Biblioteca
Unidade 16, Dia 1: João 16


UNIDADE 16: DIA 1

João 16

Introdução

Após a ceia de Páscoa, Jesus Cristo continuou a ensinar Seus discípulos. Ele disse-lhes que logo iria para Seu Pai e que o Espírito Santo, ou o Consolador, viria e os guiaria à verdade. Jesus profetizou sobre Sua própria morte e Ressurreição e proclamou que venceu o mundo.

João 16:1–15

Jesus explica o papel do Espírito Santo

Imagine que você esteja viajando pela primeira vez para um lugar lindo, mas perigoso. Um amigo próximo e experiente é seu guia. Ao chegar a um lugar da viagem particularmente difícil, você se dá conta de que seu amigo se foi e você está sozinho e perdido. Que preocupações ou sentimentos você teria numa situação dessas?

Você já teve preocupações ou sentimentos semelhantes durante uma fase desafiadora ou solitária em sua vida? Ao estudar João 16, identifique princípios que possam ajudá-lo a saber como encontrar orientação e paz quando precisar.

Depois de passar cerca de três anos com Seus discípulos, Jesus Cristo disse-lhes que Ele precisava ir embora (ver João 14:28). Em João 16:1–4 lemos que após comer a ceia de Páscoa com Seus discípulos, Jesus disse-lhes que chegaria o tempo em que as pessoas os odiariam e que elas acreditariam estar prestando um serviço a Deus ao matá-los.

Leia João 16:5–6 e identifique o que Jesus disse a Seus discípulos e como Eles se sentiram a respeito disso.

Leia João 16:7 e descubra quem Jesus prometeu enviar depois que Ele partisse.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Enquanto Jesus estava pessoalmente com Seus discípulos, não havia a necessidade da companhia constante do Espírito com eles como seria necessário depois que Jesus partisse” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. 1, p. 753).

Em João 16:8–12 Jesus explicou que um dos papéis do Espírito Santo é “[convencer] o mundo do pecado” (João 16:8). Leia João 16:13 e procure outros papéis que o Consolador cumpriria na vida dos discípulos depois que Jesus os deixasse.

O Élder McConkie, ao comentar João 16:9–11, explicou: “Esses versículos são de difícil interpretação porque chegaram até nós de forma muito condensada e resumida. O significado aparente é: ‘Quando você recebe a companhia do Espírito, de modo que você fale o que Ele revela a você, seus ensinamentos condenarão o mundo do pecado, da justiça e do julgamento. O mundo será condenado por haver pecado, por me rejeitar, e não acreditar em seu testemunho inspirado de que Eu Sou o Filho de Deus por meio de Quem vem a salvação. Eles serão condenados por rejeitaram seu testemunho da minha retidão, por supor que Eu sou blasfemador, enganador e um impostor, quando de fato Eu fui para o meu Pai, algo que não poderia fazer a não ser que minhas obras fossem justas e verdadeiras. Eles serão condenados por falsos julgamentos por rejeitarem seu testemunho contra as religiões dessa época e por terem escolhido seguir Satanás, o príncipe deste mundo, que com todas as suas filosofias religiosas será julgado e considerado culpado. (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. 1, p. 754).

Como os discípulos se beneficiariam com a orientação e inspiração dada pelo Espírito Santo?

Que doutrina a respeito do Espírito Santo podemos aprender em João 16:13?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Cite outras formas pelas quais o Espírito Santo nos guia à verdade.

    2. Em que sentido o Espírito Santo pode nos mostrar as coisas que vão acontecer?

Por meio do Espírito Santo, Deus pode nos dar certeza, esperança, visão, advertências e orientação para o nosso futuro.

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

Leia a seguinte declaração do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, e identifique como você pode ter a companhia do Espírito Santo para orientá-lo em sua vida: “Como podemos tomar ’o Santo Espírito por [nosso] guia? Devemos nos arrepender de nossos pecados semanalmente e renovar nossos convênios participando do sacramento com as mãos limpas e com um coração puro, como nos é mandado fazer (ver D&C 59:8-9, 12). Somente dessa maneira temos a promessa divina de que poderemos “ter sempre [conosco] o Seu Espírito (D&C 20:77). O Espírito é o Espírito Santo, cuja missão é ensinar-nos, levar-nos à verdade e testificar do Pai e do Filho (ver João 14:26; João 15:26; João 16:13; 3 Néfi 11:32, 36)” (“Para Que Não Sejais Enganados”, A Liahona, novembro de 2004, p. 46).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em que ocasião você sentiu que o Espírito Santo o guiava à verdade ou mostrava coisas que vão acontecer?

    2. Como você sabia que era o Espírito Santo guiando você?

Pense nas escolhas que você pode fazer para ter a companhia do Espírito Santo para guiá-lo. Tente viver de modo a sentir sua influência orientadora em sua vida.

Em João 16:13, Jesus ensinou que o Espírito Santo “não falará de si mesmo, mas falará tudo o que tiver ouvido”. Leia João 16:14–15 e descubra que mensagem o Espírito Santo nos dará.

