Biblioteca
Lição 31: 2 Néfi 11 e 16


Lição 31

2 Néfi 11 e 16

Introdução

Em 2 Néfi 11, Néfi expressou seu amor pelas palavras de Isaías. Ele também testificou que Jacó e Isaías viram o “Redentor assim como eu o vi” (2 Néfi 11:2). 2 Néfi 16 contém o relato de Isaías que conta como ele foi purificado de seus pecados e chamado profeta quando viu “o Senhor sentado sobre um alto e sublime trono” (ver 2 Néfi 16:1, 5–8). Tanto Néfi quanto Jacó ensinaram a importância de aplicarmos os escritos de Isaías a nossa própria vida (ver1 Néfi 19:23; 2 Néfi 6:5; 11:2, e o Senhor declarou, “grandes são as palavras de Isaías” (3 Néfi 23:1). 2 Néfi 11 contém parte da explicação de Néfi sobre o motivo pelo qual ele incluiu as profecias de Isaías em seu registro, servindo assim de introdução às palavras de Isaías em 2 Néfi 12–24. 2 Néfi 25 serve como conclusão desses capítulos, contendo o conselho de Néfi sobre como podemos entender as palavras de Isaías (ver lição 35 deste manual).

Sugestões Didáticas

2 Néfi 11

Néfi expressa seu deleite em testificar que a salvação vem por meio de Jesus Cristo

Peça a três alunos que escrevam uma sentença cada um sobre o que aconteceu na última aula, em silêncio. Não deixe que eles comparem ou discutam o que estão escrevendo. Para ilustrar a vantagem de se ter mais de uma testemunha, peça aos três alunos que leiam suas frases em voz alta. Depois de o primeiro aluno ter lido sua sentença, pergunte à classe se a frase é uma representação completa do que aconteceu na última aula. Em seguida, peça ao segundo aluno que compartilhe sua sentença e pergunte se ela é uma representação completa da última aula. Depois de o terceiro aluno ler, faça a mesma pergunta.

  • Quais são as vantagens de se ter várias testemunhas?

Explique que o Senhor chama profetas para que sejam Suas testemunhas ao mundo. Incentive os alunos a ponderar o que significou para eles ouvir os profetas prestarem testemunho de Jesus Cristo.

Escreva a seguinte declaração no quadro: Ao estudar os testemunhos que os profetas prestaram de Jesus Cristo, podemos fortalecer a fé em Jesus Cristo e regozijar-nos Nele.

Peça a um aluno que leia 2 Néfi 11:2–3.

  • De acordo com esses versículos, o que Néfi, Isaías e Jacó vivenciaram que lhes permitiu ser testemunhas especiais de Jesus Cristo?

  • Por que você acha que é importante que haja testemunhos de Jesus Cristo de vários profetas? (Ver também Mosias 13:33–35.)

Peça aos alunos que analisem as primeiras linhas de cada versículo de 2 Néfi 11:4–6, procurando uma frase que Néfi repetiu em cada versículo.

  • O que significa “[deleitar-se]” em algo? (Você pode explicar que a palavra deleitar-se sugere um sentimento que é mais profundo do que simplesmente gostar ou estar interessado em algo. Ela implica uma experiência pessoal de alegria e satisfação.)

Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 11:4–7 em silêncio, identificando coisas nas quais Néfi se deleitava. Em seguida, divida a classe em duplas. Peça aos alunos que compartilhem as frases que mais os impressionaram e o motivo disso. Peça também que compartilhem coisas nas quais se deleitam ou que os levam a regozijar-se em Jesus Cristo.

Leia 2 Néfi 11:8 em voz alta e peça aos alunos que procurem o motivo pelo qual Néfi incluiu os escritos de Isaías em seu registro.

  • O que Néfi esperava que seu povo e os futuros leitores do Livro de Mórmon sentissem quando lessem as palavras de Isaías?

A seguinte lista fornece alguns exemplos de motivos pelos quais Néfi incluiu os escritos de Isaías em seu registro:

  1. Isaías viu o Salvador, assim como Néfi e Jacó tinham visto (ver 2 Néfi 11:2–3; ver também 2 Néfi 16:1–5, que inclui a descrição feita por Isaías de uma visão que teve do Salvador).

