Biblioteca
Lição 152: Morôni 1–3


Lição 152

Morôni 1–3

Introdução

Após completar seu resumo das placas de Éter, Morôni supôs que não escreveria mais. Contudo, ele foi inspirado a escrever “mais algumas coisas que talvez sejam úteis para meus irmãos, os lamanitas, em algum dia futuro, segundo a vontade do Senhor” (Morôni 1:4). Suas palavras confirmam sua fidelidade a Jesus Cristo, e também registram ordenanças importantes do evangelho.

Sugestões Didáticas

Morôni 1

Morôni anda errante para conservar sua vida e continua a escrever

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte história contada por uma moça que, na escola, defendeu suas crenças:

“O professor estava em frente à classe, falando da cena de um filme que veríamos em seguida. (…) O professor (…) despreocupadamente explicou que (…) o filme era indicado para adultos. Fiquei perplexa. (…) Nunca pensei que isso aconteceria.

Sentei-me na cadeira, pensando no que deveria fazer. Um pensamento martelava em minha cabeça: Fomos ensinados a não assistir filmes ofensivos. Tentei racionalizar que por estar na escola, a parte do filme que estávamos prestes a assistir seria adequada. Mas o pensamento de não assistir a filmes ofensivos era mais forte do que minha racionalização.

Calmamente levantei minha mão, e em frente a todos da classe, pedi para ficar fora da sala enquanto passavam o filme. Senti os olhos de todos sobre mim enquanto empurrava minha cadeira e pegava meu livro. Vi a expressão nos olhos deles; simplesmente não entendiam.

Sentada no corredor, senti-me muito feliz. Sabia que havia feito o que era certo, não importava o que meus colegas ou o professor dissessem. Senti-me mais forte também. Sabia que não tinha que assistir a uma cena de filme inadequada só porque meu professor a estava apresentando a nós.

(…) Creio que, quando somos confrontados com momentos de adversidade e os enfrentamos, tornamo-nos mais fortes do que se nos sentássemos e deixássemos acontecer.

É uma força interior encontrada por meio de nosso Salvador. Se nos voltarmos a Ele em nossas dificuldades, ficaremos mais fortes. Nossa fé Nele pode ajudar-nos a enfrentar a adversidade” (Catherine Hall, “Standing Up, Standing Out”, [Levantar-se e Destacar-se] New Era, fevereiro de 2012, p. 11).

Peça que os alunos leiam Morôni 1:1–3 em silêncio, procurando como Morôni sustentou sozinho sua fé. Peça que eles relatem o que encontraram. Pense nas seguintes perguntas:

  • Para você, o que significa “não negar a Cristo?”

  • Quando você ou alguém que conheça mostrou determinação em seguir a Jesus Cristo em meio à adversidade?

Explique-lhes que, ainda que os exemplos de Morôni e da jovem na história sejam excelentes exemplos de como não negar a Jesus Cristo, cada um de nós pode tomar pequenas decisões todos os dias que demonstram a mesma fé, obediência e o desejo de “não negar a Cristo”.

  • Quais são algumas maneiras de seguir o exemplo de Morôni? (As sugestões dos alunos podem ser: não se envergonhar do evangelho e de seus padrões, obedecer aos mandamentos, dar um bom exemplo e permanecer firmes no testemunho de Jesus Cristo mesmo quando outros não permanecerem.)

Peça a um aluno que leia Morôni 1:4 em voz alta. Peça aos alunos que continuem a leitura e procurem por que Morôni escolheu continuar a escrever. Depois que os alunos relatarem o que encontraram, ressalte que Morôni escreveu para o benefício dos descendentes daqueles que buscavam tirar sua vida.

  • O que podemos aprender com o desejo de Morôni de ajudar os lamanitas? (Podemos demonstrar nosso comprometimento de seguir a Jesus Cristo ao escolher mostrar amor a nossos inimigos.)

Explique-lhes que o comprometimento de Morôni com Jesus Cristo levou-o a escrever sobre alguns aspectos primordiais da Igreja que ele sentiu serem “úteis” (Morôni 1:4). Convide os alunos a pensar em como Morôni 2–3 poderia lhes ser útil ao estudar esses capítulos.

Morôni 2

Morôni registra as instruções de Jesus Cristo sobre conferir o dom do Espírito Santo

Peça a um rapaz que vá para a frente da classe. Peça aos alunos que imaginem esse rapaz no futuro como missionário de tempo integral. Ele e seu companheiro ensinaram o evangelho a alguém, e a pessoa decidiu ser batizada. O rapaz na classe é convidado a realizar a ordenança de confirmação, que inclui a imposição de mãos para o dom Espírito Santo. Faça a seguinte pergunta ao rapaz:

  • O que você precisaria fazer para preparar-se para realizar essa ordenança? (Depois que o rapaz responder, peça ao restante da turma que compartilhe suas ideias.)

