Biblioteca
Éter


Introdução ao Livro de Éter

Por que estudar esse livro?

Com o estudo do livro de Éter, os alunos aprenderão a história dos jareditas — um grupo de pessoas que viajou para o hemisfério ocidental e nele viveu por muitos séculos antes da chegada do povo de Leí. Eles aprenderão princípios importantes relativos à oração, à revelação e à relação entre a fé em Jesus Cristo e a obtenção de conhecimento espiritual. Aprenderão também qual o papel dos profetas no trabalho de persuadir as pessoas a arrependerem-se e quais as consequências para aqueles que rejeitam Jesus Cristo e Seus profetas.

Quem escreveu esse livro?

Esse livro é um resumo, feito por Morôni, do conteúdo das 24 placas de ouro, chamadas placas de Éter. Recebeu o nome de Éter, que foi o último profeta dos jareditas e registrou a história desse povo (ver Éter 15:33–34). Cerca de 500 anos antes de Morôni resumir os registros sagrados, certas pessoas do povo de Lími descobriram as placas de Éter quando procuravam a terra de Zaraenla (ver Mosias 8:7–11; Éter 1:2). Os profetas nefitas e os encarregados de manter os registros dos nefitas passaram as placas de Éter de geração em geração, até que elas chegaram às mãos de Morôni. Morôni afirmou que não incluiu nem a “centésima parte” do que continham em seu resumo (Éter 15:33).

Para quem esse livro foi escrito e por quê?

Considerando-se que Morôni resumiu as placas de Éter depois da destruição dos jareditas e de seu próprio povo, o livro destinava-se às pessoas de nossos dias. Morôni admoestou os gentios dos últimos dias a arrependerem-se, servirem a Deus e a eliminarem as combinações secretas (ver Éter 2:11–12; 8:23). Além disso, escreveu as palavras de Jesus Cristo, que convidam todos os “confins da terra” a arrependerem-se, achegarem-se a Ele, serem batizados e receberem o conhecimento que é negado ao mundo devido à descrença (ver Éter 4:13–18).

Quando e onde foi escrito?

Éter terminou o registro da história de seu povo após a última grande batalha na qual morreram todos os jareditas, exceto dois: ele mesmo e Coriântumr (ver Éter 13:13–14; 15:32–33). Depois, escondeu seus escritos “de um modo que o povo de Lími o encontrou” (Éter 15:33; ver também Mosias 8:7–9). Morôni resumiu os registros de Éter entre o ano 400 d.C. e o ano 421d.C. (ver Mórmon 8:3–6; Morôni10:1). Morôni escreveu que os jareditas foram destruídos “sobre a face deste país do norte” (Éter 1:1), o que indica que, quando resumiu esses registros, ele talvez estivesse na terra onde haviam sido destruídos.

Quais são algumas características marcantes desse livro?

Ao contrário de outros livros do Livro de Mórmon, o livro de Éter não conta a história dos descendentes de Leí. Conta a história de como os jareditas saíram da região da Torre de Babel e viajaram para a terra prometida, onde, por fim, foram destruídos. Esse livro é mais uma testemunha do que diz o registro dos nefitas, e demonstra que “e toda nação que (…) habitar [a terra prometida] deverá servir a Deus ou será varrida (…) quando houver amadurecido em iniquidade” (Éter 2:9).

A ocasião em que Jesus Cristo, antes de Seu nascimento mortal, mostrou-Se ao irmão de Jarede, foi “um dos maiores momentos registrados em toda a história”. Esse evento “colocou o irmão de Jarede entre os maiores profetas de Deus de todos os tempos” (Jeffrey R. Holland, Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, p. 17). O relato que Morôni fez dessa visão é um testemunho vigoroso de Jesus Cristo e contém ensinamentos singulares quanto à natureza dos corpos espirituais (ver Éter 3:4–17).

Resumo

Éter 1–3 O Senhor preserva o idioma dos jareditas por ocasião da Torre de Babel, e promete levá-los a uma terra escolhida e transformá-los em uma grande nação. Ele os leva até o mar e os instrui a construir barcos para atravessarem o oceano. O Senhor mostra-Se ao irmão de Jarede, e mostra-lhe “todas as coisas” (Éter 3:26).

Éter 4–5 Morôni sela os escritos do irmão de Jarede, registra as palavras de Jesus Cristo, que explicam que esses escritos serão revelados aos que tiverem fé Nele, e ensina que, nos últimos dias, além de Deus, o Pai, do Filho e do Espírito Santo, outras três testemunhas testificariam a veracidade do Livro de Mórmon.

Éter 6–11 Os jareditas viajam para a terra prometida. O povo multiplica-se e começa a espalhar-se. Reis justos e iníquos sucedem-se no governo por muitas gerações. Os jareditas quase são destruídos devido às combinações secretas. Muitos profetas exortam o povo ao arrependimento, mas são rejeitados.

Éter 12 Morôni ensina que é preciso ter fé para receber um testemunho espiritual. Ele expressa ao Senhor seu temor de que os gentios do futuro zombariam de suas deficiências em escrever as coisas sagradas e registra a resposta do Senhor. Ele exorta os leitores modernos a buscarem Jesus Cristo.

Éter 13–15 Morôni fala sobre a profecia de Éter quanto à Nova Jerusalém. Depois que os jareditas o rejeitam, Éter testemunha e registra sua total destruição.