Biblioteca
Unidade 6, Dia 2 Joseph Smith—Mateus; Mateus 24


Unidade 6: Dia 2

Joseph Smith—Mateus; Mateus 24

Introdução

Jesus Cristo profetizou sobre a destruição de Jerusalém e do templo. Ele também revelou os sinais da Segunda Vinda e instruiu os fiéis a vigiarem e se prepararem para esse dia.

Joseph Smith—Mateus 1:1–20

Jesus Cristo profetiza sobre a destruição de Jerusalém e do templo

Imagem
Jesus Cristo Ressurreto
  1. No diário de estudo das escrituras, escreva uma ou mais perguntas que você tenha sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ao estudar Joseph Smith—Mateus hoje, identifique as respostas para as perguntas que escreveu.

Joseph Smith—Mateus é a Tradução de Joseph Smith de Mateus 23:39–24:56. Encontra-se em Pérola de Grande Valor, depois do livro de Abraão.

Leia Joseph Smith—Mateus 1:4 e identifique as duas perguntas que os discípulos fizeram a Jesus. Se desejar, marque essas perguntas em suas escrituras.

Em Joseph Smith—Mateus 1:5–20 o Salvador respondeu à primeira pergunta, sobre quando Jerusalém e o templo seriam destruídos. Nos versículos 21–37 Ele respondeu à segunda pergunta, sobre o sinal da Segunda Vinda e a destruição dos iníquos.

Leia Joseph Smith—Mateus 1:5–12 e identifique os sinais relativos à destruição de Jerusalém.

Embora Jesus tenha dito que os discípulos iriam sofrer nesse período, Ele fez uma promessa importante de que, se permanecermos firmes e não formos vencidos, seremos salvos. Você pode marcar esse princípio no versículo 11.

Permanecer firme significa não ser vencido pela tentação e pelo mal. Nessa escritura, a palavra firme às vezes é acompanhada da palavra inamovível (por exemplo, ver Mosias 5:15).

As presidências gerais dos Rapazes e das Moças explicaram o significado da frase “firme e inamovível”: “O que significa ser firme e inamovível? Ser firme é estar firmemente fincado, não ser sujeito a mudanças, e ser persistente na crença e na determinação, é ser leal e fiel. Do mesmo modo, ser inamovível é nunca se render, é nunca ser movido do lugar, ou nunca se desviar do caminho. Ser firme e inamovível no evangelho de Jesus Cristo significa comprometer–se a segui-Lo, assim sobejando sempre em boas obras” (“Firmes e Inamovíveis”, A Liahona, janeiro de 2008, p. 42).

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, fez a seguinte observação. Marque as características que ele citou sobre uma “pessoa que é firme e inamovível”. (Você pode escrever na margem de suas escrituras, perto da palavra firme, as palavras que ele usou em Joseph Smith—Mateus 1:11.)

Imagem
Élder David A. Bednar

“A palavra ‘firme’ é usada para sugerir uma posição fixa, sólida e estável, inabalável e resoluta (Oxford English Dictionary Online, 2ª ed., 1989, “Steadfast”). (…) Portanto, a pessoa que é firme e inamovível é sólida, estável, resoluta, firmemente segura e incapaz de ser desviada de um propósito ou missão primordial” (“Steadfast and Immovable, Always Abounding in Good Works” [“Firmes e Inamovíveis, Sobejando Sempre em Boas Obras”], New Era, janeiro de 2008, p. 2).

A palavra salvo em Joseph Smith—Mateus 1:11 não significa que seremos poupados de todas as dificuldades da vida.

Imagem
Profeta Joseph Smith

Leia a seguinte declaração dada pelo Profeta Joseph Smith e marque o que significa ser salvo: “É uma falsa ideia a de que os santos escaparão de todos os julgamentos, ao passo que os iníquos sofrerão; porque toda carne está sujeita a sofrimentos, e os justos ‘mal escaparão’ [ver D&C 63:34]; (…) mas muitos justos serão vítimas de doenças, pestes, etc., por causa da fraqueza da carne, mas ainda assim serão salvos no Reino de Deus” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 264).

Em Joseph Smith—Mateus 1:13–20 aprendemos que Jesus advertiu os discípulos para que estivessem preparados para fugir para os montes e não voltar para casa porque Jerusalém seria atacada e destruída. Ele profetizou que a tribulação daqueles dias seria a pior que Israel já tinha visto.

Em 70 d. C., aproximadamente 40 anos após Jesus falar essas palavras, os romanos sitiaram Jerusalém e mataram mais de um milhão de judeus, e quase 100 mil judeus foram levados cativos. O templo foi destruído e não foi deixado pedra sobre pedra — exatamente como o Salvador havia profetizado (ver Joseph Smith—Mateus 1:3). Entretanto, aqueles que deram atenção às advertências de Jesus escaparam a salvo para Pela, uma cidade a cerca de 80 quilômetros a nordeste de Jerusalém (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Pella”).

