Seminário
Lição 131: Isaías 59–66


Lição 131

Isaías 59–66

Introdução

Isaías ensinou aos israelitas que seus pecados os afastaram de Deus. Isaías faz profecias sobre os últimos dias, o papel do Messias prometido, a Segunda Vinda e o Milênio.

Sugestões Didáticas

Isaías 59

Isaías ensina que os pecados dos israelitas fizeram com que se afastassem de Deus

Leia esta situação: Uma moça tem uma entrevista com o bispo e confessa que quebrou a Palavra de Sabedoria diversas vezes. Ela conta que os pais não confiam mais nela, que foi expulsa de um clube da escola porque suas notas caíram demais e que não sente mais a influência do Espírito. Ela acrescenta: “Não sei por que Deus dificultou tanto a minha vida e me abandonou”.

Peça aos alunos que pensem no que poderiam dizer a essa moça.

Peça a um aluno que leia Isaías 59:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique um princípio que Isaías ensinou quanto ao efeito que os pecados dos israelitas tiveram sobre eles. Talvez seja preciso explicar que a afirmação “a mão do Senhor não está encolhida” significa que o poder do Senhor para salvar não diminuiu.

  • Que princípio Isaías ensinou sobre como o pecado afeta a relação das pessoas com Deus? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que fique bem claro que, quando pecamos, afastamo-nos de Deus.)

Peça a um voluntário que vá para a frente da classe. Escreva a palavra Deus no quadro e peça ao voluntário que fique de pé na frente dela. Diga-lhes que, nessa posição, o voluntário representa as pessoas que honram seus convênios e seguem a Deus.

Peça a um aluno que leia Isaías 59:3–4, 7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique os pecados que o povo cometera. Peça ao voluntário que vire as costas para o quadro e dê um passo à frente, afastando-se do quadro cada vez que um pecado for citado em resposta às próximas perguntas. O voluntário deve permanecer de pé e continuar a afastar-se passo a passo do quadro até os demais alunos descobrirem qual é o princípio desta parte da lição.

  • Que pecados as pessoas tinham cometido?

  • Em sua opinião, por que esses pecados afastariam as pessoas de Deus?

  • Quais desses pecados predominam em nossos dias?

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Isaías 59:8–10 e identifiquem os efeitos desse afastamento de Deus.

  • O que aconteceu com os israelitas por terem deixado que seus pecados os afastassem de Deus? (Sugere-se que você explique aos alunos que eles estavam apalpando ou tateando na escuridão à procura de alguma coisa que os guiasse, como uma parede.)

  • Por que o fato de estarmos afastados de Deus faria com que andássemos na escuridão ou que tateássemos e tropeçássemos como se não conseguíssemos ver?

Peça a um aluno que leia Isaías 59:11–13 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que as pessoas viriam a reconhecer a respeito dos efeitos de seus pecados.

  • Que efeitos de seus pecados os israelitas reconheceriam? (Estavam longe da salvação, seus pecados testemunhavam contra eles e, devido a seus pecados, desviaram-se de Deus. Chame a atenção dos alunos para a distância entre o voluntário e o quadro.)

Lembre-lhes a situação descrita no início da aula e pergunte:

  • Como o reconhecimento de que foi ela quem se afastou de Deus ao pecar poderia ajudar a moça da história?

Peça aos alunos que meditem e avaliem se sentem-se afastados de Deus e qual é a esperança para nós quando nos sentimos assim.

Peça a um aluno que leia Isaías 59:16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor viu que o povo precisava.

  • Do que o Senhor viu que Seu povo precisava? (De um intercessor.)

Explique aos alunos que “intercessor” é alguém que serve de intermediário para ajudar duas pessoas ou grupos a entrarem em um acordo. Quando pecamos, desequilibramos nosso relacionamento com Deus e é preciso que cumpramos certa penalidade para restaurar a harmonia e o equilíbrio desse relacionamento. Contudo, somos incapazes de arcar com essa penalidade sozinhos e precisamos que alguém interceda por nós para atender às exigências da justiça divina.

  • De acordo com versículo 16, quem se tornou esse intercessor? [O Senhor. Talvez seja preciso explicar que a afirmação “o seu próprio braço lhe trouxe a salvação” significa que o Senhor trouxe salvação ao homem (ver versículo 16).]

Peça a um aluno que se coloque entre o primeiro voluntário e o quadro. Peça-lhe que segure uma gravura representando Jesus Cristo (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 1, ver também LDS.org).