Explique-lhes que, quando o Salvador ressuscitado visitou os nefitas, “tocou com a mão os discípulos que escolhera” e “lhes deu poder para conferirem o Espírito Santo” (3 Néfi 18:36–37). Morôni incluiu em seu registro algumas das instruções do Salvador aos doze discípulos nefitas sobre como conferir o dom do Espírito Santo. Peça a um aluno que leia Morôni 2:1–3 em voz alta, e peça à classe que procure as seguintes informações.

  1. O que a pessoa que irá realizar a ordenança precisa fazer para preparar-se

  2. Como a ordenança deve ser realizada

Depois que os alunos lerem os versículos, faça as perguntas a seguir:

  • De acordo com a nota de rodapé b para Morôni 2:2, que sacerdócio é requerido para conferir o dom do Espírito Santo? (O Sacerdócio de Melquisedeque.)

  • O que um portador do Sacerdócio de Melquisedeque deve fazer a fim de preparar-se para conferir o dom do Espírito Santo? (Ele deve “invocar o Pai em nome de [de Jesus Cristo], em poderosa oração”.)

  • Em sua opinião, como a oração pode ajudar a pessoa a preparar-se para realizar uma ordenança do sacerdócio?

  • Como a ordenança de confirmação deve ser realizada? (Pela imposição de mãos e em nome de Jesus Cristo. Explique-lhes que, para parte dessa ordenança, os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque devem usar determinadas palavras. Os missionários de tempo integral recebem pequenos manuais com as instruções de como realizar as ordenanças e bênçãos do sacerdócio.)

Você pode resumir o que os alunos aprenderam até aqui escrevendo a seguinte verdade no quadro: Os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque conferem o dom do Espírito Santo aos membros batizados da Igreja pela imposição de mãos.)

Morôni 3

Morôni registra as instruções de Jesus Cristo sobre a ordenação de sacerdotes e mestres

Um dia ou dois antes de ensinar esta lição, você pode pedir a um rapaz que se prepare para ler na aula a sua linha de autoridade do sacerdócio. (Ou você poderia ler sua própria linha de autoridade ou a de um membro de sua família ou líder do sacerdócio de sua ala ou ramo.) Explique-lhes que a linha de autoridade do sacerdócio traça a autoridade do portador do sacerdócio até Jesus Cristo. Os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque podem pedir um registro de sua linha de autoridade entrando em contato com a sede da Igreja ou o escritório administrativo da área. A Igreja não fornece registros de linha de autoridade para os portadores do Sacerdócio Aarônico. Entretanto, se um portador do Sacerdócio Aarônico foi ordenado por um portador do Sacerdócio de Melquisedeque, ele pode conhecer a linha de autoridade do homem que o ordenou.

Peça ao aluno que leia para a classe sua linha de autoridade (ou leia a linha de autoridade que você trouxe para a aula). Peça-lhe que compartilhe o que significa para ele saber que pode traçar sua linha de autoridade do sacerdócio diretamente a Jesus Cristo (ou compartilhe seus próprios sentimentos sobre os portadores do sacerdócio poderem traçar sua autoridade até o Salvador).

Para ajudar os alunos a entender que a autoridade para realizar todos os deveres do sacerdócio vem de Jesus Cristo e do Pai Celestial, peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Para agir com autoridade divina é preciso muito mais do que um simples contrato social. Isso não pode ser criado por treinamento teológico ou outorgado pela congregação. Não, no trabalho autorizado de Deus é preciso haver um poder maior do que aquele que existe nos bancos de igreja, nas ruas ou nos seminários — fato que muitos estudiosos sinceros de religião já sabiam e admitiam abertamente gerações antes da Restauração. (…)

Nós, da Igreja restaurada de Jesus Cristo podemos traçar as origens da autoridade do sacerdócio exercida pelo mais novo diácono da ala, à do bispo (seu presidente) e à do profeta (que preside todos nós). As origens dessa autoridade podem ser traçadas em uma cadeia ininterrupta até o ministério dos anjos enviados pelo próprio Filho de Deus e que trouxeram essa dádiva incomparável do céu” (“Nossa Característica Mais Marcante”, A Liahona, maio de 2005, p. 43).

