Come, Follow Me
8 a 14 de janeiro: “Eu Irei e Cumprirei.” 1 Néfi 1–5


“8 a 14 de janeiro: ‘Eu Irei e Cumprirei.’ 1 Néfi 1–5”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“8 a 14 de janeiro. 1 Néfi 1–5”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
A família de Leí a viajar pelo deserto

Traveling Near the Red Sea (Leí a Viajar Junto às Margens do Mar Vermelho), de Gary Smith

8 a 14 de janeiro: “Eu Irei e Cumprirei”

1 Néfi 1–5

O Livro de Mórmon começa com o relato de uma família de verdade a passar por dificuldades ‘de verdade’. Isto aconteceu no ano 600 a.C., mas alguns aspetos deste relato podem parecer familiares às famílias dos nossos dias. Esta família vivia num mundo de iniquidade, mas o Senhor prometeu-lhes que, se O seguissem, Ele iria conduzi-los a um lugar seguro. Ao longo do caminho, eles passaram por momentos bons e maus, grandes bênçãos e milagres, mas também tiveram discussões e contendas. Raramente encontramos nas Escrituras um relato tão pormenorizado de uma família a tentar viver o Evangelho: pais que se esforçam por inspirar a fé na sua família e se preocupam com a sua segurança, filhos que decidem se vão, ou não, acreditar nos pais e irmãos que lidam com o ciúme e a contenda — e que, por vezes, se perdoam uns aos outros. No geral, há algo de poderoso nos exemplos de fé desta família imperfeita.

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

1 Néfi 1–5

As palavras de Deus são de “grande valor” para mim.

Uma mensagem proeminente no Livro de Mórmon é a do “grande valor” da palavra de Deus (1 Néfi 5:21). À medida que lê 1 Néfi 1–5, procure identificar o modo como a família de Leí foi abençoada, direta ou indiretamente, pela palavra de Deus (pode, por exemplo, ver 1:11–15; 3:19–20; 5:10–22). O que ensinam estes capítulos sobre a palavra de Deus? O que encontrou aqui que o inspira a querer pesquisar as escrituras?

Ver também “Estudando as Escrituras”, Hinos, n.º 176; “O Legado das Escrituras” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

1 Néfi 2

Posso adquirir e fortalecer o meu testemunho ao voltar-me para o Senhor.

Néfi é conhecido pela sua grande fé no Senhor, mas ele teve que se esforçar para obter o seu testemunho — tal como todos nós. O que lê em 1 Néfi 2 que demonstra a forma como Néfi conseguiu obter um testemunho da veracidade das palavras do seu pai? Porque é que Lamã e Lemuel não conseguiram obter um testemunho? (Ver também 1 Néfi 15:2–11). Em que ocasiões já sentiu o Senhor a apaziguar o seu coração?

Ver também “O Senhor Ordena [à] Família de Leí que Saia de Jerusalém” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

1 Néfi 3–4

Imagem
Ícone do seminário
Deus vai preparar um caminho para que eu faça a Sua vontade.

Quando o Senhor ordenou aos filhos de Leí que obtivessem as placas de latão, Ele não lhes deu instruções específicas sobre como fazê-lo. Este é muitas vezes o caso com as orientações que recebemos de Deus, e pode parecer-nos que o que Ele nos pede é “uma coisa difícil” (1 Néfi 3:5). Ao ler 1 Néfi 3:7, 15–16, o que o inspira na resposta de Néfi às ordens do Senhor?

À medida que lê 1 Néfi 3–4, procure identificar as diversas dificuldades com que Néfi se deparou. Como é que o Senhor “[preparou] um caminho” para Néfi, de modo a que as “suas ordens [pudessem] ser cumpridas”? Porque é importante para si saber o que o Senhor fez por Néfi?

Uma maneira poderosa pela qual Deus nos preparou para guardar os Seus mandamentos foi enviar-nos Jesus Cristo para ser o nosso Salvador. Considere ler a mensagem do Presidente Dallin H. Oaks intitulada “O Que É Que o Nosso Salvador Fez Por Nós?” (Conferência Geral, abr. 2021). Como é que Jesus Cristo preparou um caminho para cada um de nós? Sabendo que Ele venceu todas as coisas por nós, o que se sente inspirado a “ir e a cumprir”?

Ver também “Néfi é Guiado pelo Espírito a Obter as Placas” (vídeo), Biblioteca do Evangelho; Tópicos do Evangelho: “Obediência”, Biblioteca do Evangelho.

Use histórias e exemplos para ensinar os princípios do evangelho. À medida que se prepara para ensinar, pense em experiências pessoais que podem adicionar uma segunda testemunha aos relatos das escrituras. Por exemplo, quando é que o Senhor já preparou um caminho para que fizesse a vontade Dele?

