Biblioteca
Unidade 10, Dia 2: Lucas 6:1–7:18


Unidade 10: Dia 2

Lucas 6:1–7:18

Introdução

Jesus ensinou sobre a importância de fazermos o bem às outras pessoas, inclusive no Dia do Senhor. Depois de passar a noite orando, Ele chamou os Doze Apóstolos e ensinou a eles e a uma multidão. Ele também curou o servo de um centurião e levantou dos mortos o filho de uma viúva.

Lucas 6

Jesus cura no Dia do Senhor, escolhe os Doze Apóstolos e ensina a multidão

Imagine que nas reuniões da Igreja no domingo você ouve um anúncio sobre um projeto de serviço para uma família que mora perto da sua casa. Depois do anúncio você ouve as seguintes respostas:

  • “Essa família passou por várias dificuldades ultimamente. Quero ajudar no que eu puder”.

  • “Espero que tenham um lanche no final, porque se não tiver eu não vou”.

  • “Eu não estou com vontade de ir, mas eu poderia usar alguma ajuda na próxima semana com o projeto que estou organizando, então eu vou ajudar agora”.

  • “Se meus amigos forem, eu vou”.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o que as respostas anteriores sugerem sobre as razões por que as pessoas servem.

Pense nas oportunidades que você teve para servir e como se sentiu ao servir. Ao estudar Lucas 6–7, identifique princípios que podem ajudar você a servir de maneira mais significativa.

Enquanto estava na Galileia no início do ministério, Jesus curou, no Dia do Senhor, um homem que tinha a mão mirrada (ver Lucas 6:6–10), passou a noite orando e chamou os Doze Apóstolos (ver Lucas 6:12–13). Ele então começou a ensiná-los e a “uma grande multidão de povo” (Lucas 6:17) sobre como receber recompensas celestiais. Esse sermão em Lucas 6 é chamado com frequência de Sermão da Montanha e é muito semelhante ao Sermão da Montanha em Mateus 5–7. “Há opiniões diferentes a respeito do Sermão da Montanha registrado por Mateus e o Sermão da Montanha registrado por Lucas serem o mesmo acontecimento ou acontecimentos diferentes. Entretanto, a colocação cronológica e o contexto do registro de Lucas parecem indicar que o mesmo sermão está registrado em Lucas 6 e Mateus 5–7” (New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], [Sistema Educacional da Igreja], 2014, pp. 152–153); ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Sermão da Montanha”; scriptures.LDS.org). (Observação: Boa parte do conteúdo de Lucas 6 foi abordado quando você estudou Mateus 5–7; 10:1–4; e Marcos 3:1–6.)

Leia Lucas 6:19 e identifique o que Jesus fez pelo povo antes de começar a ensiná-los.

Depois, leia Lucas 6:31 e identifique o conselho de Jesus para Seus discípulos.

De que maneira lembrar que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados influencia a maneira como tratamos outras pessoas?

Leia Lucas 6:32–35 e identifique o outro conselho que Jesus deu a Seus discípulos sobre amar e servir às pessoas. Você pode marcar no versículo 35 o que devemos esperar quando fazemos o bem para as outras pessoas. Observe o que Senhor prometeu àqueles que fazem o bem sem esperar nada em troca.

Um princípio que podemos aprender com esses versículos é que, se fizermos o bem sem esperar nada em troca, nossa recompensa será grande e seremos os filhos do Altíssimo.

Observe a frase: “sereis filhos do Altíssimo” (versículo 35). Embora sejamos todos filhos de Deus, aqueles que fazem o bem para as outras pessoas como Cristo fez cumprem seu potencial divino ao se tornarem como nosso Pai Celestial. Pense em como servir aos outros sem esperar nada em troca pode ajudar uma pessoa a ser mais como Cristo.

Leia Lucas 6:36–38 e identifique os exemplos que Jesus deu das maneiras pelas quais podemos fazer o bem. Observe que Jesus prometeu que as pessoas que mostram misericórdia por outras, que se abstêm de julgar injustamente e que perdoam livremente vão receber a misericórdia de Deus.

Você já tentou colocar mais itens em uma caixa ou mala do que ela conseguia comportar? Em Lucas 6:38 a descrição do quanto será dado em troca pelo bem que fizermos inclui as palavras: “boa medida, recalcada, sacudida e transbordando”. O que essas palavras descrevem sobre a maneira que o Pai Celestial nos recompensa quando damos aos outros?

Uma verdade que podemos aprender em Lucas 6:38 é que quando somos generosos com as outras pessoas, o Pai Celestial também é generoso ao nos abençoar. Você pode escrever esse princípio ao lado do versículo 38.

  1. Pense em como podemos ser generosos com as pessoas. Em seguida, responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Você ou alguém que você conhece já foi generoso com outras pessoas?

