Seminário
Lição 132: Doutrina e Convênios 124:22–83


Lição 132

Doutrina e Convênios 124:22–83

Introdução

Em 19 de janeiro de 1841, o Senhor ordenou aos santos que construíssem um templo em Nauvoo, Illinois. Nessa revelação, registrada em Doutrina e Convênios 124, o Senhor explicou as bênçãos que estariam à disposição dos santos se eles fossem diligentes na construção do templo. O Senhor também ordenou aos santos que construíssem uma casa onde os viajantes pudessem ficar em Nauvoo.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 124:22–41, 56–83

O Senhor ordena que os santos construam um templo e uma casa para visitantes em Nauvoo

Antes do início da aula, escreva a seguinte pergunta no quadro: O que você já fez que precisou de bastante tempo, esforço ou sacrifício de sua parte? Conforme os alunos chegam, peça-lhes que se preparem para responder a essa pergunta. Depois do devocional, peça a alguns alunos que compartilhem as respostas com a classe.

  • Por que sua realização valeu o tempo, esforço ou sacrifício que foi necessário?

Explique aos alunos que em 1841 uma grande parte dos santos havia se recolocado em Nauvoo, Illinois. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 124:25–27 em silêncio e procurem algo mais que o Senhor ordenou que os santos de Nauvoo fizessem.

  • O que o Senhor ordenou que os santos fizessem?

  • O que o Senhor queria que os santos usassem para construir o templo?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 124:28 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procurem saber por que o Senhor disse que os santos precisavam construir um templo.

  • Por que os santos precisavam construir um templo? (Para prover um local onde o Senhor pudesse vir e restaurar a plenitude do sacerdócio.)

Para ajudar os alunos a entender a expressão “plenitude do sacerdócio” no versículo 28, peça a um aluno que leia a seguinte declaração do presidente Joseph Fielding Smith:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Todo homem que é fiel e quer receber essas ordenanças e bênçãos obtém a plenitude do sacerdócio. O Senhor disse que ‘ele os faz iguais em poder e em força e em domínio’ (D&C 76:95; ver também D&C 88:107). (…) O Senhor possibilitou a todo homem nesta Igreja, pela obediência, receber a plenitude do sacerdócio por meio das ordenanças do templo do Senhor. Não é possível recebê-la em outra parte qualquer” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. 3, pp. 134–135).

Explique-lhes que todos os membros da Igreja — homens e mulheres — podem receber a plenitude das bênçãos do sacerdócio ao receberem todas as ordenanças do templo. Por meio dessas ordenanças, podemos ter acesso a todas as bênçãos que o Pai Celestial quer dar a Seus filhos. Ressalte que a restauração das ordenanças e dos convênios do templo começou no Templo de Kirtland, mas não havia sido concluída. Construir um templo em Nauvoo possibilitaria que a restauração das ordenanças e dos convênios do templo continuasse (ver D&C 124:28, 40–41).

  • O que é uma ordenança? (Um ato sagrado e formal realizado pela autoridade do sacerdócio.)

Explique aos alunos que algumas ordenanças são fundamentais para a exaltação, e muitas dessas ordenanças de salvação só podem ser realizadas nos templos. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 124:29 em silêncio e procurem uma dessas ordenanças essenciais do templo que o Senhor disse que precisava ser restaurada. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Explique-lhes que, em 15 de agosto de 1840, o profeta Joseph Smith ensinou pela primeira vez que os santos podiam realizar ordenanças de salvação, como o batismo em favor dos membros da família e amigos falecidos que não tiveram a oportunidade de receber o evangelho (ver Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 425). Depois deste anúncio, muitos batismos pelos mortos foram realizados no rio Mississippi ou em riachos locais.

Peça a alguns alunos que se revezem para ler em voz alta Doutrina e Convênios 124:30–34. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure a orientação do Senhor a respeito de onde a ordenança do batismo pelos mortos precisava ser realizada.

  • Onde o Senhor disse que a ordenança do batismo pelos mortos precisava ser realizada a fim de ser aceitável para Ele? Por que o Senhor permitiu que os santos fizessem batismos fora do templo temporariamente?

Imagem
Templo de Nauvoo

Você pode mostrar a gravura do Templo de Nauvoo (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 118; ver também LDS.org). Explique aos alunos que, depois que Joseph Smith recebeu a revelação em Doutrina e Convênios 124, o trabalho no templo progrediu rapidamente. Em 3 de outubro de 1841, depois que a fundação do templo foi parcialmente concluída, Joseph Smith disse aos santos: “Não haverá mais batismos pelos mortos até que a ordenança possa ser realizada na casa do Senhor. (…) Porque assim disse o Senhor!” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, p. 493.) Em 21 de novembro de 1841, depois de uma fonte batismal temporária ter sido construída e dedicada no porão do Templo de Nauvoo, os batismos pelos mortos continuaram (ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos — Manual do Aluno, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2003, p. 251; Ensinamentos: Joseph Smith, p. 493).

Imagem
pia batismal

Quando o Templo de Nauvoo foi construído, o profeta Joseph Smith orientou para que a pia batismal fosse construída no subsolo sobre as costas de 12 bois, que representavam as 12 tribos de Israel.

  • De acordo com Doutrina e Convênios 124, qual é o único local no qual a plenitude das ordenanças do sacerdócio pode ser obtida para a redenção tanto dos vivos quanto dos mortos? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar a seguinte doutrina: O templo é o único local onde podemos obter a plenitude das ordenanças do sacerdócio para a redenção dos vivos e dos mortos.)

  • Como essa doutrina motivou os santos a fazer os sacrifícios necessários para construir um templo em Nauvoo?

Para ajudar os alunos a sentir a veracidade e a importância dessa doutrina, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Thomas S. Monson. (Você pode dar a cada aluno uma cópia da declaração.)