Como a experiência dos judeus ilustra a importância de permanecermos firmes em obedecer às palavras do Salvador?

Pondere sobre como obedecer e seguir o profeta atual é tão importante como era para os judeus darem atenção às advertências de Jesus.

Joseph Smith—Mateus 1:21–37

Jesus profetiza sobre os sinais da Segunda Vinda

Leia Joseph Smith—Mateus 1:21–23 e procure por que o Senhor revelou os sinais da Segunda Vinda.

Observe que o Salvador advertiu contra os “falsos Cristos” e “falsos profetas” (Joseph Smith—Mateus 1:22). Esses termos se referem a qualquer pessoa — dentro e fora da Igreja — que proclame falar em nome do Senhor sem autoridade ou que ensine o que é contrário às palavras dos profetas vivos. A frase “os eleitos de acordo com o convênio” no versículo 22 refere-se aos membros da Igreja de Jesus Cristo.

Com relação a esses falsos Cristos e falsos profetas, lemos que “se possível, enganarão até os eleitos” (Joseph Smith—Mateus 1:22).

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, fez a seguinte advertência com relação aos falsos Cristos e falsos profetas: “Esses falsos Cristos serão os falsos sistemas religiosos do mundo, e os falsos profetas serão os mestres e pregadores desse sistema. Suas doutrinas serão tão profundas e cultas, tão grandes e maravilhosas serão suas obras (…) que até os eleitos quase serão enganados” (Doctrinal New Testament Commentary, [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 647).

O que podemos fazer para evitarmos ser enganados, até mesmo por alguns membros da Igreja?

O Presidente Joseph F. Smith deu a seguinte advertência aos membros da Igreja:

Imagem
Presidente Joseph F. Smith

“Não podemos aceitar nada como oficial a não ser que venha diretamente dos canais designados, as organizações constituídas do sacerdócio, que é o canal que Deus designou para tornar conhecida Sua mente e Sua vontade para o mundo.

(…) E no momento em que as pessoas buscam qualquer outra fonte, nesse momento elas se tornam vulneráveis às atraentes influências de Satanás e estão sujeitas a tornarem-se servos do diabo; elas perdem de vista a verdadeira ordem por meio da qual as bênçãos do sacerdócio são desfrutadas; elas ultrapassam os limites do reino de Deus e estão pisando em solo perigoso. Quando vir um homem clamando ter recebido revelação direta do Senhor para a Igreja, fora da ordem e do canal do sacerdócio, pode considerá-lo um impostor” (Gospel Doctrine [Doutrina do Evangelho], 5ª edição, 1939, p. 42).

Leia Joseph Smith—Mateus 1:24–26 e identifique o que o Salvador disse sobre como Ele aparecerá na Segunda Vinda.

Leia Joseph Smith—Mateus 1:27–31 e procure os sinais que precederão a Segunda Vinda.

Relacione os sinais:

Observe que nem todos os sinais são negativos. De acordo com os versículos 27 e 31, antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo, os eleitos do Senhor serão reunidos e o evangelho será pregado em todo o mundo.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras escreva como essa profecia está sendo cumprida atualmente. Inclua ideias de como você pode participar do cumprimento dessa profecia.

O Salvador advertiu que nos últimos dias “falsos Cristos e falsos profetas” tentariam “[enganar] até os eleitos” (Joseph Smith—Mateus 1:22). Leia Joseph Smith—Mateus 1:37 e identifique como podemos evitar sermos enganados.

Se desejar, escreva esse princípio ao lado de Joseph Smith—Mateus 1:37: Se entesourarmos a palavra do Senhor, não seremos enganados.

Leia o relato a seguir, contado pelo Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos. Marque trechos da história que ilustram os princípios ensinados em Joseph Smith—Mateus 1:37.

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Um dos excelentes missionários que serviram comigo quando eu era presidente de missão em Toronto [Canadá] veio me ver alguns anos depois. Perguntei-lhe: ‘Élder, como posso ajudá-lo?’

‘Presidente’, disse ele, ‘Acho que estou perdendo meu testemunho’.

Eu mal podia acreditar. Perguntei-lhe como isso podia ser possível.

‘Pela primeira vez li literatura anti-Mórmon’, disse ele. ‘Tenho algumas dúvidas e ninguém consegue respondê-las para mim. Estou confuso e acho que estou perdendo meu testemunho’” (“When Shall These Things Be?” [“Quando Se Darão Essas Coisas?”], Ensign, dezembro de 1996, p. 60).

