Come, Follow Me
5 a 11 de fevereiro: “Livres para Escolher a Liberdade e a Vida Eterna por intermédio do Grande Mediador”. 2 Néfi 1–2


“5 a 11 de fevereiro: ‘Livres para Escolher a Liberdade e a Vida Eterna por intermédio do Grande Mediador’. 2 Néfi 1–2”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“5 a 11 de fevereiro. 2 Néfi 1–2”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023).

Imagem
Adão e Eva deixam o Jardim do Éden

Adam and Eve (Adão e Eva), de Douglas Fryer

5 a 11 de fevereiro: “Livres para Escolher a Liberdade e a Vida Eterna por intermédio do Grande Mediador”

2 Néfi 1–2

Se soubesse que a sua vida estava a chegar ao fim, quais seriam as últimas palavras que gostaria de partilhar com as pessoas que mais ama? Quando o profeta Leí sentiu que estava a chegar ao fim da sua vida, reuniu a sua família pela última vez. Partilhou com eles o que o Pai Celestial lhe tinha revelado. Prestou o seu testemunho do Messias. Ensinou verdades do evangelho que estimava àqueles que amava. Falou sobre liberdade, obediência, a Queda de Adão e Eva, a redenção por intermédio de Jesus Cristo e sobre alegria. Nem todos os filhos decidiram viver de acordo com o que ensinou — ninguém pode tomar estas decisões pelos seus entes queridos. Mas podemos ensinar e testificar do Redentor, que nos torna “livres para escolher a liberdade e a vida eterna” (ver 2 Néfi 2:26–27).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

2 Néfi 1:13–29

Posso despertar e levantar-me “do pó”.

Em 2 Néfi 1:13–29, repare nas palavras que Leí usou para descrever a condição espiritual de Lamã e Lemuel. O que o ajuda a despertar de um “profundo sono” espiritual? O que o ajuda a sacudir as “correntes” espirituais da sua vida? Pense sobre o testemunho de Leí no versículo 15 e no seu convite do versículo 23. Que mensagem tem o Pai Celestial para si nestes versículos?

Usar auxílios visuais. O uso de auxílios visuais ajuda os alunos a entender as verdades do evangelho e a lembrar-se delas por mais tempo. Ao preparar-se para ensinar com base neste esboço, pense nos auxílios visuais que pode utilizar. Por exemplo, talvez uma corrente de papel possa ajudar os alunos a entender as palavras de Leí em 2 Néfi 1:13 ou 2 Néfi 2:27.

2 Néfi 2

Imagem
ícone do seminário
Graças a Jesus Cristo, sou “livre para escolher a liberdade e a vida eterna”.

A família de Leí estava agora numa nova terra, repleta de novas possibilidades. As escolhas que fizessem, neste novo lugar, seriam importantes para garantir o seu sucesso e felicidade. Talvez seja por isso que Leí ensinou o seu filho Jacó sobre o arbítrio, ou seja, a capacidade de fazer escolhas, em 2 Néfi 2. Ao estudar os versículos 11–30, escreva possíveis respostas a estas perguntas:

  • Porque é o arbítrio tão importante para o Pai Celestial, apesar de algumas pessoas o usarem de forma prejudicial?

  • Como tenta o adversário enfraquecer ou destruir o seu arbítrio?

  • Como é que o Salvador o ajuda a “escolher a liberdade e a vida eterna” (versículo 27)?

Aqui está outra forma de aprender sobre o arbítrio em 2 Néfi 2: identifique coisas que são essenciais para termos o arbítrio e alcançarmos o nosso potencial divino. Por exemplo:

O que aconteceria ao nosso arbítrio se estivesse em falta uma ou mais destas coisas?

Cada uma das seis secções do Para a Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas contém “Convites” e “Bênçãos Prometidas”. Verifique uma ou mais destas secções e escolha uma bênção prometida que espera ter na sua vida. Que convite é preciso aceitar e agir em conformidade, para receber esta bênção? Pondere em partilhar com alguém as bênçãos que recebeu ao seguir estes convites.

Ver também Tópicos do Evangelho, “Arbítrio e Responsabilidade”, Biblioteca do Evangelho; “A Alma É Livre”, Hinos, n.º 149.

2 Néfi 2:1–4, 6–25

Deus pode transformar as minhas provações em bênçãos.

