Come, Follow Me
24 a 30 de junho: “Entrar no Descanso do Senhor.” Alma 13–16


24 a 30 de junho: ‘Entrar no Descanso do Senhor.’ Alma 13–16”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“24 a 30 de junho. Alma 13–16”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Alma e Amuleque a sair da prisão

Ilustração de Alma e Amuleque a serem libertados da prisão, de Andrew Bosley

24 a 30 de junho: “Entrar no Descanso do Senhor”

Alma 13–16

Em muitos aspetos, a vida em Amonia tinha sido boa tanto para Amuleque como para Zeezrom. Amuleque era um “homem de alguma reputação”, com “muitos parentes e amigos” e “muitas riquezas” (Alma 10:4). Zeezrom era um advogado experiente com “muitos negócios” (Alma 10:31). Depois veio Alma com um convite ao arrependimento para “entrarem no descanso do Senhor” (Alma 13:16). Para Amuleque, Zeezrom e outros, aceitar este convite exigiu sacrifícios e levou-os até a enfrentar adversidades insuportáveis.

Mas, como é óbvio a história não termina aqui. Em Alma 13–16, aprendemos sobre o que acaba por acontecer àqueles que acreditam “no poder de Cristo para a salvação” (Alma 15:6). Por vezes há libertação, outras vezes cura — e algumas vezes as coisas não se tornam nem um bocadinho mais fáceis na vida. Mas, “o Senhor (…) recebe [o Seu povo] para si em glória” sempre (Alma 14:11). O Senhor concede-nos sempre “poder segundo [a nossa] fé em Cristo” (Alma 14:28). E esta fé dá-nos sempre “esperança de que [receberemos] a vida eterna” (Alma 13:29). À medida que lê estes capítulos, pode sentir consolo nestas promessas e perceber melhor o que Alma quis dizer quando falou sobre entrar “no descanso do Senhor” (Alma 13:16).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Alma 13:1–19

Imagem
Ícone do seminário
As ordenanças do sacerdócio direcionam-me para Jesus Cristo para obter a redenção.

As palavras de Alma em Alma 13 revelam poderosas verdades sobre o poder do sacerdócio de Deus e o seu propósito — preparar-nos para entrar no “descanso do Senhor”, ou seja, na vida eterna (Alma 13:16). Talvez possa escrever pelo menos uma verdade para cada versículo em Alma 13:1–19. Eis algumas ideias para o ajudar a começar:

Versículo 1.O sacerdócio também é chamado de “a ordem [do Filho de Deus]” (ver também Doutrina e Convénios 107:1–4).

Versículo 2.Deus ordena sacerdotes para ajudar as pessoas a “esperar pelo seu Filho” para “receber a redenção”.

O que mais encontrou nestes versículos? Como se sente em relação ao sacerdócio à medida que pondera nestas verdades?

Já alguma vez pensou nas ordenanças do sacerdócio como um dom de Deus para o ajudar a “esperar pelo seu Filho para receber a redenção”? (versículo 2; ver também versículo 16). Talvez possa fazer uma lista das ordenanças que já recebeu, tal como o batismo, a confirmação, o sacramento, ser designado para um chamado, uma bênção de conforto ou de cura, uma bênção patriarcal e as ordenanças do templo. Pondere sobre as suas experiências com este tipo de ordenanças. Considere o simbolismo envolvido e o Espírito que sentiu. Como é que cada uma destas ordenanças o direciona para Jesus Cristo para obter a redenção?

Algumas pessoas acreditam erroneamente que as ordenanças — e a autoridade do sacerdócio para as realizar — não são necessárias. Como responderia a esta ideia? Eis aqui duas mensagens da conferência geral que podem ajudá-lo a obter uma melhor perspetiva; escolha uma e anote todas as respostas que lhe vierem à mente: “Tesouros Espirituais”, Conferência Geral, out. 2019; Dale G. Renlund, “O Sacerdócio e o Poder da Expiação do Salvador”, Liahona, nov. 2017, pp. 64–67.

Ver também Doutrina e Convénios 84:19–22; Tópicos do Evangelho, “Convénio”, Biblioteca do Evangelho.

Imagem
rapazes à mesa do sacramento

As ordenanças do sacerdócio ajudam-nos a esperar em Jesus Cristo para obter a redenção.

Alma 13

O Senhor convida-me a entrar no Seu descanso.

O convite para “[entrar] no descanso do Senhor” (Alma 13:16) é frequentemente repetido em Alma 13. Talvez possa identificar todos os versículos onde aparece a palavra “descanso” e ponderar no que cada um deles ensina sobre o possível significado de “descanso do Senhor”. De que forma este difere do descanso físico? Como podemos obtê-lo?

Ver também Russell M. Nelson, “Vencer o Mundo e Encontrar Descanso”, Conferência Geral, out. 2022; “Vinde a Cristo”, Hinos, n.º 69.

Alma 14

Em momentos de sofrimento, temos que confiar no Senhor.

Pode questionar-se, como muitos o fazem, do porquê de coisas terríveis acontecerem a pessoas que estão a esforçar-se por viver em retidão. Pode não encontrar todas as respostas para esta pergunta difícil em Alma 14, mas há muito a aprender com a maneira como Alma e Amuleque reagiram perante a tragédia. O que é que as suas palavras e ações nos ensinam acerca do porquê do Senhor, por vezes, permitir que as pessoas justas sofram? Que conselho Alma e Amuleque podem dar-nos quando estamos a passar por tribulações difíceis?

Ver também Romanos 8:35–39; 1 Pedro 4:12–14; Doutrina e Convénios 122:5–9; Dale G. Renlund, “Injustiças Revoltantes”, Conferência Geral, abr. 2021.

Esteja sempre preparado. As oportunidades de aprendizagem passam rápido, por isso aproveite-as sempre que estas surgirem. Uma tragédia no mundo, por exemplo, pode ser uma oportunidade para partilhar os princípios de Alma 14 acerca do porquê do Senhor, por vezes, permitir que pessoas inocentes sofram.

Alma 15:16, 18

O discipulado requer sacrifício.

Pode ser interessante fazer uma lista das coisas que Amuleque teve de abdicar para seguir o evangelho (ver Alma 10:4–5; 15:16) e compará-la com a lista das coisas que ele obteve (ver Alma 15:18; 16:13–15; 34:8). O que está disposto a sacrificar para ser um discípulo de Jesus Cristo mais fiel?

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Alma 13:1–2, 16

O poder do sacerdócio ajuda-me a aproximar-me de Cristo.

  • Uma maneira de ajudar as crianças a ver como o poder do sacerdócio nos guia a Cristo é mostrar-lhes gravuras de como o poder do sacerdócio é usado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, n.º 103–110). As crianças podem ajudá-lo a pensar nas formas como Jesus usou o Seu poder (ver, Mateus 26:26–28; Marcos 5:22–24, 35–43; Livro de Gravuras do Evangelho, n.º 38–41). Em seguida, podem ler juntos Alma 13:2 e debater sobre como o poder do sacerdócio nos ajuda a “buscar o Filho [de Deus]” e a ser mais semelhantes a Ele.

    Imagem
    batismo
    Imagem
    Jesus a Ordenar os Apóstolos
  • Porque é que Deus nos deu as ordenanças do sacerdócio? Ajude as crianças a encontrar a resposta a esta pergunta em Alma 13:16. Se elas precisarem de ajuda para saber o que é uma ordenança, há listas de ordenanças no Manual Geral, nas secções 18.1 e 18.2. Talvez possa conversar com as crianças sobre a experiência que teve ao receber estas ordenanças. Como é que estas nos ajudam a “esperar [de Jesus Cristo] a remissão [dos nossos] pecados”? Uma canção como o hino “Quando Eu for Batizado” (Músicas para Crianças, p. 53) pode ajudar as crianças a pensar noutros motivos para se sentirem gratas pelas ordenanças do sacerdócio.

Alma 13:10–12

Jesus Cristo pode tornar-me limpo.

  • Depois de lerem juntos estes versículos, considere formas de ajudar as crianças a visualizar o que estes ensinam. Talvez possam lavar alguma coisa juntos. Como nos sentimos quando estamos sujos? Como nos sentimos quando voltamos a ficar limpos? Como é que estes sentimentos são semelhantes aos que sentimos quando pecamos e, depois de nos arrependermos, nos tornamos limpos pela Expiação do Salvador?

Alma 14:18–29

O Pai Celestial fortalece-me à medida que tenho fé em Jesus Cristo.

  • A página de atividades desta semana pode ajudá-lo — ou às crianças — a contar a história apresentada em Alma 14:18–29 (ver também “Capítulo 22: A Missão de Alma em Amonia”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 58–63). Enfatize que Alma e Amuleque receberam forças “de acordo com [a sua] fé em Cristo” (Alma 14:26). Também pode falar sobre determinada ocasião em que Deus lhe deu forças “de acordo com [a sua] fé”. Como podemos ser fiéis assim como Alma e Amuleque?

Alma 15:3–12

Jesus Cristo pode mudar corações.

  • A mudança de coração de Zeezrom através de Jesus Cristo é inspiradora. Considere rever com as crianças o que elas aprenderam sobre Zeezrom na semana passada. Em seguida podem ler juntos Alma 15:3–12 para saber como foi que ele mudou. O que aprendemos com a experiência de Zeezrom acerca do poder do Senhor? (ver “Zeezrom É Curado e Batizado” [vídeo], Biblioteca do Evangelho).

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Alma e Amuleque na prisão

Alma and Amulek in Prison (Alma e Amuleque na Prisão), de Gary L. Kapp