Seminário
Lição 127: Isaías 51–52


Lição 127

Isaías 51–52

Introdução

O Senhor convida Seu povo a consolar-se com Sua salvação, a despertar e libertar-se das correntes que o prendem. Isaías profetiza que o Senhor libertará Israel do cativeiro.

Sugestões Didáticas

Isaías 51:1–8

O Senhor diz a Israel que se console com a retidão e com a salvação que Ele proporciona

Escreva a seguinte afirmação no quadro: Às vezes, é difícil viver em retidão.

  • Você concorda ou discorda dessa afirmação? Por quê?

  • Citem alguns desafios que enfrentaram ou que viram outras pessoas enfrentarem ao tentarem viver em retidão.

Diga aos alunos que, em Isaías 51, lemos que, por meio de Isaías, o Senhor dirigiu-Se às pessoas que estavam tentando viver em retidão. Peça aos alunos que, ao estudar esses capítulos, procurem princípios que os ajudem a viver em retidão.

Peça a um aluno que leia Isaías 51:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor aconselha que as pessoas que tentam viver em retidão façam. Antes da leitura, lembre aos alunos que Isaías costumava repetir o mesmo conceito de diferentes formas, como acontece nos versículos 1 e 2.

  • O que o Senhor aconselhou que as pessoas que tentam viver em retidão façam?

Explique aos alunos que, ao dizer que olhassem para Abraão e Sara, o Senhor estava chamando os israelitas a lembrarem-se dos convênios que Ele fizera com Abraão e Sara e a guardarem-nos.

  • Que promessas o Senhor fez a Abraão e Sara, ou seja, que convênios fez com eles? (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Convênio Abraâmico”.)

Escreva este princípio incompleto no quadro: Se nos lembrarmos de nossos convênios e os guardarmos,…

Peça a um aluno que leia Isaías 51:3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o motivo por que o Senhor disse a Israel que se lembrasse dos convênios e os guardasse.

  • Que bênçãos o Senhor disse que concederia a quem se lembrasse dos convênios que Ele fizera com Abraão (e com o povo) e os guardasse? (Essas pessoas seriam abençoadas e consoladas.)

  • Com base no que aprenderam no versículo 3, como completariam o princípio começado no quadro? (Depois que os alunos responderem, complete a frase do quadro de forma a transmitir a seguinte verdade: Se nos lembrarmos de nossos convênios e os guardarmos, o Senhor nos abençoará e nos consolará.)

  • Que palavras o Senhor usou para descrever como consolaria Seu povo?

  • De que maneiras o Senhor já consolou vocês (ou algum conhecido seu) em épocas em que foram fiéis a Ele por meio do cumprimento dos convênios?

Para resumir Isaías 51:4–6, diga que o Senhor ensinou aos israelitas que poderiam encontrar consolo se fossem fiéis aos convênios feitos com Ele, pois Ele tem o poder de redimir e Sua retidão é eterna.

A fim de preparar os alunos para identificarem outro princípio, peça-lhes que pensem em uma ocasião em que ficaram receosos do que os outros pensariam deles por estarem tentando agir com retidão.

  • Como o medo de que outros zombassem de vocês ou do que eles pensariam de vocês afetou seu esforço para ser reto?

Peça a um aluno que leia Isaías 51:7–8 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a quem o Senhor disse que não temesse a zombaria nem a opinião alheia. Diga que as palavras opróbrio e injúrias se referem ao desprezo e à humilhação.

  • De acordo com o versículo 7, quem não deveria temer o que os outros dissessem ou fizessem a eles?

  • Que princípio podemos aprender com esse versículo? (O princípio citado pelos alunos deve assemelhar-se a este: Se tivermos a lei do Senhor no coração, não precisaremos ter medo de zombarias nem humilhações.)

  • Por que o Senhor disse que quem tivesse Sua lei no coração não precisava temer o que outras pessoas dissessem a seu respeito ou lhes fizessem? (Porque as bênçãos e a salvação que o Senhor concede aos justos duram para sempre, mas as pessoas que injuriam os justos não poderão atingi-los na eternidade.)

  • Citem algumas coisas que podemos fazer para permitir que o Senhor grave Sua lei em nosso coração. (Precisamos optar por amar as leis do Senhor e ter o desejo sincero de obedecer a elas. Temos que abrir nosso coração sinceramente à lei de Deus e viver o evangelho com real intenção.)

Isaías 51:9–52:6

O Senhor conclama Sião a despertar e libertar-se das correntes que a prendem

Mostre um relógio despertador ou um despertador de um celular.

  • Por que as pessoas usam despertadores?

Peça aos alunos que abram em Isaías 51:9 e reparem nas primeiras duas palavras. Diga-lhes que, em Isaías 51:9–10, Isaías escreveu que o povo do Senhor rogava a Ele que despertasse (ou seja, usasse Seu poder) para socorrê-lo e cumprir Suas promessas como fizera no passado.

Para resumir Isaías 51:11–23, diga que o Senhor esclareceu que era Seu povo que precisava despertar.

Peça a um aluno que leia Isaías 52:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse a Israel que fizesse para despertar de seu profundo sono espiritual.

  • O que o Senhor disse a Israel que fizesse para despertar do sono espiritual?

Sugere-se que você explique aos alunos que a ordem “veste-te das tuas roupas formosas”, dada a Sião (Isaías 52:1), significa que o povo deveria revestir-se de pureza e santidade. Significa, metaforicamente, despir-se dos pecados dos quais eram prisioneiros e vestir-se de retidão e da autoridade do sacerdócio (ver D&C 113:7–8).

  • O que a ordem “sacode-te do pó” (Isaías 52:2) significa? (Livrar-se da impureza do pecado e das influências do mundo.)

  • O que precisamos fazer para nos livrarmos dos efeitos de nossos pecados?

Explique aos alunos que o Senhor disse que as pessoas de Seu povo tinham figurativamente vendido a si mesmas ao se afastarem Dele e adotarem as iniquidades do mundo. Peça a um aluno que leia Isaías 52:3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Israel ganhou por se vender ao pecar.

  • O que Israel ganhou por pecar e afastar-se do Senhor? O que ganhamos quando pecamos? (Nada.)

  • Em sua opinião, o que a afirmação “sem dinheiro sereis resgatados” (Isaías 52:3) significa?

Diga que, apesar de não sermos resgatados do pecado por meio de dinheiro, no processo de retorno ao Senhor muitas vezes é preciso pagar um preço. É preciso que estejamos dispostos a ofertar-Lhe um coração quebrantado e um espírito contrito e que nos esforcemos muito para arrepender-nos.

  • Que princípio esses versículos ensinam quanto ao que temos de fazer para ser resgatados de nossos pecados? (Os alunos devem identificar um princípio semelhante ao seguinte: Se nos arrependermos e buscarmos o Senhor, Ele nos redimirá de nossos pecados.)

  • Como esse princípio pode consolar-nos quando pecamos?

Peça aos alunos que ponderem sobre os aspectos nos quais talvez estejam espiritualmente adormecidos e sobre o que podem ter que fazer para despertar, arrepender-se e voltar ao Senhor. Peça-lhes que façam a meta de fazer o que forem inspirados.

Isaías 52:7–15

Isaías profetiza que o Senhor libertaria Israel do cativeiro

Diga que antigamente, em tempos de guerra, as pessoas aguardavam ansiosamente as notícias do campo de batalha. Essas notícias eram trazidas por mensageiros que corriam a pé.

Imagem
mensageiro

Antigamente, mensageiros corriam levando notícias do campo de batalha.

  • Em sua opinião, como esses mensageiros eram recebidos quando traziam a notícia de que seu povo vencera a batalha e tudo estava em paz? Por quê?

Diga que, em Isaías 52:7–8, Isaías refere-se a esse tipo de mensageiro como metáfora de Jesus Cristo e Sua mensagem de salvação. A metáfora do mensageiro empregada por Isaías também é um símbolo das pessoas que transmitem a mensagem de paz e salvação contidas no evangelho e as alegres novas de que Jesus Cristo venceu a batalha contra o pecado e o mal.

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Isaías 52:7–8 e identifiquem o que é dito das pessoas que levavam a mensagem de salvação às outras pessoas. Diga que anunciar significa proclamar ou divulgar. Explique aos alunos que “atalaia” significa “vigia” ou “guarda”. As primeiras pessoas a anunciarem a mensagem de salvação e os “atalaias” citados no versículo 8 são os profetas.

  • Em sua opinião, em que sentido pode-se dizer que as pessoas que recebem a mensagem do evangelho consideram “formosos” os pés dos que lhes transmitem essa mensagem? (Essa é uma expressão do apreço que as pessoas que recebem a mensagem do evangelho sentem pelos que lhes transmitem essa mensagem que as enche de alegria e paz; ver também Mosias 15:15–18.)

Peça a um aluno que leia Isaías 52:9–10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que vão sentir as pessoas que receberem a mensagem do evangelho.

  • O que as pessoas que receberem a mensagem do evangelho vão sentir?

  • Quais princípios aprendemos nesses versículos relacionados a falar do evangelho a outras pessoas? (Os alunos podem identificar vários princípios diferentes, mas certifique-se que não falte a seguinte verdade: Quando transmitimos a mensagem do evangelho a outras pessoas, proporcionamos alegria a elas.)

Pergunte aos alunos de que meios dispomos hoje para anunciar o evangelho e levá-lo a nossos parentes e amigos. Anote as respostas no quadro. Talvez os alunos mencionem mensagens de texto, mídia social, prestar o testemunho pessoalmente e os cartões da amizade.

