Seminário
Lição 118: Doutrina e Convênios 110


Lição 118

Doutrina e Convênios 110

Introdução

Em 3 de abril de 1836, um domingo, foi realizada uma reunião sacramental no Templo de Kirtland. Durante a reunião, Joseph Smith e Oliver Cowdery foram para uma área do templo onde um véu os separava da congregação. Lá proferiram uma oração. Depois de se levantarem da oração, Jesus Cristo apareceu para eles e aceitou o templo recém-dedicado. Moisés, Elias e Elias, o profeta, apareceram em seguida, e as chaves do sacerdócio foram restauradas. Doutrina e Convênios 110 é um relato dessa visão.

Sugestões didáticas

Doutrina e Convênios 110:1–10

O Senhor aparece no Templo de Kirtland e o aceita

Pergunte aos alunos o que está escrito na parte externa de todos os templos. (“Santidade ao Senhor — A casa do Senhor.”)

  • O que significa para vocês a expressão “a casa do Senhor”?

Depois que os alunos discutirem essa pergunta, explique-lhes que o Senhor visitou Sua casa em Kirtland, Ohio, logo após a dedicação. Para ajudá-los a entender as circunstâncias em volta desse acontecimento sagrado, escolha um aluno para ler o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 110 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure quem estava presente e o que eles fizeram antes de ocorrer essa visão.

  • Quem estava presente durante essa visão? O que eles tinham feito antes de ocorrer a visão?

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 110:1–3 em voz alta. Antes de o aluno começar, peça à classe que acompanhe, tentando visualizar o que esses versículos descrevem.

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 110:4–5 em silêncio para saber o que o Salvador disse a Joseph Smith e Oliver Cowdery.

  • O que nesses versículos é significativo para vocês? Por quê?

Peça a vários alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 110:6–10. Peça à classe que acompanhe e procure as razões pelas quais, segundo o Senhor, todos os santos podem se regozijar.

  • De acordo com o versículo 7, por que os santos têm grandes motivos para se alegrar? (O Senhor aceitou o templo e prometeu Se manifestar a eles lá.)

  • Como o Senhor pode Se manifestar às pessoas no templo? (O verbo manifestar significa mostrar ou revelar. Lembre aos alunos que eles já discutiram isso ao estudarem Doutrina e Convênios 97 e Doutrina e Convênios 109. Na maioria das vezes, o Senhor Se manifesta pelo poder do Espírito Santo.)

Peça aos alunos que identifiquem um princípio da promessa contida nos versículos 7–8. Eles podem sugerir vários princípios diferentes, mas não deixe de salientar o seguinte: Se obedecermos aos mandamentos do Senhor e mantivermos Sua casa pura, Ele Se manifestará a nós em Seus templos. Você pode escrever esse princípio no quadro.

Para ajudar os alunos a entender melhor esse princípio, debata as seguintes perguntas:

  • Como podemos manter a casa do Senhor pura e impoluta?

  • Em sua opinião, por que o Senhor exige que sejamos obedientes e puros antes de Ele Se manifestar a nós em Sua casa?

Caso os alunos já tenham frequentado o templo, peça-lhes que pensem numa experiência que viveram em que tenham se sentido perto do Senhor lá. Se desejar, conte como se sente ao frequentar o templo.

Escolha um aluno para ler Doutrina e Convênios 110:9–10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe e procure quem se alegraria e por quê.

  • De acordo com esses versículos, quem será abençoado por causa da restauração das bênçãos do templo?

  • Como o mundo é abençoado em virtude dos templos e da obra de salvação pelos vivos e mortos?

  • Como o templo é uma bênção em sua vida?

Doutrina e Convênios 110:11–16

Moisés, Elias e Elias, o profeta, aparecem, e as chaves do sacerdócio são restauradas a Joseph Smith e Oliver Cowdery

Peça aos alunos que citem uma ocasião em que os membros de sua família ficaram temporariamente separados uns dos outros. Pergunte como se sentiram durante essa separação. À medida que os alunos estudarem Doutrina e Convênios 110:11–16, peça-lhes que identifiquem como essa visão garante que nossa família pode superar qualquer separação.

