Biblioteca
Unidade 9, Dia 1: Marcos 10–16


Unidade 9: Dia 1

Marcos 10–16

Introdução

Perto do final de Seu ministério mortal, o Salvador deixou a Galileia e viajou para a Pereia, uma área a leste do Rio Jordão, em Seu caminho para Jerusalém. Enquanto estava na Pereia, Ele convidou as criancinhas a virem a Ele e aconselhou um jovem rico a vender todos os bens e segui-Lo. Em Jerusalém o Salvador observou uma pobre viúva lançar duas moedas no tesouro do templo. Mais tarde, enquanto estava em um jantar em Betânia, Maria ungiu Jesus em preparação para a sepultura. O Salvador sofreu no Getsêmani e depois foi julgado e condenado à morte. Depois que Ele morreu na cruz e ressuscitou, o Senhor apareceu a Seus apóstolos e os comissionou a levar o evangelho ao mundo.

Marcos 10:1–16

Jesus ensina a doutrina do casamento e convida as crianças a virem a Ele

Imagem
crianças brincando
Imagem
crianças em volta da professora
Imagem
crianças reencenando a cena da natividade

Pense nas crianças que você conhece.

Que qualidades ou características você admira nas crianças?

Ao estudar Marcos 10:1–16, identifique uma verdade que ensina porque devemos nos tornar como as criancinhas.

Em Marcos 10:1–12 lemos que o Salvador ensinou o povo sobre a importância do casamento. Para mais informações sobre os ensinamentos do Salvador, você pode examinar o material para Mateus 19:1–12.

A respeito dos ensinamentos de Jesus Cristo sobre o casamento e o divórcio em Mateus 19:1–12 e Marcos 10:1–12, o Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze, ensinou:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Pelo que temos registrado, os ensinamentos do nosso Senhor sobre o casamento e o divórcio são fragmentários e incompletos. Eles só podem ser entendidos quando considerados em conexão com a lei do casamento celestial tal como foi revelada novamente nos tempos modernos. Esses mesmos princípios gerais que regem o casamento eterno eram conhecidos e compreendidos pelos discípulos nos dias de Jesus e também, pelo menos em parte, pelos fariseus. Mas os relatos aqui mantidos tanto por Mateus quanto por Marcos da discussão sobre casamento e divórcio são tão condensados e abreviados que eles não dão uma imagem clara do problema. (…)

O divórcio não faz parte do plano do evangelho, seja qual for o tipo de casamento realizado. Porém, como as pessoas, na prática, nem sempre vivem em harmonia com os padrões do evangelho, o Senhor permite o divórcio em algumas situações, dependendo da estabilidade espiritual das pessoas envolvidas. Atualmente, o divórcio é permitido de acordo com os estatutos civis e a Igreja permite que pessoas divorciadas se casem novamente sem que recaia sobre elas a mancha da imoralidade, o que, sob um sistema mais elevado, não seria assim” (Bruce R. McConkie, Doctrinal New Testament Commentary [Comentários Doutrinários do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973 vol. I, pp. 546–547).

Leia Marcos 10:13–14 e descubra o que aconteceu quando algumas pessoas trouxeram crianças para ver Jesus.

Leia Marcos 10:15–16 e identifique o que o Salvador ensinou a Seus discípulos quando Ele convidou as crianças a virem a Ele. A frase “receber o reino de Deus” no versículo 15 se refere a receber o evangelho e tornar-se membro de Sua Igreja.

De acordo com esses versículos, o que vai acontecer se recebermos o evangelho como criancinhas? Responda a essa pergunta completando o seguinte princípio: Quando recebemos o evangelho como crianças, estaremos preparados para .

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você acha que significa receber o evangelho “como as crianças” (Marcos 10:15)?

    2. Se alguém recebesse o evangelho como criança, como você acha que ele ou ela iria ler as escrituras, orar e adorar na Igreja?

Marcos 10:17–45

O Salvador aconselha um jovem rico a vender todos os seus bens e segui-Lo; Ele aconselha Seus discípulos a servir uns aos outros

Leia Marcos 10:17–20 e identifique o que aconteceu depois que Jesus abençoou as criancinhas. Você pode marcar o que o homem perguntou ao Salvador e como o Salvador respondeu.

Como vocês descreveriam o homem que veio a Jesus?

