Biblioteca
Estudo no Lar Unidade 29


Lição de Estudo no Lar

Mórmon 8:12Éter 3 (Unidade 29)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam com o estudo de Mórmon 8:12Éter 3 (unidade 29) não se destina a ser usado durante a aula. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas destas doutrinas e destes princípios. Siga os sussurros do Santo Espírito ao ponderar as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Mórmon 8:12–41)

Os alunos descobriram que Morôni viu os nossos dias e que escreveu uma descrição profética da situação em que vivemos. Eles viram porque o Livro de Mórmon é uma dádiva preciosa do Senhor, capaz de guiá-los nos últimos dias. Com base na descrição dos últimos dias feita por Morôni, os alunos também aprenderam que Deus nos considerará responsáveis pela forma como tratamos os pobres e os necessitados.

Dia 2 (Mórmon 9)

Morôni encerrou o registro de seu pai proclamando que, se nos arrependermos e clamarmos a Deus, nos encontraremos sem mácula ao apresentarmo-nos diante Dele. Com Morôni, os alunos aprenderam que, como Deus é imutável, realiza milagres de acordo com a fé de Seus filhos e que, se orarmos ao Pai Celestial com fé, em nome de Jesus Cristo, Ele nos concederá as bênçãos que nos ajudarão a alcançar nossa salvação.

Dia 3 (Éter 1–2)

Os alunos aprenderam que o livro de Éter é um resumo feito por Morôni das 24 placas de ouro descobertas pelo povo de Lími, como conta o livro de Mosias. Essas placas continham a história dos jareditas, que foram levados pelo Senhor à terra prometida. Estudando a história dos jareditas, os alunos aprenderam que, quando seguimos com fé as orientações que o Senhor nos dá, podemos receber mais orientações Dele. Em certo momento da jornada para a terra prometida, o Senhor repreendeu o irmão de Jarede por não clamar a Ele. Estudando essa experiência, os alunos aprenderam a importância de clamar ao Senhor regularmente em oração. A história do que ocorreu entre o irmão de Jarede e o Senhor durante a construção dos barcos, ajudou os alunos a reconhecerem que, quando clamamos ao Senhor e fazemos nossa parte para resolver nossos problemas, podemos receber a ajuda do Senhor.

Dia 4 (Éter 3)

Em sua tentativa de solucionar o problema da luz para os barcos, o irmão de Jarede demonstrou que, quando invocamos o Senhor com humildade, Ele nos abençoa segundo nossa fé e de acordo com Sua vontade. Os alunos aprenderam que, quando agimos com fé no Senhor, achegamo-nos mais a Ele. O irmão de Jarede vivia de acordo com esses princípios, viu o corpo espiritual do Salvador e teve uma visão grandiosa de todos os habitantes da Terra.

Introdução

O livro de Éter é um resumo feito por Morôni dos registros dos jareditas. O profeta Éter registrou essas coisas em 24 placas de ouro que foram descobertas por um grupo de súditos do rei Lími. A seguinte sugestão didática ajudará os alunos a compreender alguns princípios relativos à oração ensinados em Éter 1.

Sugestões Didáticas

Éter 1

Graças às orações do irmão de Jarede, ele, seus familiares e amigos obtiveram misericórdia e orientação

Inicie a aula pedindo que os alunos pensem em uma situação em que eles sentiram que precisavam mesmo orar por ajuda. Peça a alguns que contem essas experiências ou conte você mesmo uma experiência sua.

Lembre aos alunos que o livro de Éter é um resumo feito por Morôni dos registros dos jareditas. Jarede e seu irmão, bem como seus familiares e amigos, viveram na época da Torre de Babel (por volta de 2200 a.C.), quando Deus confundiu a língua do povo. Peça a um aluno que leia Éter 1:33–35 em voz alta, enquanto os demais procuram os motivos pelos quais Jarede e seu irmão acharam que precisavam orar pedindo ajuda. Antes do início da leitura, você pode explicar que a expressão “clamar ao Senhor” significa “orar”. Depois, faça as seguintes perguntas:

  • Que ajuda Jarede e seu irmão precisavam do Senhor?

  • O que esses versículos nos dizem quanto ao que Jarede achava da fé do irmão?

Divida a turma em duplas. Peça a cada aluno da dupla que se reveze na leitura em voz alta de Éter 1:35–42. Antes do início da leitura, peça-lhes que procurem (1) cada ocasião em que Jarede clamou ao Senhor e (2) cada ocasião em que o Senhor demonstrou compaixão para com o irmão de Jarede devido a suas orações. Depois de dar-lhes tempo suficiente para terminar, peça a algumas duplas que citem uma ocasião em que o Senhor teve compaixão de Jarede e sua família graças a suas muitas orações.

Pergunte-lhes: Nesses versículos, que princípios aprendemos sobre a oração? (Enquanto os alunos citam os princípios que aprenderam, saliente o seguinte princípio: Se clamarmos a Deus sempre e com fé, Ele terá compaixão de nós. Escreva esse princípio no quadro.)

