Come, Follow Me
18 a 24 de novembro: “Para que o Mal Seja Reprimido.” Éter 6–11


“18 a 24 de novembro: ‘Para que o Mal Seja Reprimido.’ Éter 6–11”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“18 a 24 de novembro. Éter 6–11”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
barcos jareditas no mar

I Will Bring You Up Again out of the Depths (Voltar-vos-ei a Tirar das Profundezas), de Jonathan Arthur Clarke

18 a 24 de novembro: “Para que o Mal Seja Reprimido”

Éter 6–11

Centenas de anos depois dos jareditas terem sido destruídos, os nefitas descobriram as ruínas da sua antiga civilização. Entre estas ruínas, encontrava-se um registo misterioso — placas de “ouro puro” que estavam “cobertas de gravações” e que os nefitas “tinham grande desejo” de ler (Mosias 8:9; 28:12). Hoje em dia, temos um resumo deste registo e é chamado de livro de Éter. Quando os nefitas o leram, “encheram-se de tristeza” ao ficar a saber da trágica queda dos jareditas. “Não obstante, proporcionou-lhes muitos conhecimentos, com os quais se regozijaram” (Mosias 28:18). No seu caso, também pode deparar-se com situações tristes neste livro. Contudo, também pode regozijar-se com este dom do conhecimento. Tal como Moróni escreveu: “É sabedoria de Deus que estas coisas vos sejam mostradas […] para que o mal seja reprimido e para que chegue o tempo em que Satanás já não tenha poder sobre o coração dos filhos dos homens” (Éter 8:2326).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Éter 6:1–12

O Senhor há de guiar-me durante a minha jornada pela mortalidade.

Pode obter conhecimento espiritual ao comparar a viajem dos jareditas pelo oceano com a sua jornada pela vida. Por exemplo, o que é que o Senhor providenciou e que ilumina o seu caminho tal como as pedras iluminavam os barcos dos jareditas? O que é que os barcos podiam representar, ou os ventos que “[sopravam] em direção à terra prometida”? (Éter 6:8). Que lições aprendeu com as ações dos jareditas antes, durante e depois da viagem? Como é que o Senhor o está a conduzir rumo à sua terra prometida?

“[Cantai] louvores ao Senhor.” Os jareditas expressaram a sua gratidão e amor a Deus através de cânticos e louvores (ver Éter 6:9). Pode procurar ou criar oportunidades de usar a música, e um testemunho sincero, para louvar a Deus no lar e na igreja. Por exemplo, pode ser adequado cantar um hino de louvor, como o hino “Corações, pois, exultai” (Hinos, n.º 39), ao estudar Éter 6:1–12.

Imagem
família jaredita dentro de um barco

Baby on Board (Bebé a Bordo), de Kendal Ray Johnson

Éter 6:5–18, 30; 9:28–35; 10:1–2

“[Andai] humildemente perante o Senhor.”

Embora o orgulho e a iniquidade pareçam dominar a história dos jareditas, também temos exemplos de humildade nestes capítulos, particularmente em Éter 6:5–18, 30; 9:28–35; e 10:1–2. Ponderar nas perguntas que se seguem pode ajudá-lo a aprender com estes exemplos: Porque é que estes jareditas se humilharam nestas situações? De que forma demonstraram a sua humildade? Como é que Deus os abençoou por causa disso? Pense no que pode fazer para “andar com humildade perante o Senhor” (Éter 6:17) de livre vontade, e não por ser compelido a ser humilde (ver Mosias 4:11–12; Alma 32:14–18).

Ver também Dale G. Renlund, “Pratique a Justiça, Ame a Benevolência e Caminhe Humildemente com Deus”, Conferência Geral, out. 2020.

Éter 7–11

Imagem
Ícone do seminário
Posso tornar-me num líder cristão.

Os capítulos 7–11 de Éter cobrem pelo menos 28 gerações. Embora só seja possível ter acesso a alguns detalhes, em tão pouco espaço, é rapidamente notório um padrão que emerge sobre as consequências de uma liderança justa e as de uma liderança iníqua. O que aprendeu sobre liderança — negativa e positiva — nos exemplos dos reis da lista que se segue?

O Elder Dieter F. Uchtdorf partilhou conselhos úteis sobre liderança na sua mensagem “O Maior dentre Vós” (Liahona, mai. 2017, pp. 78–81). Considere estudar esta mensagem — especialmente as histórias que ele conta — e procure identificar princípios ou padrões de liderança cristã. Quando é que já viu estes princípios ou padrões a ser demonstrados pelas pessoas que ocupam posições de liderança?

À medida que pondera sobre o que aprendeu, pense nas oportunidades que tem de liderar ou influenciar as pessoas no seu lar, na comunidade, no seu chamado da Igreja e assim por diante. Como pode desenvolver qualidades de liderança cristã mesmo sem ter um chamado de liderança específico?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Servir nos chamados da Igreja”, Biblioteca do Evangelho; “Princípios de liderança na Igreja”, Manual Geral: Servir n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 4.2 (ChurchofJesusChrist.org).

Éter 8:7–26

O Senhor não trabalha nas trevas.

Quando as pessoas conspiram manter em segredo os seus atos iníquos, estão envolvidas numa combinação secreta. Para além das combinações secretas descritas em Éter 8:7–18, outros exemplos podem ser encontrados em Helamã 1:9–12; 2:2–11; 6:16–30; Moisés 5:29–33. Considere contrastar estes versículos com 2 Néfi 26:22–24, em que Néfi descreve como o Senhor realiza o Seu trabalho. Por que razão acha que Moróni foi ordenado a escrever o que ele fez a respeito das combinações secretas?

O que aprendeu com o livro de Éter e que pode ajudá-lo a obter as bênçãos descritas em Éter 8:26?

Ideias para Ensinar Crianças

Éter 6:1–12

Posso confiar no Pai Celestial para me confortar quando me sinto com medo.

  • Todas as pessoas têm dias difíceis — até mesmo as crianças pequenas. Talvez possa ajudar as crianças a encontrar palavras e frases em Éter 6:1–12 que demonstrem como os jareditas confiaram em Deus nos dias muito difíceis e assustadores. Considerem partilhar, uns com os outros, experiências de quando Deus vos ajudou em momentos difíceis da vossa vida.

Éter 6:9, 12, 30; 7:27; 10:2

Lembrarmo-nos do que o Senhor já fez traz gratidão e paz.

  • Depois de chegarem em segurança à terra prometida, os jareditas estavam tão agradecidos que “verteram lágrimas de alegria” (Éter 6:12). Pode inspirar as crianças a sentir gratidão pelas bênçãos de Deus, ajudando-as a encontrar frases em Éter 6:9, 12 que demonstrem como os jareditas expressaram a sua gratidão a Deus. Elas podem gostar de cantar — assim como os jareditas — uma canção que expresse gratidão, algo como o hino “[O] Meu Pai Celestial me Tem Afeição” (Músicas para Crianças, p. 16). Peça às crianças que contem algumas das coisas pelas quais se sentem gratas.

  • Talvez as crianças possam ler Éter 6:30; 7:27; e 10:2 e descobrir do que é que esses reis justos se lembraram. De que forma isso afetou o modo como eles lideravam o seu povo? Juntamente com as crianças, debata acerca de como nos podemos lembrar do que Deus já fez por vós. Por exemplo, talvez elas possam escrever ou desenhar algo sobre este tema. Pode sugerir que adquiram o hábito de regularmente anotar por escrito as bênçãos que elas repararem vir de Deus (ver “Oh, Lembrai-Vos, Lembrai-Vos” [vídeo], Biblioteca do Evangelho).

Éter 7:24–27

Sou abençoado quando sigo o profeta de Deus.

  • Juntamente com as crianças, pode encenar algumas das coisas que o profeta nos ensinou a fazer. Pode até transformar isso num jogo onde se tem de adivinhar o que os gestos representam. Isto pode preparar as crianças para um debate acerca da importância de seguir o profeta de Deus. Depois, podem ler Éter 7:24–27 para descobrir o que aconteceu quando o povo obedeceu ao profeta de Deus. Como é que somos abençoados por seguir o profeta hoje em dia?

Éter 9:28–35; 11:5–8

O Senhor é misericordioso quando me arrependo.

  • Identificar padrões é uma competência útil para o estudo das escrituras. O livro de Éter contém um padrão repetido que enfatiza a misericórdia do Senhor. Para ajudar as crianças a encontrar este padrão, convide-as a ler Éter 9:28–35 e Éter 11:5–8 e a identificar as semelhanças entre os dois relatos. O que é que aprendemos com estas histórias? Talvez elas possam procurar gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho de pessoas das escrituras que se arrependeram e foram perdoadas.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
barcos jareditas no mar

Jaredite Barges (Barcos Jareditas), de Gary Ernest Smith