Come, Follow Me
8 a 14 de julho: “Eles ‘Nunca Apostataram’”. Alma 23–29


“8 a 14 de julho: ‘Eles “Nunca Apostataram”’. Alma 23–29”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“8 a 14 de julho Alma 23–29”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Anti-Néfi-Leítas a enterrar as suas armas

Anti-Nephi-Lehies Bury Their Weapons of War (Os Anti-Néfi-Leítas Enterram as Suas Armas de Guerra), de Jody Livingston

8 a 14 de julho: “Eles ‘Nunca Apostataram’”

Alma 23–29

Será que já se questionou se as pessoas podem realmente mudar? Talvez se preocupe se é capaz de superar escolhas erradas que fez ou maus hábitos que desenvolveu, ou pode ter preocupações semelhantes em relação aos entes queridos. Se este for o caso, a história dos anti-néfi-leítas pode ajudá-lo. Estas pessoas eram os inimigos mortais dos nefitas. Quando os filhos de Mosias decidiram pregar-lhes o evangelho, os nefitas “zombaram [deles]”. Matar os lamanitas parecia ser uma solução mais plausível do que convertê-los (ver Alma 26:23–25).

Mas os lamanitas mudaram através do poder de conversão de Jesus Cristo. Em tempos, foram conhecidos como um “povo selvagem, duro e feroz” (Alma 17:14), mas depois “[distinguiram-se pelo] seu zelo para com Deus” (Alma 27:27). De facto, eles “nunca apostataram” (Alma 23:6).

Talvez tenha de mudar alguns pensamentos ou ações, ou enterrar as suas “armas de […] rebelião” (Alma 23:7). Ou, então, pode ser que só precise de um pouco mais de zelo para com Deus. Sejam quais forem as mudanças que precise fazer, Alma 23–29 pode dar-lhe esperança de que é possível uma mudança duradoura através do poder expiatório de Jesus Cristo.

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Alma 23–25; 27

A minha conversão a Jesus Cristo e ao Seu evangelho vai mudar a minha vida.

Os lamanitas pareciam ser candidatos improváveis à conversão, mas muitos deles passaram por mudanças milagrosas por causa de Jesus Cristo. Estes lamanitas convertidos intitularam-se anti-néfi-leítas.

Ler Alma 23–25; 27 poderá inspirá-lo a ponderar sobre a sua própria conversão. Procure entender como os anti-néfi-leítas mudaram, como eles se converteram “ao Senhor” (Alma 23:6). Os seguintes versículos podem ajudá-lo a começar:

De que forma Jesus Cristo e o Seu evangelho o mudaram, a si? Quando é que se sentiu perto d’Ele? Como pode saber se está a converter-se a Jesus Cristo? O que está o Espírito a inspirá-lo a fazer a seguir?

Ver também David A. Bednar, “Convertidos ao Senhor”, Liahona, nov. 2012, p. 106; Dale G. Renlund, “Um Compromisso Inabalável com Jesus Cristo”, Conferência Geral, out. 2019; Tópicos do Evangelho: “Como Nos Tornar Semelhantes a Jesus Cristo”, Biblioteca do Evangelho.

Alma 24:7–19; 26:17–22

Deus perdoa-me quando me arrependo, porque é misericordioso.

A mudança que os anti-néfi-leítas vivenciaram foi mais do que uma mudança de comportamento — foi uma mudança de coração, nascida da fé em Jesus Cristo e do arrependimento sincero. Pode procurar uma verdade sobre o arrependimento em cada versículo de Alma 24:7–19. O que ensinam estes versículos sobre a misericórdia de Deus para com aqueles que se arrependem? Que verdades adicionais aprendeu em Alma 26:17–22?

Pondere como Deus mostrou a Sua misericórdia na sua vida. Como pode expressar-Lhe a sua gratidão?

Alma 26; 29

Partilhar o evangelho traz-me alegria.

A palavra alegria aparece 24 vezes em Alma 23–29, o que torna estes capítulos um bom lugar para aprender como receber alegria em viver e partilhar o evangelho do Salvador. Considere estudar Alma 26:12–22, 35–37 e 29:1–17, e procurar razões para que Amon, os filhos de Mosias e Alma se regozijassem. O que aprendeu com estas passagens que pode trazer mais alegria à sua vida?

O Elder Marcus B. Nash ensinou: “Partilhar o evangelho acende alegria e esperança nas almas, tanto de quem dá como de quem recebe. […] Partilhar o evangelho é alegria sobre alegria, esperança sobre esperança” (“Levantem a Vossa Luz”, Conferência Geral, out. 2021). Que experiências teve ao partilhar o evangelho com outras pessoas? Que desafios enfrenta ao procurar partilhar o evangelho? Como pode o Pai Celestial ajudá-lo a superar esses desafios?