Explique aos alunos que é importante lembrar que “a oração é um ato por meio do qual a vontade de um filho se alinha à vontade do Pai” (Bible Dictionary, “Prayer”). “O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter” (Guia para Estudo das Escrituras, “Oração”).

Peça-lhes que leiam Éter 1:34, 36–38 à procura do que Jarede pediu em oração. Peça a um aluno que anote as respostas no quadro, abaixo do princípio “clamar a Deus”.

Saliente que Jarede e seu irmão tinham fé e estavam dispostos a obedecer ao Senhor. Sugira que os alunos marquem as palavras “sejamos fiéis ao Senhor”, no final de Éter 1:38.

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Éter 1:35, 37, 40–42 à procura das bênçãos específicas que Deus concedeu a Jarede, seu irmão, seus familiares e amigos. Peça a um aluno, à medida que a turma citar essas bênçãos, que as anote sob o princípio compaixão que você colocou no quadro. Saliente que o Senhor concedeu as bênçãos que o irmão de Jarede pediu em oração.

Escreva estas perguntas no quadro ou prepare cópias para distribuir à turma. Peça aos alunos que consultem o princípio anotado no quadro e discutam as perguntas em duplas. Essas perguntas os ajudarão a compreender e sentir a importância desse princípio.

Em sua opinião qual é a diferença entre “clamar a Deus” e meramente “fazer oração”?

Em que ocasiões vocês ou alguém que conheçam sentiram a compaixão do Pai Celestial em resposta a uma oração?

O que vocês aprenderam a respeito do Senhor por meio de Suas respostas às orações do irmão de Jarede?

Depois que os alunos tiverem um tempo para discutir as perguntas, você pode pedir a eles que compartilhem uma das experiências que comentaram nas duplas, ou algo que aprenderam discutindo as perguntas.

Preste seu testemunho de que o Pai Celestial nos ama e quer abençoar-nos, mas temos que orar a Ele regularmente. Peça aos alunos que reflitam sobre como poderiam aplicar o princípio do quadro. Por exemplo, poderiam fazer a meta de orar com mais frequência ou encontrar uma forma de tornar as próprias orações mais sinceras. Você pode dar algum tempo para eles anotarem no diário de estudo das escrituras o que decidirem.

Explique-lhes que, estudando as orações do irmão de Jarede, podemos compreender melhor o amor que o Senhor nos tem e as bênçãos da oração. Peça a um aluno que leia Éter 1:43 em voz alta. Peça aos demais que acompanhem a leitura e descubram mais uma bênção que Deus prometeu a Jarede e seu irmão. Depois que os alunos disserem o que descobriram, saliente que o irmão de Jarede não pedira especificamente a bênção de que sua posteridade se transformasse em uma grande nação. Você poderia sugerir que os alunos marquem as palavras “porque me invocaste este longo tempo”, no final de Éter 1:43, pois elas mostram o motivo pelo qual Deus respondeu às orações do irmão de Jarede dessa forma.

Pergunte-lhes: Que princípios podemos aprender com a generosidade do Senhor para com Jarede e seu irmão, que vemos em Éter 1:43?

Podemos aprender vários princípios nessa escritura. Um princípio importante é: Se orarmos a Deus regularmente e com fé, podemos receber outras bênçãos, além das que pedimos.

Pergunte-lhes: Vocês já tiveram alguma experiência que comprove a veracidade desse princípio? Vocês conhecem alguém ou se lembram de um personagem das escrituras que tenha tido uma experiência assim? (Diga aos alunos que lhes dará uns minutos para pensar antes de responderem. Além disso, você poderia contar um exemplo de sua vida.)

Para encerrar a aula, preste seu testemunho de que Deus ouve e responde nossas orações. Ele é sábio, compassivo e deleita-Se em abençoar Seus filhos. Ele Se alegra quando oramos a Ele com sinceridade e frequência. Incentive os alunos a esforçarem-se por orar com mais fé. Incentive-os também a lembrarem-se de que o Pai Celestial tem imensa compaixão e responderá suas orações de acordo com o que Ele sabe que lhes proporcionará as maiores bênçãos na vida.

Próxima Unidade (Éter 4–12)

Na próxima unidade, os alunos aprenderão mais sobre os jareditas. Apesar de terem sido alertados por profetas contra isso, os jareditas adotam reis que, por sua vez, levam o povo ao cativeiro. Aqueles que desejam o poder do mundo normalmente lançam mão de combinações secretas para atingir seus objetivos egoístas. Morôni registrou muitas coisas extraordinárias que aconteceram devido à grande fé que parte do povo demonstrou. Ele ensinou que os que se humilharem perante Deus e tiverem fé Nele receberão Sua graça para ajudá-los a sobrepujar as próprias fraquezas.