  2. Néfi deleitava-se em testificar a respeito de Cristo, e Isaías também testificou a respeito de Cristo (ver 2 Néfi 11:4, 6; ver também 2 Néfi 17:14 e 19:6–7, dois exemplos das profecias de Isaías sobre o Salvador).

  3. Néfi deleitava-se nos convênios do Senhor (ver 2 Néfi 11:5). As profecias de Isaías se relacionavam aos convênios do Senhor. Por exemplo: ele profetizou sobre o trabalho do templo nos últimos dias (ver 2 Néfi 12:1–3).

Explique que, nesta lição e nas três lições seguintes, os alunos vão estudar e discutir as palavras de Isaías encontradas em 2 Néfi 12–24. Incentive-os a procurar nesses capítulos verdades que fortaleçam seu testemunho do Salvador e que os ajudem a se regojizar Nele. Peça aos alunos que compartilhem alguns versículos favoritos desses capítulos com familiares e amigos.

2 Néfi 16

Isaías recebe o chamado profético

Explique que em seguida a classe irá estudar 2 Néfi 16 porque esse capítulo contém o relato feito por Isaías de uma visão em que recebeu o chamado profético. Para ajudar os alunos a preparar-se para entender essa visão, explique que os escritos de Isaías incluem linguagem simbólica. As escrituras são ricas em símbolos, modelos e expressões figurativas. Saliente que, em um dos versículos que eles leram anteriormente, Néfi disse: “Todas as coisas que foram dadas por Deus aos homens, desde o começo do mundo, são símbolos dele” (2 Néfi 11:4). O uso de símbolos e modelos é um dos meios pelos quais as escrituras nos ensinam sobre a missão de salvação do Senhor.

Escreva as seguintes palavras e expressões no quadro: cauda do manto, serafins (anjos) com seis asas cada um, fumaça, brasa viva.

Pergunte aos alunos que pensamentos lhes vieram à mente quando viram ou ouviram essas palavras. Depois de uma breve discussão, explique que Isaías usou essas palavras no relato de seu chamado como profeta de Deus. (Tente ajudar os alunos a entender o significado que Isaías pretendia transmitir. Tenha cautela para não analisar demais os significados da linguagem simbólica. Em vez disso, ajude os alunos a ver como a mensagem de Isaías se aplica à vida deles.)

Peça a um aluno que leia 2 Néfi 16:1. (Se os alunos tiverem acesso à edição SUD da Versão do Rei Jaime da Bíblia, você pode pedir que abram em Isaías 6, que contém notas de rodapé e auxílios de estudo que ajudarão na compreensão das passagens de escrituras abordadas nesta lição.)

Explique que, nesse versículo, a palavra cauda se refere à barra de um manto.

Peça a um aluno que leia 2 Néfi 16:2–3 em voz alta. Explique que “serafins” são anjos que residem na presença do Senhor.

  • O que poderiam significar as seis asas dos serafins? (Você pode sugerir aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 77:4 como dica. A imagem de asas é um símbolo da capacidade de mover-se e de agir.)

  • Quais palavras indicam a atitude dos serafins perante o Senhor?

  • Quando você já teve uma atitude semelhante para com Deus?

Peça a um aluno que leia 2 Néfi 16:4 e Apocalipse 15:8 em voz alta. Peça à classe que procure o significado da frase “encheu-se de fumaça”. (Você talvez precise ajudar os alunos a entender que a fumaça representa a presença, o poder e a glória do Senhor.) Você pode sugerir aos alunos que escrevam Apocalipse 15:8 na margem de suas escrituras ao lado de 2 Néfi 16:4.

Peça a um aluno que leia 2 Néfi 16:5 em voz alta. Peça à classe que procure frases que expressem como Isaías se sentiu na presença do Senhor. (Se a edição SUD da Versão do Rei Jaime da Bíblia estiver disponível, peça aos alunos que consultem Isaías 6:5, notas de rodapé a e b.)