Mateus 19 também contém o relato desse homem vindo ao Salvador. Leia Mateus 19:20 e identifique como o homem respondeu ao conselho do Senhor de guardar os mandamentos. Você pode marcar a outra pergunta que o jovem fez a Ele.

  1. Escreva a seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que ainda me falta? Você vai responder outras perguntas relativas a essa pergunta mais tarde na aula.

Leia Marcos 10:21 e identifique como o Senhor respondeu ao jovem.

Observe a frase “Jesus, olhando para ele, o amou” no versículo 21. Em sua opinião, por que é importante saber que Jesus amava esse jovem antes de dizer-lhe o que lhe faltava?

Com esses versículos podemos aprender que porque Ele nos ama, o Senhor vai nos ajudar a saber o que falta em nossos esforços de segui-Lo, e se pedirmos ao Senhor, Ele vai nos ensinar o que precisamos fazer para herdar a vida eterna.

Leia Marcos 10:22 e identifique como o jovem reagiu quando o Salvador o aconselhou a vender tudo o que tinha. De acordo com o versículo 22, por que ele reagiu daquela maneira?

Embora não nos seja pedido que abandonemos grandes riquezas para seguir ao Senhor, Ele pediu que façamos outros sacrifícios para servi-Lo e obedecer a Seus mandamentos.

  1. Responda abaixo da pergunta “O que ainda me falta”? às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são alguns sacrifícios que o Senhor pediu que fizéssemos que podem parecer difíceis?

    2. Escreva sobre um sacrifício que o Senhor pediu (ou está pedindo) a você, que pode ser difícil?

Em espírito de oração pondere a pergunta “O que ainda me falta”? e obedeça aos sussurros que receber relacionados aos sacrifícios que o Senhor gostaria que fizesse.

Leia Marcos 10:23–27. Observe o esclarecimento que a Tradução de Joseph Smith dá para o que o Salvador disse no versículo 27 ao ler Marcos 10:27, nota de rodapé a, e identifique o que Jesus ensinou sobre deixar tudo por amor a Ele.

Por que você acha que é difícil para aqueles que confiam em riquezas ou outras coisas mundanas entrarem no reino de Deus? O que você acha que significa dizer que todas as coisas são possíveis para aqueles que confiam em Deus?

Leia Marcos 10:28–31 e identifique o que Jesus prometeu àqueles que estão dispostos a abandonar tudo para segui-Lo. Observe o esclarecimento que a Tradução de Joseph Smith dá para o que o Salvador disse no versículo 31 ao ler Marcos 10:31, nota de rodapé a.

Nesses versículos aprendemos o seguinte princípio: Para receber a vida eterna, precisamos estar dispostos a abandonar qualquer coisa que o Senhor nos pedir.

Por que vale a pena qualquer sacrifício que tenhamos que fazer pela vida eterna?

Em Marcos 10:35–45 aprendemos que Tiago e João perguntaram a Jesus se eles poderiam sentar-se em lugares de honra à direita e à esquerda de Jesus no reino eterno. O Salvador então ensinou os Doze Apóstolos que eles não precisam ser como os líderes gentios que exercem autoridade sobre outras pessoas. Aqueles que são os maiores no reino de Deus são servos de todos.

Marcos 11–13

O Salvador ensina no templo e observa uma viúva lançar moedas no tesouro do templo

Em cada uma das situações a seguir, duas pessoas dão ofertas ao Senhor. Pense sobre quais são as diferenças entre as ofertas em cada situação.

  • Uma mulher deu ao bispo uma grande quantia de dinheiro como oferta de jejum. Outra mulher que mora na mesma ala deu uma quantia muito pequena para o bispo como oferta de jejum.

  • Um homem serve como presidente de estaca. Outro homem na mesma estaca serve como professor da Primária.

Que sentimentos pode uma pessoa ter se a oferta dela ao Senhor parece pequena quando comparada às ofertas dos outros?

Ao estudar Marcos 11–13, identifique as verdades que vão ajudar você a saber como o Senhor vê suas ofertas a Ele.

Imagem
A Entrada Triunfal

Em Lucas 11:1–12:40 aprendemos que perto do fim do Seu ministério mortal o Salvador entrou triunfante em Jerusalém, expulsou os mercadores do templo e ensinou o povo.

