Seminário
Lição de estudo no lar: Doutrina e Convênios 101:43–101; 102–5 (Unidade 22)


Lição de estudo no lar

Doutrina e Convênios 101:43–101; 102–105 (Unidade 22)

Material de preparação para o professor de estudo no lar

Resumo das lições diárias de estudo no lar

O seguinte resumo dos acontecimentos, das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Doutrina e Convênios 101:43–101; 102–105 (unidade 22) não é para ser ensinado como parte da aula. A lição que você ensina se concentra somente em alguns desses princípios e algumas dessas doutrinas. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Doutrina e Convênios 101:43–101102)

Os alunos estudaram três parábolas que o Senhor usou para ensinar aos santos Sua vontade no tocante à redenção de Sião. Ao estudarem, os alunos aprenderam os seguintes princípios: por meio do trabalho do templo, de uma vida justa e da obediência aos profetas, preparamo-nos para resistir ao adversário; quando guardamos os mandamentos do Senhor, somos fortalecidos para resistir a inimigos espirituais e físicos; quando nos reunimos no templo, recebemos proteção e nos preparamos para a vida eterna; e Deus nos deu o arbítrio, o poder de escolher, mas somos responsáveis por nossas escolhas.

Dia 2 (Doutrina e Convênios 103)

Ao estudarem as instruções do Senhor sobre a redenção de Sião, os alunos identificaram bênçãos que recebemos quando somos obedientes aos mandamentos do Senhor e as consequências da desobediência. Aprenderam também que os discípulos de Jesus Cristo estão dispostos a dar a própria vida por amor a Ele e que toda vitória e glória é alcançada por meio de nossa diligência, fidelidade e nossas orações de fé.

Dia 3 (Doutrina e Convênios 104)

Com as instruções do Senhor para reorganizar a Firma Unida (depois chamada de Ordem Unida), os alunos aprenderam que o Senhor criou a Terra e que tudo que nela há é Dele. Identificaram ainda o seguinte princípio: temos a responsabilidade de usar o que o Senhor nos deu para ajudar os outros. Também aprenderam sobre as bênçãos que podemos receber se formos humildes e fiéis e invocarmos o nome do Senhor.

Dia 4 (Doutrina e Convênios 105)

Após a chegada do Acampamento de Sião ao Missouri, o Senhor revelou que Sião não seria redimida naquele momento. Com as instruções do Senhor aos santos, os alunos aprenderam os seguintes princípios: precisamos ser unidos e ser obedientes a tudo o que Deus pedir para a construção de Sião; Deus reservou bênçãos grandiosas para quem permanecer fiel em meio às provações; e se procurarmos estabelecer a paz com os outros, todas as coisas reverterão para nosso bem. O tempo do Senhor muitas vezes é diferente do nosso.

Introdução

Esta lição ajudará os alunos a aplicar as lições do Acampamento de Sião em sua própria vida.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 105

O Senhor revela o que os santos devem fazer em relação às dificuldades enfrentadas na terra de Sião

Antes da aula, consiga um copo de papel, um elástico e três pedaços de barbante. A circunferência da liga elástica deve ser menor do que a circunferência do copo. Amarre os pedaços de barbante à liga elástica em intervalos iguais.

Imagem
copo de papel, liga elástica, barbante

Comece a aula pedindo três voluntários. Coloque o copo sobre uma superfície plana e oriente os voluntários a pegar o copo usando apenas a liga elástica e os pedaços de barbante. Diga-lhes que não podem tocar a liga elástica, mas devem segurar os pedaços de barbante. (Para realizar essa tarefa, os alunos terão de trabalhar juntos e puxar simultaneamente em cada pedaço de barbante com a mesma força a fim de expandirem o elástico o suficiente para colocá-lo em torno do copo e em seguida levantá-lo.)

Quando os alunos terminarem a atividade, faça a seguinte pergunta:

  • Que papel a união desempenhou na realização dessa tarefa?

Lembre aos alunos que durante seu estudo na semana passada tiveram a oportunidade de estudar revelações do Senhor referentes ao Acampamento de Sião e a sua missão para ajudar os santos exilados em Sião. No decorrer da aula de hoje, incentive os alunos a identificar o papel da união nas tentativas dos santos de reaver a terra de Sião.

Peça aos alunos que contem a história do Acampamento de Sião com base no que aprenderam ao estudar Doutrina e Convênios 103 e 105. As perguntas a seguir podem ajudar os alunos a rever o que aprenderam:

  • Por que os santos de Sião (condado de Jackson, Missouri) precisavam de ajuda? (Eles tinham sido expulsos de suas terras por turbas.)

  • O que era o Acampamento de Sião? (Um grupo de pouco mais de 200 homens, 12 mulheres e 9 crianças — voluntários e recrutas — comandados pelo profeta Joseph Smith e organizados em obediência às instruções do Senhor.)