    2. Como você ou alguém que você conhece foi abençoado pelo Senhor por ter sido generoso?

    3. O que você vai fazer para ser mais generoso com as outras pessoas?

Uma forma de ser mais generoso é obedecer à lei do jejum doando a oferta. Seus pais talvez já contribuam com uma oferta de jejum pela família, mas se você puder, poderia contribuir também. Ao tentar ser mais generoso, ore pedindo a ajuda do Senhor para servir como Ele serviria.

Lucas 7:1–10

Jesus cura o servo do centurião

Em Lucas 7:1 aprendemos que depois de ensinar a multidão, Jesus entrou em Cafarnaum. Leia Lucas 7:2–5 e identifique quem pediu a ajuda de Jesus quando soube que Ele havia entrado na cidade.

Imagem
ruínas de um edifício antigo.

Ruínas de uma sinagoga de Cafarnaum do século 4 ou 5 d.C.

Um centurião era um oficial do exército romano que comandava uma companhia de 50 a 100 soldados. Os judeus normalmente não gostavam dos centuriões porque eles representavam o poder romano político e militar sobre eles e suas terras. Esse centurião, entretanto, havia sido gentil com os judeus.

Leia Lucas 7:6–10, e pondere sobre como o centurião demonstrou grande fé em Jesus Cristo e como sua fé foi recompensada.

Com esse relato aprendemos que ao exercermos fé em Jesus Cristo, podemos ajudar outras pessoas a serem abençoadas. Você pode escrever esse princípio ao lado de Lucas 7:10.

Lucas 7:11–18

Jesus revive o filho da viúva

Um dia depois de curar o servo do centurião, o Salvador realizou outro milagre. Leia Lucas 7:11–12 e identifique o que Jesus e Seus discípulos encontraram ao se aproximar de uma cidade chamada Naim.

Imagem
Jesus com um homem enrolado em panos brancos

De acordo com o versículo 12, por que a morte desse jovem era tão trágica para essa mulher?

Ela não apenas havia perdido o filho único, como também já havia perdido o marido. Além da grande tristeza que ela deve ter sentido, ela talvez não tivesse ninguém para prover-lhe o sustento.

Leia Lucas 7:13–15 e procure o que o Salvador fez quando viu a mulher chorando. O esquife era um tipo de caixão onde o corpo era colocado.

De acordo com o versículo 13, por que Jesus reviveu o filho da mulher? Observe que a viúva não pediu a Ele que revivesse seu filho, mas Ele notou a necessidade dela e a ajudou. É importante entender também que esse homem não ressuscitou; ele morreria novamente. Jesus Cristo foi o primeiro a ser ressuscitado.

Se estiver disponível, assista ao vídeo “The Widow of Nain” [A Viúva de Naim] (2:22) (somente em inglês) de A Vida de Jesus Cristo Vídeos da Bíblia, no site LDS.org, e identifique como o Salvador ministrou à mulher, embora ela não tenha pedido Sua ajuda.

Pense como você se sentiria se estivesse no lugar da viúva e visse o Salvador reviver seu único filho.

Com esse relato aprendemos o seguinte princípio: Podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo ao demonstrar compaixão pelas pessoas e ministrar às necessidades não verbalizadas.

Como podemos discernir as necessidades das pessoas quando elas não as compartilham conosco?

O Presidente Thomas S. Monson ensinou:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Poucos relatos do ministério do Mestre me tocam mais do que o exemplo de compaixão que Ele demonstrou à triste viúva, em Naim. (…)

Que poder, que ternura e que compaixão demonstrou nosso Mestre e Exemplo! Nós também podemos abençoar a vida dos outros se seguirmos Seu nobre exemplo. Oportunidades não faltam. O que faltam são olhos que vejam a situação angustiante e ouvidos que ouçam os pedidos silenciosos de corações partidos. Sim, o que falta são almas cheias de compaixão, para que nos comuniquemos não apenas com os olhos e ouvidos, mas da maneira majestosa do Salvador, sim, de coração para coração”. (“Enfrentar os Desafios da Vida”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 77).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Você ou sua família já recebeu a compaixão ou o serviço de outras pessoas mesmo sem pedir?

Leia Lucas 7:16–18 e identifique como o povo reagiu ao milagre do Senhor em relação ao filho da viúva.

Uma das razões pelas quais o povo pode ter declarado que “um grande profeta se levantou entre nós” (Lucas 7:16) é por causa das semelhanças entre a cura do filho da viúva de Naim e as ocasiões no Velho Testamento em que os Profetas Elias e Eliseu reviveram filhos também (ver 1 Reis 17:17–24; 2 Reis 4:17–22, 32–37).

Em suas orações pessoais essa semana, peça ao Pai Celestial que o ajude a ver e agir de acordo com os sussurros que receber para atender às necessidades não verbalizadas. Pense também em como você pode servir generosamente sem esperar nada em troca.

  1. Escreva o seguinte no final dos exercícios de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Lucas 6:1–7:18 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: