Come, Follow Me
8 a 14 de abril: “O Senhor Trabalha Connosco.” Jacó 5–7


“8 a 14 de abril: ‘O Senhor Trabalha Connosco.’ Jacó 5–7”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“8 a 14 de abril: Jacó 5–7”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
homens a trabalhar num olival

Allegory of the Olive Tree (A Alegoria das Oliveiras), de Brad Teare

8 a 14 de abril: O Senhor Trabalha Connosco

Jacó 5–7

Há muitas e muitas pessoas que ainda não ouviram falar do evangelho de Jesus Cristo. Se já se sentiu sobrecarregado pela imensidade da tarefa de as trazer para a Igreja de Cristo, as palavras de Jacó sobre as oliveiras, em Jacó 5, são um lembrete tranquilizador: a vinha é do Senhor. Ele deu a cada um de nós uma pequena área onde podemos ajudar no Seu trabalho — a nossa família, o nosso círculo de amigos, a nossa esfera de influência. E, por vezes, a primeira pessoa que temos de trazer para a Igreja somos nós mesmos. Mas, nunca estamos sós neste trabalho, pois o Senhor da vinha trabalha com os Seus servos Jacó 5:72). Deus conhece e ama os Seus filhos e vai preparar um caminho para que, cada um deles ouça o Seu evangelho, mesmo aqueles que já O rejeitaram no passado (ver Jacó 4:15–18). E depois, quando o trabalho estiver terminado, todos os que tiverem sido “diligentes ao trabalhar [com Ele] na [Sua] vinha […] [regozijar-se-ão com Ele] por causa do fruto de [Sua] vinha” (Jacó 5:75).

Ver também “Jacó ensina sobre a coligação de Israel” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Jacó 5

Jesus Cristo é o Senhor da vinha.

Jacó 5 é uma história com significado simbólico. Esta descreve árvores, frutos e trabalhadores, mas, na realidade, refere-se às interações entre Deus e o Seu povo ao longo dos tempos. Ao ler esta história, pense no que alguns dos seus elementos podem simbolizar.

Por exemplo, se a vinha representa o mundo e a boa oliveira representa Israel (ou os que fizeram convénios com Deus; ver Jacó 5:3), o que será que as oliveiras bravas podem representar? O que será que o fruto bom e o fruto mau podem representar? Que outros símbolos consegue detetar?

Apesar de Jacó 5 ensinar sobre nações e séculos de história mundial, também está relacionado consigo e com a sua vida. Que mensagens encontrou para si mesmo em Jacó 5?

Talvez a mensagem mais importante de Jacó 5 seja acerca de Jesus Cristo. Foque-se n’Ele enquanto lê. O que aprendeu sobre Ele, por exemplo, nos versículos 40–41, 46–47?

Para mais perspetivas acerca de Jacó 5, veja o diagrama no fim deste esboço.

Jacó 5:61–75

Imagem
Ícone do seminário
O Senhor convida-me a trabalhar com Ele na Sua vinha.

Os “outros servos” (Jacó 5:70) que foram chamados para a vinha do Senhor incluem pessoas como nós. Que verdades pode encontrar em Jacó 5, especialmente nos versículos 61–62 e 70–75, acerca do trabalho na vinha do Senhor? O que já aprendeu sobre Ele ao ajudar no Seu trabalho?

Ao ler sobre a “última vez” em que o Senhor trabalha na Sua vinha, o que o inspira a servir ao Senhor “com todo o afinco”? (Jacó 5:71). Talvez possa pensar nalguma experiência pessoal em que sentiu alegria ao servir ao Senhor da vinha — por exemplo, ao partilhar o evangelho, servir no templo ou fortalecer outros. Pode também explorar os exemplos partilhados pelo Elder Gary E. Stevenson na sua mensagem “Simplesmente Lindo — Lindamente Simples” (Conferência Geral, out. 2021).

O Presidente Nelson ensinou: “Sempre que […] fazem alguma coisa para ajudar alguém — nos dois lados do véu — a fazer os convénios fundamentais com Deus e a receber as ordenanças essenciais do batismo e do templo, [estão] a ajudar na coligação de Israel. É tão simples quanto isto” (“Juventude da Promessa” [Devocional mundial para os jovens, 3 de junho, 2018], ChurchofJesusChrist.org). Considere fazer uma lista de ideias do que pode fazer para ajudar a coligar Israel. Dessa lista, o que sente que o Senhor gostaria que fizesse hoje na Sua vinha? Segundo o versículo 75, como é que o Senhor nos recompensa pelo nosso trabalho na Sua vinha?

