Seminário
Lição 133: Jeremias 7–16


Lição 133

Jeremias 7–16

Introdução

Deus ordena a Jeremias que fique na porta do templo e diga ao povo de Judá que se arrependa. Jeremias profetizou que eles sofreriam nas mãos de uma nação conquistadora, mas que chegaria o dia em que Israel seria reunida e se tornaria outra vez o povo do Senhor.

Sugestões Didáticas

Jeremias 7:1–16:13

Jeremias fica na porta do templo e chama o povo ao arrependimento

Forneça aos alunos cópias das seguintes frases ou escreva-as no quadro. Peça aos alunos que leiam cada frase com atenção e classifiquem a frase como verdadeira, mais ou menos verdadeira ou falsa. Peça-lhes que registrem as respostas em um pedaço de papel.

Se eu vou a Igreja, pago meu dízimo e faço batismo pelos mortos com a minha ala, estou pronto para a Segunda Vinda do Salvador.

Tomar o sacramento me purifica dos pecados automaticamente a cada semana.

Explique-lhes que você vai conversar sobre as respostas deles mais adiante na lição. Peça aos alunos que, ao estudar Jeremias 7–16, procurem princípios que possam ajudá-los a entender melhor essas frases.

Relembre aos alunos que Deus chamou Jeremias como profeta para advertir o povo de Judá de que, a menos que se arrependesse, seria conquistado por outra nação. Peça a um aluno que leia Jeremias 7:1–2 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique onde o Senhor disse que Jeremias deveria ficar para declarar a mensagem do Senhor.

  • Onde Jeremias deveria pregar?

Peça a um aluno que se levante e leia Jeremias 7:3–11 como se ele fosse Jeremias, transmitindo a mensagem do Senhor a uma multidão de pessoas na porta do templo. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse ao povo por meio de Jeremias.

  • Segundo o versículo 3, o que o Senhor disse àqueles que estavam vindo ao templo? O que significa “melhorai os vossos caminhos e as vossas obras”?

  • De acordo com os versículos 8–11, que pecados os judeus estavam cometendo?

  • Com base nas palavras do Senhor nos versículos 3–11, como vocês descreveriam a condição espiritual do povo, mesmo que eles estivessem vindo oferecer sacrifícios no templo?

Explique aos alunos que muitos dos judeus nos dias de Jeremias agiam como se a adoração no templo os tornasse justos, a despeito das outras coisas que fizessem.

  • De acordo com o versículo 7, o que o Senhor prometeu às pessoas se elas melhorassem os seus caminhos? (Elas poderiam permanecer na terra prometida.)

Resuma Jeremias 7:12–20, explicando aos alunos que o Senhor relembrou o povo de que o tabernáculo de Siló havia sido destruído e que o povo do reino do norte tinha sido levado cativo. O Senhor então alertou o povo que o templo em Jerusalém não protegeria o povo de Judá da destruição se eles não se arrependessem.

Peça a um aluno que leia Jeremias 7:21–23 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse que era mais importante do que os sacrifícios que o povo oferecia no templo.

  • O que é mais importante para o Senhor do que os sacrifícios? O que o Senhor prometeu ao povo se eles obedecessem a Sua voz e andassem em Seus caminhos?

  • Que princípios podemos aprender com as palavras do Senhor transmitidas por Jeremias ao povo na porta do templo? (Os alunos podem identificar princípios como os seguintes: As práticas religiosas e a adoração sozinhas não podem nos salvar se não guardarmos os mandamentos de Deus; se nos arrependermos e obedecermos à voz de Deus, Ele será nosso Deus e nós seremos Seu povo; se nos esforçarmos para andar em todos os caminhos de Deus, então tudo estará bem conosco. Você pode escrever as respostas dos alunos no quadro.)

  • Que perigo há em acreditar que podemos obedecer à voz do Senhor em algumas coisas e deliberadamente desobedecer em outras?

Recapitule as frases que os alunos avaliaram no início da aula.

  • O que vocês aprenderam que esclarece mais essas frases? (Ajude os alunos a entender que cada uma das frases pode ser parcialmente verdadeira. Em cada caso, a observância aparente de apenas alguns mandamentos não é suficiente. A salvação vem por meio da conversão interior ao evangelho de Jesus Cristo, da fé em Sua Expiação e do esforço sincero em obedecer a todos os Seus mandamentos.)

Anote as seguintes referências no quadro e peça aos alunos que leiam uma ou mais passagens de escritura de modo que todas sejam lidas. Peça aos alunos que procurem as várias maneiras pelas quais as pessoas escolhem desobedecer aos mandamentos de Deus.