Imagem
Jesus Cristo

Para resumir Isaías 59:17–19, diga que Isaías falou de como o Senhor puniria Seus inimigos.

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Isaías 59:20 e identifiquem o título pelo qual Isaías se referiu ao Senhor. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Como vocês explicariam o papel do Senhor como nosso Redentor?

  • Que palavras de Isaías 59:20 ensinam o que precisamos fazer para permitir que o Senhor interceda por nós e nos redima? O que significa converter-se da transgressão?

Peça ao primeiro voluntário que torne a virar-se de frente para o quadro e a aproximar-se dele.

  • Como essas ações representam o arrependimento?

Peça ao mesmo voluntário que escreva este princípio incompleto no quadro: Se nos arrependermos de nossos pecados, … Depois, peça ao aluno que está segurando a figura do Salvador que complete o princípio no quadro, e então leia: Se nos arrependermos de nossos pecados, o Senhor intercederá por nós e nos redimirá. Agradeça a participação desses alunos e peça-lhes que voltem a sentar-se.

  • Em sua opinião, por que precisamos arrepender-nos para que o Senhor interceda por nós e nos redima?

Peça-lhes que respondam à seguinte pergunta no caderno ou diário de estudo das escrituras:

  • Se vocês pudessem expressar pessoalmente ao Salvador sua gratidão por Ele interceder por vocês e redimi-los, o que Lhe diriam?

Dê aos alunos que desejarem a oportunidade de ler ou dizer para a classe o que responderam. Peça aos alunos que meditem e avaliem se há alguma coisa da qual precisam arrepender-se. Incentive-os a começarem o processo de arrependimento.

Isaías 60–61

Profecia de Isaías quanto aos últimos dias e ao Messias

Para resumir Isaías 60, diga que Isaías profetizou os acontecimentos que ocorreriam nos últimos dias, bem como durante e depois do Milênio.

Diga que Isaías 61 trata da missão do Salvador. Você pode sugerir que os alunos anotem Lucas 4:16–21 nas próprias escrituras ao lado de Isaías 61:1–2. Essa passagem de Lucas contém a história de quando o Salvador leu Isaías 61:1–2 em Seu ministério mortal e declarou que a profecia contida nesses versículos se cumprira Nele.

Peça a um aluno que leia Isaías 61:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as diversas partes da missão do Salvador. Sugere-se que você saliente a frase “o Senhor me ungiu” e explique aos alunos que o título Messias significa “o ungido”, ou seja, Aquele a Quem Deus escolheu para liderar e libertar Seu povo.

  • Quais são algumas das “boas novas”, ou seja, boas notícias, que o Salvador anunciou e continua a anunciar?

  • Como o Salvador “[restaurou] os contritos de coração” em Seu ministério mortal? Como Ele continua a fazer o mesmo hoje?

  • Como o Salvador proporcionou “liberdade aos cativos” e “a abertura de prisão aos presos”? Qual a relação dessas afirmações com as pessoas que estão no mundo espiritual após a morte? (Ver D&C 138:11–12; 15–18, 29–31.)

Peça a um aluno que leia Isaías 61:2–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Salvador faz pelos tristes. Diga que as palavras “dia da vingança” se referem ao dia em que Deus punirá os iníquos e recompensará os justos.

  • O que o Senhor faz pelos tristes?

Para ajudar os alunos a entender o significado de “glória em vez de cinza” (Isaías 63:1), explique-lhes que os israelitas tinham o costume de cobrir a cabeça de cinzas quando se encontravam em profunda tristeza, como, por exemplo, em tempos de destruição, quando se viam arruinados ou desesperados e quando sofriam pela morte de alguém. Deus prometeu que substituiria as cinzas por “glória” (ou seja, por uma bela coroa ou ornamento para a cabeça) e que substituiria a tristeza por “gozo” (ou seja, alegria) e a angústia por “louvor”.

  • Com base em Isaías 61:1–3, como, em suas próprias palavras, vocês resumiriam a missão de Jesus Cristo como o Messias prometido? (Ainda que as respostas dos alunos variem, ajude-os a identificar um princípio semelhante a este: Em Sua missão como o Messias prometido, Jesus Cristo prega a esperança, cura, liberta e consola.)

  • Quais desses papéis do Salvador têm um significado especial para vocês? Por quê?

Para resumir o restante de Isaías 61, comente que Isaías disse que Sião seria edificada nos últimos dias. Disse também que o Senhor faria um convênio eterno com ele e com o povo e que os vestiria “de roupas de salvação” (Isaías 61:10).

