Come, Follow Me
22 a 28 de julho: “Plantai Esta Palavra no Vosso Coração”. Alma 32–35


“22 a 28 de julho: ‘Plantai Esta Palavra no Vosso Coração’. Alma 32–35”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“22 a 28 de julho. Alma 32–35”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
sementes nas mãos de crianças

22 a 28 de julho: “Plantai Esta Palavra no Vosso Coração”

Alma 32–35

Para os zoramitas, a oração consistia em ficar em pé, onde todos pudessem ver, e repetir palavras vazias e de auto-satisfação. Os zoramitas não tinham fé em Jesus Cristo, negavam mesmo a Sua existência, e perseguiam os pobres (ver Alma 31:9–25). Por outro lado, Alma e Amuleque ensinavam que a oração tem mais a ver com o que acontece no nosso coração do que numa plataforma pública. E, se não demonstrarmos compaixão pelas pessoas necessitadas, a nossa oração é “vã e de nada […] vale” (Alma 34:28). Mais importante ainda, oramos porque temos fé em Jesus Cristo, que oferece redenção através do Seu “sacrifício infinito e eterno” (Alma 34:10). Tal fé, explicou Alma, começa com humildade e um “desejo de acreditar” (Alma 32:27). Com o tempo e nutrição constante, a palavra de Deus cria raízes no nosso coração, até se tornar “uma árvore que brotará para a vida eterna” (Alma 32:41).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Alma 32:17–43

Exerço fé em Jesus Cristo ao plantar e nutrir a Sua palavra no meu coração.

Ao ler Alma 32:17–43, observe palavras e frases que o ajudem a entender como exercer fé em Jesus Cristo. O que aprendeu sobre o que é fé e o que não é?

Outra forma de estudar Alma 32 é fazer desenhos que representem as diferentes fases de crescimento de uma semente. Depois, rotule cada desenho com palavras extraídas de Alma 32:28–43 que o ajudem a entender como plantar e nutrir a palavra de Deus no seu coração.

Ver Russell M. Nelson, “Cristo Ressuscitou; [A] Fé Nele Moverá Montanhas”, Conferência Geral, abr. 2021.

Alma 32:26–43

Posso saber por mim mesmo.

Aos zoramitas que ainda não tinham a certeza do testemunho que Alma dera de Cristo, ele sugeriu que fizessem uma experiência para “[pôr] à prova” (ver Alma 32:27). As experiências requerem desejo, curiosidade, ação e, pelo menos, um pouco de fé — e podem levar a descobertas maravilhosas! Pense em experiências que já viu ou das quais participou. De acordo com Alma 32:26–36, que tipo de experiência pode levar à fé em Jesus Cristo?

De que forma já “experimentou” a palavra de Deus e descobriu que “a palavra é boa”? (Alma 32:28).

Alma 33:2–11; 34:17–29

Posso adorar a Deus em oração, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O conselho de Alma e Amuleque sobre adorar e orar tinha como objetivo corrigir mal-entendidos específicos que os zoramitas tinham. Considere fazer uma lista desses equívocos (ver Alma 31:13–23). Ao lado dessa lista, pode fazer uma lista de verdades sobre a oração, encontradas em Alma 33:2–11 e 34:17–29. Como os princípios que aprendeu com estes versículos afetam a sua forma de orar e adorar?

Também pode encontrar ideias num hino sobre oração, tal como “Ó Doce, Grata Oração” (Hinos, n.º 79).

Alma 34:9–16

Preciso de Jesus Cristo e da Sua Expiação.

Repare quantas vezes Amuleque usou as palavras infinito e eterno para descrever o sacrifício expiatório do Salvador em Alma 34:9–14. Porque é importante saber que a Expiação do Salvador é infinita e eterna? Procure palavras e frases nestes versículos que também descrevam a Expiação do Salvador: Hebreus 10:10; 2 Néfi 9:21; Mosias 3:13.

Mesmo quando sabemos que o poder de Jesus para salvar é infinito e eterno, por vezes podemos duvidar que isso se aplique a nós — ou a alguém que pecou contra nós. O Elder David A. Bednar falou certa vez de pessoas que “aparentemente têm fé no Salvador, mas não acreditam que as bênçãos que Ele prometeu estão disponíveis para elas” (“Se Vós Me Conhecêsseis a Mim”, Liahona, nov. 2016, p. 104). O que nos pode impedir de receber plenamente o poder do Salvador? Pondere como pode saber que a Expiação de Jesus Cristo é infinita e eterna.

Para ponderar sobre o quanto precisa da Expiação do Salvador, pode ser útil pensar em algo de que precisa todos os dias. Pergunte a si mesmo: “Como seria a minha vida sem isto?” Depois, ao estudar Alma 34:9–16, pondere sobre como seria a sua vida sem Jesus Cristo. Pode encontrar outras perspetivas em 2 Néfi 9:7–9. Como resumiria Alma 34:9–10 numa frase?

Ver também Michael John U. Teh, “O Nosso Salvador Pessoal”, Conferência Geral, abr. 2021; Tópicos do Evangelho, “Expiação de Jesus Cristo”, Biblioteca do Evangelho; “Recuperado” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Alma 34:30–41

“Agora é o tempo e o dia da vossa salvação.”

Imagine que deseja participar numa maratona ou numa apresentação musical. O que aconteceria se esperasse até ao dia do evento para se preparar? Como se relaciona este exemplo às advertências de Amuleque em Alma 34:32–35? Qual é o perigo de adiar os esforços para nos arrependermos e mudarmos?

O versículo 31 também tem uma mensagem para aqueles que possam estar preocupados por terem adiado demais e que sintam que agora seja tarde para se arrependerem. Para si, qual é essa mensagem?

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Alma 32:1–16

O Senhor pode ensinar-me se eu escolher ser humilde.

  • Alma e Amuleque tiveram sucesso ao ensinar os zoramitas que eram humildes. O que significa ser humilde? Ajude as crianças a encontrar uma definição de humilde no Guia para Estudo das Escrituras. Que outras pistas podemos encontrar sobre o significado desta palavra em Alma 32:13–16? Convide as crianças a completar uma frase como “Sou humilde quando… ”.

Alma 32:28–43

O meu testemunho de Jesus Cristo cresce à medida que o alimento.

  • Sementes, árvores e frutos são objetos conhecidos que podem ajudar as crianças a compreender princípios abstratos como a fé e o testemunho. Deixe as crianças pegarem numa semente enquanto lê Alma 32:28. Depois, pode pedir-lhes para ajudar a pensar em formas pelas quais desenvolver um testemunho de Jesus Cristo é como plantar e nutrir uma semente (ver “Capítulo 29: Alma Ensina a Respeito da Fé e da Palavra de Deus”, Histórias do Livro de Mórmon, p. 81). Pode talvez semear a sua semente e falar sobre o que é necessário para ajudar uma semente, ou um testemunho, a crescer.

  • Este esboço é acompanhado de uma gravura duma árvore que pode ser usada para ilustrar as palavras de Alma em Alma 32:28–43. Ou pode dar um passeio para encontrar plantas em estágios diferentes de crescimento e ler os versículos de Alma 32 que comparam uma planta em crescimento ao nosso testemunho. Ou as crianças podem gostar de desenhar uma árvore no quadro e adicionar uma folha, ou um fruto, de cada vez que pensarem em algo que possam fazer para ajudar o seu testemunho de Jesus Cristo a crescer.

  • Pode deixar as crianças tentarem enfiar uma semente (que representa a palavra de Deus) numa pedra (que representa um coração orgulhoso) e num solo mole (que representa um coração humilde). Leiam juntos Alma 32:27–28. Fale sobre o que significa “dar lugar” (versículo 27) à palavra de Deus no nosso coração.

Faça desenhos. Algumas pessoas aprendem melhor quando fazem um desenho do que estão a aprender. As crianças podem gostar de desenhar uma semente a crescer até se transformar numa árvore enquanto estudam Alma 32.

Alma 33:2–11; 34:17–27

Posso orar ao Pai Celestial a qualquer hora, sobre qualquer coisa.

  • Ajude as crianças a encontrar frases que descrevam lugares onde podemos orar (em Alma 33:4–11) e coisas sobre as quais podemos orar (em Alma 34:17–27). Elas podem fazer desenhos de si próprias a orar nesses lugares. Partilhem uns com os outros experiências de quando o Pai Celestial ouviu as vossas orações. Também pode cantar uma música sobre oração, tal como “Oração de uma Criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7).

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
fruto numa árvore

“E por causa [do] vosso esforço e [da] vossa fé e [da] vossa paciência em cultivar a palavra […], eis que pouco a pouco colhereis o seu fruto, que é sumamente precioso” (Alma 32:42).