  • Qual era propósito original do Acampamento de Sião? (Levar recursos necessários aos santos exilados do Missouri e ajudá-los a reaver suas terras no condado de Jackson.)

Lembre aos alunos que a revelação contida em Doutrina e Convênios 105 foi dada em 22 de junho de 1834, depois de o Acampamento de Sião já ter viajado por quase sete semanas e estar a aproximadamente 20 ou 30 quilômetros do condado de Jackson. Pergunte à classe se alguém recorda a instrução que o Senhor deu nesse momento ao Acampamento de Sião no tocante à redenção de Sião. (Eles deviam esperar para ajudar os santos exilados a recuperar a terra de Sião. Se os alunos precisarem de ajuda para se lembrar desse detalhe, oriente-os a examinar rapidamente Doutrina e Convênios 105:9.)

Escolha um aluno para ler Doutrina e Convênios 105:3–9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe, examinando algumas razões apresentadas pelo Senhor para o atraso da redenção de Sião.

  • Que motivos o Senhor deu para não devolver aos santos suas terras e casas em Sião naquele momento?

  • Que princípio podemos aprender com esses versículos sobre o que precisamos fazer para edificar Sião? (Os alunos podem sugerir vários princípios diferentes, mas os ajude a identificar os seguintes: Para edificar Sião, devemos estar unidos e ser obedientes a tudo o que Deus pedir. Talvez você queira escrever esse princípio no quadro.)

Para ajudar os alunos a entender melhor esse princípio, peça a um deles que leia a seguinte declaração do élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que atente para a explicação do élder Christofferson sobre a definição de Sião e os requisitos para seu estabelecimento.

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

“Sião é tanto um lugar quanto um povo. (…)

Sião é Sião por causa do caráter, dos atributos e da fidelidade de seus cidadãos. Lembrem-se: ‘O Senhor chamou seu povo Sião, porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles’ (Moisés 7:18). Se quisermos estabelecer Sião em nossa casa, nosso ramo, nossa ala e nossa estaca, devemos seguir esse padrão. Será necessário (1) tornar-nos unos de coração e vontade, (2) tornar-nos individual e coletivamente um povo santo e (3) cuidar dos pobres e necessitados com tamanha eficácia que eliminemos a pobreza do nosso meio. Não podemos esperar até que Sião venha para que essas coisas aconteçam — Sião virá apenas se elas acontecerem” (“A Sião vem, pois, depressa”, A Liahona, novembro de 2008, p. 37).

Você pode fazer as seguintes perguntas para ajudar os alunos a aprofundar seu entendimento de Sião:

  • O que é Sião?

  • O que precisa acontecer para o estabelecimento de Sião?

  • A seu ver, por que a união e a obediência são necessárias para a edificação de Sião?

  • De acordo com Doutrina e Convênios 105:3–5, as pessoas unidas estão obedecendo à lei de qual reino da glória?

  • O que vocês podem fazer para fortalecer a união na família, nas classes da Igreja ou nos quóruns? Como vocês podem incentivar outras pessoas nesses grupos a se unirem e obedecerem ao Senhor?

  • Como isso ajudará vocês e outras pessoas a estabelecer Sião?

  • Que experiências já ajudaram vocês a entender a importância da união num grupo?

Peça aos alunos que pensem numa coisa que podem fazer para fortalecer a união em sua família ou em suas classes ou seus quóruns na Igreja. Oriente os alunos a discutir com um colega o que farão. Preste testemunho da importância de permanecermos unidos e obedientes ao procurarmos cumprir os propósitos do Senhor.

Explique aos alunos que o Senhor concluiu a revelação em Doutrina e Convênios 105 instruindo os santos sobre a maneira de reagir aos inimigos. Escolha um aluno para ler Doutrina e Convênios 105:38–41 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e escolha um trecho desses versículos que resuma o que o Senhor instruiu os santos a fazer em resposta a seus opressores. Em seguida, peça aos alunos que expliquem por que selecionaram seus respectivos trechos.

  • Com base nos ensinamentos do Senhor nesses versículos, que bênção receberemos se procurarmos estabelecer a paz com os outros? (Peça aos alunos que marquem palavras e frases que ensinem o seguinte princípio: Se procurarmos estabelecer a paz com os outros, todas as coisas reverterão para nosso bem.)

  • Que bênçãos vocês já presenciaram quando tentaram (ou viram alguém tentar) ser pacificadores?

Incentive os alunos a procurar estabelecer a paz em suas interações com os outros.

Próxima unidade (Doutrina e Convênios 106–108; 137)

Pergunte aos alunos se já se perguntaram o que acontece com as pessoas que morrem sem ser batizadas ou sem ouvir o evangelho de Jesus Cristo. Explique-lhes que na próxima unidade encontrarão respostas para essa pergunta. Também aprenderão sobre o nome original do Sacerdócio de Melquisedeque e as funções dos ofícios do sacerdócio.