Seminário
Lição 12: Moisés 5:12–59 (Gênesis 4)


Lição 12

Moisés 5:12–59 (Gênesis 4)

Introdução

Esta é a segunda de duas lições sobre Moisés 5. Em Moisés 5:12–59, aprendemos que Adão e Eva ensinaram o plano do Pai Celestial aos filhos. Um dos filhos, Caim, decidiu dar ouvidos a Satanás e assassinou seu irmão Abel. A iniquidade se espalhou entre os descendentes de Adão e Eva. (O texto bíblico que corresponde à parte das informações desse bloco de escrituras encontra-se em Gênesis 4.)

Sugestões Didáticas

Moisés 5:12–15

Adão e Eva ensinam o plano do Pai Celestial aos filhos

Peça a um aluno que vá para a frente da classe. Coloque uma venda nos olhos do aluno e peça a quatro outros que se posicionem em um canto diferente da sala cada um. Peça aos alunos dos cantos que tentem fazer ao mesmo tempo que o aluno com a venda vá até eles, usando apenas a voz. Depois que o aluno com a venda chegar a um dos quatro alunos, pergunte ao aluno com a venda por que escolheu seguir a voz daquela pessoa. Em seguida, pergunte aos alunos:

  • Como essa atividade se assemelha ao que vivenciamos a cada dia?

Saliente que algumas vozes ou influências que encontramos nos incentivam a fazer o bem, ao passo que outras nos levam à tentação e ao pecado. Peça aos alunos que, ao continuarem a estudar Moisés 5, pensem nas várias vozes que procuram influenciá-los a cada dia.

Peça a um aluno que resuma brevemente o que Adão e Eva aprenderam em Moisés 5:5–11.

Peça a um aluno que leia Moisés 5:12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Adão e Eva fizeram depois de aprender mais a respeito do Plano de Salvação estabelecido pelo Pai Celestial e da Expiação de Jesus Cristo. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça a um aluno que leia Moisés 5:13–14 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem, além de Adão e Eva, procurou influenciar os filhos de Adão e Eva.

  • De acordo com o versículo 13, quem procurou influenciar os filhos de Adão e Eva?

  • O que Satanás lhes disse que fizessem?

  • O que aconteceu quando os filhos de Adão e Eva decidiram ouvir Satanás em vez de acreditar nas palavras dos pais?

Explique-lhes que carnais e sensuais se referem à preocupação com as coisas do mundo e com a satisfação dos desejos, apetites e prazeres físicos. Diabólico significa ser influenciado pelo diabo.

  • De acordo com o versículo 14, o que o Senhor convidou todos os filhos de Adão e Eva a fazerem?

  • Que princípio podemos aprender nesse versículo referente ao modo como o Senhor nos chama ao arrependimento? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: O Senhor nos chama ao arrependimento por meio dos sussurros do Espírito Santo. Escreva esse princípio no quadro.)

  • Como vocês sabem se o Espírito Santo os está inspirando a se arrependerem?

Peça aos alunos que ponderem em silêncio se já tiveram pensamentos ou sentimentos referentes a mudanças que o Senhor gostaria que eles fizessem em sua vida.

Peça a um aluno que leia Moisés 5:15 em voz alta. Peça à classe que procure o que acontecerá aos que decidirem acreditar no Senhor e se arrepender de seus pecados, e o que acontecerá aos que decidirem não acreditar nem se arrepender.

  • Que princípio podemos aprender no versículo 15 referente ao que acontecerá se decidirmos acreditar em Jesus Cristo e arrepender-nos de nossos pecados? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Se acreditarmos em Jesus Cristo e nos arrependermos de nossos pecados, seremos salvos.)

  • O que acontecerá se decidirmos não acreditar em Jesus Cristo nem nos arrepender de nossos pecados? (Nosso progresso espiritual será interrompido.)

Você pode sugerir que os alunos marquem nas escrituras as palavras que ensinam as verdades identificadas em Moisés 5:15. Preste testemunho de que o arrependimento é uma grande bênção que nos permite sentir o perdão e o amor do Senhor e que nos ajuda a preparar-nos para voltar à presença de nosso Pai Celestial.

Moisés 5:16–41

Caim conspira com Satanás e assassina Abel

Explique aos alunos que o restante de Moisés 5 fornece exemplos de pessoas que ouviram o Senhor e de outros que não ouviram e se recusaram a se arrepender de seus pecados.

Peça a um aluno que leia Moisés 5:16–17 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o nome de dois filhos de Adão e Eva e como esses filhos eram diferentes entre si. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Explique-lhes que dar ouvidos significa escutar atentamente. Quando verdadeiramente damos ouvidos ao Senhor, escutamos Seu conselho e obedecemos a Seus mandamentos. Peça a um aluno que leia Moisés 5:18–21. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a quem Caim deu ouvidos em lugar de Deus.

Você pode explicar que no versículo 21 a expressão “não atentou” significa que o Senhor não aceitou a oferta de Caim. Deus havia ordenado que Adão e Eva e seus filhos oferecessem sacrifícios de animais a fim de prepará-los para que entendessem o sacrifício e a Expiação de Jesus Cristo. Caim se rebelou contra o mandamento de Deus (ver Moisés 5:5) e decidiu oferecer seu próprio tipo de sacrifício.

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte explicação do Profeta Joseph Smith:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“O mundo não poderia receber a salvação sem a mediação de Jesus Cristo.

Pela fé nessa expiação ou plano de redenção, Abel ofereceu a Deus um sacrifício que foi aceito e que consistia nas primícias dos rebanhos. Caim ofereceu os frutos da terra e não foi aceito, porque não pôde fazê-lo com fé; ele não podia ter fé, ou seja, não podia exercer uma fé contrária ao plano do céu. (…) Como o sacrifício foi instituído como símbolo pelo qual o homem reconheceria o grande Sacrifício que Deus havia preparado, não era possível exercer fé no oferecimento de um sacrifício contrário a esse” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 51).

  • Por que o Senhor não aceitou o sacrifício de Caim? [As respostas podem incluir o seguinte: (1) Caim estava seguindo o conselho de Satanás, não o de Deus; (2) Caim amava mais a Satanás do que a Deus; (3) Caim havia se rebelado fazendo uma oferta que não simbolizava o sangue do sacrifício de Jesus Cristo (ele não usou um cordeiro macho, primogênito, sem defeitos nem manchas).]

Saliente em Moisés 5:21 que Satanás ficou contente quando a oferta de Caim foi rejeitada e Caim ficou zangado.

  • Por que vocês acham que Satanás ficou contente?

  • O que isso nos ensina sobre Satanás?

Para ajudar os alunos a adquirir experiência em procurar entender o conteúdo das escrituras e identificar princípios do evangelho, divida a classe em pequenos grupos de dois a quatro alunos. Entregue a cada grupo uma cópia do seguinte folheto. Peça aos alunos que trabalhem em grupo para estudar as escrituras e trocar ideias sobre as perguntas do folheto.

Folheto — Moisés 5:22–39

Imagem
folheto

Moisés 5:22–25 contém a advertência do Senhor a Caim em relação às consequências das escolhas dele. Leia a admoestação do Senhor no versículo 23. Você pode marcar a palavra se toda vez que ela aparecer nesse versículo.

Com base no que aprenderam no versículo 23, troquem ideias sobre como completariam o seguinte princípio e escrevam a resposta no espaço em branco:

Se dermos ouvidos às advertências do Senhor, .

Debatam a seguinte pergunta:

  • Como as advertências do Senhor demonstram Seu amor por nós?

Leiam Moisés 5:26 e identifiquem como Caim reagiu à advertência do Senhor. Em seguida, debatam a seguinte pergunta:

  • A seu ver, por que foi um erro Caim reagir dessa maneira à advertência do Senhor?

Depois de rejeitar a advertência do Senhor, Caim continuou a dar ouvidos a Satanás. Leiam Moisés 5:29–31 e observem o que Satanás ofereceu a Caim e como Caim reagiu a essa oferta.

Vocês podem marcar as seguintes frases nas escrituras: “para que teu pai não o saiba” (Moisés 5:29) e “todas essas coisas foram feitas em segredo” (Moisés 5:30).

Debata as seguintes perguntas:

  • O que Satanás ofereceu a Caim?

  • Como Caim reagiu à oferta de Satanás?

  • Por que vocês acham que a promessa de Satanás de manter os pecados de Caim em segredo agradou a Caim?

  • De que modo a maneira do Senhor de lidar com o pecado em Doutrina e Convênios 58:43 difere da maneira de Satanás em Moisés 5:30?

Moisés 5:32–37 explica que Caim assassinou seu irmão Abel e que o Senhor considerou Caim responsável por suas ações. Leiam Moisés 5:38–39 e identifiquem a resposta de Caim ao Senhor.

Nas escrituras, vocês podem marcar a seguinte frase da resposta de Caim que está no versículo 39: “essas coisas não se escondem do Senhor”.

No espaço a seguir, escrevam um princípio que podemos aprender em Moisés 5:39 sobre as consequências de dar ouvidos às tentações de Satanás: .

Depois que os alunos tiverem tido tempo suficiente para completar as instruções do folheto, convide alguns alunos a contar para a classe como completaram o princípio aprendido em Moisés 5:23. Escreva as respostas no quadro. À medida que os alunos relatarem os princípios que identificaram, saliente o seguinte: Se dermos ouvidos às advertências do Senhor, seremos aceitos por Ele. Se dermos ouvidos às advertências do Senhor, podemos evitar o pecado e suas consequências.

