Come, Follow Me
2 a 8 de setembro: “Lembrai-vos do Senhor”. Helamã 7–12


“2 a 8 de setembro: ‘Lembrai-vos do Senhor’. Helamã 7–12”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“2 a 8 de setembro. Helamã 7–12”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Néfi a orar na torre do jardim

Ilustração de Néfi na Torre do Jardim, de Jerry Thompson

2 a 8 de setembro: “Lembrai-vos do Senhor”

Helamã 7–12

O pai de Néfi, Helamã, exortou diversas vezes os seus filhos com a expressão “lembrai-vos, lembrai-vos”. Ele queria que se lembrassem dos seus antepassados, que se lembrassem das palavras dos profetas e, acima de tudo, que se lembrassem do “nosso Redentor, que é Cristo” (ver Helamã 5:5–14). É evidente que Néfi se lembrou porque foi esta a mesma mensagem que declarou ao povo, anos mais tarde, de modo “infatigável” (Helamã 10:4). “Como pudestes vos esquecer [do] vosso Deus?”, perguntou ele (Helamã 7:20). Todos os esforços de Néfi ao pregar, orar, realizar milagres e pedir a Deus que enviasse fome, foram tentativas de ajudar o povo a voltar-se para Deus e a lembrar-se d’Ele. De muitas formas, esquecer-se de Deus é um problema ainda maior do que não O conhecer. E é fácil esquecê-Lo quando a nossa mente se distrai com as “coisas vãs deste mundo” e fica encoberta pelo pecado (Helamã 7:21; ver também Helamã 12:2). Porém, tal como demonstra o ministério de Néfi, nunca é tarde demais para nos lembrarmos e “[nos voltarmos] para o Senhor [nosso] Deus” (Helamã 7:17).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Helamã 7–11

Os profetas revelam a vontade de Deus ao povo.

Helamã 7–11 é um lugar particularmente bom para aprender sobre o que os profetas fazem. À medida que lê estes capítulos, preste atenção às ações, aos pensamentos e às interações de Néfi com o Senhor. Como o ministério de Néfi o ajuda a compreender o papel dos profetas? Eis aqui alguns exemplos. O que mais encontra?

Com base no que leu, como descreveria o que é um profeta e o que ele faz? Considere escrever uma breve definição. Então, veja o que acrescentaria à sua definição depois de ler o significado de “Profeta” no Guia para Estudo das Escrituras (Biblioteca do Evangelho) ou “Seguir o Profeta Vivo” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson, 2014, pp. 157–165).

Reparou como Néfi foi ousado em Helamã 7:11–29? Porque acha que, por vezes, os profetas precisam de falar com ousadia como fez Néfi? Considere procurar respostas na secção intitulada “Não Se Espantem” na mensagem do Elder Neil L. Andersen “O Profeta de Deus” (Liahona, mai. 2018, p. 26).

Tendo todas estas verdades em mente, pondere como o Senhor o tem abençoado através do ministério dos Seus profetas. O que lhe ensinou Ele recentemente através do nosso profeta vivo? O que está a fazer para ouvir e seguir a orientação do Senhor?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Profetas”, Biblioteca do Evangelho.

Helamã 9; 10:1, 12–15

A minha fé em Jesus Cristo não deve estar alicerçada apenas em sinais e milagres.

Se os sinais e milagres fossem suficientes para mudar o coração de uma pessoa, todos os nefitas teriam sido convertidos pelos extraordinários sinais dados por Néfi em Helamã 9. Mas isso não aconteceu. Observe as diversas formas pelas quais as pessoas reagiram ao milagre em Helamã 9–10. Por exemplo, pode comparar as respostas dos cinco homens e dos juízes supremos em Helamã 9:1–20 (ver também Helamã 9:39–41; 10:12–15). O que pode aprender com estas experiências sobre como edificar a sua fé em Jesus Cristo?

Ver também 3 Néfi 1:22; 2:1–2.

Helamã 10:1–12

O Senhor dá poder às pessoas que procuram conhecer a Sua vontade e se esforçam por guardar os Seus mandamentos.

Enquanto estuda Helamã 10:1–12, repare no que Néfi fez para ganhar a confiança do Senhor. Como demonstrou ele que procurava fazer a vontade do Senhor e não a sua própria? O que o inspira a fazer a experiência de Néfi?

Helamã 10:2–4

Ponderar sobre a palavra de Deus convida à revelação.

Quando se sentir oprimido, ansioso ou confuso, pode aprender uma lição importante com o exemplo de Néfi em Helamã 10:2–4. O que fez ele quando se sentiu “desanimado”? (versículo 3).

O Presidente Henry B. Eyring explicou: “Quando ponderamos, propiciamos a revelação do Espírito” (“Servir com [o] Espírito”, Liahona, nov. 2010, p. 60). Como pode criar o hábito de ponderar?

Helamã 12

O Senhor quer que me lembre d’Ele.

Como se lembra de informações importantes, como o aniversário de um familiar ou informações para um teste? Como é isto semelhante ao esforço necessário para “se [recordar] do Senhor”? (Helamã 12:5). E é diferente como?

Helamã 12 descreve várias razões que levam as pessoas a se esquecer do Senhor. Pode fazer uma lista e ponderar se estas o estão a desviar d’Ele. O que o ajuda a lembrar-se de Jesus Cristo? O que se sente inspirado a fazer com base no que aprendeu?

Ver também Doutrina e Convénios 20:77, 79; “Reverently and Meekly Now”, Hinos, n.º 185, apenas na versão em inglês.

Dê aulas práticas. O Salvador, muitas vezes, relacionava os princípios do evangelho com coisas do quotidiano com as quais as pessoas estavam familiarizadas. Ao aprender ou ensinar sobre Helamã 12:1–6, pode comparar a “[inconstância] […] dos homens” à forma como nos sentimos quando nos tentamos equilibrar numa perna. Como podemos permanecer espiritualmente constantes?

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Helamã 7:20–21

O Senhor quer que me lembre d’Ele.

  • Para iniciar uma conversa sobre lembrar-se do Senhor, pode contar às crianças uma ocasião em que se esqueceu de algo. Deixe-as partilhar experiências semelhantes que tenham vivido. Depois, podem ler juntos Helamã 7:20–21 e pergunte às crianças o que acham que significa esquecer-se de Deus. As crianças podem desenhar coisas que podem fazer-nos esquecer do Senhor e usar os desenhos para tapar uma gravura de Jesus. Em seguida, podem pensar no que fazer para se lembrar d’Ele. À medida que partilham os seus pensamentos, podem retirar os desenhos, um por um, até que a gravura do Salvador fique visível.

Helamã 8:13–23

Os profetas testificam de Jesus Cristo.

  • Ajude as crianças a procurar em Helamã 8:13–23 o nome de profetas que ensinaram sobre Jesus Cristo. Talvez possam fazer circular uma gravura de Jesus de cada vez que encontrarem uma. O que ensinou o nosso profeta vivo sobre o Salvador?

  • Também podem cantar uma música sobre profetas, tal como “Segue o Profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59). Talvez possam escolher uma frase-chave da canção e escrever uma palavra da frase em várias pegadas feitas de papel. Em seguida, pode colocar as pegadas no chão, de forma a conduzir a uma gravura do Salvador e as crianças podem seguir as pegadas em direção à gravura. Como seguir o profeta nos levou a Jesus Cristo?

Helamã 10:1–4

Ponderar as palavras de Deus convida à revelação.

  • Para ajudar as crianças a entender o que significa ponderar, podem ler juntos “Ponderar” no Guia para Estudo das Escrituras (Biblioteca do Evangelho). Existem outras palavras semelhantes a ponderar? Podem ler juntos Helamã 10:1–3 e substituir a palavra ponderar por essas outras palavras. Converse com as crianças sobre formas de incluir a parte de ponderar no estudo das escrituras.

Helamã 10:11–12

Obedecerei ao Pai Celestial.

  • Néfi obedeceu ao Pai Celestial mesmo quando isso significava fazer algo difícil. Para ver um exemplo disto, leia com as crianças Helamã 10:2, 11–12. As crianças podem encenar o que Néfi fez: caminhar em direção a um lado da sala (como se estivessem a ir para casa), parar, virar-se e caminhar em direção ao outro lado da sala (como se estivessem a voltar para ensinar as pessoas). Quais são algumas coisas que o Pai Celestial quer que façamos?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Seantum é descoberto como sendo o assassino

Através do dom da profecia, Néfi resolveu a questão do assassinato do juiz supremo.

© The Book of Mormon for Young Readers, Seantum—The Murderer Is Discovered (Seantum — O Assassino É Descoberto), de Briana Shawcroft; não pode ser copiado.