Come, Follow Me
29 de abril a 5 de maio: “Uma Vigorosa Mudança.” Mosias 4–6


“29 de abril a 5 de maio: ‘Uma Vigorosa Mudança.’ Mosias 4–6”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“29 de abril a 5 de maio. Mosias 4–6”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
O Rei Benjamim a ensinar o seu povo

In the Service of Your God (A Serviço de Deus), de Walter Rane

29 de abril a 5 de maio: “Uma Vigorosa Mudança”

Mosias 4–6

Já alguma vez ouviu alguém a falar e sentiu-se inspirado a mudar a sua vida? Talvez tenha decidido, por causa daquilo que ouviu, viver de forma um pouco diferente, ou até mesmo muito diferente. O discurso do Rei Benjamim foi deste tipo e as verdades que ele ensinou tiveram este efeito naqueles que as escutaram. O Rei Benjamim partilhou com o seu povo o que um anjo lhe tinha ensinado — que bênçãos maravilhosas eram possíveis de ser alcançadas através do “sangue expiatório de Cristo” (Mosias 4:2). Em virtude da sua mensagem, eles mudaram a sua perspetiva deles próprios (ver Mosias 4:2), o Espírito mudou os seus desejos (ver Mosias 5:2) e fizeram convénio com Deus de que iriam sempre fazer a vontade d’Ele (ver Mosias 5:5). Este foi o efeito que as palavras do Rei Benjamim tiveram sobre o povo. Que efeito terão elas sobre si?

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Mosias 4

Através de Jesus Cristo, posso receber e conservar a remissão dos meus pecados.

Por vezes, mesmo quando já sentimos que fomos perdoados dos nossos pecados, podemos sentir dificuldade em manter esse sentimento e em permanecer no caminho da retidão. O Rei Benjamim ensinou o seu povo a receber e a conservar a remissão dos pecados. À medida que lê o capítulo 4 de Mosias, considere fazer perguntas como estas:

Versículos 1–8.Sob que condições é que Deus concede a remissão dos nossos pecados? O que aprendeu sobre Ele nestes versículos que o inspira a arrepender-se? Como pode saber que já se arrependeu?

Versículos 11–16.De acordos com estes versículos, o que acontece na sua vida se fizer as coisas descritas no versículo 11? De que forma já vivenciou — ou já viu algum conhecido seu vivenciar — estas mudanças? Compare estas mudanças com as que são descritas em Mosias 3:19.

Versículos 16–30.De que modo partilhar com outros aquilo que tem o pode ajudar a conservar a remissão dos seus pecados? Como pode aplicar o versículo 27 nos seus esforços de desenvolver atributos Cristãos?

Em que sentido é que somos todos mendigos? De acordo com estes versículos, como devemos tratar todos os filhos de Deus? (ver Mosias 4:26). Quem precisa da sua ajuda?

Ver também Becky Craven, “Fique com o Troco”, Conferência Geral, out. 2020.

Mosias 4:5–10

Imagem
Ícone do seminário
Eu acredito e confio em Deus.

O convite do Rei Benjamim para acreditar e confiar em Deus é tão importante nos nossos dias como o foi nos tempos antigos. À medida que lê Mosias 4:5–10, procure identificar verdades sobre Deus que lhe dão razões para confiar n’Ele. Repare nos convites feitos pelo Rei Benjamim no versículo 10. De que modo confiar em Deus tornaria mais fácil seguir o convite do Rei Benjamim?

Considere analisar algumas das seguintes escrituras adicionais para fazer uma lista dos atributos de Deus: Jeremias 32:17; 1 João 4:8; 2 Néfi 9:17; Alma 32:22; Mórmon 9:9; Éter 3:12; Doutrina e Convénios 19:1–3; 88:41 (ver também o vídeo “Atributos Cristãos”, Biblioteca do Evangelho). Pode usar a sua lista para encontrar as diversas formas de completar uma frase como esta: “Como eu sei que Deus é , posso confiar n’Ele para”.

A nossa confiança em Deus aumenta à medida que temos experiências com Ele. Em Mosias 4:1–3, o que ajudou o povo do Rei Benjamim a “conhecer a bondade de Deus”? (versículo 6). Pense nas experiências que tem tido com Deus. O que estas lhe ensinaram acerca d’Ele? Que medidas tem tomado (ou poderia tomar) para aprofundar a sua crença ou confiança em Deus?

Ver também Jeffrey R. Holland, “A Grandiosidade de Deus”, Liahona, nov. 2003, pp. 70–73; Tópicos do Evangelho “Deus, o Pai”, Biblioteca do Evangelho; “Eu Sei que Deus Vive”, Hinos, n.º 195.

Partilhar experiências sagradas. Algumas experiências são demasiado sagradas ou pessoais para serem partilhadas. Ao convidar outras pessoas a partilhar as suas experiências, não as pressione a partilhar se não o quiserem fazer.

Mosias 4:29–30

Devo tomar cuidado com os meus pensamentos, palavras e ações.

Deus não nos dá uma lista de todos os pecados possíveis. Em vez disso, de acordo com Mosias 4:29–30, o que faz Ele? Pondere no modo como os seus pensamentos, palavras e ações o afetam a si e a outros. Como é que estes afetam o seu relacionamento com Deus? Como é que “[toma] cuidado [consigo mesmo]”?

Mosias 5:1–5

O Espírito do Senhor pode realizar uma vigorosa mudança no meu coração.

É habitual as pessoas dizerem: “Não consigo mudar. Eu sou assim”. Em contraste, a experiência do povo do Rei Benjamim demonstra-nos como o Espírito do Senhor pode, verdadeiramente, mudar o nosso coração. À medida que lê Mosias 5:1–5, pense sobre como aconteceu — ou como pode acontecer na sua vida — a “vigorosa mudança” que leva à verdadeira conversão. Pense em mudanças subtis e graduais, assim como em experiências “vigorosas”. Como estas experiências o têm ajudado a enfrentar as tentações?

Ver também Ezequiel 36:26–27; Alma 5:14; “Mudança de Coração”, “O Povo do Rei Benjamim Faz Convénio com Deus” (vídeos), Biblioteca do Evangelho.

Imagem
Cristo cura uma mulher doente

Healing Hands (Mãos que Curam), de Adam Abram

Mosias 5:5–15

Eu tomo sobre mim o nome de Cristo quando faço convénios com Ele.

O que aprendeu com Mosias 5:7–9 acerca do significado de tomarmos sobre nós o nome de Cristo? O que ensinam as orações do sacramento (ver Moróni 4–5) acerca disto? Como pode demonstrar que “pertence” ao Salvador?

Ver D. Todd Christofferson, “Porquê o Caminho do Convénio”, Conferência Geral, abr. 2021.

Ideias para Ensinar Crianças

Mosias 4:1–3, 10

O arrependimento traz alegria.

  • Para ensinar sobre a alegria do arrependimento, talvez possa deixar que as crianças fiquem com as mãos pegajosas ou sujas e percebam como se sentem depois de as lavar. Em seguida, compare isto com o modo como o povo se sentiu em Mosias 4:1–3 antes e depois dos seus pecados lhes terem sido perdoados. Partilhe o seu testemunho do poder do Salvador de nos purificar espiritualmente.

  • Será que as crianças sabem como é que se podem arrepender total e sinceramente? Ajude-as a descobrir o que fez o povo do Rei Benjamim em Mosias 4:1–3, 10. Elas podem também rever “Arrepender-se, Arrependimento” no Guia das Escrituras. De que forma é que Jesus Cristo tornou possível o arrependimento?

Mosias 4:12–26

O evangelho de Jesus Cristo inspira-me a tratar os outros com amor e bondade.

  • Servir ao próximo faz-nos sentir bem. Talvez as crianças possam falar de alguma ocasião onde serviram ou demonstraram amor por alguém e como essa experiência as fez sentir. Quais são algumas das razões das pessoas não quererem ajudar outras? O que poderíamos dizer para convidar outros a ajudar os necessitados? Procure ideias em Mosias 4:16–26.

  • O Rei Benjamim ensinou que, quando vimos a Cristo e recebemos a remissão dos nossos pecados, ficamos “cheios do amor de Deus” (Mosias 4:12). Isto leva-nos a ser amorosos e bondosos e carinhosos com as outras pessoas. Juntamente com as crianças, pode pesquisar em Mosias 4:13–16, 26 (ou numa canção como o hino “Eu Andarei Contigo”, Músicas para Crianças, pp. 78–79) e identificar frases que descrevam como podemos servir ao próximo. Em seguida, elas podem encenar essas coisas, ou ilustrá-las em desenhos, e adivinhar as frases uns dos outros. Como podemos demonstrar amor e bondade em casa, na escola e na igreja?

Imagem
Menina a brincar com um bebé

Jesus Cristo ensinou-nos a ser bondosos com os outros.

Mosias 5:5–15

Quando eu faço convénios com Deus, tomo sobre mim o nome de Cristo.

  • As crianças podem gostar de criar crachás com o nome “Jesus Cristo” e usá-las na roupa sobre o “coração” (ver a página de atividades desta semana). Enquanto elas as fazem, pode ler-lhes Mosias 5:12 e explicar que quando fazemos convénios, ou promessas, com Deus, é como se tivéssemos o nome de Cristo “sempre (…) escrito [no nosso] coração”.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Cristo a alimentar uns passarinhos

In His Constant Care (No Seu Cuidado Constante), de Greg K. Olsen