Come, Follow Me
1 a 7 de abril: “Reconciliai-vos com Deus pela Expiação de Cristo”. Jacó 1–4


“1 a 7 de abril: ‘Reconciliai-vos com Deus pela Expiação de Cristo’. Jacó 1–4”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“1 a 7 de abril. Jacó 1–4”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
mulher ajoelhada aos pés de Jesus

Forgiven (Perdoada), de Greg Olsen. Usado com a devida autorização. www.GregOlsen.com

1 a 7 de abril: Reconciliai-vos com Deus pela Expiação de Cristo

Jacó 1–4

Os nefitas consideravam Néfi o seu “grande protetor” (ver Jacó 1:10). Ele também os protegeu dos perigos espirituais, advertindo-os contra o pecado e instando-os a virem a Cristo. Agora, essa tarefa recaía sobre Jacó, a quem Néfi tinha consagrado para ser sacerdote e mestre (ver Jacó 1:18). Jacó sentiu a responsabilidade de advertir ousadamente aqueles que “[começavam] a cometer pecados”, ao mesmo tempo que consolava “a alma ferida” daqueles que tinham sido magoados pelos pecados de outros (ver Jacó 2:5–9). Como faria ele as duas coisas? Ele direcioná-los-ia para Jesus Cristo, porque ambos os grupos precisavam da cura do Salvador (ver Jacó 4). Tal como a mensagem de Néfi, que o precedeu, o testemunho de Jacó foi um apelo para “[se reconciliarem] com [Deus] pela expiação de Cristo” (Jacó 4:11).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

Jacó 1:6–8, 15–19; 2:1–11

Recebi uma “missão do Senhor”.

Para Jacó, ensinar a palavra de Deus era uma “missão do Senhor”, então, trabalhou diligentemente para “magnificar o [seu] ofício” (Jacó 1:17, 19). O que significam para si estas frases que Jacó usou? Pense no que faz uma lupa. Isto dá-lhe alguma ideia? Ao ponderar sobre Jacó 1:6–8, 15–19 e 2:1–11, pense nas missões que o Senhor tem para si. O que se sente inspirado a fazer para “magnificá-las”?

Ver também “O Senhor Qualifica a Quem [Chama]”, em Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Thomas S. Monson (2020), pp. 209–220; e o vídeo “Estar à Altura do Chamado”, Biblioteca do Evangelho.

Jacó 2:12–21

“Não [permitais] que o orgulho [do] vosso coração vos [destrua] a alma!”

Os nefitas tinham problemas com o orgulho e com o foco nas riquezas (ver Jacó 2:13) e esse problema não era exclusivo deles ou da sua época. Como é que o adversário promove o amor às riquezas atualmente? Depois de ler Jacó 2:12–21, descreva nas suas próprias palavras como Deus quer que vejamos a riqueza material. Um hino como “Eu devo partilhar” (Hinos, n.º 135) pode oferecer perspetivas complementares. O que se sente inspirado a fazer com o que está a aprender?

Jacó 2:22–35; 3:10–12

Imagem
ícone do seminário
Deus deleita-se na castidade.

Ao ler Jacó 2:22–35; 3:10–12, o que encontra que o ajuda a entender a razão da castidade ser tão importante para o Senhor? Quais são algumas das consequências negativas da imoralidade, nos dias de Jacó e nos nossos? Quais são as bênçãos de viver uma vida casta?

O Elder David A. Bednar ensinou que vivemos num “mundo que cada vez mais [escarnece] da santidade da procriação” (“Cremos em Ser Castos”, Liahona, mai. 2013, p. 44). Como ajuda os outros a entender a razão pela qual obedece à lei da castidade? Um bom lugar para começar é a explicação dos padrões de Deus sobre sentimentos e relações sexuais em “O teu corpo é sagrado”, no Para a Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas (pp. 22–29). Que mais encontrou neste recurso que iria ajudá-lo a explicar a razão pela qual vive a lei da castidade?

Pode encontrar respostas adicionais na mensagem do Elder Bednar mencionada acima ou no vídeo “Eu Escolhi Ser Puro” (Biblioteca do Evangelho).

Como o padrão de pureza sexual de Deus difere de outras mensagens que poderá encontrar? Quais são as bênçãos de viver uma vida casta?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Virtude”, na Biblioteca do Evangelho; “Atração por Pessoas do Mesmo Sexo” da coleção “Ajuda para a Vida” na Biblioteca do Evangelho

Jacó 4

Posso reconciliar-me com Deus através da Expiação de Jesus Cristo.

