Biblioteca
Unidade 11, Dia 2: Lucas 13–15


Unidade 11: Dia 2

Lucas 13–15

Introdução

Jesus ensinou sobre arrependimento e o reino de Deus e Ele curou no Dia do Senhor. Ele também usou parábolas para ensinar sobre a humildade e o preço do discipulado. Os fariseus e os escribas reclamaram do relacionamento do Salvador com os publicanos e pecadores. O Salvador respondeu a eles com as parábolas da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo.

Lucas 13:1–14:14

Jesus cura no Dia do Senhor e ensina sobre humildade e cuidado com os menos afortunados

Imagine que você esteja sentado almoçando com alguns amigos e eles notam um aluno sentado sozinho usando roupas simples. Uma pessoa no grupo faz um comentário rude sobre a aparência do aluno e muitos de seus amigos riem.

Como você poderia reagir nesse tipo de situação?

Ao estudar Lucas 13–14, identifique o que o Salvador ensinou sobre interagir com pessoas que são menos afortunadas que nós.

Imagem
figueira

Figueira

© Jose Ramiro Laguna/Shutterstock.com

Em Lucas 13 lemos que o Salvador contou uma parábola sobre uma figueira que seria cortada se não produzisse fruto. A parábola era dirigida aos judeus que deveriam ter dado bons frutos e ensina que pereceremos se não nos arrependermos. Jesus cura uma mulher no Dia do Senhor. Ele compara o reino de Deus a uma semente de mostarda que cresce até se tornar uma grande árvore e Ele ensinou sobre aqueles que vão entrar em Seu reino. Ele também lamentou a iminente destruição de Jerusalém.

Em Lucas 14:1–6 lemos que o Salvador foi convidado para jantar na casa de um dos principais dos fariseus no Dia do Senhor. Antes da refeição, o Salvador curou um homem hidrópico — uma doença que fazia com que o corpo do homem ficasse inchado por reter líquido.

Leia Lucas 13:15–16 e Lucas 14:5–6, e identifique a resposta do Salvador aos fariseus que o acusaram de quebrar o Dia do Senhor ao curar a mulher e o homem.

O que podemos aprender com o exemplo do Salvador sobre como podemos honrar e santificar o Dia do Senhor? Uma das lições é que Jesus exemplificou um comportamento justo no Dia do Senhor ao ministrar às necessidades das pessoas. Isso é contraditório a alguns fariseus que justificavam ajudar animais, mas não pessoas no Dia do Senhor. Pense em suas ações no Dia do Senhor. O que você pode fazer no Dia do Senhor para ser como Jesus?

Lucas 14:7–10 contém uma parábola que o Salvador usou para ensinar uma verdade do evangelho sobre a relação entre humildade e exaltação. Os “primeiros assentos” (Lucas 14:7) eram lugares de honra. Jesus notou como alguns dos convidados para a festa procuravam lugares de honra sentando perto do anfitrião.

Leia Lucas 14:11 e identifique o que o Salvador ensinou sobre a humildade. A palavra humilhado significa ser colocado em uma posição inferior.

Leia Lucas 14:12–14 e identifique o que o Salvador ensinou ao fariseu que O havia convidado para jantar. Por que pessoas, como esse fariseu, podem convidar seus amigos e pessoas ricas ou importantes para jantar?

Na época do Salvador, aqueles que eram aleijados, mancos ou cegos tinham dificuldade para prover seu sustento e eram pobres devido a suas deficiências. Alguns fariseus menosprezavam essas pessoas. Quais são alguns dos motivos que levam as pessoas hoje em dia a menosprezar outras pessoas?

Podemos aprender com esses versículos o seguinte princípio: Se tentarmos ajudar aqueles que têm menos do que nós, o Senhor nos recompensará.

Além de nos recompensar na ressurreição, o Senhor vai também nos abençoar nessa vida quando tentarmos ajudar pessoas que têm menos do que nós (ver Mateus 6:4).

  1. Faça uma das atividades a seguir (ou ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Escreva sobre uma ocasião em que você (ou alguém que você conheça) foi abençoado por tentar ajudar alguém menos afortunado. (“Menos afortunado” pode referir-se a situações que não estejam relacionadas à falta de coisas materiais; por exemplo, pode referir-se a alguém que é sozinho ou que não tem amigos.)