  • O que você acha que Isaías quis dizer quando declarou: “Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros”? (Você talvez tenha de explicar que em Isaías 6:5, a palavra perdido foi traduzida de uma palavra em hebraico que significa “afastado da presença” e que a expressão lábios impuros refere-se à consciência que Isaías tinha de seus pecados e dos pecados de seu povo. Isaías expressou que se sentia indigno de estar na presença do Senhor.)

Dê aos alunos um momento para ponderar por que Isaías deve ter-se sentido assim. Explique que vários profetas expressaram como sentiram-se inadequados quando receberam seus chamados. O Presidente Spencer W. Kimball descreveu o telefonema que recebeu do Presidente J. Reuben Clark Jr., da Primeira Presidência, informando-o de que ele havia sido chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos:

“‘Oh, irmão Clark! Eu? Não podem ter chamado a mim? Deve haver algum equívoco. Não devo ter ouvido bem’. Dizia isso enquanto escorregava da cadeira para o chão. (…)

‘Oh, irmão Clark! Parece impossível. Sou tão fraco, pequeno, limitado e incapaz’” (Edward L. Kimball e Andrew E. Kimball Jr., Spencer W. Kimball: Twelfth President of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, [Spencer W. kimball: Décimo Segundo Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias], 1977, p. 189).

Ajude os alunos a entender que Isaías, um homem justo, sentiu-se “perdido” e “impuro” na presença do Senhor. Quem dentre nós não se sentiria indigno perante Deus?

Escreva a seguinte verdade no quadro: Podemos ser purificados de nossa indignidade por meio da Expiação de Jesus Cristo.

Se possível, mostre aos alunos um pedaço de carvão ou um toco de madeira queimado. Pergunte como esses objetos estariam se tivessem acabado de ser retirados do fogo.

  • O que aconteceria a alguém que tocasse numa brasa viva?

Leia 2 Néfi 16:6–7 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem em silêncio, procurando ver o que aconteceu com Isaías, envolvendo uma brasa viva. (Se uma edição SUD da Versão do Rei Jaime da Bíblia estiver disponível, peça aos alunos que consultem Isaías 6:6, nota de rodapé a e Isaías 6:7, notas de rodapé a e b.)

  • De acordo com 2 Néfi 16:7, qual foi o significado de o anjo ter simbolicamente tocado os lábios de Isaías com uma brasa viva? (Você talvez tenha de explicar que a brasa viva é um símbolo de purificação. Quando o anjo da visão de Isaías tocou seus lábios com a brasa, isso representava o Senhor purificando Isaías de sua indignidade e o perdoando de seus pecados.)

Dê aos alunos algum tempo para pensar nas vezes em que sentiram o poder purificador da Expiação de Jesus Cristo.

Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 16:8–13 em silêncio. Peça a um aluno que resuma o que o Senhor disse sobre o ministério de Isaías entre o povo. (Você talvez tenha de explicar que o Senhor advertiu Isaías de que sua pregação a Israel rebelde seria em grande parte ignorada, mas que ele deveria continuar a pregar até que “a terra seja totalmente desolada”. Em outras palavras, o Senhor iria misericordiosamente continuar Sua missão de salvação por meio de Seus servos “enquanto durar o tempo ou existir a Terra ou existir na face da Terra um homem para ser salvo” [Morôni 7:36].)

Explique que Isaías se tornou uma vigorosa testemunha do Senhor Jesus Cristo e de Seu evangelho. Testifique que o Salvador é real e pode perdoar-nos de nossos pecados, e que ao sentirmos o poder da Expiação em nossa vida podemos também ser testemunhas do Salvador.

Comentários e Informações Históricas

2 Néfi 16:2–3. Os anjos têm asas?

“Um anjo de Deus nunca teve asas” (Joseph Smith, History of the Church, vol. 3, p. 392). Então por que Isaías descreveu anjos com asas? O Élder Bruce R. McConkie explicou que a descrição é simbólica: “O fato desses seres sagrados terem sido apresentados a [Isaías] como se tivessem asas era simplesmente para simbolizar seu ‘poder para mover-se, para agir, etc.’ como também aconteceu em visões que outros receberam” (D&C 77:4).(Mormon Doctrine, 2ª ed., 1966, p. 703).