Seminário
Lição 114: Doutrina e Convênios 108


Lição 114

Doutrina e Convênios 108

Introdução

Em 26 de dezembro de 1835, Lyman Sherman, membro fiel do Acampamento de Sião e um dos sete presidentes do quórum dos setenta, recebeu a impressão espiritual de pedir ao profeta Joseph Smith orientação relativa a seu dever. Doutrina e Convênios 108 contém a revelação concedida a Lyman por meio do profeta.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 108:1–3

O Senhor perdoa os pecados de Lyman Sherman

Comece a aula fazendo as seguintes perguntas:

  • Já se sentiram inspirados pelo Espírito a fazer algo? Que bênçãos vocês receberam ao seguirem os sussurros do Espírito?

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 108 e procurem quem foi até o profeta em busca de uma revelação.

Peça a um aluno que leia em voz alta as seguintes informações sobre Lyman Sherman:

Lyman Sherman era um membro fiel da Igreja que tinha servido no Acampamento de Sião e sido chamado como um dos sete presidentes do quórum dos setenta. O profeta Joseph Smith registrou em seu diário o ocorrido em 26 de dezembro de 1835: “O irmão Lyman Sherman veio até mim e pediu a palavra do Senhor por meu intermédio; ‘porque’, disse ele, ‘fui instado a lhe manifestar meus sentimentos e desejos e recebi a promessa de que devo receber uma revelação que dê a conhecer meu dever” (em History of the Church [História da Igreja], vol. 2, p. 345; ver também Diários, Volume 1, 1832–1839, vol. 1 da série de Diários de The Joseph Smith Papers [Documentos de Joseph Smith], 2008, p. 137).

  • A seu ver, o que Lyman quis dizer ao afirmar que fora “instado” a falar com Joseph Smith?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 108:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure as bênçãos que o Senhor deu a Lyman Sherman por ter obedecido à inspiração de ir falar com o profeta. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Com base no que o Senhor revelou a Lyman Sherman, que bênção convidamos para nossa vida ao obedecermos de bom grado à voz do Senhor? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Quando obedecemos à voz do Senhor, convidamos Seu perdão. Você pode escrever esse princípio no quadro.)

  • A seu ver, por que a obediência aos sussurros do Senhor convida o perdão?

Para ajudar os alunos a entenderem esse princípio, explique-lhes que a voz do Senhor pode ser ouvida por meio das escrituras, das palavras de Seus profetas modernos e dos sussurros do Espírito Santo. Obedecer a Deus inclui preencher nossa vida de atividades justas que tragam poder espiritual. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte explicação de Sempre Fiéis: “A obediência plena traz o poder completo do evangelho à sua vida, inclusive aumentando suas forças para vencer as fraquezas. Essa obediência inclui ações que pode ser que inicialmente você não considere parte do arrependimento, como assistir às reuniões, pagar o dízimo, prestar serviço e perdoar os outros. O Senhor prometeu que ‘aquele que se arrepender e cumprir os mandamentos do Senhor será perdoado’ (D&C 1:32)” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 22).

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 108:2 em silêncio e procurem o conselho do Senhor para Lyman Sherman depois que lhe foi dito que seus pecados estavam perdoados. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • A seu ver, o que significa “que se tranquilize tua alma com respeito a tua posição espiritual”?

  • Em sua opinião, como o conselho para “não mais [resistir]” à voz do Senhor poderia ajudar alguém a ter paz de espírito?

Peça aos alunos que identifiquem um princípio em Doutrina e Convênios 108:1–2 sobre o que o perdão do Senhor traz. (Os alunos podem sugerir uma série de princípios, mas não deixe de salientar o seguinte: O perdão do Senhor traz tranquilidade à nossa alma.)

Ressalte que as pessoas arrependidas às vezes se perguntam se foram mesmo perdoadas de seus pecados quando ainda sentem o peso deles. Peça a um aluno que leia as declarações a seguir. Peça à classe que preste atenção aos conselhos para as pessoas que estejam com dificuldades para tranquilizar a alma.

O presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Pode ser que a grandiosa manhã do perdão não venha de uma só vez. Não desistam se no início fracassarem. Muitas vezes a parte mais difícil do arrependimento é perdoar a si mesmo. O desânimo faz parte desse teste. Não desistam. Aquela manhã radiante há de chegar.

Então ‘a paz de Deus, que excede todo o entendimento’ voltará a entrar em sua vida (Filipenses 4:7). Aí vocês, tal como Ele, não se lembrarão mais de seus pecados. Como saberão? Vocês saberão! (Ver Mosias 4:1–3.)” (“A radiante manhã do perdão”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 22).

  • Como vocês descreveriam o sentimento de tranquilizar a alma?

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 108:3 e procurem mais conselhos dados pelo Senhor a Lyman Sherman.

  • Que conselho o Senhor deu ao irmão Sherman? (“Levanta-te e sê mais cuidadoso daqui em diante na observância das promessas que fizeste.” A palavra observância aqui significa cumprimento ou obediência. Promessa é um voto ou convênio.)

  • Quais são algumas promessas que fazemos?

Peça aos alunos que reflitam sobre como podem ser “mais [cuidadosos] daqui em diante” no cumprimento de suas promessas. Se houver tempo, peça-lhes que anotem como cumprir melhor suas promessas.

Peça a alguns alunos que expliquem como as verdades que identificaram em Doutrina e Convênios 108:1–3 podem incentivar a eles ou a um amigo ou familiar a obedecer à voz do Senhor e alcançar o perdão.