Isaías 62–66

Profecia de Isaías quanto à Segunda Vinda do Salvador e ao Milênio

Diga que os capítulos finais do livro de Isaías contêm seus ensinamentos e suas profecias quanto à redenção do povo do Senhor nos últimos dias, à Segunda Vinda do Salvador e ao Milênio. Como exemplo de profecia quanto à Segunda Vinda, peça a um aluno que leia Isaías 63:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique qual será a cor das roupas que o Salvador usará quando voltar à Terra.

  • Qual será a cor das roupas do Salvador quando Ele voltar à Terra?

Diga aos alunos que a cor vermelha das roupas do Senhor representa o sangue dos iníquos que serão destruídos quando a justiça for derramada sobre eles na Segunda Vinda. Além disso, essa cor serve para lembrar os justos do sangue que Jesus derramou por eles (ver D&C 133:46–53).

Peça a um aluno que leia Isaías 64:1–2. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o povo do Senhor pedirá em oração nos últimos dias. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

Diga que o Milênio começará depois da Segunda Vinda. Peça a metade da classe que leia Isaías 65:17–20 em silêncio e à outra metade que faça o mesmo com Isaías 65:21–25. Peça-lhes que identifiquem como será a vida na Terra para o povo do Senhor durante o Milênio. (Sugere-se que você comente que, na Tradução de Joseph Smith, encontramos este esclarecimento de Isaías 65:20: “A criança não morrerá, mas chegará a cem anos”.)

  • Como vocês resumiriam a situação em que o povo do Senhor viverá no Milênio? (Os alunos devem identificar esta verdade: No Milênio, o povo do Senhor terá felicidade, paz e prosperidade.)

  • Citem algumas coisas que podemos fazer para ter felicidade, paz e prosperidade hoje.

Encerre prestando seu testemunho da bondade do Senhor em proporcionar felicidade, paz e prosperidade a Seu povo.

Comentários e Informações Históricas

Isaías 59:16. O Senhor É Nosso Intercessor

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou sobre o papel do Senhor como nosso intercessor:

“[Jesus Cristo] intercede pelo homem e advoga sua causa nas cortes celestes. (…) Na Expiação, Ele arcou com a penalidade dos pecados do homem para que, contanto que nos arrependêssemos, pudéssemos escapar das penas decretadas para a desobediência” (The Promised Messiah: The First Coming of Christ [O Messias Prometido: A Primeira Vinda], 1978, p. 329).

Isaías 60:19–22. “Nunca mais te servirá o sol para luz do dia”

O Élder Orson Pratt, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse que o Senhor se tornará a fonte de luz dos habitantes de Sião:

“Sião não precisará do Sol quando o Senhor estiver ali, pois a cidade inteira será iluminada pela glória de Sua presença. Quando todo o céu estiver iluminado pela presença de Sua glória, não precisaremos dos radiantes luminares do céu para dar-nos luz, pelo menos não na cidade de Sião. Ainda haverá multidões em outras partes, morando em outras cidades que ainda precisarão da luz do Sol e da Lua, mas não na grande capital onde o Senhor assentará um de Seus tronos (pois Ele não terá um trono apenas em Jerusalém; terá também um trono em Sião, como se lê em numerosas passagens da Bíblia). Portanto, quando Ele assentar Seu trono em Sião e iluminar-lhe as moradas com a glória de Sua presença, ali não mais será necessária a luz que vem dos resplandecentes luminares que cintilam no céu, pois a glória de Deus envolverá a todos” (“Discourse” [Discurso], Deseret News, 20 de março de 1972, p. 79).

Isaías 65:20, 22; 66:22. A Morte no Milênio

O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou como serão a vida e a morte no Milênio:

“Quando o Senhor vier reinar pessoalmente na Terra e todos os reinos sujeitarem-se a Ele e a Terra for renovada e voltar a receber sua glória paradisíaca, a morte será abolida (dentro do possível antes da ressurreição e antes do fim da mortalidade). Durante o Milênio, a Terra será transformada em uma ‘nova Terra’ com um novo céu, como afirmou Isaías. Deixará de ser uma Terra telestial e transformar-se-á em uma Terra terrestrial. As criancinhas não mais morrerão, mas viverão até se tornarem idosas e, então, a morte será a transição da mortalidade para a imortalidade, num piscar de olhos. Esse dia está às portas, ‘falando à maneira do Senhor’, e, depois, virá a hora da separação total entre iníquos e justos” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. I, pp. 232–233).