Biblioteca
Unidade 9, Dia 4: Lucas 3–4


Unidade 9: Dia 4

Lucas 3–4

Introdução

João Batista pregou arrependimento e testificou sobre a vinda do Messias. Jesus Cristo foi batizado por João e depois jejuou no deserto por 40 dias. Depois de viajar para a Galileia, Jesus declarou ao povo de Nazaré que Ele era o Messias. O povo de Nazaré O rejeitou e Ele foi para Cafarnaum, onde curou o doente e expulsou os demônios.

Lucas 3:1–22

João Batista profetizou sobre Jesus Cristo

Durante alguns minutos pondere sobre as seguintes perguntas:

  • Alguém já implicou ou zombou de você ao descobrir que você é membro da Igreja?

  • Alguém já menosprezou ou desafiou algo em que você acredita ou um padrão que se esforça por viver?

  • Há festas ou reuniões para as quais não foi convidado ou onde não se sentiu à vontade por causa de sua religião?

Ao estudar Lucas 3:1–22, identifique uma verdade que possa explicar por que aqueles que vivem o evangelho podem sentir-se excluídos do convívio com as outras pessoas algumas vezes.

Na lei de Moisés, o ofício presidente no Sacerdócio Aarônico era chamado de sumo sacerdote. No entanto, na época do ministério do Salvador, o ofício de sumo sacerdote estava corrompido. O sumo sacerdote também era o líder político da nação, mas os portadores desse ofício não eram escolhidos por Deus nessa época. Eles eram escolhidos por homens como Herodes e outros líderes romanos (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “High priest” [Sumo sacerdote]).

Leia Lucas 3:2–6 e identifique no versículo 2 com quem Deus falou em vez de falar com os sumos sacerdotes.

Resuma o que João Batista estava ensinando ao povo em Lucas 3:3–6. (Para conhecer melhor os ensinamentos de João Batista, leia a Tradução de Joseph Smith de Lucas 3:4–11 [no Guia para Estudo das Escrituras, scriptures.LDS.org]

Na época de João algumas pessoas acreditavam que por serem descendentes de Abraão, elas eram melhores do que outras ou que Deus as amava mais do que aos que não eram israelitas. Essa situação seria parecida se as pessoas de hoje pensassem que elas vão para o céu simplesmente por serem membros da Igreja.

Leia Lucas 3:7–9 e identifique o que João ensinou aos judeus que eles precisavam para receber a salvação. (No versículo 9, fruto é um símbolo dos resultados das escolhas que fazemos.)

Observe no versículo 9, o que acontecerá às pessoas que não produzirem “bom fruto” ou não viverem retamente.

Em Lucas 3:10–15 lemos que João ensinou a grupos específicos da sociedade dos judeus como eles poderiam produzir bons frutos e viver retamente. O ministério de João foi impressionante e alguns pensavam que ele poderia ser o Messias.

Leia Lucas 3:16–17 e identifique o que João disse que o Messias faria quando Ele viesse.

A frase “batizar com o Espírito Santo e com fogo” (Lucas 3:16) refere-se ao efeito purificador e santificador de receber o dom do Espírito Santo. O Profeta Joseph Smith ensinou: “É preciso nascer da água e do espírito para entrar no reino de Deus” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 95).

Para melhor entender Lucas 3:17, é útil entender sobre a separação do trigo e do joio.

Imagem
separação entre o trigo e o joio

Fazendeiros árabes separando o trigo do joio

Depois que o trigo era colhido e debulhado (quando o grão era separado do resto da planta), o fazendeiro então joeirava o grão. Joeirar era um antigo método usado para separar grãos de trigo do joio (a casca) e da palha. Um joeirador usava uma pá grande ou um forcado de madeira chamado de ventilador para arremessar o trigo debulhado ao vento. O vento carregava o joio, a parte mais leve e indesejada, e os grãos do trigo, mais pesados, caíam na eira.

Na analogia de João, o que o trigo representa?

O que o joio representa?

Uma doutrina importante ensinada em Lucas 3:16–17 é que Jesus Cristo separa os justos dos iníquos.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Embora a separação final dos justos e dos iníquos aconteça no dia do julgamento, de que maneira seguir a Jesus Cristo e viver Seu evangelho faz com que Seus discípulos sejam separados dos iníquos agora?

    2. Por que precisamos entender que ao seguirmos Jesus Cristo e vivermos Seu evangelho podemos nos sentir ou ser separados das outras pessoas?

Lucas 3:18–22 relata que Jesus veio para ser batizado por João Batista (ver também Mateus 3:13–17). Mais tarde João Batista foi aprisionado por Herodes.

Lucas 3:23–38

A linhagem de Jesus é estabelecida

Em Lucas 3:23–38, Lucas incluiu a genealogia de Jesus que mostra a linhagem direta Dele. Ele também testificou que José era o “que cuidava” (não o pai real) de Jesus (Lucas 3:23).

