Come, Follow Me
12 a 18 de fevereiro: “Vivemos Segundo o Padrão da Felicidade.” 2 Néfi 3–5


“12 a 18 de fevereiro: ‘Vivemos Segundo o Padrão da Felicidade.’ 2 Néfi 3–5”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“12 a 18 de fevereiro. 2 Néfi 3–5”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Néfi e a sua esposa

12 a 18 de fevereiro: “Vivemos Segundo o Padrão da Felicidade”

2 Néfi 3–5

Ao ler 1 Néfi, pode ficar com a impressão de que Néfi era, de certa forma, extraordinário. “Grande em estatura”, tanto física como espiritual (1 Néfi 2:16), ele parecia não ser afetado pelas tribulações que enfrentava. Ou, pelo menos, é o que presumimos. Embora a fé de Néfi fosse notável, as suas ternas palavras em 2 Néfi 4 revelam que até os fiéis, por vezes, se sentem “miseráveis” e “facilmente [envolvidos]” pelas tentações. Vemos aqui alguém que está a esforçar-se e que deseja ser feliz, mas cujo “coração geme por causa [dos seus] pecados”. Podemos identificar-nos com este sentimento e com a determinação esperançosa que lemos logo a seguir: “Não obstante, sei em quem confiei” (ver 2 Néfi 4:15–19).

Embora Néfi e seu povo tenham aprendido a viver “segundo o padrão da felicidade” (2 Néfi 5:27), também aprenderam que a felicidade não é fácil de alcançar e não está isenta de períodos de tristeza. Em última instância, a felicidade advém de confiarmos no Senhor, a “rocha [da nossa] retidão” (2 Néfi 4:35).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

2 Néfi 3:6–24

Imagem
Ícone do seminário
Joseph Smith foi escolhido por Deus para restaurar o evangelho.

Leí partilhou com o seu filho José uma profecia dada através de José do Egito. A profecia era sobre um futuro “vidente escolhido”, Joseph Smith. O que os versículos 6–24 dizem que Joseph Smith iria fazer para abençoar o povo de Deus? Pondere no “grande benefício” que o trabalho de Joseph Smith tem sido para si. Pode obter algumas ideias a partir dos vídeos sobre Joseph Smith da coleção “Profetas da Restauração”, Biblioteca do Evangelho. Pense em perguntas como estas, e considere anotar as suas respostas:

  • O que sabe sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo devido aos ensinamentos de Joseph Smith?

  • Em que aspetos a sua vida mudou devido ao que o Senhor restaurou através de Joseph Smith?

  • Como seria a sua vida se não tivesse havido a Restauração?

Uma parte importante da missão de Joseph Smith foi trazer à luz o Livro de Mórmon. O que aprendeu neste capítulo sobre a importância do Livro de Mórmon? Nomeadamente, pode procurar identificar as razões por detrás da existência deste livro nos versículos 7, 11–13, 18–24.

Ver também Tradução de Joseph Smith, Génesis 50:24–38 (no apêndice da Bíblia); Tópicos do Evangelho: “Joseph Smith”, Biblioteca do Evangelho; “Hoje, ao Profeta Louvemos”, Hinos, n.º 14.

Imagem
o profeta Joseph Smith

Prophet of the Lord (Profeta do Senhor), de David Lindsley

2 Néfi 4:15–35

“Ó Senhor, confiei em ti.”

Néfi disse que iria escrever “as coisas [da sua] alma” (versículo 15). À medida que lê o que ele escreveu em 2 Néfi 4:15–35, pergunte a si mesmo: “Quais são as coisas da minha alma?” Considere anotá-las, tal como Néfi, e partilhá-las com aqueles que ama.

Ver o modo como Néfi foi consolado quando se sentiu assoberbado e ansioso pode ajudá-lo quando tiver sentimentos semelhantes. Procure identificar nos versículos 15–35 as passagens que lhe trazem consolo. Conhece alguém que possa também ser consolado por estas passagens?

Ver também Ronald A. Rasband, “As Coisas da Minha Alma”, Conferência Geral, out. 2021.

2 Néfi 5

Posso ser feliz ao viver o evangelho de Jesus Cristo.

Na sua opinião, o que significa ser feliz? Néfi escreveu que o seu povo vivia “segundo o padrão da felicidade” (2 Néfi 5:27). Pode procurar identificar as escolhas que Néfi e o seu povo fizeram e que contribuíram para a sua felicidade (ver, por exemplo, 2 Néfi 5:6, 10–17). O que pode ajudá-lo a construir uma vida feliz tal como o povo de Néfi?

2 Néfi 5:20–21

Qual foi a maldição que adveio aos lamanitas?

Na época de Néfi, a maldição dos lamanitas foi a destes serem “afastados da presença do Senhor (…) por causa [da] sua iniquidade” (2 Néfi 5:20–21). Isto significa que o Espírito do Senhor foi retirado das suas vidas. Mais tarde, quando os lamanitas passaram a viver o evangelho de Jesus Cristo, “a maldição de Deus não mais os acompanhou” (Alma 23:18).

O Livro de Mórmon também declara que recaiu sobre os lamanitas uma marca de pele escura quando os nefitas se separaram deles. A natureza e a aparência dessa marca não são plenamente compreendidas. Inicialmente, esta marca distinguia os lamanitas dos nefitas. Mais tarde, à medida que os nefitas e os lamanitas passavam por períodos de iniquidade e retidão, a marca tornou-se irrelevante.

Nos nossos dias, os profetas afirmam que a pele escura não é um sinal de desaprovação nem de maldição divina. O Presidente Russell M. Nelson declarou: “Garanto-vos que a vossa posição diante de Deus não é determinada pela cor da vossa pele. O favorecimento ou desfavorecimento de Deus depende da vossa devoção a Deus e aos Seus mandamentos, e não da cor da vossa pele” (“Que Deus Prevaleça”, Conferência Geral, out. 2020).

Tal como Néfi ensinou, o Senhor “não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; […] todos são iguais perante Deus” (2 Néfi 26:33).

Ver também “Till We All Come in the Unity of the Faith” [Até que Todos Cheguemos à Unidade da Fé] (vídeo disponível em inglês), Biblioteca do Evangelho.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

2 Néfi 3:6–24

Joseph Smith foi um profeta.

  • Pondere o modo como pode ensinar as crianças sobre o grande trabalho que Deus realizou através de Joseph Smith. Para começar, pode ajudar as crianças a encontrar a palavra “vidente” em 2 Néfi 3:6 e explicar-lhes que os profetas são chamados de videntes porque o Pai Celestial os ajuda a ver coisas que nós não conseguimos ver. Partilhe com elas a razão de se sentir grato por ter um vidente a liderar a Igreja.

  • O Livro de Gravuras do Evangelho tem diversas gravuras que pode usar para ensinar sobre o trabalho realizado por Deus através de Joseph Smith (ver gravuras 89–95). Deixe que as crianças partilhem o que sabem sobre essas gravuras. Porque é que Joseph Smith é chamado de “vidente escolhido”? O que Joseph Smith fez que é “de grande benefício”? (versículo 7).

    Imagem
    Joseph Smith a estudar a Bíblia

2 Néfi 4:15–355

Adoro “as coisas do Senhor”.

  • O que nos faz ser felizes? Considere lerem juntos os versículos que se encontram em 2 Néfi 4 para descobrir no que Néfi se deleitava ou o que o fazia feliz (ver versículos 15–16, 20–25, 34–35). Na sua mensagem “As Coisas da Minha Alma”, o Elder Ronald A. Rasband partilhou sete “coisas do Senhor” que são preciosas para ele (Conferência Geral, out. 2021). Talvez possam rever juntos a lista dele e falar sobre as “coisas do Senhor” que são preciosas para si e para as crianças.

  • 2 Néfi 5 também descreve as coisas que ajudaram os nefitas a viver “segundo o padrão da felicidade” (versículo 27). Pode apresentar algumas palavras, ou gravuras, que representem estas coisas e ajudar as crianças a fazer a correspondência entre estas e os respetivos versículos do capítulo 5. Alguns exemplos incluem a família (versículo 6), os mandamentos de Deus (versículo 10), as escrituras (versículo 12), o trabalho (versículo 15 e 17), os templos (versículo 16) e os chamados da Igreja (versículo 26). Como é que estas coisas nos trazem felicidade?

2 Néfi 5:15–16

O Templo é a casa do Senhor.

  • À medida que lê 2 Néfi 5:15–16 às crianças, elas podem fingir que estão a ajudar Néfi a construir um templo. Também pode mostrar-lhes gravuras de diferentes edifícios, inclusive a de um templo. Em que aspetos é que os templos são diferentes de outros edifícios? Partilhem, uns com os outros, o que torna o templo importante para cada um de vós (ver também “Eu gosto de ver o templo”, Músicas para Crianças, p. 99).

Todos os momentos podem ser uma oportunidade de ensino. Não pense no ensino em família como algo que acontece uma vez por semana durante uma aula formal. Pense nisto como algo que faz a tempo inteiro.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Os nefitas constroem um templo

The Temple of Nephi (O Templo de Néfi), de Michael T. Malm