Você, ou alguém que você conhece, já sentiu algo semelhante ao que sentiu esse ex-missionário? Que conselho você daria a alguém nessa situação? Por quê?

O Élder Ballard prosseguiu:

“Perguntei a ele que dúvidas eram essas, e ele me disse. Eram os temas clássicos contra a Igreja, mas eu queria algum tempo para reunir material, para que pudesse dar respostas significativas. Então, marcamos de nos encontrar 10 dias depois, quando lhe disse que responderia cada uma de suas perguntas. Quando ele estava indo embora, chamei-o novamente.

‘Élder, você me fez várias perguntas hoje’, disse eu. ‘Agora, tenho uma para você.’

‘Sim, presidente?’

‘Há quanto tempo você não lê o Livro de Mórmon?’, perguntei.

Ele abaixou os olhos. Ficou olhando para o chão por um tempo. Depois, olhou para mim. ‘Faz muito tempo, Presidente’, confessou ele.

‘Tudo bem’, eu disse. ‘Você me deu uma designação. É justo que eu lhe dê uma também. Quero que me prometa que vai ler o Livro de Mórmon por pelo menos uma hora todos os dias, de hoje até nos encontrarmos novamente.’ Ele concordou em fazer isso.

Dez dias depois ele voltou ao meu escritório, e eu estava preparado. Peguei meus papéis para começar a responder a suas perguntas, mas ele me interrompeu.

‘Presidente’, disse ele, ‘isso não será necessário’. Depois, explicou: ‘Sei que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Sei que Joseph Smith é um profeta de Deus’.

‘Bom, isso é ótimo’, disse. ‘Mas, você terá as respostas às suas perguntas de qualquer maneira. Trabalhei muito nisso, então sente-se aí e ouça’.

Assim, respondi a todas as suas dúvidas e, depois, perguntei-lhe: ‘Élder, o que aprendeu com isso?’

E ele disse: ‘Dê ao Senhor o mesmo tempo’” (“When Shall These Things Be?” [“Quando Se Darão Essas Coisas?”], p. 60).

  1. No diário de estudo das escrituras, registre a melhor maneira de “entesourar a palavra [do Senhor]” (Joseph Smith—Mateus 1:37).

Entesourar a palavra do Senhor ajuda-nos a não sermos enganados, e a revelação moderna nos adverte a “[permanecermos] em lugares santos e não [sermos] movidos até que venha o dia do Senhor” (D&C 87:8). Além de estudar as escrituras que nos ajudam a entesourar a palavra do Senhor, podemos receber as palavras de Deus permanecendo em lugares santos ou indo a esses lugares, como o templo e as capelas, e nos esforçando para tornar nosso lar um lugar sagrado. Pondere sobre como estar nesses lugares pode ajudá-lo a aprender a doutrina verdadeira e evitar que seja enganado.

Joseph Smith—Mateus 1:38–55

Jesus instrui os discípulos a se prepararem para a Segunda Vinda

O Salvador concluiu esse discurso, instruindo os discípulos a como entesourar Sua palavra e se prepararem para a Segunda Vinda.

Nos espaços dados no quadro abaixo, desenhe figuras simples que ilustrem os exemplos que o Salvador usou para ensinar sobre preparar-se para a Segunda Vinda. Depois, abaixo de cada desenho, escreva um princípio que identificou sobre preparar-se para a Segunda Vinda.

Joseph Smith—Mateus 1:38–39

Joseph Smith—Mateus 1:40–43

Joseph Smith—Mateus 1:46–47

Joseph Smith—Mateus 1:48–54

Aprendemos com esses exemplos que somente o Pai Celestial sabe quando se dará a Segunda Vinda do Salvador e, se observarmos os sinais e obedecermos aos mandamentos do Senhor, estaremos preparados para a Segunda Vinda do Salvador.

Examine os princípios que identificou em Joseph Smith—Mateus e pondere sobre como esses princípios ajudam a responder às perguntas que você escreveu no início da lição.

Uma das melhores maneiras de nos prepararmos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo é seguindo os ensinamentos dos profetas e apóstolos modernos. Reflita sobre a seguinte declaração dada pelo Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“E se esse dia fosse amanhã? Se soubéssemos que íamos encontrar o Senhor amanhã — devido a uma morte prematura ou por causa de Sua vinda inesperada —, o que faríamos hoje? Que confissões faríamos? O que deixaríamos de fazer? Que problemas de relacionamento teríamos que solucionar? A quem perdoaríamos? Que testemunhos iríamos prestar?

Se faríamos essas coisas nessa ocasião, por que não agora?” (“A Preparação para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2004, p. 9).

  1. Responda à pergunta a seguir em seu diário de estudo das escrituras: Se fosse encontrar o Salvador amanhã, o que mudaria hoje?

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Joseph Smith—Mateus; Mateus 24 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: