Come, Follow Me
29 de julho a 4 de agosto: “Confia em Deus para que Vivas.” Alma 36–38


“29 de julho a 4 de agosto: ‘Confia em Deus para que Vivas.’ Alma 36–38”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“29 de julho a 4 de agosto. Alma 36–38”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Mulher a orar

Woman (Mulher), de Jen Tolman, não pode ser copiado

29 de julho a 4 de agosto: “Confia em Deus para que Vivas”

Alma 36–38

Quando Alma viu a iniquidade que o cercava, sentiu-se profundamente abatido pela “tristeza”, “tribulações” e “angústias” (Alma 8:14). “A iniquidade deste povo contrista-me a alma”, disse ele dos zoramitas (Alma 31:30). Ele sentiu algo semelhante após regressar da sua missão entre os zoramitas — ele reparou que muitos dos nefitas “[começavam] a endurecer o coração e a sentir-se [ofendidos] devido à severidade da palavra”, e por isso “afligiu-se-lhe muito o coração” (Alma 35:15). O que fez Alma em relação ao que viu e sentiu? Ele não se deixou simplesmente abater pelo desânimo, nem se tornou cético em relação ao estado do mundo. Em vez disso, “[reuniu os] seus filhos” e ensinou-lhes “quanto às coisas que diziam respeito à retidão” (Alma 35:16). Ensinou-lhes que “não há outro caminho ou meio pelo qual o homem possa ser salvo, a não ser em Cristo e por intermédio dele. […] Eis que ele é a palavra da verdade e da retidão” (Alma 38:9).

Ideias para a ensinar no Lar e na Igreja

Alma 36; 38:5–6

Eu posso nascer de Deus

Poucos terão uma experiência tão dramática como a da conversão de Alma. Mas, todos devem “[nascer] de Deus”, embora isto, geralmente, ocorra de forma gradual (Alma 36:23; 38:6). À medida que lê Alma 36, pense no que significa nascer de Deus. Por exemplo, no processo de nascer de Deus, como se sente em relação ao pecado? E em relação a Jesus Cristo? De que forma nascer de Deus afeta o seu modo de agir em resposta aos seus próprios erros? Que outras mudanças ocorrem nas suas crenças e ações? Pondere sobre o modo como está a vivenciar estas mudanças.

Ver também Mosias 5:7; 27:25–26; Alma 5:14; 22:15; Helamã 3:35; “Alma, o Filho, é Convertido ao Senhor” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Alma 36:12–24; 38:8–9

Jesus Cristo substitui a tristeza pela alegria.

Por vezes, as pessoas têm medo de se arrepender porque veem o arrependimento como uma forma dolorosa de serem castigadas pelo pecado. O que acha que Alma diria a respeito disto? Para descobrir, pode comparar a vida de Alma antes dele se arrepender (ver Alma 36:6–17) com a sua descrição, dele mesmo, depois de se arrepender (ver versículos 18–27). De acordo com Alma 36:17–18, como foi que Alma recebeu este perdão?

Ver também Matthew S. Holland, “A Grandiosa Dádiva do Filho”, Conferência Geral, out. 2020.

Alma 37

As escrituras foram preservadas “para um sábio propósito”.

Considere o milagre e a bênção que é ter as escrituras disponíveis nos nossos dias! À medida que lê Alma 37, procure identificar as bênçãos que advêm das escrituras (ver, por exemplo, os versículos 7–10, 18–19, 44–45).

Em Alma 37:38–47, Alma comparou a “palavra de Cristo” à Liahona. Ao ponderar sobre esta comparação, reflita na maneira como tem vivenciado o milagre e o poder dos ensinamentos de Cristo “dia após dia” (Alma 37:40).

Ver também D. Todd Christofferson, “A bênção das escrituras”, Liahona, mai. 2010, pp. 32–35; “Estudando as escrituras”, Hinos, n.º 176; “Alma Testifica a Seu Filho Helamã” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Imagem
Mulher a ler as escrituras

As escrituras ensinam-nos como seguir a Deus

Alma 37:1–14

“É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.”

Por vezes, achamos que os nossos problemas são tão grandes e complicados que as soluções também devem ser grandes e complicadas. Mas, esta não é a “maneira do Senhor”. À medida que lê Alma 37:1–14, considere aquilo que o impressiona na forma como Ele realiza a Sua obra. Depois, pode ponderar e anotar as formas como já viu este princípio na sua vida.

Se fosse ensinar este princípio a alguém, que exemplos da natureza, ou do dia-a-dia, escolheria para o ilustrar? Pode encontrar alguns exemplos na mensagem do Presidente Dallin H. Oaks “Coisas Pequenas e Simples”, (Liahona, mai. 2018, pp. 89–92).

Quais são algumas das coisas pequenas e simples que o aproximam do Pai Celestial e de Jesus Cristo?

Muitas vezes, as nossas escolhas “pequenas e simples” fazem uma grande diferença na nossa vida. Considere escolher um tópico do Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas e fazer perguntas como estas: Como é que as minhas escolhas a este respeito me afetam a mim e às pessoas à minha volta? Que mudanças pequenas e simples posso eu fazer para gerar mais paz e felicidade?

Ver também Michael A. Dunn, “Um Por Cento Melhor”, Conferência Geral, out. 2021; Tópicos do Evangelho “Arbítrio”, Biblioteca do Evangelho.

Use coisas pequenas e simples. Como muitas outras coisas na vida, o ensino e a aprendizagem do evangelho podem ser feitos através de coisas pequenas e simples. Por exemplo, como poderia um pouco de sal ou fermento ser usado para ensinar o poder das coisas pequenas e simples? (Ver Mateus 5:13; 13:33).

Alma 37:35–37

“[Aconselhar-se] com o Senhor.”

Em Alma 37:35–37, procure identificar os convites de Alma ao seu filho Helamã. Qual destes convites se sente inspirado a aplicar na sua vida? Por exemplo, pode refletir sobre o que significa “aconselhar-se com o Senhor” (versículo 37). Como é que já tentou fazer isto? Como é que Ele já o orientou para o bem?

Alma 38

Partilhar o meu testemunho de Jesus Cristo fortalece as pessoas que eu amo.

As palavras de Alma ao seu filho Siblon são um bom exemplo de como podemos fortalecer e incentivar as pessoas que amamos a viver o evangelho. Estudar Alma 38 pode dar-lhe algumas ideias de como ajudar os seus amigos e familiares a encontrar força em Jesus Cristo. Anote o que descobrir.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Alma 36:6–24

O arrependimento traz-me alegria em Jesus Cristo.

  • Para ajudar as crianças a compreender que o arrependimento traz alegria, pode dar-lhes um pedaço de papel com um rosto feliz de um lado e um rosto triste do outro. Peça-lhes que prestem atenção enquanto lê, ou resume, Alma 36:13, 17–20 e que escolham um dos rostos para demonstrar como Alma se estava a sentir. As crianças mais velhas podem escrever palavras ou frases a descrever como ele se sentiu. O que é que deixou Alma triste e o que é que lhe trouxe alegria? Depois, pode contar-lhes acerca da alegria que sente quando se arrepende.

Alma 37:6–7

“É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.”

  • As crianças podem gostar de encontrar pequenos objetos que fazem “grandes coisas” acontecer. Objetos como uma pilha, a chave de um carro, ou até mesmo um brinquedo pelo qual tenham especial apego podem ser exemplos disto. Depois, podem ler juntos Alma 37:6–7 e pensar nalgumas coisas pequenas ou simples que Deus deseja que façamos. Que “grandes coisas” podem acontecer quando obedecemos a estes mandamentos pequenos ou simples?

  • As crianças também podem tentar algo do género: começar a encher um copo com água, uma gota de cada vez. Como é que isto se relaciona com Alma 37:6–7? Depois, pode falar sobre o modo como as “coisas pequenas e simples” do Senhor — tais como ler as escrituras diariamente — são como gotas de água num copo.

  • Ajude as crianças a pensar em formas de poder realizar “grandes coisas” em casa, na escola ou na igreja. A canção “O Riachinho Faz” (Músicas para Crianças, pp. 116–117) também ilustra este princípio.

Alma 37:38–47

As escrituras podem ajudar-me todos os dias.

  • Como pode ajudar as crianças a desenvolver amor pela palavra de Deus, tal como Alma fez por Helamã? Considere mostrar-lhes uma imagem da Liahona (tal como a que se encontra no Livro de Gravuras do Evangelho, n.º 68) ou convide-as a desenhar uma, enquanto partilham o que sabem sobre ela (ver Alma 37:38–47; 1 Néfi 16:10, 28–29). Como é que as escrituras são como uma Liahona?

    Imagem
    Liahona

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
um anjo aparece a Alma e aos filhos de Mosias

Angel Appears to Alma and the Sons of Mosiah (Um Anjo aparece a Alma e aos Filhos de Mosias), de Clark Kelley Price