Come, Follow Me
4 a 10 de março: “Regozijamo-nos em Cristo.” 2 Néfi 20–25


“4 a 10 de março: ‘Regozijamo-nos em Cristo.’ 2 Néfi 20–25”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“4 a 10 2 Néfi 20–25”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
uma família a estudar

4 a 10 de março: “Regozijamo-nos em Cristo”

2 Néfi 20–25

Os escritos de Isaías incluem fortes advertências, mas também oferecem esperança e alegria. Esta é uma das razões de Néfi os incluir no seu registo: “Escrevo algumas das palavras de Isaías”, disse ele, “para que aqueles (…) que virem [estas] palavras alegrem o coração e regozijem-se” (2 Néfi 11:8). De certa forma, o convite para ler as palavras de Isaías é um convite para nos regozijarmos. Pode deleitar-se, assim como Néfi, nas profecias de Isaías sobre a coligação de Israel, a vinda do Messias e a paz prometida aos justos. Pode regozijar-se por viver nos dias profetizados, quando o Senhor levantou “um estandarte para as nações e [está a reunir] os desterrados de Israel” (2 Néfi 21:12). Quando tiver sede de justiça, pode “com alegria [tirar] águas das fontes da salvação” (2 Néfi 22:3). Por outras palavras, pode “[regozijar-se] em Cristo” (2 Néfi 25:26).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

2 Néfi 21–22

Posso encontrar paz em Jesus Cristo.

Os filhos de Leí tinham problemas com a contenda. Esse problema agravou-se nas gerações futuras, levando a divisões, ao cativeiro, ao pesar e à destruição. E a contenda continua a ser um problema nos dias de hoje.

Tendo isto tudo em mente, pense nas profecias descritas em 2 Néfi 21–22. Considere o modo como o Salvador está a cumprir estas profecias. O que significa para si a profecia “morará o lobo com o cordeiro”? (2 Néfi 21:6). Pondere sobre aquilo que pode fazer para ser um pacificador.

Ver Dale G. Renlund, “A Paz de Cristo Elimina a Inimizade”, Conferência Geral, out. 2021.

2 Néfi 21:9–12

O Senhor está a coligar o Seu povo.

Néfi e a sua família foram testemunhas da dispersão de Israel (ver 2 Néfi 25:10). Nós, agora, podemos participar da coligação de Israel (ver 2 Néfi 21:12). À medida que lê 2 Néfi 21:9–12, pense no modo como pode ajudar a cumprir as profecias descritas nestes versículos.

Por exemplo, à medida que lê sobre o “estandarte” (bandeira) que será erguido para reunir o povo de Deus, pense na forma como tem visto Deus a reunir o Seu povo, tanto física como espiritualmente. O que atrai as pessoas para o Senhor e para a Sua Igreja?

O que se sente inspirado a fazer para ajudar a coligar o povo de Deus?

2 Néfi 23–24

O mundanismo da Babilónia irá cair.

O reino da Babilónia era uma grande ameaça política e militar para a antiga Israel. Mas, para o povo de Néfi — e para nós hoje em dia — a maior ameaça é o que a Babilónia representa: o mundanismo e o pecado. Considere o modo como as advertências em 2 Néfi 23–24 podem ter afetado as pessoas que temiam, admiravam ou confiavam na riqueza e no poder da Babilónia (ver, por exemplo, 23:6–9, 11, 19–22; 24:10–19). Quais são algumas coisas semelhantes que podemos temer, admirar ou confiar hoje em dia? Que mensagem sente que o Salvador tem para si nestes capítulos? Pense em como pode demonstrar que “[se exulta] com a (…) majestade [do Senhor]” (2 Néfi 23:3).

2 Néfi 25:19–29

Imagem
Ícone do seminário
“Falamos de Cristo (…) regozijamo-nos em Cristo.”

Néfi estava disposto a partilhar as suas crenças — especialmente o seu testemunho de Jesus Cristo. No seu estudo de 2 Néfi 25, pense no desejo de Néfi de “persuadir [os seus] filhos (…) a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus” (versículo 23). O que Néfi queria que as pessoas soubessem sobre o Salvador? (ver versículos 12–13, 16). Como tentou Néfi persuadir as pessoas a acreditar n’Ele? (Ver versículos 19–29). Repare nas passagens deste capítulo que o persuadem a acreditar e a seguir a Jesus Cristo.