Jeremias 7:24–26, 30–31

Jeremias 8:5–6, 12

Jeremias 9:3–6

Jeremias 11:9–10

Jeremias 12:10–11; Jeremias 13:27 (Explique a eles que o termo pastores nessa passagem se refere aos falsos profetas e que a frase “tome isso a sério” significa “prestem atenção” .)

Depois de um tempo suficiente, peça a alguns alunos que compartilhem o que aprenderam.

Escreva a seguinte frase incompleta no quadro: Se nos recusarmos a andar nos caminhos de Deus, então … Escreva as seguintes referências no quadro. Peça aos alunos que escolham uma das passagens e leiam-na silenciosamente, procurando as consequências que Jeremias profetizou que recairiam sobre o povo porque eles desobedeceram ao Senhor.

Jeremias 9:13–16

Jeremias 15:5–7 (Explique aos alunos que a frase “padejá-los-ei” significa que o Senhor os espalharia.)

Jeremias 16:13

Peça aos alunos que relatem o que encontrarem. Explique aos alunos que os resultados de nossos pecados nem sempre são materiais, mas o pecado sempre traz danos espirituais. Depois pergunte aos alunos como eles completariam a frase no quadro usando o que eles aprenderam nesses versículos. Use as respostas deles para completar o princípio do quadro. Uma maneira de completar o princípio é se nos recusarmos a andar nos caminhos de Deus, então traremos sérias consequências para nossa vida.

Para que os alunos possam identificar outro princípio em Jeremias 9, escreva no quadro as palavras sabedoria do mundo, força e riquezas. Peça-lhes que expliquem por que o povo pode amar e buscar essas coisas.

Peça a um aluno que leia Jeremias 9:23–24 em voz alta. Peça aos alunos que procurem no que o Senhor quer que Seu povo “se glorie” ou busque e valorize.

  • Em vez de sabedoria do mundo, força ou riquezas, em que o Senhor quer que Seu povo se glorie? (Entender e conhecer o Senhor e Seus atributos.)

  • Que verdade podemos aprender com esses versículos? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que eles identifiquem algo semelhante ao seguinte princípio: É mais valioso conhecer o Senhor e entender Seus atributos do que buscar os interesses mundanos.)

  • Por que vocês acham que é mais valioso conhecer o Senhor e entender Seus atributos do que buscar interesses mundanos?

Se possível, dê aos alunos uma cópia da seguinte declaração do Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça a um aluno que a leia em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as razões pelas quais Jesus Cristo é um grande tesouro.

Imagem
Élder Neal A. Maxwell

“Quanto mais conhecermos Jesus, mais O amaremos. Quanto mais conhecermos Jesus, mais confiaremos Nele. Quanto mais conhecermos Jesus, mais desejaremos ser como Ele e estar com Ele, tornando-nos o tipo de pessoa que Ele deseja que sejamos (ver 3 Néfi 27:27)” (“Lavrar com Esperança”, A Liahona, julho de 2001, p. 74).

Você pode salientar que o oposto também é verdadeiro: quanto menos conhecermos a Jesus, menos O amaremos, confiaremos Nele e desejaremos ser como Ele. As pessoas iníquas da época de Jeremias eram um exemplo nítido disso pois se recusavam a conhecer ao Senhor (ver Jeremias 9:3, 6).

  • De que maneira vocês estão procurando conhecer melhor o Salvador e entender Seus atributos?

Jeremias 16:14–21

Jeremias profetiza sobre a coligação da casa de Israel nos últimos dias

Mostre uma gravura de Moisés abrindo o Mar Vermelho ou descreva esses acontecimentos aos alunos.

Imagem
Moisés Abre o Mar Vermelho
  • Que pensamentos vocês poderiam ter tido se tivessem visto Moisés abrir o Mar Vermelho?

Peça a um aluno que leia Jeremias 16:14–15 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o acontecimento dos últimos dias que seria tão miraculoso quanto a libertação de Israel do Egito.

  • O que Jeremias profetizou que o Senhor faria nos últimos dias? [Você pode explicar aos alunos que trazer os filhos de Israel do norte e de outras terras significa que o Senhor vai reunir os descendentes de Israel, fazer com que conheçam o evangelho de Jesus Cristo e que se filiem à Sua Igreja. Jeremias também profetizou que nos últimos dias, os gentios procurariam conhecer a verdade sobre Deus e seriam coligados com os descendentes de Israel (ver Jeremias 16:19–21).]