  • Por que é importante que você saiba que todo portador do sacerdócio desta Igreja pode traçar sua autoridade até Jesus Cristo?

Peça a um aluno que leia Morôni 3:1–4 em voz alta. Peça à turma que acompanhe, procurando como os homens são ordenados aos ofícios do sacerdócio.

  • Como os homens são ordenados aos ofícios do sacerdócio? (Os homens são ordenados aos ofícios do sacerdócio pela imposição de mãos por quem possua autoridade.)

  • Por que é necessário que um homem seja ordenado ao ofício do sacerdócio por quem possua atualmente esse ofício ou um ofício maior no sacerdócio?

Peça aos portadores do sacerdócio na classe que expliquem brevemente os deveres do sacerdócio. Pergunte à classe:

  • Quando você foi abençoado porque um portador do sacerdócio cumpriu com suas responsabilidades?

Peça a alguns alunos que compartilhem seus sentimentos sobre como o sacerdócio abençoa a vida deles. Você também pode compartilhar como sua vida é abençoada devido ao sacerdócio.

Revisão do Domínio das Escrituras

Dê aos alunos uma lista de todas as 25 referências de domínio das escrituras do Livro de Mórmon e metade de uma folha de papel. Peça aos alunos que escrevam os números 1, 2 e 3 na sua folha de papel. Depois leia os exemplos abaixo (ou prepare alguns próprios que poderiam se relacionar mais com as necessidades e os interesses dos alunos que você ensina). Ao lado de cada número no papel, peça que os alunos escrevam a passagem do domínio das escrituras que, na opinião deles, melhor combine com o exemplo lido. Depois, peça-lhes que compartilhem as respostas. Já que pode haver mais de uma combinação possível, peça-lhes que expliquem por que selecionaram determinadas passagens em particular.

  1. Você está buscando forças para superar uma difícil tentação. (Possíveis respostas: Helamã 5:12 e 3 Néfi 18:15, 20–21.)

  2. Quando você estudava as escrituras e refletia sobre um desafio em sua vida, recebeu orientação sobre o que fazer. (Possíveis respostas: 2 Néfi 32:3.)

  3. Você se sente pressionado por alguns amigos a participar de atividades que são contrárias aos mandamentos de Deus. Eles dizem que tais atividades fazem parte de ser jovem e são divertidas. (Possíveis respostas: Mosias 4:30; Alma 37:35; 41:10.)

Comentários e Informações Históricas

Morôni 2. Portadores do sacerdócio entre os descendentes de Leí

O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou:

“Os nefitas eram descendentes de José. Leí descobriu isso quando lia as placas de latão. (…) Não havia levitas entre os que acompanharam Leí ao Hemisfério Ocidental. Sob essas condições, os nefitas oficiavam em virtude do Sacerdócio de Melquisedeque desde os dias de Leí até a época do aparecimento de nosso Salvador entre eles.

Quando o Salvador visitou os nefitas, Ele estabeleceu a Igreja em sua plenitude entre eles. (…) Portanto somos justificados na crença de que não somente o Sacerdócio de Melquisedeque foi conferido em toda sua plenitude, mas também o Aarônico, exatamente como temos na Igreja hoje; e o Sacerdócio Aarônico permaneceu com eles desde essa época até que, devido à iniquidade, todo o sacerdócio cessou. Podemos estar certos de que nos dias de Morôni os nefitas ordenaram mestres e sacerdotes no Sacerdócio Aarônico; mas antes da visita do Salvador eles oficiavam no Sacerdócio de Melquisedeque” (Answers to Gospel Questions [Respostas a Perguntas do Evangelho], comp. por Joseph Fielding Smith Jr., 5 vols., 1957–1966, vol. 1, p. 124, 126).

Morôni 2:1. Os doze discípulos nefitas serviram como Apóstolos?

O Profeta Joseph Smith ensinou:

“Esse livro [o Livro de Mórmon] também conta que o Salvador apareceu neste continente depois de Sua Ressurreição; (…) que eles tinham apóstolos, profetas, pastores, mestres e evangelistas; a mesma organização, o mesmo sacerdócio, as mesmas ordenanças, dons, poderes e bênçãos existiam no continente ocidental” (Joseph Smith, History of the Church, vol. 4, p. 538).

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou:

“Embora os Doze nefitas sejam sempre chamados de discípulos, permanece a realidade de que foram investidos com autoridade divina para serem testemunhas especiais de Cristo para seu próprio povo. Por conseguinte, eram, de fato, apóstolos da raça nefita” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954-1956, vol. 3, p. 158).