Enquanto estava no templo, Jesus observou as pessoas trazerem dinheiro para o tesouro do templo como oferta para Deus. Leia Marcos 12:41–44 e identifique o que o Salvador viu no tesouro.

O que o Salvador disse sobre a oferta da viúva comparada às ofertas dos outros?

Pense sobre a moeda que tem o menor valor monetário em seu país. Uma pequena moeda era “a menor moeda de bronze utilizada pelos judeus” (Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês “Money” [“Dinheiro”]).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Por que você acha que o Salvador considerou a oferta da viúva maior do que as outras ofertas?

Com base no que o Senhor disse sobre a viúva, podemos aprender o seguinte princípio: Se estivermos dispostos a dar tudo o que temos ao Senhor, Ele vai aceitar nossa oferta mesmo que pareça pequena em comparação a de outras pessoas.

É preciso ter fé para dar tudo o que temos ao Senhor. Esse princípio sobre sacrifício é ensinado em Lectures on Faith [Sermões sobre a Fé]: “Observemos que uma religião que não exige o sacrifício de todas as coisas jamais terá força suficiente para produzir a fé necessária para a vida e salvação” (Lectures on Faith [Sermões sobre a Fé], 1985, p. 69).

Em Marcos 13 aprendemos que o Salvador ensinou Seus apóstolos sobre a Segunda Vinda. Você estudou sobre isso em Joseph Smith—Mateus (ver a lição da Unidade 6: Dia 2).

Marcos 14:1–9

Maria unge o Salvador

Depois que o Salvador ensinou os Seus discípulos sobre os sinais da Sua Segunda Vinda, Ele deixou Jerusalém e foi a Betânia para a casa de um homem chamado Simão, que tivera lepra anteriormente. Durante a última semana da vida do Salvador, Ele foi e voltou várias vezes de Jerusalém a Betânia.

Leia Marcos 14:3 e João 12:3 e identifique qual ato de fé e amor Maria realizou por Jesus.

Imagem
Élder James E. Talmage

O Élder James E. Talmage, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou: “Ungir a cabeça de um convidado com óleo comum era prestar-lhe honra; ungir-lhe ao mesmo tempo os pés era demonstração desusada de respeito, mas ungir-lhe a cabeça e os pés com nardo, e em tal abundância, era um ato de homenagem reverente raramente prestada até mesmo aos reis. O ato de Maria fora uma expressão de adoração, o fragrante transbordamento de um coração repleto de júbilo e afeto” (Jesus, o Cristo, 1971, p. 495).

Examine Marcos 14:4–9 e identifique como algumas pessoas no jantar reagiram ao que Maria fez.

Como o Salvador respondeu àqueles que criticaram Maria?

A frase “ela fez-me boa obra” no versículo 6 indica que o Salvador estava feliz com o que Maria havia feito. A frase “esta fez o que podia” no versículo 8 indica que ela havia oferecido o melhor dela para o Senhor.

Aprendemos com esses versículos que o Salvador Se agrada quando damos o nosso melhor a Ele.

  1. Pense sobre esse princípio e o anterior que identificamos com o relato das moedas da viúva e faça os seguintes exercícios em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Explique como acreditar nessas verdades pode ajudar aqueles que sentem que não tem muito a dar ao Senhor.

    2. Descreva uma ocasião em que viu alguém dar o melhor ao Senhor.

Pense se você está dando o melhor para o Senhor. Escolha um aspecto em sua vida no qual poderia melhorar e trace uma meta que o ajude a dar o melhor para o Senhor.

Marcos 14:10–16:20

Jesus começa a Expiação ao sofrer no Getsêmani; Ele é traído por Judas Iscariotes e levado diante dos líderes judeus

Em Marcos 14:10–16:20, aprendemos que Jesus e os apóstolos comemoraram a Páscoa e Jesus apresentou os emblemas do sacramento. Eles depois foram ao Jardim do Getsêmani, onde Jesus sofreu por nossos pecados. Ele foi traído por Judas Iscariotes, julgado ilegalmente pelo Sinédrio e condenado à morte. Depois que o Salvador morreu na cruz e ressuscitou, Ele apareceu aos apóstolos e disse-lhes que levassem o evangelho ao mundo, prometendo a eles que sinais seguiriam os que cressem (você estudou sobre isso nas lições de Mateus 26–28).

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Marcos 10–16 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: