui” (João 14:31). O Salvador referia-Se provavelmente a sair da sala superior, onde a Última Ceia foi servida e depois a cumprir Seu dever para com Deus no Getsêmani e no Gólgota. O mandamento mais difícil do Pai para o Filho foi o de que Jesus tinha de sofrer e morrer por nós (ver 3 Néfi 27:13–14). Pense nos mandamentos e padrões do Senhor que são mais difíceis de você obedecer. Reflita em como obedecer a esses mandamentos mostra seu amor pelo Salvador. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma meta de ser obediente de acordo com sua reflexão.

João 15:1–11

Jesus diz que Ele é a Videira Verdadeira

Imagine recordar sua vida daqui a 60 anos. Circule que palavras a seguir que você gostaria de usar para descrever como foi sua vida: bem-sucedida, infeliz, alegre, valeu a pena, improdutiva, frutífera, produtiva, abundante, fracassada.

Jesus usou a metáfora de uma videira para ajudar Seus discípulos a entender como ter uma vida frutífera, produtiva e abundante.

Imagem
videira

Leia João 15:1–5 e identifique o que cada elemento diferente representa nessa metáfora.

Com esses versículos, aprendemos que a videira representa Jesus Cristo e os ramos representam os discípulos de Jesus Cristo. O fruto pode representar as boas obras e ações que os discípulos de Jesus Cristo devem produzir. Escreva esses significados perto dos rótulos da ilustração. O lavrador, como o Salvador disse em João 15:1, é o Pai Celestial. Um lavrador é alguém que cuida de uma videira.

Marque cada ocorrência do verbo estar e suas declinações em João 15:4–5. O verbo estar como foi usado nesses versículos significa permanecer firme e permanentemente ligado a Jesus Cristo e Sua Igreja.

Em João 15:5, aprendemos que, se estivermos no Salvador, produziremos obras de retidão.

Imagem
ramo

Em João 15:6–8, lemos que o Salvador ensinou que se alguém não estiver Nele será como um ramo que foi cortado — ele seca e morre. As pessoas que estão em Jesus Cristo produzem obras de retidão que glorificam a Deus.

O que podemos fazer para estar Nele ou estar firmemente ligado ao Salvador?

Leia João15:9–11 e identifique o que Jesus ensinou Seus discípulos a fazerem e que bênçãos eles receberiam. Se desejar, marque o que encontrar.

O Pai e o Filho nos amam com um perfeito e infinito amor e, se guardarmos Seus mandamentos, poderemos receber a plenitude das bênçãos que Eles amorosamente desejam nos dar (ver 1 Néfi 17:35; D&C 95:12; 130:20–21).

Em João 15:10–11, aprendemos que, se guardarmos os mandamentos, permaneceremos no amor do Salvador e receberemos a plenitude da alegria.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em sua opinião, por que o fato de permanecer no Salvador permite que recebamos a alegria completa?

    2. Em sua opinião, por que aquele que permanece no Salvador produz obras de retidão?

Pense em maneiras de permanecer ligado ao Salvador e assim receber grande alegria.

João 15:12–17

Jesus dá a Seus discípulos o mandamento de amar uns aos outros

Imagem
Élder Russell M. Nelson

O Presidente Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Sem dúvida, a maior prova de que adoramos Jesus é o fato de procurarmos imitar Seu exemplo” (“A Missão e o Ministério de Jesus Cristo”, A Liahona, abril de 2013, p. 24).

Adorar é ter grande amor e respeito e imitar significa copiar ou seguir Seu exemplo.

Leia João 15:12 e identifique como o Salvador pediu que O imitássemos. Marque o que encontrar.

Leia João 15:13–17 e procure a maneira como o Salvador nos amou. No versículo 13, marque o que o Salvador disse que é a maior manifestação de amor.

Imagem
Élder Cláudio R. M. Costa

Sublinhe o que o Élder Cláudio R. M. Costa, da Presidência dos Setenta, sugeriu que devemos fazer para dar a vida pelas pessoas a quem amamos: “Podemos dar a vida por nossos entes queridos, não morrendo fisicamente por eles, mas, sim vivendo por eles: oferecendo nosso tempo, estando sempre presentes em sua vida, servindo a todos, sendo gentis e carinhosos e demonstrando verdadeiro amor pelos membros de nossa família e por todos os homens, como nos ensinou o Salvador” (“Não Deixe para Amanhã o Que Pode Fazer Hoje”, A Liahona, novembro de 2007, p. 74).

Pense em alguém que deu sua vida de alguma dessas maneiras por você.

João 15:18–27

Jesus adverte Seus discípulos acerca das perseguições que enfrentariam por testificarem Dele

Depois que o Salvador ensinou Seus discípulos sobre permanecer Nele e mostrar amor uns aos outros, disse o que aconteceria aos discípulos devido a sua associação com Ele. Em João 15:18–25, lemos que o mundo ou aqueles que são pecadores, odiariam os apóstolos. Jesus Cristo disse que os que O odiavam também odiavam ao Pai e que eles seriam responsabilizados por suas escolhas.

Apesar do ódio e da perseguição das pessoas a Seus seguidores, Jesus Cristo proveu um meio para que o mundo recebesse um testemunho Dele. Leia João 15:26–27 e identifique as testemunhas que prestariam testemunho de Jesus Cristo ao mundo.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei João 14–15 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: