Seminário
Lição 20: Abraão 2; Gênesis 12


Lição 20

Abraão 2; Gênesis 12

Introdução

Abraão e sua família vivenciam uma fome em Ur. O Senhor o conduziu, com sua mulher Sarai, e outras pessoas até a terra de Canaã. Pararam por um tempo em Harã, onde o Senhor apareceu a Abraão e explicou o convênio que faria com Abraão (mais tarde conhecido como o convênio abraâmico). Abraão depois atravessa Canaã indo até o Egito.

Sugestões Didáticas

Abraão 2:1–11

O Senhor começa a explicar o convênio que fará com Abraão

Escreva a seguinte pergunta no quadro: Quem é você?

Peça aos alunos que expliquem diversas maneiras pelas quais poderiam responder a essa pergunta. Se possível, dê aos alunos uma cópia da seguinte declaração do Élder David A Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça a um aluno que leia a declaração em voz alta para que a classe acompanhe, ponderando como preencheriam os espaços em branco.

Imagem
Élder David A. Bednar

“Vocês talvez gostem de música, de atletismo ou de mecânica e algum dia talvez trabalhem num ofício, numa profissão ou nas artes em geral. Por mais importantes que essas atividades e ocupações sejam, elas não definem quem somos. Primeiro e acima de tudo, somos seres espirituais. Somos filhos [e filhas] de e a semente de ” (“Tornar-se um Missionário”, A Liahona, novembro de 2005, p. 44).

Depois que os alunos tiverem explicado como preencheriam os espaços em branco, peça-lhes que escrevam Deus no primeiro espaço e Abraão no segundo. Explique-lhes que a “semente” de Abraão se refere a sua posteridade ou seus descendentes.

  • De todas as maneiras que o Élder Bednar poderia ter-lhes descrito, por que vocês acham que ele os identificou como a “semente de Abraão”?

Peça aos alunos que reflitam, ao estudarem Abraão 2, por que é importante sabermos que somos a semente de Abraão.

Resuma Abraão 2:1–5 e explique que Abraão casou-se com Sarai e então o Senhor os conduziu com a família, incluindo o sobrinho Ló, para fora de Ur e em direção à terra de Canaã. Os viajantes pararam um tempo numa terra à qual deram o nome de Harã. (Você pode pedir aos alunos que localizem Ur, Harã e a terra de Canaã no Guia para Estudo das Escrituras, mapa 9, “O Mundo do Velho Testamento”.)

Peça a um aluno que leia Abraão 2:6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura nas escrituras e identifique o que aconteceu com Abraão em Harã. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que o Senhor queria que Abraão fizesse?

  • O que o Senhor prometeu conceder a Abraão e à sua semente? (Uma determinada terra como “possessão eterna”. Você pode explicar que Ele Se referia à terra de Canaã.)

  • O que a posteridade de Abraão precisava fazer para receber a terra?

Explique aos alunos que a promessa do Senhor registrada no versículo 6 faz parte do que é conhecido como o convênio abraâmico. O convênio abraâmico se refere a todos os convênios que o Senhor ofereceu a Abraão e sua semente.

Desenhe a seguinte tabela no quadro:

O Convênio Abraâmico

Responsabilidades

Bênçãos

Peça aos alunos que copiem essa tabela no caderno de classe ou diário de estudo das escrituras. Explique-lhes que, nesta e nas futuras aulas, eles acrescentarão à tabela informações que vão ajudá-los a entender o convênio abraâmico.

Peça aos alunos que relacionem no caderno ou no diário de estudo das escrituras as responsabilidades e bênçãos que encontraram no versículo 6. (As responsabilidades que eles identificarem podem incluir: Ser ministro de Jesus Cristo, dar ouvidos à voz do Senhor. Uma bênção que podem identificar é: Receber uma terra como possessão eterna. Acrescente essas coisas à tabela que está no quadro.) Explique-lhes que a expressão “possessão eterna” significa que a promessa de terra se estende por toda a eternidade. As terras deste mundo por fim se tornarão parte do Reino Celestial, que os obedientes vão herdar (ver D&C 88:17–20). Peça aos alunos que escrevam Reino Celestial entre parêntesis, na lista, ao lado de “possessão eterna”.

Peça aos alunos que leiam Abraão 2:7–8 com um colega e procurem indicações de que o Senhor pode e vai cumprir as promessas que fez a Abraão e sua semente. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça a um aluno que leia Abraão 2:9 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse que faria de Abraão.

  • O que o Senhor prometeu que Abraão se tornaria? (De Abraão viria uma “grande nação”. Acrescente essa bênção ao quadro e peça aos alunos que a acrescentem à lista deles.)

Explique-lhes que a promessa de filhos era a que Abraão e Sarai muito desejavam receber. Pouco depois de fazer essa promessa, o Senhor descreveu o quanto seria numerosa a posteridade de Abraão. Você pode sugerir que os alunos anotem Abraão 3:14 nas escrituras ao lado de Abraão 2:9. Peça a um aluno que leia Abraão 3:14 em voz alta e peça à classe que procure o quanto seria numerosa a posteridade de Abraão. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem. Escreva posteridade incontável no quadro e peça aos alunos que acrescentem isso à lista deles. Explique-lhes que a promessa de uma posteridade incontável também é uma promessa de divindade, que inclui o recebimento de uma posteridade eterna (ver D&C 132:19).

Peça a um aluno que leia Abraão 2:10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem será “contado” como semente de Abraão.

  • De acordo com o versículo 10, quem será chamado pelo nome de Abraão? (Aqueles que receberem o evangelho de Jesus Cristo.)

Peça a um aluno que leia Abraão 2:9, 11 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique responsabilidades ou bênçãos prometidas a Abraão e sua semente.

  • Como vocês resumiriam o que temos de fazer pelos outros como semente de Abraão? (Temos que ministrar a todas as famílias da Terra e abençoá-las com as bênçãos do evangelho. Pergunte aos alunos se eles acham que isso é uma bênção ou uma responsabilidade. Convide-os a explicar suas respostas.)

Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio na tabela do quadro, embaixo dos dois títulos: Como semente de Abraão, temos a responsabilidade de ministrar a todas as famílias da Terra e de abençoá-las com as bênçãos do evangelho.

Para ajudar os alunos a entender suas responsabilidades como semente de Abraão, peça-lhes que imaginem que seu país foi exposto a uma doença fatal e que todos vão morrer em breve sem um medicamento específico. Somente a família deles tem não apenas o medicamento necessário, mas em quantidade suficiente para curar todos os que estão doentes.

  • O que vocês gostariam que sua família fizesse com o medicamento?

  • O que vocês diriam a um membro de sua família que sentisse estar ocupado ou nervoso demais para ajudar a distribuir o medicamento?

  • Como nossa obrigação de ajudar as outras pessoas nessa situação se assemelha com nossa responsabilidade como semente de Abraão?

Peça que um aluno leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Bednar:

Imagem
Élder David A. Bednar

“De fato, uma grande responsabilidade repousa sobre a semente de Abraão nestes últimos dias. (…)

Estamos aqui na Terra nesta época para magnificar o sacerdócio e para pregar o evangelho. É isso o que somos, e é por isso que estamos aqui” (“Tornar-se um Missionário”, p. 44).

  • Além de servir como missionários de tempo integral, o que mais podemos fazer para abençoar as famílias da Terra? O que podemos fazer para abençoar nossa própria família e a de nossos amigos e vizinhos?

Saliente que as bênçãos mais sublimes de salvação e vida eterna identificadas em Abraão 2:11 somente serão concedidas por meio do recebimento e cumprimento das ordenanças e dos convênios do templo.

Peça aos alunos que escrevam no caderno ou no diário de estudo das escrituras suas respostas para a seguinte pergunta. Você pode escrever a pergunta no quadro.

  • Como vocês se sentem ao serem contados como a semente de Abraão?

Abraão 2:12–21

Abraão viaja pela terra prometida de Canaã

Escreva no quadro a palavra Fervorosamente. Peça aos alunos que expliquem o que eles acham que significa fazer algo fervorosamente. Se necessário, explique-lhes que a palavra fervoroso significa sincero, sério ou intenso. Para ilustrar a diferença entre fazer algo fervorosamente e fazê-lo negligentemente, você pode pedir a dois alunos que realizem uma tarefa diante da classe. Instrua um deles a fazer a tarefa fervorosamente e o outro a fazê-lo de modo negligente ou sem muito entusiasmo. Peça à classe que explique o que os alunos fizeram que demonstrou diligência ou negligência.

Peça a um aluno que leia Abraão 2:12–13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as conclusões que Abraão tirou da experiência que teve com o Senhor.

  • Que conclusões tirou Abraão da experiência que teve com o Senhor? (Por Abraão ter buscado o Senhor fervorosamente, ele O encontrou. Abraão também decidiu que bem faria em dar ouvidos à voz do Senhor.)

  • De acordo com Abraão 1–2, como foi que Abraão buscou fervorosamente o Senhor?

  • O que podemos aprender com a busca fervorosa de Abraão pelo Senhor (ver Abraão 2:12)? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Se buscarmos o Senhor fervorosamente, nós O encontraremos. Você pode anotar esse princípio no quadro.)

  • Quais são alguns exemplos de como podemos buscar o Senhor fervorosamente?

  • O que vocês acham que significa dizer que O encontraremos?

Convide os alunos que desejarem fazê-lo a contarem uma experiência pessoal na qual buscaram fervorosamente o Senhor e O encontraram.

Peça aos alunos que estabeleçam a meta de buscar mais fervorosamente o Senhor em sua vida diária. Você pode testificar que, ao fazê-lo, eles O encontrarão.

Resuma Abraão 2:14–21 e explique que Abraão e sua família viajaram para o Sul, indo de Harã até a terra de Canaã. Ali, Abraão ofereceu um sacrifício, e o Senhor declarou que aquela terra de Canaã seria a terra prometida no convênio abraâmico. Então, devido à fome que havia na terra, Abraão decidiu viajar para o Egito.

Abraão 2:22–25; Gênesis 12:14–20

O Senhor alerta Abraão sobre os egípcios

Resuma Abraão 2:22–25 e Gênesis 12:14–20 e explique que, antes de Abraão entrar no Egito, o Senhor o alertou que os egípcios veriam a beleza de Sarai e matariam Abraão para poder tomá-la. Por esse motivo, o Senhor instruiu Sarai a dizer que era irmã de Abraão para salvar a vida dele e proteger-se a si mesma. Tanto Sarai quanto Abraão agiram com fé, acreditando que Deus os livraria. Sarai foi levada para a casa de Faraó, e Abraão recebeu riquezas. O Senhor enviou uma praga a Faraó e sua casa, e Faraó se deu conta de que Sarai estava sendo protegida por Deus e de que ela era casada com Abraão. O Faraó então despediu Abraão e Sarai.

Encerre a aula prestando testemunho das doutrinas e dos princípios discutidos hoje.

Comentários e Informações Históricas

Abraão 2:9–10. A semente de Abraão

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que significa ser a semente de Abraão:

“Alguns de nós somos semente literal de Abraão, outros são reunidos a sua família por adoção. O Senhor não faz distinção (ver Atos 10:34–35). Juntos recebemos essas bênçãos prometidas — se buscarmos o Senhor e obedecermos a Seus mandamentos (ver Êxodo 19:5). Mas se não o fizermos, perderemos as bênçãos do convênio. (…)

Temos a responsabilidade de ajudar a cumprir o convênio abraâmico. Nossa é a semente preordenada e preparada para abençoar todas as pessoas do mundo (ver Alma 13:1–9). É por isso que o dever do sacerdócio inclui a obra missionária. Após cerca de 4.000 anos de espera e preparação, este é o dia indicado em que o evangelho deverá ser levado para as nações da Terra. Este é o momento da prometida coligação de Israel. E podemos participar! Não é emocionante? O Senhor conta conosco e com nossos filhos — e Ele é profundamente grato por nossas filhas — que servem dignamente como missionários e missionárias nesta grande época de coligação de Israel” (“Convênios”, A Liahona, novembro de 2011, p. 86).

Abraão 2:11. “Este direito continuará em ti e em tua semente depois de ti”

O Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, explicou os direitos e as obrigações que decorrem do fato de sermos a semente de Abraão:

“O que significa fazer parte da semente de Abraão? Nas escrituras, trata-se de algo mais profundo do que ser um de seus descendentes literais. O Senhor fez um convênio com Abraão, o grande patriarca, prometendo que todas as nações seriam abençoadas por meio dele (ver Gênesis 18:18). Qualquer homem ou mulher pode fazer jus às bênçãos de Abraão. Eles tornam-se sua semente e seus herdeiros das bênçãos prometidas ao aceitarem o evangelho, batizarem-se, casarem-se no templo, guardarem fielmente seus convênios e ajudarem a levar o evangelho a todas as nações da Terra. (…)

Como semente de Abraão, temos algumas obrigações. Recebemos o mandamento de virmos a Cristo fazendo as ‘obras de Abraão’ (João 8:39). Essas obras incluem: Obedecer a Deus, receber e guardar as ordenanças e os convênios do sacerdócio e do templo, construir uma unidade familiar e ensinar nossos filhos e ser fiéis até o fim.

É interessante observar que o Senhor usou a palavra semente em Sua promessa a Abraão. Ela possui um significado mais amplo do que posteridade, pois significa multiplicar as bênçãos do convênio de Abraão ‘a todas as nações’ (Abraão 2:9). O Senhor prometeu a Abraão uma posteridade ‘tão [inumerável] quanto as estrelas’ ou ‘os grãos de areia na praia’ (D&C 132:30).

A posteridade justa de Abraão também tem o privilégio de ser adotada na família eterna de Jesus Cristo. Isso inclui o direito de receber convênios eternos no templo por meio dos quais, mediante dignidade, eles serão organizados e exaltados na família eterna de Cristo (ver Gálatas 3:29). Compreende ainda ‘as bênçãos de salvação, sim, de vida eterna’ (Abraão 2:11)” (“A Chave do Conhecimento de Deus”, A Liahona, novembro de 2004, p. 52).

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou quando aceitamos a responsabilidade de fazer parte da posteridade de Abraão:

“Fomos preordenados na existência pré-mortal para as bênçãos associadas ao nascimento numa linhagem determinada, sim, a linhagem escolhida de Abraão — não porque somos melhores nem porque somos mais especiais, mas porque temos responsabilidades específicas que fizemos convênio de que cumpriríamos. Dessa forma, viemos à Terra por meio de uma linhagem que possui a bênção de primogenitura do sacerdócio. Todo homem que possui o sacerdócio foi preordenado a essa mesma responsabilidade na existência pré-mortal” (“Teach Them to Understand” [Ensine-os a Entender], devocional realizado na Semana Educacional da Universidade Brigham Young–Idaho, 4 de junho de 1998; byui.edu).

Abraão 2:22–25. “Dize [aos egípcios], rogo-te, que és minha irmã”

“Sarai foi instruída a dizer aos egípcios que Abraão era seu irmão. Foi um teste de sua fé, assim como deve ter sido uma experiência indubitavelmente dolorosa para Abraão. Seja o que for que o Senhor ordene a uma pessoa isso será o certo e deve ser cumprido (ver Teachings of the Prophet Joseph Smith [Ensinamentos do Profeta Joseph Smith], p. 256). Abraão e Sarai compreendiam esse princípio e passaram no teste divino que lhes foi proposto pelo Senhor. O Élder Mark E. Petersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu: ‘Para proteger-se, Abraão disse ao Faraó que Sarai era sua irmã, o que de fato era verdade. Se ele tivesse dito que ela era sua mulher, ele poderia ter sido morto. Mas sendo sua irmã, o Faraó mostrou-se interessado em comprá-la por um bom preço’ (Abraham, Friend of God [Abraão, Amigo de Deus], 1979, p. 69; ver também Gênesis 20:12; para uma abordagem mais profunda sobre esse assunto, ver S. Kent Brown, “Biblical Egypt: Land of Refuge, Land of Bondage” [O Egito Bíblico: Terra de Refúgio, Terra de Cativeiro], Ensign, setembro de 1980, pp. 45, 47)” (A Pérola de Grande Valor, Manual do Aluno, manual do Sistema Educacional da Igreja, 2000, p. 35).

Gênesis 12. Mudança do nome de Abrão e Sarai

Em Gênesis 12, Abraão e Sara ainda são chamados de Abrão e Sarai. Porém mais tarde, quando o Senhor formalizou Seu convênio com Abrão e Sarai, eles receberam novos nomes.

Gênesis 17:5 relata que o nome de Abrão foi mudado para Abraão. Ab significa “pai”. Rah significa “exaltado”. Am significa “nações”. Portanto, Abraão simboliza o convênio pelo qual Abraão se tornaria um pai exaltado de nações ou um deus (ver D&C 132:37).

Sarai, que possivelmente significa “contendas”, foi mudado para Sara, que significa “princesa” (ver Gênesis 17:15) e também indica o futuro papel eterno e a exaltação de Sara (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Sara”). Acompanhando o novo nome de Sara, foi-lhe dada uma bênção de que sua posteridade seria numerosa e que reis descenderiam dela (ver Gênesis 17:16).