Para obter instruções proféticas sobre como partilhar o evangelho e encontrar alegria em fazê-lo, considere estudar a mensagem do Presidente Dallin H. Oaks “[Partilhar] o Evangelho Restaurado” (Liahona, nov. 2016, p. 57). Que sugestões encontra na mensagem dele?

Ver também “A História da Família Bush”, “Sharing Your Beliefs” (apenas em inglês) e “[Partilhar] o Evangelho” (vídeos), Biblioteca do Evangelho.

Considere a hipótese de fazer uma lista das coisas que gostaria de partilhar com um amigo acerca do Livro de Mórmon. Procure partilhar o Livro de Mórmon com a aplicação do Livro de Mórmon.

Procure padrões e temas. Ao estudar as escrituras, podemos encontrar verdades preciosas ao procurar palavras, frases ou ideias repetidas. Essas ideias repetidas podem estar ligadas, ou como referências cruzadas, nas suas escrituras para que sejam mais fáceis de ver.

Alma 26:5–7

Posso encontrar abrigo em Jesus Cristo e no Seu evangelho.

Na época da colheita, geralmente reúnem-se os grãos em fardos chamados feixes e colocam-se em armazéns, às vezes chamados celeiros. Em Alma 26:5–7, pondere sobre o que os feixes, os celeiros e a tempestade podem representar na sua vida. Como pode encontrar abrigo em Jesus Cristo?

Ver também Russell M. Nelson, “O Templo e o Vosso Alicerce Espiritual”, Conferência Geral, out. 2021; David A. Bednar, “Ter Honrosamente um Nome e uma Posição”, Liahona, mai. 2009, p. 97; “Jesus Cristo É Meu Senhor,” Hinos, n.º 65.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens .

Ideias para Ensinar Crianças

Alma 24:6–24

O Senhor abençoa-me quando me esforço para cumprir as promessas que Lhe fiz.

  • Talvez as crianças gostem de enterrar as suas “armas” como os anti-néfi-leítas. Pode ler alguns versículos de Alma 24:6–24 para ensinar às crianças as promessas que os anti-néfi-leítas fizeram para seguir o Salvador. Em seguida, elas podem pensar em algo que vão mudar para segui-Lo, escrever na página de atividades desta semana e fazer de conta que estão a cavar um buraco e a enterrar a sua arma.

  • As crianças podem ler Alma 24:15–19 e procurar o que os anti-néfi-leítas fizeram “como um testemunho a […] Deus”. Depois, pode conversar com elas sobre como os nossos convénios podem ser um “testemunho a Deus” (versículo 18). Deixe as crianças falar sobre como irão demonstrar a Deus que querem segui-Lo. Cantar uma canção como “Eu Quero Viver o Evangelho” (Músicas para Crianças, p. 72) pode ajudar a inspirá-las.

Alma 24:7–10; 26:23–34; 27:27–30

Posso arrepender-me.

  • Para ajudar as crianças a ver como Jesus Cristo nos pode ajudar a mudar quando nos arrependemos, pode ensiná-las sobre os anti-néfi-leítas. Para fazer isto, pode rotular duas tigelas com “antes” e “depois”. Então, as crianças podem ler Alma 17:14–15 e 27:27–30, escrever como eram os lamanitas antes e depois de se arrependerem e colocar o que escreveram na tigela correta. De acordo com Alma 24:7–10, o que os ajudou a mudar? Como podemos demonstrar a nossa gratidão a Deus pela Sua misericórdia?

Alma 26; 29

Jesus Cristo traz-me alegria e posso partilhar esta alegria.

  • As crianças podem gostar de fazer desenhos de coisas do evangelho de Jesus Cristo que lhes tragam alegria. Partilhe o seu desenho com as crianças e incentive-as a partilhar os delas com alguém para ajudar essa pessoa a sentir alegria também.

  • Ajude as crianças a encontrar as palavras alegria e regozijo em Alma 2629. O que trouxe alegria a Amon e Alma ou os fez regozijar-se? Esta pergunta pode levar a um debate sobre a alegria que advém de viver ou partilhar o evangelho de Jesus Cristo.

Alma 27:20–30

Posso ajudar os meus amigos a viver o evangelho de Jesus Cristo.

  • As crianças podem ler Alma 27:22–23 e procurar o que os nefitas fizeram para ajudar os anti-néfi-leítas a cumprir a promessa de nunca mais lutar. Como podemos ajudar os nossos amigos a cumprir as suas promessas? As crianças podem encenar situações. Por exemplo, o que podemos dizer a um amigo que quer mentir ou ser mau?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo .

Imagem
os anti-néfi-leítas a enterrar as suas armas

Ilustração dos anti-néfi-leítas a enterrar as suas armas, de Dan Burr