Jacó rogou ao seu povo que se “[reconciliasse] com [Deus] pela expiação de Cristo” (Jacó 4:11). Uma definição de reconciliar é restaurar a amizade ou a harmonia. Ao ponderar sobre a sua própria vida, pense num momento em que se tenha sentido distante do Pai Celestial. Como o Salvador o ajudou a restaurar este relacionamento? Que conselho identificou neste capítulo que o ajuda a reconciliar-se com Deus? (ver versículos 4–11).

Que conhecimentos adicionais pode obter com Mateus 5:23–24? Como pode o Salvador ajudá-lo a reconciliar-se com Deus e com os outros?

Ver também 2 Néfi 10:24.

Jacó 4:8–18

Posso evitar a cegueira espiritual ao concentrar-me no Salvador.

Ao esforçar-se para voltar o seu povo mais plenamente para o Senhor, Jacó advertiu-os para não serem espiritualmente cegos e não desprezarem as “palavras claras” do evangelho (ver Jacó 4:13–14). De acordo com Jacó 4:8–18, o que podemos fazer para evitar a cegueira espiritual?

Ver também Quentin L. Cook, “Olhar para além do Marco”, Liahona, mar. 2003, p. 20.

Ao ensinar, o Salvador usava comparações com a vida quotidiana. As parábolas de Jesus ajudaram as pessoas a encontrar verdades espirituais nas suas experiências comuns. Tente fazer o mesmo quando ensinar. Por exemplo, ao ensinar Jacó 4:8–18, pode perguntar aos alunos se já fizeram um exame oftalmológico. Como avaliou o médico a visão física deles? Como podemos avaliar a nossa visão espiritual?

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

Jacó 2:8

Deus cura a alma ferida.

  • Para ajudar as crianças a compreender como uma “alma ferida” pode ser curada, conversem sobre como o nosso corpo pode ferir-se e o que o ajuda a curar-se. Talvez as crianças possam apontar ocasiões em que se magoaram e o que as ajudou a ficarem curadas. Como parte desta conversa, pode mesmo mostrar ligaduras ou medicamentos. Também pode partilhar com elas como o Salvador o ajudou a si quando o seu espírito precisava de cura.

Jacó 2:17–19

Posso ajudar os necessitados quando partilho com eles.

  • Algumas pessoas da época de Jacó eram muito ricas, mas não queriam partilhar o que tinham com os outros. Ao ler às crianças os ensinamentos de Jacó em Jacó 2:17–19, pode dar-lhes gravuras ou objetos para segurar que combinem com palavras ou frases destes versículos. Pode explicar que está a partilhar estes objetos com elas; depois, pode convidá-las a partilhar os objetos consigo ou entre elas. Falem sobre como se sentem quando partilham. Que mais podemos partilhar com os outros para os ajudar a sentirem-se felizes?

  • Após lerem juntos Jacó 2:17, as crianças podem referir algumas bênçãos que o Pai Celestial partilhou com elas. Qual a razão de Ele querer que partilhemos uns com os outros?

Jacó 4:6, 10–11

Posso fortalecer a minha fé em Jesus Cristo.

  • A fé de Jacó em Cristo era tão forte que não podia ser abalada. Para ensinar as crianças a construir uma fé como esta, pergunte-lhes sobre coisas que fazemos para fortalecer o nosso corpo. O que podemos fazer para fortalecer a nossa fé em Jesus Cristo? Leiam juntos Jacó 4:6 para ajudar as crianças a descobrir o que Jacó e o seu povo fizeram para tornar a sua fé “inabalável”.

  • Outra forma de ajudar as crianças a compreender o que significa ter uma fé “inabalável” é levá-las até uma grande árvore e pedir-lhes para abanar ramos individuais. Em seguida, deixe-as tentar abanar o tronco. Porque é mais difícil abanar o tronco? Que frases de Jacó 4:6, 10–11 descrevem o que podemos fazer para tornar a nossa fé em Jesus Cristo inabalável?

    Imagem
    uma árvore grande num parque

    Tal como o tronco de uma árvore, a nossa fé em Cristo pode ser “inabalável”.

  • Para outras comparações para ensinar as crianças sobre a fé inabalável em Jesus Cristo, ver Neil L. Andersen, “Redemoinhos Espirituais” (Liahona, mai. 2014, p. 18; e o vídeo “Redemoinhos Espirituais”) ou “O Sábio e o Tolo” (Músicas para Crianças, p. 132; ver também Mateus 7:24–27).

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Jacó a escrever em placas de ouro

I Will Send Their Words Forth (Jacob the Teacher) (Enviarei as Suas Palavras: [Jacó, o Mestre]), de Elspeth Caitlin Young