Peça a um aluno que leia Jeremias 16:16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem o Senhor disse que Ele usaria para ajudar a coligar a casa de Israel.

  • Quem o Senhor disse que usaria para ajudar a coligar Israel? (Depois que os alunos responderem, escreva Pescadores e Caçadores no quadro.)

  • A quem vocês acham que as palavras pescadores e caçadores se referem? (Elas se referem àqueles que vão reunir Israel por meio do trabalho missionário. Ao realizarmos o trabalho missionário, essas palavras podem se referir a nós.)

Imagem
Detalhe de Cristo Chamando Pedro e André

Para ajudar os alunos a entender de que modo os missionários são como pescadores e caçadores, explique aos alunos como os pescadores usam as redes.

  • Que habilidades ou características os pescadores e caçadores precisam possuir para ter sucesso? (Escreva as respostas dos alunos a essas questões no quadro abaixo de Pescadores e Caçadores. À medida que os alunos responderem, você pode perguntar a eles por que as habilidades ou características que eles mencionaram são importantes.)

  • De que maneira as habilidades e características necessárias para pescar e caçar são semelhantes às habilidades e características que precisamos para ter sucesso no trabalho missionário?

Peça a um aluno que leia Jeremias 16:21 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o resultado desse grande trabalho missionário. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • Com essa profecia, o que podemos aprender sobre os nossos esforços para ajudar outras pessoas a conhecer ao Senhor? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte no quadro: Ao trabalharmos diligentemente para compartilhar o evangelho com outras pessoas, podemos ajudá-las a conhecer o poder do Deus vivo e verdadeiro.)

  • Quais são as maneiras mais eficazes que podemos buscar diligentemente para falar sobre o evangelho com outras pessoas?

Peça aos alunos que relatem experiências em que tenham compartilhado o evangelho com alguém. Você também pode contar uma experiência e prestar testemunho desse princípio.

Peça aos alunos que se esforcem diligentemente para compartilhar o evangelho e o testemunho do Salvador com outras pessoas.

Comentários e Informações Históricas

Jeremias 7:1–23. “Melhorai os vossos caminhos”

O Élder Donald L. Hallstrom, dos Setenta, ensinou que a adoração religiosa e as práticas sozinhas não podem nos salvar se não deixarmos que as ordenanças e os convênios do evangelho se tornem parte de nós:

“Alguns acham que a atividade na Igreja é a meta final. Há um perigo nisso. É possível alguém ser ativo na Igreja e menos ativo no evangelho. Deixem-me salientar um ponto: a atividade na Igreja é uma meta muito desejável, contudo é insuficiente. A atividade na Igreja é uma indicação externa de nosso desejo espiritual. Se frequentamos as reuniões, recebemos e cumprimos responsabilidades na Igreja e servimos ao próximo, isso é observado publicamente.

Em contrapartida, as coisas do evangelho geralmente são menos visíveis e mais difíceis de medir, mas são da maior importância eterna. Por exemplo: quanta fé temos realmente? Quão arrependidos estamos? Quão significativas são as ordenanças em nossa vida? Quão concentrados estamos em nossos convênios? (“Convertidos a Seu Evangelho por Intermédio de Sua Igreja”, A Liahona, maio de 2012, pp. 14–15).

Jeremias 8:20. “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”

O Senhor envia Seus servos para ajudar-nos a fazer as mudanças necessárias em nossa vida e nos arrependermos. Mas as escrituras têm nos ensinado que quando as pessoas decidem rejeitar totalmente o Senhor, elas se tornam “[maduras] para a destruição” (Alma 10:19; ver também 1 Néfi 22:16–17; Éter 2:8–10; D&C 1:12–14; D&C 97:22–24; D&C 133:50–51).

O Presidente Marion G. Romney, da Primeira Presidência, ensinou:

“Desde os dias de Adão, em cada dispensação do evangelho, o Senhor tem advertido os habitantes da Terra de que a contínua violação das leis de retidão, que Ele revelou, resultaria em destruição. (…)

‘E Deus disse a Noé: Chegou para mim o fim de toda carne, pois a Terra está cheia de violência e eis que farei desaparecer toda carne da Terra’ (Moisés 8:30).

E ele o fez. Noé e sua família foram os únicos sobreviventes.

O povo de Sodoma e Gomorra passou por um ciclo semelhante. Eles foram alertados, mas não deram atenção. Por causa de suas iniquidades ‘o Senhor fez chover enxofre e fogo’ (Gênesis 19:24). (…)

Jerusalém foi destruída e seus habitantes foram espalhados por toda a Terra por se recusarem a viver as leis de retidão de Deus. (…)

Nas Américas, duas grandes civilizações, os jareditas e os nefitas foram completamente destruídas por rejeitarem as leis de retidão que Deus revelara a eles.

