Come, Follow Me
10 a 16 de junho: “Haveis Experimentado Esta Poderosa Mudança [no] Vosso Coração?” Alma 5–7


“10 a 16 de junho: ‘Haveis Experimentado Esta Poderosa Mudança [no] Vosso Coração?’ Alma 5–7”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“10 a 16 de junho. Alma 5–7”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Alma, o filho, a ensinar os zoramitas

Alma, o filho, a ensinar os zoramitas

10 a 16 de junho: “Haveis Experimentado Esta Poderosa Mudança [no] Vosso Coração?”

Alma 5–7

Alma não conhecia as atuais cirurgias de transplante de coração que salvam vidas ao substituir um coração danificado, ou doente, por um saudável. Mas ele conhecia uma “mudança [de] coração” mais milagrosa (Alma 5:26) — uma mudança onde o Salvador nos dá uma nova vida espiritual, como se “[nascêssemos] de novo” (ver Alma 5:14, 49). Alma podia ver que esta mudança de coração era exatamente o que muitos nefitas precisavam. Alguns eram ricos e outros eram pobres, alguns eram orgulhosos e outros humildes, alguns eram perseguidores e outros eram afligidos pela perseguição (ver Alma 4:6–15). Mas, todos eles precisavam de vir a Jesus Cristo para ser curados — tal como acontece connosco. Estejamos em busca de vencer o orgulho ou de suportar aflições, a mensagem de Alma é a mesma: “Vinde e não temais” (Alma 7:15). Deixemos que o Salvador transforme um coração endurecido, pecador e ferido num coração humilde, puro e novo.

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Alma 5:14–33

Devo experienciar — e continuar a sentir — uma vigorosa mudança de coração.

O Presidente M. Russell Ballard disse: “[Devo] frequentemente reservar algum tempo para perguntar a mim mesmo: ‘Como estou a sair-me?’ Como um guia para mim, durante esta entrevista particular e pessoal, gosto de ler e ponderar as palavras de reflexão encontradas no quinto capítulo de Alma” (“Retornar e Receber”, Liahona, maio 2017, p. 64 [adaptado para português de Portugal]).

Considere ler Alma 5:14–33 como se estivesse a entrevistar-se a si mesmo e a examinar o seu coração. Pode anotar as suas respostas a estas perguntas. O que aprendeu sobre si mesmo? O que se sente inspirado a fazer como resultado desta entrevista?

Ver Dale G. Renlund, “Preservar a Vigorosa Mudança de Coração”, Liahona, nov. 2009, pp. 97–99.

Imagem
uma jovem a orar junto à sua cama

À medida que nos voltamos para Deus, podemos vivenciar uma “mudança de coração”.

Alma 5:44–51

Posso obter o meu próprio testemunho do Salvador e dos Seus ensinamentos através do Espírito Santo.

Em Alma 5, quando Alma explicou como obteve o seu testemunho do Salvador, ele não mencionou a sua experiência de ter visto um anjo (ver Mosias 27:10–17). Como é que Alma conseguiu conhecer a verdade por si mesmo? Talvez possa usar o que encontrou em Alma 5:44–51 para escrever uma “receita” para obter um testemunho de Jesus Cristo e dos Seus ensinamentos. Que “ingredientes” (verdades do evangelho) e “instruções” (coisas que podemos fazer para procurar a verdade) foram incluídos por Alma? Que “ingredientes” e “instruções” poderia acrescentar à sua receita com base nas suas próprias experiências, ou nas experiências presentes nas escrituras?

Alma 7

“Porque percebo que estais nas veredas da retidão.”

Por vezes, somos como o povo de Zaraenla, que precisava de ser chamado ao arrependimento (ver Alma 5:32). Outras vezes, somos mais parecidos com o povo de Gideão, que procurava andar “pelas veredas da retidão” (Alma 7:19). O que identificou na mensagem de Alma em Gideão (em Alma 7) que é semelhante ao que ele disse em Zaraenla (em Alma 5)? Que diferenças conseguiu detetar? Procure identificar, entre as coisas que Alma ensinou, aquelas que podem ajudá-lo a permanecer “no caminho que conduz ao reino de Deus” (Alma 7:19).

Alma 7:7–16

Imagem
Ícone do seminário
O Salvador tomou sobre Si os meus pecados, as minhas dores e as minhas aflições.