Copie a seguinte tabela no quadro. Não escreva as informações que estão entre parênteses.

Moisés

D&C 110:11

Elias

D&C 110:12

Elias, o profeta

D&C 110:13–16

Chaves do sacerdócio restauradas

(As chaves da coligação de Israel)

(A dispensação do evangelho de Abraão)

(As chaves desta dispensação)

O que essas chaves regem

(A obra missionária)

(O casamento celestial e a posteridade eterna)

(O poder selador, inclusive o trabalho de templo e história da família)

Explique aos alunos que, ao fim da visão do Salvador, outras três pessoas apareceram, uma por uma, a Joseph Smith e Oliver Cowdery. Mostre gravura Moisés e Elias, o profeta (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 14 e nº 20; ver também LDS.org). Peça aos alunos que expliquem quem são Moisés e Elias, o profeta, e citem algumas coisas importantes que eles fizeram (caso precisem de ajuda, sugira que consultem os respectivos verbetes no Guia para Estudo das Escrituras). Explique-lhes que Elias pode ter sido um profeta contemporâneo de Abraão. Além de um nome, Elias também é um título que significa precursor ou restaurador (ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Elias”, scriptures.LDS.org).

Imagem
Os Dez Mandamentos
Imagem
Elias Contende com os Sacerdotes de Baal

Divida a classe em três grupos. Dê a cada grupo um dos três nomes que figuram na tabela do quadro. Explique aos alunos que cada um dos mensageiros conferiu chaves do sacerdócio a Joseph Smith e Oliver Cowdery. Peça aos alunos que estudem a passagem abaixo do nome que lhes foi atribuído e descubram o que o mensageiro angelical restaurou. Depois de lhes dar tempo suficiente, peça a um aluno de cada grupo que leia para a classe a passagem das escrituras que lhes foi designada. Peça a um segundo aluno de cada grupo que escreva o que o mensageiro restaurou na linha intitulada: “Chaves do sacerdócio restauradas”, na tabela do quadro.

Para ajudar os alunos a entender o que são as chaves da coligação de Israel, discutam a seguinte pergunta:

  • Em nossos dias, como o Senhor reúne Seus filhos em Seu reino?

Complemente ou confirme as respostas dos alunos escolhendo alguém para ler a seguinte explicação do élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“O trabalho missionário é fundamental para a coligação de Israel. (…) Em muitas nações, os nossos missionários estão buscando os dispersos de Israel” (“A coligação da Israel dispersa”, A Liahona, novembro de 2006, p. 79).

Escreva trabalho missionário no quadro, abaixo de “Moisés” na linha: “O que essas chaves regem”.

  • De que maneira sua vida já foi influenciada pelo fato de Moisés ter restaurado as chaves que regem o trabalho missionário?

A dispensação do evangelho de Abraão, conferida a Joseph Smith e Oliver Cowdery por Elias, restaurou as promessas que o Senhor fez com Abraão. Para ajudar os alunos a entender a dispensação do evangelho de Abraão restaurado por Elias, peça a alguém que leia a seguinte explicação do élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Elias traz de volta ‘o evangelho de Abraão’, o grandioso convênio abraâmico pelo qual os fiéis recebem promessas de crescimento eterno, promessas que garantem que, por meio do casamento celestial, sua posteridade eterna será tão numerosa quanto as areias do mar ou as estrelas do firmamento. Elias faz a promessa — recebida no passado por Abraão, Isaque e Jacó — de que pelos homens modernos e sua semente todas as gerações serão abençoadas. E agora estamos oferecendo as bênçãos de Abraão, Isaque e Jacó a todos que desejarem recebê-las” (“As chaves do reino”, A Liahona, julho de 1983, p. 39).

  • De acordo com o élder McConkie, que promessas foram feitas a Abraão? (À medida que os alunos responderem, escreva casamento celestial e posteridade eterna no quadro na coluna abaixo de “Elias”.)

  • O que as bênçãos do casamento celestial e da posteridade eterna significam para vocês? Por que elas são importantes para vocês?

Para ajudar os alunos a entender as chaves restauradas por Elias, o profeta, escolha dois alunos para ler as seguintes declarações:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

O presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “Este poder selador concedido a Elias, o profeta, é o poder que une marido e mulher, bem como filhos e pais para o tempo e a eternidade. É o poder unificador existente em cada ordenança do evangelho. (…) É por esse poder que todas as ordenanças relativas à salvação são unidas, ou seladas. E a missão de Elias, o profeta, foi vir restaurá-lo” (Elijah the Prophet and His Mission [Elias, o Profeta, e Sua Missão], 1957, p. 5).

Imagem
Élder David A. Bednar

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “Como membros da Igreja restaurada de Cristo, temos a responsabilidade por convênio de buscar nossos antepassados e de prover-lhes as ordenanças de salvação proporcionadas pelo evangelho. (…) Por esse motivo pesquisamos a história da família, construímos templos e fazemos ordenanças vicárias. Por esse motivo Elias foi enviado para restaurar a autoridade de selamento que liga na Terra e no céu” (“O coração dos filhos voltar-se-á”, A Liahona, novembro de 2011, p. 25).

  • De acordo com essas explicações, que poder ou autoridade Elias, o profeta, restaurou? [À medida que os alunos responderem, escreva poder selador, inclusive o trabalho de templo e história da família no quadro abaixo da coluna “Elias, o profeta”. Você pode lembrar aos alunos que sem essas chaves do sacerdócio “toda a Terra seria completamente destruída na (vinda do Senhor)” (D&C 2:3).]

  • Como vocês já foram abençoados pela restauração do poder selador?

Explique aos alunos que o presidente Joseph Fielding Smith observou que o Templo de Kirtland “foi construído principalmente para a restauração das chaves de autoridade. Com o recebimento dessas chaves, [foi] revelada a plenitude das ordenanças do evangelho” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. 2, p. 241). O presidente da Igreja e o Quórum dos Doze Apóstolos continuam a exercer essas chaves do sacerdócio hoje.

Escreva a seguinte frase incompleta no quadro: As chaves do trabalho missionário, das famílias eternas e do trabalho do templo nos ajudam a…

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 110:11–16 pensando em como completar esse princípio.

  • De acordo com esses versículos, por que a obra missionária, as famílias eternas e o trabalho do templo são necessários? (À medida que os alunos responderem, complete a frase do quadro. As respostas deles devem refletir o seguinte princípio: As chaves do trabalho missionário, das famílias eternas e do trabalho do templo ajudam a nos preparar para a Segunda Vinda do Senhor.)

Para ajudar os alunos a entender essa doutrina, atribua a cada grupo uma das seguintes perguntas para reflexão: (1) Como a obra missionária prepara as pessoas para a Segunda Vinda do Senhor? (2) Como a promessa do casamento eterno e das famílias eternas prepara as pessoas para a Segunda Vinda do Senhor? (3) Como o trabalho do templo prepara as pessoas para a Segunda Vinda do Senhor? Depois de lhes dar tempo suficiente, pergunte a um aluno de cada grupo como ele responderia às perguntas.

Escreva as seguintes perguntas no quadro e peça aos alunos que respondam a elas no caderno ou no diário de estudo das escrituras:

Como vocês já foram abençoados por causa da restauração das chaves do sacerdócio?

O que vocês podem fazer para ajudar alguém a ser abençoado por uma dessas chaves restauradas?

Depois de lhes dar tempo suficiente, peça aos alunos que discutam seus pensamentos com um colega. Se desejar, conte como sua vida foi abençoada em virtude da restauração dessas chaves do sacerdócio.