De acordo com o que aprendeu nesses versículos, complete a doutrina a seguir: O Espírito Santo revela a verdade e as instruções que vem do (…)

Por que é importante saber que, quando o Espírito Santo nos fala, Ele está falando pelo Pai Celestial e Jesus Cristo?

“A comunicação [do Espírito Santo] com o nosso espírito transmite muito mais certeza do que qualquer comunicação recebida por meio dos cinco sentidos” (Sempre Fiéis, 2004, p. 74). Isso quer dizer que o Espírito Santo é o nosso mais valioso guia para aprender a verdade. Sua influência é mais valiosa do que uma prova material, as opiniões de outras pessoas ou o raciocínio do mundo. Os discípulos do Salvador precisavam aprender a confiar no Espírito Santo como um guia na ausência física do Senhor, da mesma forma que precisamos confiar Nele hoje em dia.

João 16:16–33

O Salvador fala de Sua morte e Ressurreição e diz que Ele venceu o mundo

Pense sobre uma ocasião em que teve que se despedir de um amigo ou familiar por um longo período ou sem saber por quanto tempo. O que disseram para consolarem-se um ao outro ao se despedirem?

Leia João 16:16 e veja o que Jesus disse a Seus discípulos que deve tê-los consolado enquanto pensavam sobre a partida Dele.

Em João 16:17–19, lemos que os discípulos não entenderam o que Jesus queria dizer quando disse que Ele estava partindo, mas que eles O veriam novamente.

Leia João 16:20–22 e identifique o que o Salvador disse que Seus discípulos sentiriam quando Ele partisse e o que sentiriam quando O vissem novamente. Para sua informação, a frase “a mulher, quando está para dar à luz” no versículo 21 refere-se à mulher quando entra em trabalho de parto antes de o bebê nascer.

De acordo com esse versículo, como os discípulos se sentiriam quando Jesus partisse? O que Ele prometeu que eles sentiriam quando O vissem novamente?

Jesus sabia que Seus discípulos O veriam novamente depois que Ele ressuscitasse. Embora a tristeza que viria com a morte Dele fosse grande, a alegria que teriam depois de Sua Ressurreição seria infinita.

Em João 16:23–32, lemos que Jesus ensinou Seus discípulos a orar ao Pai Celestial diretamente em Seu nome (ver João 16:23) e os assegurou do amor do Pai por eles e por Si mesmo. Ele garantiu-lhes que suas orações dirigidas ao Pai Celestial seriam respondidas.

Leia João 16:33 e procure palavras ou frases que o Salvador usou para consolar a Seus discípulos. Marque o que encontrar.

Por que podemos ter felicidade e paz, mesmo em um mundo cheio de tribulações, pecados e morte?

Em João 16:33 aprendemos que, como Jesus Cristo venceu o mundo, podemos ter bom ânimo e paz. Em sua opinião, o que significa dizer que Jesus venceu o mundo?

Como o Unigênito do Pai, Jesus Cristo viveu uma vida sem pecado, vencendo toda tentação mundana. Ele também passou por todo tipo de dor e aflição e expiou pelos pecados de todos os filhos do Pai Celestial. Por meio de Sua vida, Seu sofrimento, Sua morte e Ressurreição, Ele venceu todas as barreiras que podiam nos impedir de nos tornarmos limpos, de encontrarmos paz e vivermos novamente com nosso Pai Celestial e as pessoas que amamos.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: De que maneira o conhecimento de que Jesus Cristo venceu o mundo o ajuda a ter bom ânimo e paz?

Leia a seguinte declaração do Presidente Thomas S. Monson e identifique por que podemos ter bom ânimo a despeito das provações e dificuldades deste mundo:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Tenhamos bom ânimo em toda a nossa vida. Embora estes sejam dias cada vez mais perigosos, o Senhor nos ama e Se preocupa conosco. Ele sempre está ao nosso lado quando fazemos o que é certo. Ele nos ajudará em época de necessidade. (…) Nossa vida pode ser plena de alegria, se seguirmos os ensinamentos do evangelho de Jesus Cristo.

O Senhor admoestou: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Que grande felicidade pode nos advir por sabermos disso. Ele viveu por nós e morreu por nós. Ele pagou o preço por nossos pecados. Que possamos imitar Seu exemplo. Que possamos mostrar enorme gratidão a Ele aceitando Seu sacrifício e vivendo de forma a nos qualificarmos para retornar um dia e viver com Ele” (“Deus Vos Guarde”, A Liahona, novembro de 2012, p. 111).

Pense na seguinte pergunta: Em que ocasião o conhecimento de que Jesus Cristo venceu o mundo o ajudou a ter bom ânimo e paz?

Procure ter bom ânimo e viver o evangelho de Jesus Cristo. Ao fazer isso você sentirá a paz e a esperança que estão acessíveis por meio da Expiação e Ressurreição do Senhor.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o seguinte no final das designações de hoje:

    Estudei João 16 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: