Biblioteca
Lição 135: 3 Néfi 29–30


Lição 135

3 Néfi 29–30

Introdução

Ao concluir seu relato da visita do Salvador entre os nefitas, Mórmon explicou que o surgimento do Livro de Mórmon seria um sinal de que o Senhor estaria cumprindo Seu convênio com a casa de Israel. Ele também advertiu que aqueles que rejeitassem as obras de Deus estariam sujeitos aos juízos de Deus. Por fim, ele registrou o convite do Salvador feito a todas as pessoas de que se arrependam e sejam contados entre os da casa de Israel.

Sugestões Didáticas

3 Néfi 29

Mórmon testifica que o Senhor cumprirá Seu convênio com a casa de Israel nos últimos dias

Copie a seguinte tabela no quadro (você pode fazer isso antes do início da aula) ou entregue uma cópia para cada aluno.

  1. Gentios

  1. Dois significados: (1) os descendentes do profeta Jacó (Israel) do Velho Testamento, com quem o Senhor fez convênios e (2) aqueles que verdadeiramente acreditam em Jesus Cristo e que fizeram convênios com Deus

  1. Casa de Israel

  1. Uma promessa para os fiéis, que incluía as bênçãos do evangelho, a autoridade do sacerdócio, as famílias eternas e uma terra de herança

  1. Desdenhar

  1. Dois significados: (1) as pessoas de linhagem não-israelita ou não-judaica e (2) as pessoas sem o evangelho

  1. O convênio do Senhor com Israel

  1. Profunda tristeza e remorso

  1. Ai

  1. Desprezar ou rejeitar

Comece a aula pedindo aos alunos que combinem as palavras da primeira coluna da tabela com as suas definições corretas na segunda coluna (respostas: 1-c, 2-a, 3-e, 4-b, 5-d). À medida que os alunos relatarem suas respostas, certifique-se de que eles entendam cada uma das definições. Você pode fazer isso pedindo aos alunos que expliquem as definições com suas próprias palavras ou usando cada palavra ou expressão em uma frase. Informe aos alunos que essas definições vão ajudá-los a entender melhor 3 Néfi 29–30.

Explique-lhes que depois de Mórmon ter escrito sobre a visita do Salvador aos nefitas, ele profetizou o cumprimento das promessas do Senhor nos últimos dias. Pergunte aos alunos se eles já testemunharam o cumprimento de uma promessa divina, seja dada nas escrituras, por um profeta, por meio do Espírito Santo ou por meio de uma bênção do sacerdócio. Peça a alguns alunos que relatem suas experiências pessoais, mas não se esqueça de lembrá-los de que eles não devem compartilhar experiências que sejam muito pessoais ou íntimas.

  • Por que vocês acham que algumas pessoas podem duvidar de que Deus manterá Suas promessas?

  • Como vocês sabem que Deus cumpre Suas promessas?

Escreva as palavras Quando e Então no quadro. Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 29:1–3 em silêncio, procurando as palavras do quadro. Explique-lhes que essas palavras vão ajudá-los a identificar um acontecimento que vai mostrar que o Senhor está mantendo Suas promessas para a casa de Israel nos últimos dias. (Pode ser útil explicar que a expressão “estas palavras”, em 3 Néfi 29:1, refere-se aos escritos do Livro de Mórmon.)

  • Como vocês resumiriam a profecia registrada nesses versículos? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar a seguinte verdade: O surgimento do Livro de Mórmon é um sinal de que o Senhor está cumprindo Seu convênio de coligar Israel nos últimos dias. Você pode incentivar os alunos a marcar essa verdade no resumo do capítulo referente a 3 Néfi 29.)

Peça aos alunos que ergam o seu próprio exemplar do Livro de Mórmon. Explique-lhes que eles têm em suas mãos o cumprimento da profecia de Mórmon e que eles podem ter certeza de que o Senhor está preparando o Seu povo para a Sua vinda. Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“O Livro de Mórmon é um sinal tangível de que o Senhor começou a reunir a Israel de Seus filhos do convênio. (…)

De fato, o Senhor não esqueceu! Ele abençoou a nós e a outras pessoas no mundo inteiro com o Livro de Mórmon. (…) Ele ajuda-nos a fazer convênios com Deus. Convida-nos a lembrar-nos Dele e a conhecer Seu Filho Amado. É outro testamento de Jesus Cristo” (“Convênios”, A Liahona, novembro de 2011, p. 86).

  • Como o fato de termos o Livro de Mórmon é um testemunho de que Deus manterá as Suas promessas?

Escreva a seguinte pergunta no quadro: Por que os santos dos últimos dias estão interessados no convênio do Senhor com a casa de Israel? Peça aos alunos que prestem atenção nas respostas para essa pergunta enquanto você lê a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson, que relaciona as promessas que fazem parte do convênio do Senhor com o Seu povo. (Você pode dar a cada aluno uma cópia dessa declaração.)

“O convênio que Deus fez com Abraão e mais tarde reafirmou com Isaque e Jacó (…) contém várias promessas, incluindo:

  • Jesus, o Cristo, nasceria da linhagem de Abraão.

  • A posteridade de Abraão seria numerosa, teria direito a uma descendência eterna e também o direito de ter o sacerdócio.