Imagem
Leí e Saria a saudar Néfi e os seus irmãos

Their Joy Was Full (A Sua Alegria era Completa), de Walter Rane

1 Néfi 4:1–3; 5:1–8

Lembrar-me das obras de Deus pode dar-me fé para obedecer aos Seus mandamentos.

Geralmente, quando Lamã e Lemuel sentiam vontade de murmurar ou reclamar, tinham Néfi e Leí ao seu lado para os inspirar e apoiar. Quando sentir vontade de murmurar, pode ser benéfico ler as palavras de Néfi e de Leí. Como é que Néfi e Leí tentavam ajudar outros a desenvolver fé em Deus? (ver 1 Néfi 4:1–3; 5:1–8; ver também 1 Néfi 7:6–21). O que aprendeu e que o pode ajudar quando é tentado a murmurar ou a reclamar?

1 Néfi 4:5–18

“E fui conduzido pelo Espírito.”

Em 1 Néfi 4:5–18, o que o impressiona mais em relação à capacidade de Néfi reconhecer e seguir o Espírito? Pode estudar a mensagem do Presidente Russell M. Nelson intitulada “Revelação para a Igreja, Revelação para [a] Nossa Vida” (Liahona, mai. 2018, pp. 93–96), para saber mais sobre como receber revelação do Senhor.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

1 Néfi 2:16

Eu posso ter o meu próprio testemunho.

  • Como é que Néfi sabia que os ensinamentos do seu pai eram verdadeiros? Ajude as crianças a encontrar a resposta a esta pergunta em 1 Néfi 2:16, 19. Elas também podem gostar de escrever as ações de Néfi em blocos ou outros objetos e depois construir algo com esses objetos. Isto pode levar a uma conversa sobre o modo como essas ações nos ajudam a desenvolver um testemunho.

  • Pode mostrar-lhes gravuras ou objetos que representem coisas das quais podemos obter um testemunho, como por exemplo: um exemplar do Livro de Mórmon ou uma gravura de Jesus Cristo, um templo ou o profeta vivo. Convide-as a escolher uma dessas coisas e a prestar testemunho dela. Também pode contar-lhes como foi que obteve o seu testemunho. Porque precisamos de ter o nosso próprio testemunho?

1 Néfi 3–4

Deus vai ajudar-me a guardar os Seus mandamentos.

  • Considere usar um, ou mais, dos seguintes recursos para ajudar as crianças a falar sobre o modo como Deus ajudou Néfi a obter as placas de latão: 1 Néfi 3–4; a página de atividades desta semana; “Néfi Era Valente” (Músicas para Crianças, pp. 64–65); e o “Capítulo 4: As Placas de Latão” (em Histórias do Livro de Mórmon, pp. 8–12).

  • Pode também gostar de encenar 1 Néfi 3:2–7 com as crianças. Talvez possa fingir que é Leí e pedir às crianças que regressem a Jerusalém para ir buscar as placas de latão. Convide-as a responder como se fossem Lamã e Lemuel, ou Néfi, mas usando as suas próprias palavras. Quais são algumas das coisas que Deus nos ordenou que fizéssemos? (ver gravuras 103–15 no Livro de Gravuras do Evangelho ou Mosias 18:8–10 para mais ideias). Como podemos ser como Néfi?

    Imagem
    A young man being baptized by another man. They are both Korean.

1 Néfi 3:19–21; 5:19–22

As escrituras são um grande tesouro.

  • As escrituras eram muito importantes para a família de Leí. Para ilustrar isto, pode pedir às crianças que o ajudem a contar ou a encenar o que Néfi e os seus irmãos fizeram para conseguir obter as placas de latão: eles viajaram uma longa distância, abdicaram do seu ouro e prata e esconderam-se numa caverna para se protegerem. Depois do que, pode ler 1 Néfi 5:21 e falar sobre o motivo das escrituras serem tão valiosas para a família de Leí. Porque é que estas são valiosas para nós? Como podemos tratar as escrituras como um tesouro?

Imagem
Néfi e a sua família a estudar as placas

Néfi e a sua família valorizavam as escrituras.

1 Néfi 4:6

O Espírito Santo há de guiar-me à medida que me esforço por fazer a vontade de Deus.

  • Depois de analisarem juntos, em 1 Néfi 3, o modo como Néfi e os seus irmãos procuraram obter as placas de latão, leia com as crianças 1 Néfi 4:6 para saber o que Néfi fez que lhe permitiu ser bem sucedido. Depois, as crianças podem fazer uma lista das coisas que Deus deseja que elas façam. Como é que o Espírito Santo nos pode ajudar nestas situações?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Néfi ao lado de um Labão bêbado

I Did Obey the Voice of the Spirit (Eu Obedeci à Voz do Espírito), de Walter Rane