Nas duas situações, o Senhor, por intermédio de Seus profetas, mostrou as iniquidades deles, advertiu-os e predisse a destruição deles caso não se arrependessem. Eles não se arrependeram. Consequentemente, foram totalmente destruídos.

Hoje em dia estamos nos aproximando de um ciclo muito semelhante. Temos sido alertados de que estamos amadurecendo em iniquidade e que seremos destruídos se não nos arrependermos. (…)

Há somente um meio de evitar essas calamidades iminentes e esse meio é o arrependimento” (“O Ciclo Trágico”, A Liahona, fevereiro de 1978, p. 17).

Jeremias 9:23–24; Jeremias 16:21. “O que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer”

A irmã Rosemary M. Wixom, presidente geral da Primária, explicou como podemos conhecer o Salvador:

“Passamos a conhecer o Salvador quando permitimos que Ele entre em nossa vida. Tornamo-nos mais desejosos de perdoar e mais dispostos a servir quando Ele faz parte de nossa vida. Quando nosso coração está aberto e receptivo, tornamo-nos mais semelhantes a Ele. É nesse momento que descobrimos que Ele esteve conosco o tempo todo. Sentimos paz. Nossas provações não são mais fardos, mas bênçãos, porque pavimentaram o caminho que nos conduziu até Ele. (…)

O processo de vir a conhecer por nós mesmos é muito pessoal. Podemos vivenciar esse ‘vir a conhecer’ muitas vezes em nossa vida. É o processo de lembrar-nos do que conhecíamos. Saibam disto: Vocês realmente O conhecem, e se tiverem dúvidas de que Ele os conhece, simplesmente perguntem. O hino da Primária ‘Oração de uma Criança’ começa assim: ‘Meu Pai Celeste, estás mesmo aí? Ouves e atendes da criança a oração?’ (Músicas para Crianças, pp. 6–7). Testifico que sim! Ele atende! O Senhor pode nos ensinar, se perguntarmos. Ajoelhem-se em oração e perguntem em voz alta: ‘Sou realmente Teu filho ou Tua filha? Tu me amas?’ Em seguida, escutem. Há algo que nos torna muito humildes no processo de perguntar. Perguntar é um ato de fé. (…)

Vindo a conhecer o Salvador ressuscitado, Jesus Cristo, passamos a saber que por meio de Sua Expiação, Ele vai aliviar toda dor. Ele proporciona alívio e consolo para todas as preocupações. Ele pode carregar nossos fardos e proporcionar paz a todo sentimento de incapacidade e todo desejo de mudar.

O Presidente Ezra Taft Benson disse: ‘Nada vai nos surpreender mais, quando passarmos para o outro lado do véu, do que nos dar conta de que conhecemos nosso Pai Celestial e ver como Seu rosto nos é familiar’ (“Jesus Christ—Gifts and Expectations” [Jesus Cristo: Dádivas e Expectativas], Devocional da Universidade Brigham Young, 10 de dezembro de 1974, p. 8; speeches.byu.edu). Nós O conhecemos!” (“Vir a Conhecer”, Serão do SEI para Jovens Adultos, 1º de maio de 2011; ChurchofJesusChrist.org/broadcasts).

Jeremias 16:16. Pescadores e Caçadores

O Élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou sobre uma experiência que ele teve ao visitar a África Ocidental e como ela se relaciona à missão que temos de compartilhar o evangelho:

“Viajamos para Gana, na África Ocidental. Lá a Igreja está crescendo rapidamente e tem um alicerce firme. (…)

À medida que o Sol estava se pondo, vimos uma grande multidão de aldeões. Jovens, velhos e de meia-idade todos estavam puxando uma grande rede para fora da água. Paramos e perguntamos o que estavam fazendo. Eles estavam puxando o peixe capturado naquele dia. Na rede havia peixes grandes e pequenos de muitos tipos. Cada morador colocou as mãos na rede para ajudar a puxá-la. Isso me fez pensar na coligação de Israel nos últimos dias, como mencionado em Jeremias. O Senhor disse: ‘Eis que mandarei muitos pescadores (…) os quais os pescarão’ (Jeremias 16:16).

Essa, irmãos e irmãs, é a missão de todos nós como membros da Igreja: colocar as mãos na rede e puxar os milhares de homens e mulheres que estão buscando a verdade” (“Recolher na Rede do Evangelho” A Liahona, janeiro de 1987, p. 60).