Peça aos alunos que relatem um princípio que identificaram em Moisés 5:39 e escreva as respostas no quadro. À medida que os alunos relatarem os princípios que identificaram, saliente o seguinte: Se dermos ouvidos às tentações de Satanás, o Senhor ficará sabendo de nossos pecados. Se dermos ouvidos às tentações de Satanás, acabaremos recebendo as consequências de nossos pecados.

Para ajudar os alunos a entender melhor esses princípios e sentir sua veracidade e importância, faça perguntas como estas:

  • Por que esses princípios são importantes para nós hoje em dia?

  • Quando foi que vocês testemunharam a veracidade de um desses princípios? (Avise aos alunos que eles não devem compartilhar experiências muito pessoais ou particulares.)

  • De que modo a crença nesses princípios influencia nossas ações?

Moisés 5:42–59

A iniquidade se espalha entre os descendentes de Adão e Eva

Resuma Moisés 5:42–54 e explique que alguns descendentes de Caim também escolheram a iniquidade e não deram ouvidos ao Senhor. Da mesma forma, eles sofreram as consequências de seus pecados. (Não especule sobre a marca ou maldição colocada sobre Caim ou sobre alguns de seus descendentes.)

Peça a um aluno que leia Moisés 5:55–59 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, prestando atenção no que o Pai Celestial fez e continua a fazer para convidar Seus filhos a se arrependerem e a se prepararem para voltar à presença de Deus.

Lembre aos alunos que todos os dias encontramos vozes ou influências que nos incentivam a fazer o bem e outras que nos levam à tentação ou ao pecado. Preste testemunho de que os princípios que os alunos identificaram nesta aula podem ajudá-los a decidir dar ouvidos às vozes e influências justas que vão abençoá-los. Convide os alunos a aplicar o que aprenderam e a colocar em prática todos os sussurros do Espírito Santo que tenham recebido durante a aula.

Comentários e Informações Históricas

Moisés 5:13. “Não creiam”

Satanás ordenou aos filhos de Adão e Eva que não acreditassem que eram filhos de Deus. O Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Ainda não foi revelado um ideal maior do que a verdade sublime de que somos filhos de Deus e diferimos, em virtude de nossa criação, de todos os demais seres vivos (ver Moisés 6:8–10, 22, 59).

Nenhuma ideia foi mais destrutiva para a felicidade, nenhuma filosofia provocou mais sofrimento, mais dano, nenhuma ideia fez mais para destruir a família do que a ideia de que não somos progênie de Deus, mas, sim, animais evoluídos, compelidos a ceder a todo desejo carnal” (“Nosso Ambiente Moral”, A Liahona, julho de 1992, p. 70).

Moisés 5:14. O Espírito Santo nos inspira a nos arrepender.

O Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que o Espírito Santo vai nos inspirar a nos arrepender:

“Há muitos níveis de dignidade e retidão pessoais; mas o arrependimento é uma bênção para todos nós. Cada um de nós precisa sentir os braços de misericórdia do Senhor por meio do perdão de nossos pecados. (…)

Alguns (…) precisam de ‘uma grande mudança em seu coração’ (Alma 5:12) para confrontar pecados graves. A ajuda de um líder do sacerdócio pode ser necessária. Para a maioria, o arrependimento é sereno e particular, uma busca diária da ajuda do Senhor para fazer as mudanças necessárias. (…)

Como decidimos o ponto em que devemos concentrar nosso arrependimento? (…) Sentiremos quais são as mudanças que precisamos fazer. O Senhor nos dirá em nossa mente e em nosso coração” (“Arrependendo-vos (…) para Que Eu Vos Cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 40).

Moisés 5:23. “E tu [Caim] reinarás sobre [Satanás]”

A declaração feita pelo Senhor em Moisés 5:23 indicando que Caim governaria sobre Satanás deve ser entendida no contexto do Plano de Salvação. O Profeta Joseph Smith ensinou:

“Todos os seres com corpos possuem domínio sobre os que não os têm. (…)

Os [espíritos] que vieram a este mundo receberam um tabernáculo, depois morreram, ressuscitaram (…) serão superiores aos espíritos que não receberam um corpo ou não guardaram seu primeiro estado, como o diabo” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 220–221).

Portanto, Caim, apesar de seus pecados e grande iniquidade (ver Moisés 5:31), no final vai governar Satanás (ou ter maior poder do que ele) porque Caim guardou seu primeiro estado na existência pré-mortal e recebeu um corpo físico, de acordo com o plano do Pai Celestial.

Moisés 5:36–41. A distinção entre a marca e a maldição postas em Caim

A marca posta em Caim não é o mesmo que a maldição que ele recebeu. Caim foi amaldiçoado devido a sua iniquidade. A maldição incluía ser “banido da presença do Senhor” (Moisés 5:41; ver Moisés 5:36–39, 41). A marca era o sinal ou lembrete da maldição, sendo usada para diferenciá-lo como alguém que havia sido amaldiçoado pelo Senhor. A marca foi colocada sobre Caim para que ninguém que o encontrasse o matasse (ver Moisés 5:39–40).