Leí sabia que o seu jovem filho Jacó tinha sofrido “aflições” e “muito pesar” durante a sua infância (2 Néfi 2:1). Acha que o testemunho de Leí em 2 Néfi 2:1–3, 6–25 foi valioso para Jacó? Porquê? Porque é valioso para si? Procure palavras e frases que sejam especialmente poderosas para si. Como consagrou Deus as nossas aflições para o nosso benefício? (Ver 2 Néfi 2:2).

Ver também Romanos 8:28; Dale G. Renlund, “A Injustiça Revoltante”, Conferência Geral, abr. 2021.

2 Néfi 2:15–29

A Queda e a Expiação de Jesus Cristo são partes essenciais do plano do Pai Celestial.

Muitas pessoas acreditam que a Queda foi só uma tragédia e que Eva e Adão cometeram um erro permanente quando decidiram comer o fruto. Em 2 Néfi 2:15–28, Leí ensina verdades adicionais sobre a Queda e sobre a redenção por intermédio de Cristo. Ao examinar estes versículos, faça uma lista de verdades sobre o que aconteceu no Jardim do Éden. Perguntas como estas podem ajudar:

  • Porque foi necessária a Queda?

  • Que papel desempenhou Jesus Cristo para vencer os efeitos da Queda?

  • Como a compreensão correta da Queda nos ajuda a entender melhor porque precisamos de Jesus Cristo?

Ver também Dallin H. Oaks, “O Grande Plano de Felicidade”, Liahona, nov. 1994, p. 78.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Imagem
Jesus Cristo

Let Not Your Heart Be Troubled (Não Se Turbe o Vosso Coração), de Howard Lyon

Ideias para Ensinar Crianças

2 Néfi 1:13, 15, 23

Jesus Cristo ajuda-me a vencer os efeitos do pecado.

  • Para ajudar as crianças a entender o convite de Leí para “sacudir as correntes” do pecado, talvez possam trabalhar juntos para fazer uma corrente com tiras de papel. Nas tiras, as crianças podem ajudar a escrever algumas coisas que Satanás nos tenta a fazer. Em seguida, à medida que leem juntos 2 Néfi 1:13, 15, 23, as crianças podem encenar algumas das frases nestes versículos, inclusive sacudir a corrente de papel. De que modo o pecado é como a uma corrente? Como nos ajuda Jesus a “sacudir as correntes” do pecado?

2 Néfi 1:20

Sou abençoado quando obedeço aos mandamentos de Deus.

  • Seria útil às crianças comparar os mandamentos de Deus a sapatos, chapéus, luvas ou outras coisas que nos protegem? Talvez possa deixá-las experimentar alguns itens enquanto explica como os mandamentos nos protegem. Depois, pode ler 2 Néfi 1:20 para salientar que “prosperamos” (somos abençoados ou protegidos) à medida que guardamos os mandamentos. Conte uma experiência pessoal na qual foi abençoado e protegido por guardar os mandamentos.

  • Para ilustrar a diferença entre prosperar e ser afastado de Deus (ver 2 Néfi 1:20), podem observar uma planta saudável e uma folha ou ramo que foi cortado da planta. Em seguida, as crianças podem rever as escolhas feitas por Néfi e pelos seus irmãos (ver 1 Néfi 2:11–16; 3:5–7; 18:9–11). Quais foram os resultados dessas escolhas? Que escolhas nos ajudam a permanecer ligados a Deus?

2 Néfi 2:11, 16, 27

Deus deu-me a liberdade de escolher.

  • Para ajudar as crianças a compreender o que Leí ensinou sobre opostos e escolhas, pode fazer um jogo no qual diz uma palavra (como luz) e as crianças dizem o oposto desta (trevas). Ajude-as a aprender a razão pela qual os opostos fazem parte do plano de Deus, ao lerem juntos 2 Néfi 2:11, 16. Depois, pode partilhar histórias de uma criança que é tentada a fazer uma escolha errada. As crianças podem partilhar qual seria o oposto da escolha errada e encenar.

  • Para aprender a diferença entre “liberdade” e “cativeiro” (2 Néfi 2:27), as crianças podem fazer desenhos de um animal numa gaiola e outro no seu ambiente natural. Qual dos animais é livre? Convide as crianças a apontar para a gravura correta quando ler a palavra “livres” em 2 Néfi 2:27. Testifique que Jesus Cristo liberta-nos.

  • Cantem juntos uma canção tal como “Faze o Bem, Escolhendo o que É Certo” (Hinos, n.º 148). O que nos ensina a canção sobre fazer escolhas?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
A família de Leí ajoelhada na praia

Lehi and His People Arrive in the New World (Leí e o Seu Povo Chegam ao Novo Mundo), de Clark Kelley Price