  • Em que ocasiões vocês já usaram um desses meios listados no quadro para falar do evangelho a outras pessoas? Como isso deu alegria a essas pessoas?

Peça aos alunos que anotem no caderno ou diário de estudo das escrituras o nome de pessoas a quem foram inspirados a falar do evangelho. Peça-lhes que façam a meta de falar do evangelho às pessoas da lista para que elas tenham alegria.

Lembre-lhes de que Isaías 51–52 é um registro das palavras de Isaías ao povo do convênio do Senhor, povo esse que estava espiritualmente adormecido. Isaías ensinou que eles precisavam acordar, ou seja, arrepender-se e achegar-se ao Senhor para serem redimidos de seus pecados. Peça a um aluno que leia Isaías 52:11–12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como esses versículos podem ajudar-nos a entender o que precisamos fazer para acordar, arrepender-nos e achegar-nos ao Senhor. Antes da leitura, diga que Babilônia simboliza a iniquidade do mundo.

  • De acordo com o versículo 11, o que precisamos fazer para purificar-nos e achegar-nos ao Senhor para sermos redimidos de nossos pecados?

  • De acordo com o versículo 12, que promessa é feita aos que se empenham em abandonar a iniquidade do mundo e purificar-se? (Talvez seja preciso esclarecer que a afirmação “o Deus de Israel será a vossa retaguarda” é uma referência ao fato de que Deus protege aqueles que se achegam a Ele.)

  • Por que essa promessa serviria para reconfortar alguém que queira abandonar uma vida de pecados?

Encerre prestando seu testemunho dos princípios abordados na lição de hoje.

Comentários e Informações Históricas

Isaías 51:17–23. Quais são os dois filhos que desmaiaram?

“Há séculos o povo do convênio do Senhor vem ‘[bebendo] da mão do Senhor o cálice do seu furor’ ou, em outras palavras, colhendo os resultados da sua recusa a atacar a palavra do Senhor, e, com isso, vem tendo de sorver até o sedimento desse cálice (Isaías 51:17). Os dias da tribulação ainda não terminaram para Israel. Na batalha do Armagedom, o povo judeu novamente enfrentará grande opressão e o juízo divino. (…)

O texto de 2 Néfi 8:19–20, tirado das placas de latão, sugere que os dois filhos [citados] podem ser as duas testemunhas mencionadas em Apocalipse 11:1–6, as quais impedirão os exércitos de derrotar os judeus (ver também D&C 77:15). (…)

Por meio desses dois servos de Deus e dos milagres que realizam, Deus removerá das mãos de Israel ‘o cálice do atordoamento, os sedimentos do cálice do [Seu] furor’, e promete que ‘nunca mais dele beberás’ (Isaías 51:22). Em contrapartida, o cálice do furor será dado aos que maltrataram e pisaram o povo do convênio do Senhor. Então será chegada a vez deles sofrerem (ver v. 23)” (ver O Velho Testamento, Manual do Aluno: I Reis a Malaquias, manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 195).

Isaías 52:1–2. Como esses versículos se aplicam aos últimos dias?

Qual o significado da ordem “veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas” (Isaías 52:1)? “A frase [‘veste-te das tuas roupas formosas’] refere-se, é claro, à santidade interior que precisa ser atingida por todos os membros que se autodenominam santos” (ver Ezra Taft Benson, “Fortalece Tuas Estacas”, A Liahona, agosto de 1991, p. 3). Em Doutrina e Convênios 113:7–10, o Profeta Joseph Smith ensinou que o mandamento contido em Isaías 52:1, de que Sião se vestisse da sua fortaleza, é o mandamento de que, nos últimos dias, as pessoas se revestissem da autoridade do sacerdócio para estabelecer Sião e redimir Israel. Além disso, Ele ensinou que, com a ordem “solta-te das cadeias de teu pescoço” (Isaías 52:2), o Senhor ordena aos dispersos de Israel que retornem a Ele.

Isaías 52:7–8. “O que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz”

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que quem verdadeiramente anuncia a paz e as boas novas é o Senhor Jesus Cristo, por meio do qual se opera a salvação:

“O Profeta Abinádi, do Livro de Mórmon, numa pequena variação da frase de Isaías, [deixou claro o seguinte]:

‘Oh! Quão belos são sobre os montes os pés do que anuncia boas novas, que é o fundador da paz, sim, o Senhor que redimiu o seu povo; sim, aquele que concedeu salvação a seu povo!’ (Mosias 15:18; grifo do autor).

Fundamentalmente, é Cristo Quem é belo sobre os montes. Sua misericordiosa promessa de ‘paz neste mundo’ e Suas boas novas de ‘vida eterna no mundo vindouro’ (D&C 59:23) fazem-nos cair a Seus pés, chamá-Lo Bem-Aventurado e dar graças pela restauração de Sua Igreja verdadeira e viva” (“As Coisas Pacíficas do Reino”, A Liahona, janeiro de 1997, p. 88).