Biblioteca
Lição 82: Alma 18


Lição 82

Alma 18

Introdução

O rei Lamôni ficou espantado com o poder que Amon demonstrou na defesa dos rebanhos do rei. Ele até chegou a acreditar que Amon era o Grande Espírito. Amon percebeu os pensamentos do rei pelo poder do Espírito Santo e começou a ensinar-lhe o evangelho. O rei Lamôni acreditou no que Amon ensinou, reconheceu a necessidade de um Salvador, clamou ao Senhor por misericórdia e foi dominado pelo Espírito.

Sugestões Didáticas

Alma 18:1–11

O rei Lamôni fica impressionado com a fidelidade de Amon

Uma breve recapitulação do relato encontrado no final de Alma 17 vai ajudar os alunos a entender o contexto de Alma 18. Também vai ajudá-los a entender as mensagens contidas em Alma 18. Para recapitular Alma 17, pergunte aos alunos se as seguintes declarações são verdadeiras ou falsas. Você pode pedir-lhes que escrevam suas respostas.

  1. Como Amon agradou ao rei Lamôni, o rei ofereceu uma de suas filhas para ser esposa de Amon. (Verdadeiro. Ver Alma 17:24.)

  2. Amon disse que queria ser servo do rei. (Verdadeiro. Ver Alma 17:25.)

  3. Amon temeu por sua vida quando um grupo de lamanitas dispersou os rebanhos do rei. (Falso. Ver Alma 17:28–30.)

  4. Com grande poder, Amon lutou com os lamanitas e cortou os braços daqueles que ergueram suas armas contra ele. (Verdadeiro. Ver Alma 17:37–38.)

Depois de fazer esse exercício, certifique-se de que os alunos saibam as respostas certas.

Pergunte aos alunos se eles já tiveram medo ou se sentiram inadequados ou se já sentiram que uma designação ou dever era difícil demais para conseguirem cumprir. Diga aos alunos que, na lição de hoje, eles vão aprender princípios que os ajudarão em situações assim.

Separe a classe em dois grupos iguais. Designe uma metade a estudar Alma 18:1–4 e a outra metade a ler Alma 18:8–11. À medida que lerem, peça-lhes que ponderem como a fidelidade de Amon preparou o caminho para que ele ensinasse Lamôni e seu povo. Quando tiverem tido tempo suficiente para ler, faça as seguintes perguntas:

  • Que ideias o rei e seus servos tinham sobre a identidade de Amon?

  • De acordo com Alma 18:2, 4, Lamôni achava que o motivo da vinda de Amon era qual? (Punir o povo por causa de seus assassinatos e impedir Lamôni de matar mais servos seus.)

  • De acordo com Alma 18:10, o que impressionou Lamôni além do poder demonstrado por Amon ao defender os rebanhos? (Você pode incentivar os alunos a marcar as palavras fidelidade e fiel.)

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Ao servirmos as pessoas fielmente, …

Peça aos alunos que ponderem como completariam essa frase ao continuarem seu estudo de Alma 18.

Alma 18:12–43

À medida que Amon ensina o plano de redenção, Lamôni reconhece a necessidade que tem do Salvador

Para ajudar os alunos a compreender o poder dos ensinamentos de Amon e a grande mudança que o rei Lamôni começou a vivenciar, apresente Alma 18:12–35 como uma leitura dramatizada. Selecione quatro alunos e designe uma parte para cada um. Faça com que um deles seja o narrador e com que os outros três leiam as palavras de Amon, do rei Lamôni e de um dos servos do rei. Você pode ajudar os alunos a preparar-se designando suas partes com antecedência, talvez na véspera da aula ou pouco antes do início da aula.

Peça aos quatro alunos que leiam suas partes, em Alma 18:12–15. Peça à classe que acompanhe nas escrituras, procurando o efeito que o serviço prestado por Amon teve sobre Lamôni. Depois que o versículo 15 for lido, faça uma pausa na leitura e peça aos alunos que contem o que encontraram.

  • Por que vocês acham que Lamôni ficou calado diante de Amom? (Se necessário, ajude os alunos a lembrar que Lamôni teve medo por causa dos assassinatos que havia cometido e por achar que Amon era o Grande Espírito que tinha vindo para puni-lo.)

Continue com a leitura dramatizada, pedindo aos participantes que leiam suas partes, em Alma 18:16–21. Incentive os alunos a procurar evidências de que o poder de Deus estava com Amon.

  • Como o Espírito de Deus ajudou Amon naquela situação?

  • O que Lamôni queria saber de Amon?

  • Neste ponto do relato, o que Lamôni sabia a respeito de Amon? (Ele sabia que Amon exercia um poder incomum e que podia perceber os pensamentos das outras pessoas.)

Mostre aos alunos a declaração incompleta que você escreveu no quadro: Ao servirmos as pessoas fielmente, …

  • Com base no que aprenderam hoje em Alma 17–18, como vocês completariam essa frase? (Os alunos podem responder de diversas maneiras. Para resumir as respostas, complete a declaração escrita no quadro, da seguinte maneira: Ao servirmos as pessoas fielmente, podemos ajudá-las a preparar-se para receber as verdades do evangelho.)

Peça aos participantes que leiam suas partes, em Alma 18:22–32. Peça à classe que acompanhe, procurando verdades específicas que Amon ensinou a Lamôni. Você pode sugerir que os alunos marquem essas frases nas escrituras deles. Depois, peça-lhes que relatem as verdades que identificaram. Escreva as respostas deles no quadro.

Peça aos participantes que leiam suas partes em Alma 18:33–35. Peça à classe que procure como Amon explicou sua capacidade de conhecer os pensamentos do rei e sua capacidade de defender os rebanhos dele. Depois que os participantes tiverem terminado a leitura, agradeça a eles pela ajuda. Peça aos alunos que relatem o que encontraram. Para ajudar os alunos a ver como Deus abençoou Amon para que pudesse servir Lamôni e seu povo, pergunte:

  • Quais são algumas das coisas que Amon conseguiu fazer que estavam além de sua capacidade natural?

Saliente que, quando Amon servia o rei Lamôni, ele também estava servindo o Pai Celestial e Jesus Cristo. Escreva o seguinte no quadro: Ao servirmos fielmente o Pai Celestial e Jesus Cristo, …

  • Com base no que aprenderam com o exemplo de Amon, como completariam essa declaração? (Os alunos podem responder de diversas maneiras. Para resumir as respostas, complete a declaração do quadro da seguinte maneira: Ao servirmos fielmente o Pai Celestial e Jesus Cristo, nossa capacidade de realizar a obra Deles aumenta.)

  • Como esse princípio se aplica a alguém que tem medo, que se sente inadequado ou que acha que uma designação ou um dever é difícil demais?

  • Quando foi que vocês sentiram que o Pai Celestial e Jesus Cristo os ajudaram a fazer a obra Deles? (Você pode contar como o Pai Celestial e Jesus Cristo aumentaram sua capacidade de servi-Los. Ou pode compartilhar o exemplo da vida de outra pessoa.)

Para ajudar os alunos a aplicar esse princípio, anote as seguintes perguntas no quadro. Peça aos alunos que escrevam respostas a uma dessas perguntas.

Como esse princípio os ajudaria em suas responsabilidades atuais e futuras?

Como podemos ser mais fiéis para que sintamos o Senhor aumentar nossa capacidade de realizar Sua obra?

Explique-lhes que a abordagem de ensino usada por Amon ao ensinar Lamôni em Alma 18:36–39 é um padrão usado pelos missionários hoje. Ele ensinou sobre o plano de redenção, inclusive a Criação, a Queda de Adão e Eva e a Expiação de Jesus Cristo. Peça aos alunos que ponderem em silêncio a seguinte pergunta:

  • Por que vocês acham que é importante ensinar sobre a Criação e a Queda quando ensinamos sobre a Expiação de Jesus Cristo?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Para podermos entender a Expiação de Cristo (…), precisamos primeiro entender a Queda de Adão. E para entendermos a Queda de Adão, precisamos primeiro entender a Criação. Esses três elementos decisivos do plano de salvação relacionam-se entre si. (…)

A vida eterna, possibilitada pela Expiação, é o propósito supremo da Criação” (ver “A Expiação”, A Liahona, janeiro de 1997, pp. 33).

Se essas três doutrinas ainda não estiverem , acrescente-as à lista que anotou durante a leitura dramatizada. Peça a um aluno que leia Alma 18:36–39 em voz alta e à classe que acompanhe, procurando elementos da Criação, da Queda e da Expiação nos ensinamentos de Amon a Lamôni. Depois, peça-lhes que relatem o que encontrarem.

  • Como o aprendizado das doutrinas da Criação, da Queda e da Expiação ajudaram Lamôni a reconhecer a necessidade que tinha de um Salvador?

Peça aos alunos que leiam Alma 18:40–43 em silêncio e identifiquem pelo que Lamôni orou em resposta ao ensinamento de Amon. Você pode incentivar os alunos a marcar o pedido de Lamôni.

  • O que a oração de Lamôni mostra o que ele sabia sobre si mesmo e sobre seu povo? (Ele sabia que havia pecado e que necessitava de perdão.)

  • O que podemos aprender com Lamôni sobre o que acontece quando compreendemos que precisamos do Salvador? (À medida que os alunos responderem a essa pergunta, ajude-os a identificar o seguinte princípio: Quando compreendemos nossa necessidade do Salvador, desejamos arrepender-nos. Você pode pedir aos alunos que anotem esse princípio em suas escrituras ao lado de Alma 18:40–41. Saliente que embora nossas experiências pessoais com o arrependimento possam ser diferentes, todos podemos seguir o exemplo do rei Lamôni ao buscar sinceramente a misericórdia de Deus.)

Peça aos alunos que escrevam as respostas deles para a seguinte pergunta:

  • O que você pode fazer para ajudá-lo a lembrar-se de sua necessidade do Salvador?

Comentários e Informações Históricas

Alma 18:36-39. Ensinar o plano de salvação

Quando Amon ensinou Lamôni, “principiou pela criação do mundo” e depois ensinou “coisas concernentes à queda do homem” (Alma 18:36). Por fim, “explicou [ao rei e seus servos] o plano de redenção”, em especial “a respeito da vinda de Cristo” (Alma 18:39). Da mesma forma, Aarão ensinou essas doutrinas ao pai de Lamôni (ver Alma 22:12–14).

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, chamou essas doutrinas fundamentais (a doutrina da Criação, da Queda e da Expiação) de “os três pilares da eternidade” e disse que esses são “os maiores acontecimentos que já ocorreram em toda a eternidade”. Ele explicou:

“Quando conseguimos compreendê-las, vemos todas as coisas do plano eterno entrarem no devido lugar e nos colocamos em condição de fazer o que é preciso para a nossa própria salvação. (…)

Essas três coisas são os alicerces sobre os quais todas as outras repousam. Sem qualquer um deles, todas as coisas perderiam seu propósito e significado, e os planos e desígnios de Deus se tornariam nulos” (“The Three Pillars of Eternity” [Os Três Pilares da Eternidade], discursos devocionais da Universidade Brigham Young, 17 de fevereiro de 1981, p. 1, speeches.byu.edu).

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como cada componente do plano é essencial:

“O plano exigia a Criação, e isso por sua vez exigia a Queda e a Expiação. Esses são os três componentes fundamentais do plano. A criação de um planeta paradisíaco veio de Deus. A mortalidade e a morte foram introduzidas no mundo pela Queda de Adão. A imortalidade e a possibilidade de alcançarmos a vida eterna foram proporcionadas pela Expiação de Jesus Cristo. A Criação, a Queda e a Expiação foram planejadas muito antes do início da Criação propriamente dita” (“A Criação”, A Liahona, julho de 2000, p. 102).

Além de ensinarem as mesmas doutrinas, Amon e Aarão usaram uma abordagem semelhante em seu ensino. Ensinaram com simplicidade de modo que seus ouvintes pudessem entender (ver Alma 18:24–30; 22:7–11). Ensinaram usando as escrituras (ver Alma 18:36–39; 22:12–14). Seus ensinamentos levaram as pessoas a orar (ver Alma 18:40–41; 22:15–18).