  • Abraão se tornaria pai de muitas nações.

  • Certas terras seriam herdadas por sua posteridade.

  • Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente.

  • E esse convênio seria eterno — até por ‘mil gerações’.

Algumas dessas promessas foram cumpridas, outras ainda estão pendentes. (…)

Alguns de nós somos semente literal de Abraão, outros são reunidos a sua família por adoção. O Senhor não faz distinção. Juntos recebemos essas bênçãos prometidas — se buscarmos o Senhor e obedecermos a Seus mandamentos. (…)

Brigham Young disse: ‘Todos os santos dos últimos dias fazem o novo e eterno convênio ao filiarem-se a esta Igreja’” (“Convênios”, p. 86; citação de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 62).

  • Usando o que aprenderam na declaração do Élder Nelson, como poderiam responder à pergunta do quadro? (Os alunos podem dar várias respostas, mas certifique-se de que identifiquem a seguinte verdade: Os santos dos últimos dias fazem parte do povo do convênio do Senhor, e temos a responsabilidade de abençoar todas as nações.)

  • Como os santos dos últimos dias procuram abençoar as nações da Terra?

  • Que papel tem o Livro de Mórmon nesse trabalho?

Mencione as palavras desdenhar e ai da atividade de ligar. Explique-lhes que Mórmon sabia que nos últimos dias haveria aqueles que desdenhariam o Livro de Mórmon e outras evidências do cumprimento do convênio do Senhor com Seu povo. Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 29:4–9 em silêncio, procurando o que acontecerá com os que desdenharem o Salvador e Suas obras. Depois que os alunos explicarem o que encontraram, você pode sugerir que anotem a seguinte verdade em suas escrituras: Todos os que negarem Jesus Cristo e Suas obras sofrerão.

  • Por que a tristeza é a consequência natural de desdenhar o Salvador e Suas obras?

  • Como vocês responderiam a alguém que diz que o Senhor não fala com o homem nem realiza milagres?

  • Como podemos reconhecer e valorizar mais o Senhor e Suas obras em nossa vida?

3 Néfi 30

O Senhor exorta os gentios a se arrependerem e a se achegarem a Ele

Mostre a palavra gentios na atividade de combinar palavras. Informe aos alunos que em 3 Néfi 30, Mórmon cumpriu um mandamento do Senhor de registrar um convite que Jesus Cristo fez especificamente aos gentios, ou as pessoas que não têm o evangelho. Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 30:1–2 em silêncio, procurando todos os convites feitos aos gentios que encontrarem. Depois que os alunos relatarem o que encontraram, pergunte:

  • Qual desses convites vocês acham que poderia ser um resumo de todos os outros? (O convite de achegar-nos a Cristo inclui o arrependimento, o batismo, o recebimento do Espírito Santo e o fato de sermos contados entre o povo do Senhor.)

  • Que bênçãos Jesus Cristo promete aos gentios se eles se achegarem a Ele? (Remissão de pecados, ser cheios do Espírito Santo e ser contados entre Seu povo.)

  • Por que é uma bênção sermos contados entre o povo do Senhor?

Anote o seguinte princípio no quadro: Se nos achegarmos a Cristo, seremos contados entre Seu povo. Explique-lhes que embora 3 Néfi 30:2 se dirija aos que não são membros da Igreja, podemos usar o convite de Jesus Cristo para avaliar nosso próprio empenho de cumprir os convênios que fizemos com Deus. Preste testemunho das bênçãos que recebemos por cumprir nossos convênios e os mandamentos do Senhor.

Recapitulação de 3 Néfi

Use algum tempo para ajudar os alunos a recapitular o livro de 3 Néfi. Peça que pensem no que aprenderam nesse livro, tanto no seminário quanto em seu estudo pessoal das escrituras. Se necessário, peça que revisem alguns dos resumos de capítulos de 3 Néfi para ajudá-los a lembrar-se. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a vários alunos que compartilhem algo de 3 Néfi que foi inspirador para eles ou que os ajudou a ter mais fé em Jesus Cristo.

Revisão do Domínio das Escrituras

Entregue a cada aluno uma folha de papel em branco. Peça-lhes que escrevam uma carta para uma pessoa (pode ser alguém fictício ou conhecido) que não seja membro da Igreja. Sugira que examinem as passagens de domínio das escrituras procurando verdades que podem usar para convidar o destinatário da carta a achegar-se a Cristo e a ser contado entre os de Seu povo. Peça a alguns alunos que compartilhem o que escreveram.

Observação: A duração desta lição talvez deixe tempo suficiente para essa atividade de revisão de domínio das escrituras. Para outras atividades de revisão, ver o apêndice no fim deste manual.

Comentários e Informações Históricas

3 Néfi 30:1–2. A Coligação de Israel

O Presidente Spencer W. Kimball ensinou:

“A coligação de Israel consiste na filiação à verdadeira Igreja e na aquisição do conhecimento do verdadeiro Deus. (…) Qualquer pessoa, portanto, que tenha aceitado o evangelho restaurado e que agora procura adorar o Senhor na sua própria língua e com os santos na nação onde ela mora, cumpriu com a lei da coligação de Israel e é herdeira de todas as bênçãos prometidas aos santos nestes últimos dias” (The Teachings of Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball, 1982, p. 439).