Incentive os alunos a refletir sobre como podem aplicar esses princípios e sentir tranquilidade no tocante à sua posição espiritual diante do Senhor.

Doutrina e Convênios 108:4–8

O Senhor dá a Lyman Sherman conselhos e promessas adicionais

Pergunte aos alunos se já ouviram falar de assembleias solenes. Se ouviram, peça-lhes que expliquem, segundo seu entendimento, do que se trata. Caso precisem de ajuda, explique-lhes que assembleia solene é uma reunião especial para “a dedicação de templos, instrução especial para os líderes do sacerdócio e apoio de um novo presidente da Igreja” (David B. Haight, “Assembleias solenes”, A Liahona, janeiro de 1995, p. 14). Em dezembro de 1832, o Senhor prometeu aos santos que, se construíssem um templo e realizassem uma assembleia solene, Ele derramaria bênçãos grandiosas sobre eles (ver D&C 88:70–75, 117–119). Em dezembro de 1835, quando a revelação registrada em Doutrina e Convênios 108 foi concedida a Lyman Sherman, faltavam apenas três meses para a dedicação do Templo de Kirtland. Entre janeiro e maio de 1836, foram realizadas várias reuniões em Kirtland, algumas delas classificadas como assembleias solenes. Durante a semana de 27 de março de 1836, assembleias solenes foram realizadas como parte da dedicação do Templo de Kirtland, inclusive uma assembleia solene para dar instruções especiais aos líderes do sacerdócio em 30 de março de 1836.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 108:4–6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o que o Senhor prometeu a Lyman que receberia na assembleia solene.

  • O que o Senhor disse a Lyman Sherman que ele receberia?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 108:7–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure as instruções dadas pelo Senhor ao irmão Sherman. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem. Pode ser necessário explicar que exortações são conselhos ou palavras de incentivo.

  • De que maneira o Senhor desejava que Lyman Sherman fortalecesse seus irmãos?

Peça aos alunos que identifiquem verdades em Doutrina e Convênios 108:7–8. Eles podem identificar uma série de verdades, inclusive a seguinte: Devemos fortalecer as pessoas em todas as nossas conversas e ações. Você pode sugerir que os alunos marquem essa verdade em suas escrituras.

  • Como vocês podem fortalecer as pessoas à sua volta em suas conversas? Como podem fortalecê-las por suas ações?

Convide os alunos para descreverem uma experiência em que alguém foi fortalecido numa das maneiras aconselhadas pelo Senhor a Lyman Sherman no versículo 7.

Peça aos alunos que pensem numa pessoa que eles podem fortalecer hoje e num gesto específico que farão para isso.

Informe aos alunos que Lyman Sherman permaneceu fiel até morrer. O profeta Joseph Smith, que estava na Cadeia de Liberty, indicou e chamou Lyman para ser membro do Quórum dos Doze Apóstolos em 16 de janeiro de 1839, mas Lyman morreu antes de receber a carta do profeta sobre seu novo chamado.

Encerre a aula contando uma experiência em que alguém o fortaleceu ou quando você fortaleceu alguém.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 108:1–2. “Perdoados são teus pecados (…), que se tranquilize tua alma”

O presidente Harold B. Lee ensinou:

Imagem
Presidente Harold B. Lee

“Se chegar o tempo em que tiverem feito tudo a seu alcance para se arrepender de seus pecados, sejam vocês quem forem, onde quer que estejam, e tiverem feito reparações e restituições da melhor maneira possível (…), então desejarão uma resposta confirmando se o Senhor os aceitou ou não. Ao examinarem sua própria alma, se buscarem e encontrarem paz de consciência, por esse sinal saberão que o Senhor aceitou seu arrependimento” (Stand Ye in Holy Places [Permanecei em Lugares Santos], 1974, p. 185).

Doutrina e Convênios 108:3. “Sê mais cuidadoso daqui em diante na observância das promessas que fizeste”

O élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, prestou testemunho das bênçãos decorrentes do cumprimento dos convênios:

Imagem
Élder Richard G. Scott

“Se você confiar [no Senhor], buscar e seguir Sua vontade, receberá bênçãos que sua mente finita não pode entender aqui na Terra. O Pai Celestial e Seu Santo Filho sabem melhor do que você o que traz felicidade. Deram-lhe o plano de felicidade. Se você o entender e seguir, a felicidade será sua bênção. Se obedecer de bom grado, receber e honrar os convênios e as ordenanças desse plano santo, poderá alcançar o maior grau de satisfação possível nesta vida. Sim, até mesmo momentos de felicidade arrebatadora. Você vai se preparar para uma eternidade de vida gloriosa com seus entes queridos que fizerem jus a esse reino” (“Confie no Senhor”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 19).

Doutrina e Convênios 108:6. “[Receberás] o direito de pregar meu evangelho onde eu te enviar”

Lyman Sherman era um dos sete presidentes do quórum dos setenta. Ao instruir os membros dos setenta em 30 de março de 1836 no tocante a seu chamado para pregar o evangelho, o profeta Joseph Smith disse:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“Os setenta têm a liberdade de ir a Sião se o desejarem ou a qualquer lugar que quiserem para pregar o evangelho. Que a redenção de Sião seja nosso objetivo e nos empenhemos para alcançá-lo espalhando toda a força da casa do Senhor onde quer que se encontre” (Diários, Volume 1, 1832–1839, vol. 1 da série de Diários de The Joseph Smith Papers [Documentos de Joseph Smith], 2008, p. 215; grafia, pontuação e o uso de iniciais maiúsculas foram padronizados; ver também History of the Church [História da Igreja], vol. 2, p. 432).