Come, Follow Me
11 a 17 de novembro: “Quando Rasgardes Esse Véu de Incredulidade.” Éter 1–5


“11 a 17 de novembro: ‘Quando Rasgardes Esse Véu de Incredulidade.’ Éter 1–5”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“11 a 17 de novembro. Éter 1–5”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Jareditas a viajar pelo deserto

The Jaredites Leaving Babel (Os Jareditas Deixam Babel), de Albin Veselka

11 a 17 de novembro: “Quando Rasgardes Esse Véu de Incredulidade”

Éter 1–5

Embora seja verdade que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos e que devemos submeter sempre a nossa vontade à d’Ele, Ele também nos incentiva a pensar e a agir por nós mesmos. Esta foi uma lição que Jarede e o seu irmão aprenderam. Por exemplo, a ideia de viajar para uma nova “terra escolhida entre todas as do mundo” parece ter partido de Jarede — e o Senhor concedeu-lhe o seu pedido e disse ao irmão de Jarede: “E assim farei contigo, porque me invocaste este longo tempo” Éter 1:38–43). E, quando o irmão de Jarede precisava de luz no interior dos barcos que os iriam levar até à terra prometida, o Senhor fez uma pergunta que normalmente somos nós a fazer-Lhe a Ele: “Que desejais que eu faça?” (Éter 2:23). O Senhor deseja ouvir os nossos pensamentos e ideias, e Ele vai ouvir e dar-nos a Sua confirmação ou um outro conselho. Por vezes, a única coisa que nos separa das bênçãos que queremos alcançar é o nosso próprio “véu de incredulidade” e, se conseguirmos “[rasgar] esse véu” (Éter 4:15), podemos surpreender-nos com o que o Senhor está disposto a fazer por nós.

Ver também “The Lord Appears to the Brother of Jared” (O Senhor Aparece ao Irmão de Jarede — vídeo em inglês), Biblioteca do Evangelho.

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Éter 1:33–43

Se eu clamar ao Senhor, Ele terá compaixão de mim.

Éter 1:33–43 relata-nos as três orações do irmão de Jarede. O que aprendeu com a resposta do Senhor a cada uma dessas orações? Pense numa ocasião em que sentiu a compaixão do Senhor ao clamar a Deus em oração. Registe essa experiência e partilhe-a com alguém que talvez precise de ouvir o seu testemunho.

Ver também “Secreta Oração”, Hinos, n.º 81.

Éter 2; 3:1–6; 4:7–15

Imagem
Ícone do seminário
Eu posso receber revelação para a minha vida.

O Presidente Russell M. Nelson disse: “Imploro para que aumentem [a vossa] capacidade espiritual de receber revelação. […] Escolham fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar do dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro” (“Revelação para a Igreja, Revelação para [a] Nossa Vida”, Liahona, mai. 2018, p. 96).

À medida que estuda Éter 2; 3:1–6; 4:7–15, o que aprendeu sobre “o trabalho espiritual” mencionado pelo Presidente Nelson? Pode assinalar com a mesma cor as questões, ou preocupações, que o irmão de Jarede tinha e o que ele fez em relação às mesmas; e, com uma outra cor, assinale como o Senhor o ajudou e tornou conhecida a Sua vontade.

Eis algumas perguntas sobre o que pode ponderar enquanto estuda:

  • O que mais o impressiona na maneira como o Senhor respondeu às questões do irmão de Jarede em Éter 2:18–25?

  • Pode usar Éter 3:1–5 para ajudar alguém que esteja a aprender a orar?

  • O que é que o pode impedir de receber revelação do Senhor? (Ver Éter 4:8–10). O que é que o pode impedir de receber revelação do Senhor com mais frequência? Éter 4: 7, 11–15).

  • O que acha que significa “[rasgar o] véu de incredulidade” na sua vida? (Éter 4:15).

Que outras lições aprendeu com o irmão de Jarede sobre revelação pessoal?

O Elder Dale G. Renlund ensinou sobre “Um Enquadramento para a Revelação Pessoal” (Conferência Geral, out. 2022). Considere desenhar uma moldura e escrever os quatro elementos da estrutura em cada um dos lados. De que forma é que esta estrutura o pode ajudar a “aumentar a sua capacidade de receber revelação”?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Revelação Pessoal”, Biblioteca do Evangelho.

Éter 2:14–15; 3:1–20

Através da Sua repreensão, o Senhor convida-me a arrepender-me e a aproximar-me d’Ele.

Até mesmo um profeta tão extraordinário como o irmão de Jarede precisava de ser repreendido pelo Senhor. O que aprendeu em Éter 2:14–15 sobre a repreensão do Senhor? Pense no modo como a repreensão do Senhor e a resposta do irmão de Jarede o podem ter ajudado a preparar-se para as suas experiências em Éter 3:1–20.

Éter 2:16–25

O Senhor vai preparar-me para cruzar as minhas “profundezas do mar”.

Por vezes, cruzar as nossas “profundezas do mar” é a única forma de cumprir a vontade de Deus para nós. Consegue ver semelhanças com a sua vida em Éter 2:16–25? Como é que o Senhor o preparou para os seus desafios? O que é que Ele lhe pede que faça agora em preparação para o que Ele precisa que faça no futuro?

Ver também L. Todd Budge, “Confiança Consistente e Resiliente”, Conferência Geral, out. 2019.

Aplique o que aprender. O estudo do evangelho deve inspirar-nos a mudar a nossa vida. Depois de ler Éter 4:11–12, pode fazer uma lista de algumas das influências da sua vida e refletir se estas o persuadem a fazer o bem. Que mudanças se sente inspirado a fazer?

Éter 5

Testemunhas testificam da veracidade do Livro de Mórmon.

À medida que lê a profecia de Moróni em Éter 5, pondere no propósito do Senhor ao preparar várias testemunhas do Livro de Mórmon. Que testemunhas o inspiraram a acreditar que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus? De que forma é que o Livro de Mórmon lhe mostrou o “poder de Deus e também a sua palavra”? (Éter 5:4).

Ideias para Ensinar Crianças

Éter 1:33–37; 2:16–25; 3:1–6

O Pai Celestial ouve e responde às minhas orações.

  • Se sabe falar nalgum idioma que as crianças não conheçam, dê-lhes algumas instruções simples nesse mesmo idioma (ou apresente uma gravação do mesmo). Pode usar isto para explicar o que levou o irmão de Jarede a orar a pedir ajuda em Éter 1:33–37. Enfatize como o Senhor Se sentiu em relação a essa oração e como Ele respondeu (ver também “Capítulo 50: Os Jareditas Partem de Babel”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 143–44).

  • As crianças podem fingir que estão a construir um barco à medida que lhes lê Éter 2:16–17. Depois, podem ler juntos acerca dos problemas que os jareditas tinham com os seus barcos (ver Éter 2:19) e as diferentes formas como o Senhor respondia às orações do irmão de Jarede (ver Éter 2:19–25; 3:1–6). A gravura e a página de atividades no final deste esboço pode ajudá-lo, a si e às crianças, a contar esta história. O que aprendemos com o irmão de Jarede acerca da oração? Considere partilhar uma experiência pessoal em que orou a pedir ajuda e o Pai Celestial o ajudou.

Éter 3:6–16

Fui criado à imagem de Deus.

  • À medida que crescem, as crianças vão encontrar muitas mensagens falsas acerca de Deus, acerca delas mesmas e do seu corpo físico. Pode pedir-lhes que o ajudem a encontrar verdades sobre estes temas em Éter 3:6–16. Para enfatizar a verdade ensinada em Éter 3:13, 15, pode mostrar uma gravura do Salvador e convidar as crianças a apontar para diversas partes do corpo d’Ele. Depois do que, elas podem apontar para essa mesma parte no seu próprio corpo. Também podem cantar juntos uma música acerca do nosso corpo, como o hino “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73). Juntamente com as crianças, pode conversar sobre o que as faz sentir gratidão pelo corpo que têm.

Imagem
crianças a correr num campo

Somos criados à imagem de Deus

Éter 5

Três testemunhas testificam do Livro de Mórmon.

  • Moróni profetizou que três testemunhas iriam ajudar a estabelecer a verdade sobre o Livro de Mórmon. Para ensinar o que é uma testemunha, pode pedir às crianças que descrevam algo que elas viram ou vivenciaram e que mais ninguém viu. Depois, leiam juntos Éter 5 e conversem sobre o porquê de Deus usar testemunhas no Seu trabalho. Também podem partilhar, uns com os outros, o modo como sabem que o Livro de Mórmon é verdadeiro e como podem partilhar o vosso testemunho com outras pessoas.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Jesus a tocar 16 pedras na presença do irmão de Jarede

Sawest Thou More Than This? (Viste Mais do que Isto?), de Marcus Alan Vincent