Já alguma vez sentiu que não há ninguém que compreenda as suas dificuldades e os seus desafios? Se for esse o caso, as verdades que Alma ensinou podem ajudá-lo. À medida que lê, reflita sobre o que estes versículos ensinam acerca dos propósitos do sacrifício do Salvador. Faça um quadro com as seguintes categorias O que o Salvador sofreu e Porque é que Ele sofreu e faça uma lista do que encontrar em Alma 7:7–16 (ver também Isaías 53:3–5). Consegue pensar em momentos específicos em que o Senhor tenha sofrido algumas destas coisas? Eis alguns exemplos das escrituras: Mateus 4:1–13; 26:55–56; 27:39–44; Marcos 14:43–46; Lucas 9:58. Consegue acrescentar mais alguma coisa à sua lista com base nestes versículos?

Uma coisa é acreditar que o Salvador sofreu por si. Mas, como é que o Seu sofrimento faz diferença no seu dia a dia? Eis aqui algumas escrituras que demonstram como Jesus Cristo pode ajudá-lo ou “socorrê-lo”: Enos 1:5–6; Mosias 16:7–8; 21:15; 24:14–15; 3 Néfi 17:6–7; Éter 12:27–29; Doutrina e Convénios 121:7–10. O que aprendeu com estes versículos? De que outras formas é que Ele vem em seu socorro? Quando é que já sentiu a Sua ajuda?

Um hino como o “Careço de Jesus”, ou como o “Eu Sei que Vive Meu Senhor” (Hinos, n.º 61 e n.º 70, respetivamente), podem aprofundar o seu apreço pela ajuda do Salvador. Que frases na letra destes hinos expressam os seus sentimentos em relação a Ele?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Expiação de Jesus Cristo”, Biblioteca do Evangelho; “[A] Sua Graça” (coleção de vídeos), Biblioteca do Evangelho.

Testifique de Jesus Cristo. Considere formas de partilhar o seu testemunho do Salvador e da Sua divindade, graça e amor. Pode incentivar aqueles que ensina a testificar d’Ele ao fazer perguntas que os inspirem a partilhar o que sentem em relação a Ele.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Alma 5:44–48

Posso obter o meu próprio testemunho através do Espírito Santo.

  • Para ajudar as crianças a aprender a fazer “crescer” o seu próprio testemunho, pode mostrar-lhes a imagem abaixo e perguntar-lhes como podemos ajudar as crias dos animais a crescer. Em seguida, pode relacionar isto com o que fazemos para cuidar do nosso testemunho. De que cuidados precisam os nossos testemunhos? Como podemos saber se estes estão a crescer?

    Imagem
    dois meninos com crias de animais

    Os nossos testemunhos precisam de cuidados diários.

  • Como é que Alma obteve um testemunho forte de Jesus Cristo? Pode ler Alma 5:44–46 com as crianças para encontrar as respostas a esta pergunta. Talvez as crianças possam elaborar um plano de alguma coisa que possam fazer esta semana para fortalecer o seu próprio testemunho.

Alma 7:10–13

O Salvador tomou sobre Si os meus pecados, as minhas dores e as minhas aflições.

  • Como pode ajudar as crianças a compreender Alma 7:10–13 para que saibam que Jesus Cristo se preocupa com elas e pode ajudá-las? Talvez possa pedir-lhes que partilhem uma experiência de quando estavam doentes, ou com dores, ou com algum outro problema que as entristecia. Como é que as outras pessoas já as ajudaram a sentir-se melhor? Preste o seu testemunho de que o Salvador também sofreu estas coisas e fale de alguma ocasião em Ele o tenha consolado e ajudado.

  • À medida que lê com as crianças Alma 7:11–13, procure identificar as coisas pelas quais Jesus Cristo sofreu por nós. Convide as crianças a usar as palavras e as frases que encontraram para completar esta frase: “Jesus sofreu para me poder ajudar”. Como é que o facto de saber que Jesus compreende as suas dificuldades o ajuda? Como é que podemos receber a Sua ajuda? Partilhe o seu testemunho de Jesus Cristo.

Alma 5:14; 7:19–20

Seguir a Jesus Cristo ensinou-me a maneira de voltar a viver com o Pai Celestial.

  • Deixe que as crianças se vejam ao espelho enquanto lê Alma 5:14 (ver também a página de atividades desta semana). O que significa ter a imagem do Salvador no nosso semblante?

  • Como pode usar a descrição de Alma, do caminho de volta ao Pai Celestial, para ajudar as crianças a aprender a fazer boas escolhas? Poder ler-lhes Alma 7:19–20 e deixá-las encenar o “andar por veredas tortuosas” e o andar num caminho reto. Ajude-as a pensar em escolhas que nos ajudem a permanecer no caminho certo e em escolhas que nos desviem do caminho. Também podem ver gravuras de Jesus e conversar sobre as coisas que Ele fez para nos mostrar o caminho de volta ao Pai Celestial. Uma canção como o hino “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41) pode ser uma fonte de ideias.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Jesus com um manto vermelho

Our Advocate (O Nosso Advogado), de Jay Bryant Ward