Come, Follow Me
27 de maio a 2 de junho: “Eram Chamados Povo de Deus”. Mosias 25–28


“27 de maio a 2 de junho: ‘Eram Chamados Povo de Deus’. Mosias 25–28, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“27 de maio a 2 de junho. Mosias 25–28”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
anjo aparece a Alma e aos filhos de Mosias

Conversion of Alma the Younger (A Conversão de Alma, o Filho), de Gary L. Kapp

27 de maio a 2 de junho: “Eram Chamados Povo de Deus”

Mosias 25–28

Após viver quase três gerações em terras separadas, os nefitas voltaram a ser um só povo. O povo de Lími, o povo de Alma e o povo de Mosias, e até o povo de Zaraenla que não era descendente de Néfi, agora eram todos “[contados] com os nefitas” (Mosias 25:13). Muitos deles também queriam tornar-se membros da Igreja do Senhor, como aconteceu com o povo de Alma. Portanto, todos os que “desejavam tomar sobre si o nome de Cristo” foram batizados “e eram chamados povo de Deus” (Mosias 25:23–24). Depois de anos de conflito e cativeiro, parecia que os nefitas viveriam finalmente um período de paz.

Mas, pouco tempo depois, os incrédulos começaram a perseguir os Santos. O que tornou isto especialmente doloroso foi que muitos desses incrédulos eram os próprios filhos dos crentes — a “nova geração” (Mosias 26:1), inclusive os filhos de Mosias e um dos filhos de Alma. O relato fala da visita milagrosa de um anjo. Mas o verdadeiro milagre desta história não é apenas o aparecimento de anjos a filhos rebeldes. A conversão é um milagre que, de uma forma ou de outra, precisa de acontecer em todos nós.

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Mosias 26:1–6

Posso ajudar outros a vir a Jesus Cristo.

A conversão é pessoal — não pode ser passada como herança para os filhos. Ao ler Mosias 26:1–6, pondere possíveis razões que levaram “a nova geração” a desviar-se e observe as consequências de incredulidade deles. Pense também nas pessoas que gostaria de trazer a Cristo. Ao longo do seu estudo de Mosias 25–28, o Espírito pode sussurrar-lhe coisas que pode fazer para ajudá-los a desenvolver fé em Jesus Cristo.

Mosias 26:6–39

Os servos fiéis de Deus procuram fazer a vontade d’Ele.

Às vezes, podemos achar que um líder da Igreja, como Alma, sabe sempre exatamente o que fazer. Em Mosias 26, lemos a respeito de um problema na Igreja com o qual Alma nunca tinha lidado. O que fez Alma nesta situação? (ver Mosias 26:13–14, 33–34, 38–39). O que a experiência de Alma sugere sobre como pode abordar problemas difíceis na sua família ou ao servir na Igreja?

O que ensinou o Senhor a Alma em Mosias 26:15–32? Repare que algumas das respostas do Senhor não foram uma resposta direta à pergunta de Alma. O que isto sugere sobre a oração e receber revelação pessoal?

Os princípios são eternos. Ao ler, pense em como as histórias e os ensinamentos das escrituras se aplicam à sua vida. Por exemplo, pode perguntar-se: “Que experiências tive que são semelhantes às de Alma?” ou “Que verdades ensinadas por Alma podem ajudar-me?”

Mosias 26:15–31

Deus perdoa-me gratuitamente quando me arrependo e perdoo os outros.

O arrependimento e o perdão são temas recorrentes em Mosias 26–27. Procure palavras e frases que ensinem sobre arrependimento e perdão em Mosias 26:22–24, 29–31; 27:23–37.

Algumas pessoas podem perguntar-se se Deus realmente as perdoa. Como imagina que Alma, o pai, aconselharia um membro da Igreja em Zaraenla que tivesse esta preocupação? O que Alma aprendeu com o Senhor em Mosias 26:15–31 que poderia ajudar este membro da Igreja? (ver também Moróni 6:8; Doutrina e Convénios 19:16–18; 58:42–43).

Mosias 27:8–37; 28:1–4

Imagem
ícone do seminário
Por intermédio de Jesus Cristo, posso mudar para melhor.

Era óbvio que Alma, o filho, precisava de um renascimento espiritual. Ele e os filhos de Mosias eram “os mais vis pecadores” (Mosias 28:4). Porém, logo após a sua conversão, Alma testificou que a conversão é essencial para todos: “Não te admires”, disse ele, “de que toda a humanidade […] [tenha] de nascer de novo” (Mosias 27:25; ênfase acrescentada).

Ao ler sobre a experiência de Alma em Mosias 27:8–37, tente colocar-se no lugar dele. Consegue pensar em coisas sobre si mesmo que precisam de mudar? Quem, como o pai de Alma, pode estar a orar por si “com muita fé”? Que experiências o “[convenceram] do poder e da autoridade de Deus”? (Mosias 27:14). Que “grandes […] coisas” fez o Senhor por si e pela sua família das quais se deve “lembrar”? (Mosias 27:16). O que aprendeu com as palavras e ações de Alma, o filho, sobre o que significa nascer de novo? Que exemplos já viu?

Reserve um momento para registar algumas das formas pelas quais o Salvador está a ajudá-lo a mudar — ou a nascer de novo — mesmo que as suas experiências não sejam tão dramáticas ou repentinas como as de Alma. Há algum hino que possa cantar ou ouvir que expresse os seus sentimentos, tal como “Assombro Me Causa”? (Hinos, n.º 112). Quem pode beneficiar por ouvir as suas experiências?

O Elder David A. Bednar comparou o renascimento ao processo de um pepino tornar-se um pickle (ver “Necessário Vos É Nascer de Novo”, Liahona, mai. 2007, p. 19). O que lhe ensina esta comparação sobre a conversão?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Tornar-se semelhante a Jesus Cristo”, Biblioteca do Evangelho; “Alma, o Filho, Testifica que Nasceu de Deus” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Mosias 27:8–24

Deus ouve as minhas orações e vai responder de acordo com a Sua vontade e tempo.

Talvez já tenha estado na situação de Alma, o pai, onde um familiar esteja a fazer escolhas destrutivas. Que mensagem encontra em Mosias 27:8–24 que lhe traz esperança? Como estes versículos podem influenciar as suas orações a favor de outras pessoas?

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Mosias 26:30–31

O Senhor quer que eu perdoe.

  • Para ajudar as crianças a descobrir o que o Senhor ensinou a Alma sobre o perdão, pode convidá-las a ler Mosias 26:29–31 e a contar quantas vezes aparece a palavra “perdoar”. O que ensinam estes versículos sobre perdoar os outros? (ver também “Faze-me, ó Pai, Perdoar”, Músicas para Crianças, p. 52).

  • Para enfatizar o exemplo de perdão do Salvador, pode mostrar uma gravura d’Ele na cruz e ler juntos Lucas 23:33–34. O que pediu Jesus que o Pai Celestial fizesse pelas pessoas que O colocaram na cruz? Depois deste debate, as crianças podem fazer um teatro em que um perdoa o outro.

  • Às vezes, é difícil perdoar a nós mesmos quando cometemos erros. Como é que as palavras de Deus a Alma podem ajudar? As crianças podem fazer de conta que estão a falar com alguém que pense que Deus nunca o vai perdoar. Convide as crianças a encontrar algo em Mosias 26:22–23, 29–30 que possa ajudar essa pessoa.

Mosias 27:8–37

Jesus Cristo ajuda-me a tornar-me mais como Ele.

  • A conversão de Alma, o filho, e dos filhos de Mosias poderá mostrar às crianças que, com o poder do Salvador, qualquer pessoa pode mudar. Podem usar as pinturas deste esboço, a página de atividades desta semana e algumas escrituras-chave de Mosias 27:8–37 para contar a história (ver também “Capítulo 18: Alma, o Filho, Arrepende-se”, em Histórias do Livro de Mórmon, pp. 49–52). Dê ênfase especial ao versículo 24 para ensinar que Alma se arrependeu e Jesus Cristo ajudou-o a mudar. Deixe as crianças dramatizarem a história, se quiserem.

Imagem
Alma, o filho, a ser levado para a casa do seu pai

His Father Rejoiced (O Pai Dele Regozijou-se), de Walter Rane

Mosias 27:8–24

Posso orar e jejuar para que Deus abençoe as pessoas que amo.

  • Leiam juntos Mosias 27:8–24 e peça às crianças que identifiquem o que Alma e o seu povo fizeram para ajudar Alma, o filho. Já alguma vez jejuou e orou por alguém? Partilhe a sua experiência com as crianças e deixe-as partilhar a delas.

  • Conhecem alguém que precisa da ajuda de Deus? Para seguir o exemplo de Alma, talvez possam orar juntos por essa pessoa e, caso as crianças possam, jejuem por ela também.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
um anjo aparece a Alma, o filho

Ilustração dum anjo a aparecer a Alma, o filho, de Kevin Keele