Ver também “Israel, Jesus Te Chama”, Hinos, n.º 5; “Vinha de Oliveiras do Velho Testamento” (vídeo), Biblioteca do Evangelho; Tópicos do Evangelho, “Coligação de Israel”, “Convidar Todos a Receber o Evangelho de Jesus Cristo”, “Participar no Trabalho do Templo e História da Família”, Biblioteca do Evangelho.

Ensine doutrina. Certifiquem-se que os vossos debates se centram nas doutrinas básicas das escrituras. Podem fazê-lo, ao ler as escrituras juntos e, em seguida, falarem das verdades que encontraram, assim como das experiências que tiveram ao viver essas mesmas verdades.

Jacó 6:4–5

O Senhor lembra-se do Seu povo com amor e misericórdia.

Um dos significados da palavra apegar é aderir a algo com firmeza, proximidade e de forma inabalável. Como é que esta definição afeta o seu entendimento de Jacó 6:4–5? Na história da oliveira, de que forma é que o Senhor da vinha estendeu o seu “braço de misericórdia”? (ver, por exemplo, Jacó 5:47, 51, 60–61, 71–72). De que forma é que Ele tem feito o mesmo por si?

Jacó 7:1–23

Posso permanecer firme quando outros desafiarem a minha fé em Jesus Cristo.

A experiência dos nefitas com Serém repete-se muitas vezes hoje em dia: há pessoas que estão a tentar destruir a fé em Cristo. Como foi que Jacó reagiu quando a sua fé foi atacada? O que aprendeu com a sua reação? O que pode fazer, desde já, para se preparar para quando a sua fé no Salvador for desafiada?

Ver também Jeffrey R. Holland, “O Custo — e as Bênçãos — do Discipulado”, Liahona, mai. 2014, pp. 6–9; “Serém Nega a Cristo” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Jacó 5

O Senhor cuida do Seu povo.

  • Como pode partilhar a história das oliveiras de maneira a que as crianças a compreendam? Uma das maneiras é dar um passeio ao ar livre para ver as árvores e recapitular os aspetos principais da história. O que é que o Senhor da vinha fez pelas Suas árvores? Como podemos ser iguais aos trabalhadores da história e ajudar outros a sentir o amor do Salvador?

  • Jacó partilhou a história das oliveiras para convidar o seu povo a vir a Cristo. Esta pode fazer o mesmo pelas crianças. Talvez possa resumir a história com os seguintes versículos: Jacó 5:3–4, 28–29, 47 e 70–72 (ver também “Vinha de Oliveiras do Velho Testamento” [vídeo], Biblioteca do Evangelho). Leia, ou peça às crianças que leiam Jacó 5:11, 41, 47 e 72 e procurem coisas que demonstrem o quanto o Senhor da vinha (Jesus Cristo) se preocupava com as árvores. O que o Salvador faz para demonstrar que se importa connosco?

Jacó 6:4–5

O Pai Celestial ama-me e vai perdoar-me se eu me arrepender.

  • Jacó 6:4–5 tem uma mensagem importante para quando fazemos escolhas erradas. Talvez possa ajudar as crianças a encontrá-la. Que palavras nestes versículos nos dão esperança no amor redentor de Deus? A história do Elder Allen D. Haynie sobre ter ficado sujo num poço de lama, na sua mensagem intitulada “Lembrar-nos Daquele em Quem confiamos” (Liahona, nov. 2015, pp. 121–22), pode ajudar. O que esta história e Jacó 6:4–5 nos ensinam sobre o que devemos fazer para ser salvos no reino de Deus?

Jacó 7:1–23

Posso defender o que eu sei ser verdade.

  • Como pode inspirar as crianças a defender a verdade, tal como Jacó o fez? As crianças podem ver o vídeo “Capítulo 10: Jacó e Serém” (Biblioteca do Evangelho) e encenar a interação entre Jacó e Serém, usando Jacó 7:1–23 como um guião. Como é que Jacó defendeu o que sabia ser certo? Convide as crianças a partilhar experiências de quando defenderam o que era certo, e partilhe também uma experiência sua. Talvez elas também possam cantar uma canção que expresse uma coragem igual à de Jacó, como por exemplo o hino “Sê Fiel”, Músicas para Crianças, p. 81.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.