Lucas 4:1–13

Jesus Cristo é tentado por Satanás no deserto

Lucas 4:1–13 contém o relato do jejum de Jesus por 40 dias no deserto e a rejeição Dele às tentações de Satanás (ver também Mateus 4:1–11).

Lucas 4:14–30

Jesus anunciou que Ele era o Messias

Pense nas seguintes palavras: quebrantados de coração, oprimidos, cativos, pobres e cegos. Você já sentiu que uma ou mais dessas palavras podem ter descrito como se sentiu a respeito de si mesmo? Ao estudar Lucas 4:14–30, identifique as palavras que ensinam como Jesus Cristo foi enviado para curar os quebrantados de coração e libertar os cativos.

Em Lucas 4:14–17 lemos que, depois que Jesus retornou do deserto onde jejuou e foi tentado, Ele começou a pregar nas sinagogas na Galileia. Pouco depois, Ele retornou a Sua cidade natal Nazaré. Enquanto estava lá, levantou-Se em uma sinagoga para ler o livro de Isaías, que profetizava sobre a missão divina do Messias.

Leia Lucas 4:18–20 e identifique o que Isaías profetizou que o Messias faria pelo povo. Você pode marcar o que encontrar.

Leia Lucas 4:21 e identifique o que Jesus disse sobre a passagem de escritura que Ele leu.

Ao dizer que a profecia de Isaías havia se cumprido, Jesus estava anunciando que Ele era o Messias sobre quem a profecia se referia. Escreva a seguinte doutrina em suas escrituras: Jesus Cristo foi enviado para curar os quebrantados de coração e libertar aqueles que estão cativos espiritualmente.

Pelo que você sabe sobre o ministério do Salvador, quais são algumas das coisas que Ele fez para cumprir essa profecia?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Que experiências você teve que mostram como Jesus Cristo continua a curar-nos e libertar-nos em nossos dias?

Leia Lucas 4:22 e identifique como o povo de Nazaré reagiu à declaração de Jesus de que Ele era o tão esperado Messias.

Em Lucas 4:23 lemos que Jesus sabia que o povo de Nazaré O desafiaria a provar que Ele era o Messias ao repetir os milagres que havia realizado em Cafarnaum. Jesus respondeu citando dois relatos de escritura para ensinar a eles um princípio sobre a fé.

Imagem
Elias, a viúva de Sarepta e o filho dela

Elias, a viúva de Sarepta e o filho dela

Leia Lucas 4:24–27 e identifique os dois relatos aos quais Jesus Se referiu. Você pode ler brevemente o relato de Elias e a viúva de Sarepta 1 Reis 17:1–16 e o relato de Naamã e Eliseu em 2 Reis 5:1–14. Preste atenção especial ao que a viúva e Naamã fizeram para demonstrar fé.

De que maneira a viúva de Sarepta e Naamã demonstraram fé?

É importante saber que os profetas do Velho Testamento Elias (Elijah) e Eliseu (Elisha) realizaram milagres na vida de pessoas que não eram israelitas (gentios). Jesus estava ensinando às pessoas de Nazaré que, embora houvesse viúvas e leprosos entre os israelitas, dois gentios foram capazes de ter experiências milagrosas porque tiveram fé e aceitaram os profetas de Deus.

Como muitos do povo de Nazaré não tinham fé Nele, Jesus realizou bem poucos milagres lá (ver Mateus 13:54–58; Marcos 6:1–6). Podemos aprender um princípio importante sobre a fé quando contrastamos o povo em Nazaré com a viúva de Sarepta e Naamã: Quando exercermos fé em Jesus Cristo, podemos ver milagres ocorrerem.

Imagem
Naamã e o servo de Eliseu

Naamã e o servo de Eliseu

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, faça uma lista das maneiras pelas quais demonstramos nossa fé em Jesus Cristo como nosso Salvador. Releia Lucas 4:18 e pense de que maneira você precisa demonstrar fé em Jesus Cristo para que possa receber as bênçãos ali citadas.

Leia Lucas 4:28–30 e identifique como as pessoas da sinagoga reagiram ao que Jesus disse.

Pondere de que modo esse relato ilustra como Jesus Cristo vai separar os iníquos dos justos (ver Lucas 3:17).

Lucas 4:31–44

Jesus expulsa os demônios e cura os doentes

Leia Lucas 4:31–44 e identifique como a reação do povo de Cafarnaum diferia da reação do povo em Nazaré.

Como esses relatos ilustram o princípio de que, quando demonstramos nossa fé em Jesus Cristo, podemos receber Suas bênçãos?

  1. Conclua o estudo de hoje escrevendo no diário de estudo das escrituras seu testemunho sobre Jesus Cristo como Salvador e as bênçãos que você recebeu por demonstrar fé Nele.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Lucas 3–4 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: