Seminário
Lição 35: Doutrina e Convênios 29:1–29


Lição 35

Doutrina e Convênios 29:1–29

Introdução

Pouco antes de uma conferência da Igreja que foi realizada em 26 de setembro de 1830, o profeta Joseph Smith recebeu uma revelação na presença de seis élderes. Por meio da revelação, aqueles élderes aprenderam a respeito da coligação dos eleitos do Salvador antes de Sua Segunda Vinda.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 29:1–13

O Senhor presta testemunho de Sua Expiação e de Seu desejo de coligar Seu povo

Antes da aula, escreva o seguinte no quadro: “Rejubilai-vos e alegrai-vos” (D&C 29:5).

  • Por que às vezes é difícil obedecer a este conselho? Quais são algumas das maneiras que vocês descobriram para obedecer a esse conselho?

Explique-lhes que Doutrina e Convênios 29:1–3 contém palavras do Salvador que podem ajudar-nos a “rejubilar-nos e alegrar-nos”.

Imagem
Cristo e as Crianças

Mostre a gravura Cristo com as Crianças (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 47; ver também LDS.org) e se possível, a gravura de uma galinha juntando seus pintinhos. Pergunte se alguém consegue descrever como e por que uma galinha reúne seus pintinhos. (Se os alunos não souberem, explique-lhes que, quando a galinha sente a presença de perigo, ela chama seus pintinhos. À medida que eles se achegam a ela, ela os reúne embaixo de suas asas para protegê-los.) Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:2 em voz alta.

  • Como o Salvador Se assemelha a uma galinha que reúne e protege seus pintinhos?

  • O que os pintinhos precisam fazer para serem reunidos em segurança sob a proteção das asas da mãe? (Se necessário, saliente que os pintinhos têm que se esforçar para se achegar à mãe.)

Escreva o seguinte no quadro: Jesus Cristo nos reunirá quando…

  • De acordo com Doutrina e Convênios 29:2, o que precisamos fazer para ser reunidos pelo Salvador? (Use as respostas dos alunos para completar o princípio do quadro: Jesus Cristo nos reunirá quando atendermos a Sua voz, humilharmo-nos e O invocarmos em oração.)

Explique-lhes que, desde o princípio, os profetas profetizaram a respeito da coligação de Israel. A casa de Israel — o povo do convênio do Senhor — será reunida nos últimos dias antes da vinda de Cristo (ver Regras de Fé 1:10). O Senhor reúne Seu povo à medida que eles exercem fé Nele e guardam Seus mandamentos.

Para ajudar os alunos a entender e sentir a veracidade e a importância desse princípio, discuta as seguintes perguntas:

  • Quais são algumas das maneiras pelas quais damos ouvidos à voz do Salvador? (As respostas podem incluir que podemos atender a Sua voz por meio das escrituras, dos ensinamentos dos profetas e apóstolos vivos e pela inspiração do Espírito Santo.)

  • De que modo o fato atendermos a voz do Salvador difere de apenas ouvirmos Sua voz?

  • Por que você acha que precisamos ser humildes para sermos reunidos pelo Salvador?

Peça aos alunos que pensem em ocasiões em que se sentiram próximos do Salvador por meio do estudo das escrituras, pelo cumprimento das palavras dos profetas vivos ou pela oração ao Pai Celestial. Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar essas experiências pessoais, lembrando que algumas delas são por demais sagradas ou particulares para serem compartilhadas.

Mostre as escrituras que você escreveu no quadro antes da aula.

  • Como a ideia de que seremos reunidos pelo Salvador nos ajuda a rejubilar-nos e a alegrar-nos?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:1, 3. Peça à classe que acompanhe e procure um motivo para nos rejubilar e nos alegrar. Depois, peça aos alunos que identifiquem um princípio desses versículos que explica por que podemos rejubilar-nos e alegrar-nos.

Depois de dar tempo suficiente a eles, peça a alguns alunos que compartilhem o princípio que identificaram. (As respostas devem refletir o seguinte princípio: Podemos rejubilar-nos e alegrar-nos porque o Salvador expiou nossos pecados.)

  • Como seu testemunho da Expiação de Jesus Cristo trouxe felicidade à sua vida? (Depois que os alunos responderem a essa pergunta, você pode compartilhar sua própria resposta.)

Explique-lhes que uma das maneiras pelas quais o Salvador reúne as pessoas é por meio de nosso empenho de compartilhar o evangelho. Em uma revelação registrada em Doutrina e Convênios 29, Ele falou por meio de Joseph Smith a seis élderes e os ordenou a declarar Seu evangelho.

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 29:4–6 em silêncio. Incentive-os a procurar palavras e frases que se relacionam com o trabalho missionário. Depois, faça as seguintes perguntas:

  • Que palavras e frases vocês encontraram? O que essas palavras e frases ensinam sobre a experiência de compartilhar o evangelho?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:7–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure a explicação dada pelo Salvador sobre o chamado daqueles seis élderes e o motivo disso.

  • Qual foi o chamado dado pelo Senhor àqueles élderes? (“Para [efetuar] a reunião de [Seus] eleitos.”) Como o Salvador descreveu Seus eleitos? (Aqueles que “ouvem [Sua] voz e não endurecem o coração”.)

  • Como os missionários efetuam a reunião dos eleitos?

Explique-lhes que, quando essa revelação foi dada, o número de membros da Igreja era pequeno. Os santos podiam ser “reunidos em um mesmo local” (D&C 29:8). Contudo, à medida que a Igreja cresceu, o Senhor ordenou que os santos se reunissem em lugares diferentes. Hoje em dia, reunimo-nos nas estacas de Sião, nos lugares em que moramos.

  • Em que lugares nos reunimos hoje? (As respostas podem incluir lares, capelas e templos.)

Resuma Doutrina e Convênios 29:9–13 e explique-lhes que nesses versículos que o Salvador declarou que virá novamente à Terra com poder e glória. As hostes que virão com o Salvador em glória na Sua Segunda Vinda serão os santos fiéis que viveram em todos os períodos da história da Terra. Os justos que morreram serão ressuscitados, e os iníquos serão destruídos. Jesus Cristo “em justiça [habitará] com os homens na Terra por mil anos” (D&C 29:11).

Doutrina e Convênios 29:14–21

Jesus Cristo descreve alguns dos sinais que precederão Sua Segunda Vinda

Explique-lhes que a coligação de Israel faz parte de nossa preparação para o retorno do Salvador. O Senhor revelou outros sinais que ocorrerão antes de Sua Segunda Vinda. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 29:14–21 em silêncio e procurem sinais que ocorrerão antes da Segunda Vinda. Você pode sugerir que os alunos marquem esses sinais nas escrituras ou que os listem em seu caderno de classe ou diário de estudo das escrituras.

Antes que os alunos leiam esses versículos, saliente que não sabemos como ou quando essas profecias serão cumpridas.

Após os alunos terem tempo suficiente para estudar esses versículos, saliente que, embora esses sinais venham por causa da iniquidade, eles afetarão todas as pessoas da Terra, até os justos. Você pode ler a seguinte declaração do profeta Joseph Smith:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“A respeito da vinda do Filho do Homem, (…) é uma falsa ideia a de que os santos escaparão de todos os julgamentos, ao passo que os iníquos sofrerão; porque toda carne está sujeita a sofrimentos, e os justos ‘mal escaparão’ (ver D&C 63:34); ainda assim muitos santos escaparão, porque o justo viverá pela fé (ver Habacuque 2:4); mas muitos justos serão vítimas de doenças, pestes, etc., por causa da fraqueza da carne, mas ainda assim serão salvos no reino de Deus” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 264).

  • Por que vocês gostariam de ser reunidos como um dos eleitos do Salvador quando isso acontecer?

Saliente que se tivermos fé em Jesus Cristo e O seguirmos, podemos ter sempre paz, mesmo em momentos como os descritos nessa revelação. Para enfatizar essa verdade, você pode pedir aos alunos que leiam alguns ou todos os seguintes versículos: João 14:27; 16:33; Doutrina e Convênios 59:23.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:17 em voz alta. Peça à classe que procure a consequência de nossa recusa em arrepender-nos.

  • Quais são as consequências de se recusar o arrependimento? (Os alunos devem expressar o seguinte princípio: Se não nos arrependermos, o sangue expiatório de Jesus Cristo não nos purificará. Você pode sugerir que os alunos marquem esse princípio em Doutrina e Convênios 29:17.)

Assegure aos alunos que a preparação mais importante que podemos fazer para a Segunda Vinda é achegar-nos ao Salvador, arrepender-nos e ser purificados de nossos pecados. Peça aos alunos que pensem se precisam se arrepender de algo e o que precisam fazer para ser purificados do pecado.

