Come, Follow Me
2 a 8 de dezembro: “A Fim de Mantê-los no Caminho Certo”. Moróni 1–6


“2 a 8 de dezembro: ‘A Fim de Mantê-los no Caminho Certo’. Moróni 1-6”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“2 a 8 de dezembro. Moróni 1-6”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Alma batiza pessoas nas águas de Mórmon

Minerva Teichert (1888–1976), Alma Baptizes in the Waters of Mormon (Alma Batiza nas Águas de Mórmon), 1949–1951, pintura a óleo em masonite, 91 x 122 cm. Museu de Arte da Universidade Brigham Young, 1969

2 a 8 de dezembro: “A Fim de Mantê-los no Caminho Certo”

Moróni 1–6

Depois de terminar o registo dos nefitas feito pelo seu pai e resumir o registo dos jareditas, Moróni pensou que o seu trabalho de manutenção dos registos estava concluído (ver Moróni 1:1). Que mais haveria a dizer sobre duas nações que tinham sido completamente destruídas? Contudo, Moróni viu os nossos tempos (ver Mórmon 8:35) e foi inspirado a escrever “mais algumas coisas que talvez sejam úteis […] em algum dia futuro” (Moróni 1:4). Ele sabia que uma apostasia generalizada estava para chegar, trazendo consigo confusão sobre as ordenanças do sacerdócio e sobre a religião em geral. Talvez seja por isso que deu detalhes esclarecedores sobre o sacramento, o batismo, conferir o dom do Espírito Santo e as bênçãos de reunir-se com irmãos da Igreja para “[manter uns aos outros] no caminho certo […], confiando somente nos méritos de Cristo, autor e aperfeiçoador [da nossa] fé” (Moróni 6:4). Ensinamentos preciosos como estes dão-nos motivo para sermos gratos por o Senhor ter preservado a vida de Moróni para que ele pudesse escrever “algumas coisas mais” (Moróni 1:4).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Moróni 1

Posso seguir a Jesus Cristo apesar da oposição.

Ao ler Moróni 1, o que o inspira na fidelidade de Moróni ao Senhor e ao seu chamado? Quais são algumas formas pelas quais uma pessoa pode “[negar] a Cristo”? (Moróni 1:2–3). Pense em como pode ser fiel a Jesus Cristo, mesmo quando enfrenta provações e oposição.

Moróni 2–6

As ordenanças do sacerdócio têm de ser administradas como o Senhor ordena.

Moróni estava a fugir para salvar a vida quando escreveu estes capítulos. Porque se daria ele ao trabalho de escrever sobre detalhes administrativos, como a forma de realizar ordenanças? Pondere sobre isto ao ler Moróni 2–6. Porque acha que estes detalhes são importantes para o Senhor? Aqui estão algumas perguntas que podem orientar o seu estudo:

Confirmação (Moróni 2; 6:4).O que ensinam as instruções do Salvador em Moróni 2:2 sobre a ordenança da confirmação? Como explicaria o que significa ser “moldados e purificados pelo poder do Espírito Santo”? (Moróni 6:4).

Ordenação ao sacerdócio (Moróni 3).O que encontra neste capítulo que poderia ajudar alguém a preparar-se para ser ordenado ao sacerdócio? O que encontra que ajudaria alguém a preparar-se para realizar uma ordenação?

Sacramento (Moróni 4–5; 6:6).O que pode fazer para tornar o sacramento o ponto espiritual mais alto da sua semana?

Batismo (Moróni 6:1–3).O que está a fazer para continuar a cumprir as qualificações para o batismo?

Imagem
rapariga a receber uma bênção

Jesus ensinou como as ordenanças devem ser realizadas

Com base no que aprendeu, como vai mudar a sua forma de pensar, de participar ou de preparar outras pessoas para estas ordenanças?

Ver também Doutrina e Convénios 84:20.

Dramatização. Uma ótima forma de se lembrar o que está a aprender, é explicá-lo a outras pessoas. Por exemplo, tente fazer dramatizações de cenários como este: uma amiga não tem a certeza se está pronta para ser batizada. Como utilizaria Moróni 6 para ajudá-la?

Moróni 4–5

Tomar o sacramento ajuda-me a aproximar de Jesus Cristo.

Provavelmente já ouviu as orações sacramentais muitas vezes, mas com que frequência pensa cuidadosamente sobre o significado das palavras? Pode tentar escrever as duas orações sacramentais a partir da sua memória. Então, compare o que escreveu com Moróni 4:3 e 5:2. Reparou nalguma coisa nestas orações que não tinha reparado antes?

Considere incluir um hino sacramental no seu estudo, tal como “Lembrando a Morte de Jesus” (Hinos, n.º 111).

Moróni 6:4–9

Imagem
ícone do seminário
Os discípulos de Jesus Cristo cuidam da alma uns dos outros.

A escolha de seguir a Cristo é individual, mas os nossos irmãos da Igreja podem ajudar a manter-nos “no caminho certo” (Moróni 6:4–5). O que os membros da Igreja da época de Moróni fizeram para se fortalecerem uns aos outros? Ao ler Moróni 6:4–9, pondere sobre as bênçãos que advêm de sermos “contados com o povo da igreja de Cristo” (Moróni 6:4).

Também pode pensar nas pessoas que frequentam a sua ala ou ramo. Há alguém que possa ter necessidade especial do seu amor — talvez alguém que seja novo na Igreja ou que tenha regressado recentemente? Como pode ajudar a tornar a experiência deles na Igreja, mais parecida com o que Moróni descreveu? (para mais ideias, ver os vídeos [O] Meu Caminho do Convénio ou “Fortalecer os Membros Novos”, Biblioteca do Evangelho). Pode encontrar inspiração na secção I da mensagem do Presidente Dallin H. Oaks “A Necessidade de uma Igreja” (Conferência Geral, out. 2021).

Ao ponderar o que significa ser “[nutrido] pela boa palavra de Deus” (Moróni 6:4), pode ser útil pensar sobre o alimento que precisa um rebento ou um bebé — e o que acontece se isso for negligenciado. Procure ideias em Moróni 6:4–9 sobre como pode ajudar a “nutrir” os outros espiritualmente. De que manmeira outros discípulos ajudaram a nutri-lo a si?

Não é óbvia para todos a importância de ser “[contado] com o povo da igreja de Cristo” e “[reunir-se] frequentemente” nas reuniões da Igreja. Como explicaria porque é grato por ser membro da Igreja de Jesus Cristo? (ver as outras secções da mensagem do Presidente Oaks “A Necessidade de uma Igreja”).

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Moróni 2–6

O Espírito Santo é um dom sagrado.

  • O Espírito Santo, ou o Espírito, é mencionado várias vezes em Moróni 2–6. Pode pedir às crianças que encontrem todos os versículos que O mencionam, leiam juntos esses versículos e façam uma lista do que aprenderam sobre o Espírito Santo. Também podem partilhar uns com os outros experiências de quando sentiram a influência do Espírito.

Moróni 4–5

Tomo o sacramento para mostrar que sempre me lembrarei de Jesus Cristo.

  • Ler as orações sacramentais com as crianças pode levar a um debate sobre como ter experiências mais significativas com o sacramento. Para elas, pode ser útil imaginar que um amigo vem à reunião sacramental pela primeira vez. Como explicaríamos ao amigo o que é o sacramento e porque é sagrado? Incentive as crianças a utilizar algo de Moróni 4 ou 5 nas suas explicações. As crianças mais novas podem usar a página de atividades desta semana ou o Livro de Gravuras do Evangelho, n.º 108.

    Imagem
    sacramento
  • Considerem cantar juntos uma música que ajude as crianças a pensar no Salvador (tal como “Com Amor, com Fervor”, Músicas para Crianças, p. 11). Também podem praticar como se sentar reverentemente durante o sacramento.

Moróni 6:1–3

Posso preparar-me para ser batizado.

  • Quem pode ser batizado? Ajude as crianças a encontrar respostas para esta pergunta em Moróni 6:1–3. O que significa ter um “coração quebrantado e um espírito contrito”? (Moróni 6:2). Como isto ajuda a preparar-nos para o batismo? Pode contar às crianças como se preparou para ser batizado.

Moróni 6:4–6, 9

Vamos à igreja para tomar o sacramento e apoiarmo-nos uns aos outros.

  • As crianças sabem porque gosta de ir à igreja? Ler Moróni 6:4–6, 9 pode dar-lhe a oportunidade de debaterem juntos algumas das coisas que fazemos na igreja. As crianças podem gostar de fazer desenhos de si próprias a fazer essas coisas (tais como orar, ensinar, cantar e tomar o sacramento).

  • Depois de lerem juntos Moróni 6:4, podem ver fotografias ou exemplos de alimentos nutritivos e comparar a nutrição do corpo com o sermos “nutridos pela boa palavra de Deus”. Também podem ver o vídeo “Crianças [a Partilhar] o Evangelho” (Biblioteca do Evangelho).

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Moróni escondido numa caverna

Moroni in the Cave (Moróni na Caverna), de Jorge Cocco