Alguns podem não se sentir tão corajosos como Néfi era a falar de Cristo. Mas, talvez possa encontrar algo nos ensinamentos de Néfi em 2 Néfi 25:23–26 que o inspire a falar com outras pessoas mais abertamente sobre Ele. Por exemplo, a declaração de Néfi “Regozijamo-nos em Cristo” pode levá-lo a ponderar sobre como o Salvador lhe traz alegria — e como pode partilhar esta alegria com outros.

Na sua mensagem “Falamos de Cristo” (Conferência Geral, out. 2020), o Elder Neil L. Andersen sugere maneiras de podermos falar mais abertamente sobre Cristo em diversos cenários. Quais as sugestões dele que lhe chamam mais a atenção? Que oportunidades tem para falar de Cristo com outros?

O que se sente inspirado a contar a outros sobre Jesus Cristo? Se precisar de algumas ideias, pode procurar em “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos” (Biblioteca do Evangelho). Um hino como o “Creio em Cristo” (Hinos, n.º 66) pode dar-lhe mais ideias.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

2 Néfi 21:1–5

Jesus Cristo julgar-nos-á em retidão.

  • Para ajudar as crianças a visualizar estes versículos, procure encontrar uma árvore que tenha sido cortada ou um ramo que esteja a crescer a partir de uma árvore (ou use a gravura abaixo). Se o “ramo” em 2 Néfi 21:1 representa Jesus Cristo, o que é que os versículos 2–5 nos ensinam sobre Ele?

Imagem
pequena planta a crescer num tronco de uma árvore

2 Néfi 21:6–9

Jesus Cristo traz paz e alegria.

  • O que 2 Néfi 21:6–9 nos ensina que pode acontecer quando todos seguem o Salvador? (Ver também 4 Néfi 1:15–18). Como podemos fazer com que o nosso lar seja mais assim? As crianças talvez gostassem de ver fotografias dos animais mencionados nos versículos 6–7 — animais que normalmente são inimigos uns dos outros, mas que deixarão de atacar-se quando Jesus voltar (ver a página de atividades desta semana). As crianças também podem fazer desenhos delas mesmas e desses animais a viver pacificamente com Jesus.

2 Néfi 21:11–1222

O Senhor está a coligar o Seu povo.

  • Isaías disse que o Senhor iria levantar um “estandarte para as nações” para ajudar as pessoas a coligar-se com Ele (ver 2 Néfi 21:11–12). Ajude as crianças a perceber que um estandarte é como uma bandeira. Talvez elas gostassem de desenhar a sua própria bandeira. Elas podem incluir gravuras ou palavras que representem as razões que as levam a vir a Jesus Cristo e à Sua Igreja. Deixe-as falar sobre as suas bandeiras e ajude-as a pensar em como podem ajudar outros a “coligar-se” com Jesus Cristo.

  • Depois de lerem juntos 2 Néfi 22:4–5, pode falar com as crianças sobre algumas das “coisas grandiosas” que o Senhor já fez. Quais são alguns dos “feitos [do Senhor] entre [nós]” que podemos declarar? Para ajudar as crianças a pensar nesta pergunta, podem cantar juntos um hino sobre o Salvador, como por exemplo o hino “Creio em Cristo” (Hinos, n.º 66). Podem revezar-se a completar uma frase como esta: “Creio em Cristo; Ele.” Como podemos ajudar outros a saber o que o Salvador fez por nós?

2 Néfi 25:26

“Regozijamo-nos em Cristo.”

  • Como pode ajudar as crianças a “[regozijar-se] em Cristo”? Talvez possa contar uma história sobre Jesus Cristo a proporcionar alegria a outros, ou mostrar um vídeo, como por exemplo: “Jesus Cura um Homem Cego de Nascença” ou “Deixai Vir a Mim as Criancinhas” (Biblioteca do Evangelho). As crianças podem destacar os momentos alegres da história ou do vídeo. Depois, à medida que lerem juntos 2 Néfi 25:26, elas podem falar acerca do motivo de “[se regozijarem] em Cristo”.

Testifique de Cristo. Não presuma que a sua família sabe o que sente a respeito do Salvador. Diga-lhes o que sente e deixe que os seus sentimentos sobre o Salvador influenciem a maneira como interage com eles.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Missionários a ensinar uma família

I’ll Go Where You Want Me to Go (Aonde Mandares Irei), de Ramon Ely Garcia Rivas