Comentários e informações históricas

Doutrina e Convênios 110:10. “A fama desta casa espalhar-se-á por terras estrangeiras”

O presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“[Em 1836] o Senhor profetizou: ‘A fama desta casa espalhar-se-á por terras estrangeiras’ (D&C 110:10). Nas circunstâncias então existentes, isso era, na melhor das hipóteses, improvável. Os membros da Igreja eram apenas um punhado de santos que viviam espalhados nas áreas rurais de uma terra recém-descoberta. Mas, apesar da perseguição, das dificuldades e das provações daqueles dias iniciais, hoje há congregações espalhadas literalmente pelo mundo todo, e milhares de missionários prestam testemunho em toda casa em que são recebidos” (The Holy Temple [O Templo Santo], 1980, p. 135).

Doutrina e Convênios 110:11. A coligação de Israel

O presidente Joseph Fielding Smith explicou: “Moisés possuía as chaves da coligação de Israel. Ele conduziu Israel para fora do Egito rumo à terra de Canaã. Nesta dispensação ele ficou encarregado de vir restaurar as chaves da coligação moderna” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 2, p. 48). Logo após essa visão no Templo de Kirtland, o profeta Joseph Smith exerceu essas chaves para começar a coligar a Israel dispersa por todas as partes do mundo. Em 1837, por exemplo, o élder Heber C. Kimball, o élder Orson Hyde e outros missionários foram enviados para a Inglaterra, onde ajudaram a converter quase 2 mil almas para a Igreja restaurada de Jesus Cristo com sua pregação.

Doutrina e Convênios 110:13. O retorno de Elias, o profeta

“Esse dia de grandiosas visões e revelações ocorreu no domingo de Páscoa, 3 de abril de 1836 [ver o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 110]. Que melhor dia na dispensação da plenitude dos tempos para reconfirmar a veracidade da Ressurreição? Naquele fim de semana era comemorada também a Páscoa judaica. Por séculos as famílias judaicas deixavam uma cadeira vazia no banquete de Páscoa, antecipando a vinda do profeta Elias. Ele voltou, não em um banquete de Páscoa, mas no templo do Senhor em Kirtland” (História da Igreja na Plenitude dos Tempos — Manual do Aluno, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2003, p. 167).

Doutrina e Convênios 110:13–16. As chaves seladoras unem o coração de pais e filhos

O presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, ensinou:

Imagem
Presidente James E. Faust

“Em minha opinião, os membros da Igreja têm a cura mais eficaz para a desestruturação da vida familiar que presenciamos em nossos dias: os homens, as mulheres e as crianças devem honrar e respeitar o papel divino do pai e da mãe no lar. Se assim o fizerem, a retidão lá reinante promoverá o respeito mútuo e a gratidão entre os membros da Igreja. Dessa maneira, as grandiosas chaves seladoras mencionadas por Malaquias e restauradas pelo profeta Elias podem agir para ‘voltar o coração dos pais para os filhos e os filhos para os pais, a fim de que a Terra toda não seja ferida com uma maldição’ (D&C 110:15; Malaquias 4:6). (…)

Talvez consideremos o poder conferido por Elias, o profeta, algo ligado apenas a ordenanças formais realizadas em lugares sagrados. Mas essas ordenanças só se tornam dinâmicas e fazem o bem ao se manifestarem em nosso cotidiano. Malaquias disse que o poder de Elias uniria o coração dos pais e dos filhos. O coração é a sede das emoções e um canal para a revelação (ver Malaquias 4:5–6). Assim, esse poder selador se revela nos relacionamentos familiares, nos atributos e nas virtudes desenvolvidos em um ambiente acolhedor e no serviço amoroso. Esses são os laços que unem as famílias” (“Volta para casa, Pai”, A Liahona, julho de 1993, p. 38).

O élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“Essa restauração [das chaves do sacerdócio] foi acompanhada pelo que às vezes é chamado de Espírito de Elias — uma manifestação do Espírito Santo que presta testemunho da natureza divina da família” (“Uma nova colheita”, A Liahona, julho de 1998, p. 37).