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Aqueles que compreendem as bênçãos eternas que advêm do templo sabem que nenhum sacrifício é grande demais, nenhum preço é alto demais, nenhuma luta é difícil demais para receber essas bênçãos. Nunca há quilômetros demais para viajar, obstáculos demais para sobrepujar ou desconforto demais para suportar. Eles compreendem que as ordenanças de salvação recebidas no templo, que nos permitem um dia voltar à presença de nosso Pai Celestial em um relacionamento familiar eterno, além da investidura de bênçãos e de poder do alto valem todo sacrifício e todo esforço” (“O templo sagrado — Um farol para o mundo”, A Liahona, maio de 2011, p. 92).

  • Quais sacrifícios você deveria fazer a fim de ser digno e se preparar para receber as ordenanças do templo?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 124:38–41 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure por que o Senhor ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo no deserto e por que Ele instruiu Seu povo a edificar um templo na terra da promissão. (Você pode explicar que Moisés e seu povo não realizavam batismos pelos mortos. Nenhum trabalho pelos mortos foi realizado até que o Salvador instituísse tal trabalho no mundo espiritual após Sua morte.)

  • De acordo com o versículo 38, por que o Senhor ordenou aos antigos israelitas que construíssem um tabernáculo e templos?

Escreva estas duas perguntas no quadro:

Por que o templo é importante para você? Por que a Igreja constrói templos?

Peça aos alunos que trabalhem em duplas. Peça aos alunos que escolham uma pergunta do quadro. Peça aos alunos que se reúnam com seus colegas e se revezem para responder às perguntas que escolheram com base no que aprenderam em Doutrina e Convênios 124:25–41. Além disso, você pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas ideias (ou as de seus colegas) com a classe.

Você pode resumir Doutrina e Convênios 124:22–24, 56–83 e explicar a eles que, além do templo, o Senhor instruiu aos santos que construíssem outra estrutura chamada de Casa de Nauvoo, onde os visitantes pudessem ficar.

Doutrina e Convênios 124:42–55

O Senhor explica o que acontecerá se os santos obedecerem ao mandamento de construir um templo

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 124:42–45 em silêncio e procurem o que o Senhor disse que aconteceria se os santos construíssem o templo e ouvissem Sua voz e a voz de Seus servos. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Resuma Doutrina e Convênios 124:46–54 e explique-lhes que o Senhor disse aos santos o que aconteceria se eles construíssem o templo, mas não ouvissem Sua voz ou a de Seus servos. O Senhor também explicou que ele aceitaria os esforços dos santos para realizar Sua obra (incluindo a construção de templos) mesmo que eles fossem impedidos de fazê-lo por causa da perseguição que enfrentavam.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 124:55 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e procure o que o Senhor declarou que os santos provariam a Ele ao obedecer a Seu mandamento de construir o Templo de Nauvoo.

  • De acordo com o versículo 55, o que provamos ao Senhor quando obedecemos aos Seus mandamentos? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Ao obedecermos aos mandamentos do Senhor, provamos nossa fidelidade. Talvez você queira escrever esse princípio no quadro.)

Peça aos alunos que ponderem sobre o esforço, tempo e sacrifício que algumas vezes estão associados a guardar os mandamentos do Senhor.

  • Como a oportunidade de provar nossa fé a Deus o motiva a obedecer aos Seus mandamentos?

  • De acordo com o versículo 55, quais outras bênçãos o Senhor prometeu aos santos se eles construíssem um templo em Nauvoo?

Ressalte que as bênçãos de honra, imortalidade e vida eterna prometidas no versículo 55 são de natureza eterna.

  • Por que é importante entender que as bênçãos que recebemos por nossa fidelidade ao Senhor podem não ser imediatas?

Peça aos alunos que ponderem sobre as vezes em que foram obedientes a um mandamento com o desejo de ser leal e fiel ao Pai Celestial e ao Salvador. Convide alguns alunos para relatar suas experiências e seus sentimentos sobre demonstrar sua lealdade e fidelidade ao Senhor. Peça aos alunos que busquem oportunidades de provar sua fidelidade ao Senhor.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 124:45. “Não serão removidos de seu lugar”

Quando o Senhor ordenou aos santos que construíssem um templo, Ele também prometeu que eles “não [seriam] removidos de seu lugar”.

O presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Numa época difícil, o Senhor fez a mais severa advertência que conheço nas escrituras. Ela está relacionada à construção do Templo de Nauvoo. Os santos sabiam, por experiência própria, que, caso continuassem a construir o templo, a perseguição seria terrível; eles, então, diminuíram o ritmo do trabalho. O Senhor prorrogou o prazo e disse: ‘E se não fizerdes essas coisas, até o final do prazo, sereis rejeitados como igreja com vossos mortos, diz o Senhor vosso Deus’ (D&C 124:32).

Nessa revelação, há uma promessa maravilhosa que muitas vezes passa despercebida: ‘E se meu povo der ouvidos a minha voz e à voz de meus servos que designei para guiar meu povo, eis que em verdade vos digo que não serão removidos de seu lugar’ (D&C 124:45).

Lembrem-se dessa promessa; apeguem-se a ela, pois traz grande consolo aos que tentam manter a família unida numa sociedade cada vez mais indiferente e até mesmo hostil aos padrões essenciais para uma família feliz. (…)

Repito a promessa de que os que atenderem à voz desses homens que o Senhor escolheu ‘não serão removidos de seu lugar’ (D&C 124:45).

Mas a promessa foi seguida de uma admoestação: ‘Mas se não derem ouvidos a minha voz nem à voz desses homens que designei, não serão abençoados’ (D&C 124:46)” (“Os Doze Apóstolos”, A Liahona, setembro de 2005, p. 26).