Doutrina e Convênios 29:22–29

O Salvador revela verdades sobre o que acontecerá depois do Milênio, inclusive o Juízo Final

Designe a cada aluno uma das seguintes passagens de Doutrina e Convênios 29: versículo 22, versículo 26 ou versículos 27–28. Peça aos alunos que leiam seu versículo ou versículos designados e identifiquem uma coisa que acontecerá no final do Milênio. (Para os alunos que forem designados a estudar Doutrina e Convênios 29:26, você pode explicar que o arcanjo Miguel é Adão. Ver D&C 107:54.) Após os alunos terem tempo suficiente para examinar seus versículos designados, peça-lhes que relatem o que descobriram, começando pelo versículo 22.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 29:27 em voz alta e peça à classe que procure a bênção concedida aos justos no Juízo Final.

  • Que bênção receberemos se formos reunidos pelo Salvador? (Os alunos devem identificar a seguinte doutrina: Aqueles que viveram em retidão e se achegaram a Jesus Cristo receberão a vida eterna. Você pode incentivá-los a marcar essa verdade em Doutrina e Convênios 29:27.)

Encerre colocando a gravura de Jesus Cristo com as crianças no quadro. Depois, escreva a palavra Eu no quadro. Peça aos alunos que pensem onde colocariam a palavra Eu se a posição indicasse sua proximidade ao Salvador. Peça aos alunos que compartilhem uma experiência na qual seguiram uma inspiração que os levou para mais perto do Salvador. Peça-lhes que escolham uma coisa que farão para colocar em prática o que aprenderam hoje e para se achegar a Ele.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 29:7. “Sois chamados para efetuardes a reunião de meus eleitos”

O élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, falando aos rapazes da Igreja, afirmou nossa responsabilidade de reunir os eleitos de Deus:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

Sua missão será uma oportunidade sagrada de conduzir pessoas a Cristo e ajudar a preparar o mundo para a Segunda Vinda do Salvador.

O Senhor fala há muito tempo da preparação necessária para Sua Segunda Vinda. Para Enoque Ele declarou: ‘E justiça enviarei dos céus; e verdade farei brotar da terra (…) e justiça e verdade farei varrerem a Terra, como um dilúvio, a fim de reunir meus eleitos dos quatro cantos da Terra’ (Moisés 7:62). O profeta Daniel profetizou que nos últimos dias o evangelho iria rolar até os confins da Terra, como ‘uma pedra cortada sem auxílio de mãos’ (Daniel 2:45). Néfi falou da Igreja dos últimos dias, que teria poucos membros, mas estaria espalhada por toda a face da Terra (ver 1 Néfi 14:12–14). O Senhor declarou nesta dispensação: ‘Sois chamados para efetuardes a reunião de meus eleitos’ (Doutrina e Convênios 29:7). Sua missão é uma grande oportunidade e responsabilidade, importante para essa coligação prometida e vinculada a seu destino eterno” (“Preparar o mundo para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2011, p. 49).

Doutrina e Convênios 29:7–9. Os santos devem se reunir nas estacas de Sião

O élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou onde os santos devem se reunir:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“As estacas de Sião estão (…) sendo organizadas nos confins da Terra. A esse respeito, ponderemos estas verdades: Uma estaca de Sião é uma parte de Sião. Não podemos criar uma estaca de Sião sem criar uma parte de Sião. Sião são os puros de coração. Adquirimos pureza de coração pelo batismo e pela obediência. Uma estaca tem limites geográficos. Criar uma estaca é como fundar uma cidade de santidade. Na Terra é o local de coligação para as ovelhas perdidas de Israel que moram em sua jurisdição.

O local de reunião dos peruanos são as estacas de Sião do Peru, ou os lugares que em breve se tornarão estacas. O local de reunião dos chilenos é o Chile; dos bolivianos é a Bolívia; dos coreanos é a Coreia, e assim por diante em toda a extensão e amplidão da Terra. A Israel dispersa de todas as nações está sendo chamada para se reunir ao rebanho de Cristo, às estacas de Sião, à medida que forem estabelecidas em suas nações” (“Come: Let Israel Build Zion” [Venha: Deixe que Israel construa Sião], Ensign, maio de 1977, p. 118).