    2. Pense em maneiras pelas quais você pode ajudar pessoas menos afortunadas do que você e escreva uma meta para servi-los.

Lucas 14:15–35

Jesus declara a parábola da grande ceia e ensina sobre o preço do discipulado

Quais são algumas das coisas que pode ser pedido que sacrifiquemos ou abandonemos como discípulos de Jesus Cristo?

Quais são algumas das desculpas que as pessoas podem ser tentadas a dar para evitar fazer esses sacrifícios?

Depois que o Salvador aconselhou o fariseu a convidar os menos afortunados para as refeições, alguém na sala disse a Ele: “Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus” (Lucas 14:15). Em resposta a essa declaração, o Salvador ensinou a parábola da grande ceia.

Leia Lucas 14:16–24 e identifique o convite que as pessoas da parábola receberam e também as desculpas daqueles que rejeitaram o convite.

Jesus estava falando aos judeus que se comportaram como essas pessoas da parábola que foram os primeiros convidados para a festa. Em que sentido o evangelho de Jesus Cristo se assemelha a uma grande festa? Que desculpas foram dadas pelas pessoas que não aceitaram o convite para a grande ceia? O que essas desculpas revelam sobre as prioridades dessas pessoas?

Um princípio que podemos aprender com essa parábola é que, se colocarmos outras prioridades antes do Senhor e do Seu evangelho, vamos perder as bênçãos que poderíamos ter recebido.

Veja sua lista das coisas que podem pedir a você que sacrifique ou abandone como um discípulo de Cristo. Que bênçãos você poderia perder se não estiver disposto a fazer tais sacrifícios? Você já pensou que estava sacrificando algo, mas depois percebeu que as bênçãos que recebeu foram maiores do que o que pensou ter sacrificado?

Depois de ensinar essa parábola, o Salvador falou a uma multidão sobre o que Ele requer de Seus discípulos. Leia Lucas 14:25–27 e identifique o que o Salvador disse que Seus discípulos deveriam estar dispostos a fazer.

“No contexto de Lucas 14:26, a palavra grega traduzida como ‘aborrecer’ significa ‘amar menos’ ou ‘estimar menos’. O Salvador não estava revogando o mandamento ‘Honra a teu pai e a tua mãe’ (Êxodo 20:12); Ele estava ensinando sobre prioridades. Para um discípulo, devoção à família deve vir depois da devoção a Jesus Cristo” (New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 165); ver também Mateus 10:37; Lucas 14:26, nota de rodapé b.

(A palavra cruz em Lucas 14:27 se refere à Crucificação e representa uma disposição de sacrificar-se. A Tradução de Joseph Smith nos ajuda a entender que “levar a sua cruz” (Lucas 14:27) significa “negar-se a toda iniquidade e a toda concupiscência mundana e guardar [os] mandamento [do Senhor]” (Tradução de Joseph Smith, Mateus 16:26 no Guia para Estudo das Escrituras.)

Com esses versículos aprendemos que os discípulos de Jesus Cristo devem estar dispostos a sacrificar tudo para segui-Lo. Você pode escrever essa verdade na margem de suas escrituras, ao lado de Lucas 14:25–27.

Depois de ensinar sobre o que os discípulos deveriam estar dispostos a fazer, Jesus disse: “Decidi em vosso coração que fareis as coisas que vos ensinarei e ordenarei” (Tradução de Joseph Smith, Lucas 14:28 [em Lucas 14:27, nota de rodapé b], na Bíblia SUD em inglês). A palavra decidi aqui significa decidir-se ou determinar-se. Um princípio que podemos aprender com esse versículo é que, ao tomarmos a decisão em nosso coração de fazer o que Jesus Cristo nos ensina e nos ordena, nos tornamos Seus discípulos.

Pondere sobre como podemos chegar a um ponto em nosso discipulado onde estamos verdadeiramente decididos em nosso coração a fazer o que Jesus Cristo nos ensina e nos ordena.

Depois de ensinar esses princípios sobre o discipulado, o Salvador fez duas analogias. Leia Lucas 14:28–30 e Lucas 14:31–33, pensando sobre o que essas duas analogias ilustram.

Imagem
torre

Uma torre em uma aldeia de Nazaré em Israel, como a torre descrita em Lucas 14:28–30.

O Salvador queria que Seus seguidores ponderassem cuidadosamente se eles estavam dispostos a sacrificar qualquer coisa que fosse requerida deles para que continuassem como Seus discípulos até o fim (ver também Tradução de Joseph Smith, Lucas 14:31 [em Lucas 14:30, nota de rodapé a]). Você pode marcar Lucas 14:33, que fornece um resumo simples dos ensinamentos do Salvador nesse capítulo.

  1. Pense em qual seria o preço ou a exigência para que você seja um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus Cristo. Pense nas bênçãos de viver o evangelho e na recompensa da vida eterna. Que decisões você poderia tomar agora que o ajudariam a colocar o Senhor acima de todas as outras prioridades em sua vida? Responda a essa pergunta em seu diário de estudo das escrituras e inclua algumas metas que podem ajudá-lo a tornar-se um melhor discípulo de Jesus Cristo.

Lucas 15

Jesus conta as parábolas da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo

Imagem
pastor com as ovelhas

A Ovelha Perdida

Imagem
mulher procurando a moeda

A Dracma Perdida

Imagem
homem abraçando o filho

O Filho Pródigo

Pense numa ocasião em que encontrou algo importante que você havia perdido. Como se sentiu?

Pense em alguém que você conhece que pode estar “perdido” espiritualmente. Pode ser alguém que ainda não recebeu o evangelho restaurado de Jesus Cristo ou não está vivendo no momento de acordo com os ensinamentos do evangelho.

Ao estudar Lucas 15, identifique as verdades relativas a como o Pai Celestial Se sente a respeito daqueles que estão perdidos espiritualmente e a responsabilidade que temos em relação a eles.

Leia Lucas 15:1–2 e identifique por que os fariseus estavam reclamando.

Em resposta às reclamações dos fariseus e dos escribas, o Salvador contou três parábolas: sobre uma ovelha, uma moeda e um filho. Essas parábolas tinham o objetivo de dar esperança aos pecadores e de repreender e condenar a hipocrisia e pretensão dos escribas e fariseus. Ao estudar essas parábolas, preste atenção ao motivo pelo qual o sujeito de cada parábola se perde e como é encontrado.

Leia cada parábola e identifique as respostas para as perguntas na coluna da esquerda da tabela. Anote suas respostas no espaço fornecido.

As parábolas da Ovelha Perdida, da Dracma e do Filho

Perguntas

Lucas 15:3–7 (ver também Lucas 15:4, nota de rodapé a)

Lucas 15:8–10

Lucas 15:11–32 (no versículo 16 a palavra desejava significa “com vontade”)

O que estava perdido?

Por que estava perdido?

Como foi encontrado?

Que palavras ou frases descrevem a reação para com aquilo que foi encontrado?

Imagem
O Filho Pródigo

“Viu-o seu pai, (…) e correndo, (…) o beijou” (Lucas 15:20).

Observe que a ovelha se perdeu por seguir o curso normal da vida, a dracma devido à negligência ou ao descuido da proprietária e o filho pródigo (imprudente ou esbanjador) por sua própria rebeldia.

Qual você acha que é a nossa responsabilidade em relação àqueles que estão perdidos, a despeito de como se perderam?

Observe as frases que descrevem as reações quando o animal, o objeto e a pessoa foram encontrados. Lembre-se de que um dos propósitos dessas parábolas era repreender a pretensão dos fariseus e dos escribas que estavam murmurando porque Jesus falava com os publicanos e pecadores. Quando Jesus disse que haveria mais alegria no céu “por um pecador que se arrepende (…) do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15:7), Ele estava ensinando que há mais alegria no céu por um pecador arrependido do que por noventa e nove fariseus e escribas pretensiosos que em seu orgulho pensam que não necessitam de arrependimento.

Com base nas respostas daqueles que acharam o que estava perdido, como você completaria a declaração a seguir? Quando ajudamos outras pessoas a sentirem o desejo de se arrepender, sentimos .

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: O que você pode fazer para ajudar uma pessoa que está perdida espiritualmente a ter o desejo de aproximar-se do Pai Celestial?

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Lucas 13–15 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: