Biblioteca
Estudo no Lar Unidade 30


Lição de Estudo no Lar

Éter 4–12 (Unidade 30)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam com o estudo de Éter 4–12 (unidade 30) não se destina a ser usado durante a aula. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas destas doutrinas e destes princípios. Siga os sussurros do Santo Espírito ao ponderar as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Éter 4–5)

Morôni selou os escritos do irmão de Jarede e explicou as condições que precisamos cumprir para receber esse registro. Com esses ensinamentos, os alunos aprenderam que, quando temos muita fé na palavra do Senhor, Ele nos abençoa com mais revelações.

Dia 2 (Éter 6)

Com o exemplo de fé no Senhor dado pelos jareditas ao cruzarem as “grandes águas” (Éter 6:3) em barcos, os alunos aprenderam que, se confiarmos no Senhor e fizermos a Sua vontade, Ele encaminhará nossa vida. O vento impulsionou os barcos para a terra prometida, e os alunos aprenderam que, se confiarmos no Senhor, as adversidades e dificuldades podem ajudar-nos a progredir e alcançar as bênçãos prometidas.

Dia 3 (Éter 7–11)

Com a história de como os Jareditas não deram ouvidos à advertência do irmão de Jarede e decidiram ter um rei, os alunos descobriram que rejeitar as palavras dos profetas leva-nos ao cativeiro. Sule foi um rei que governou em retidão. Seu povo passou a prosperar depois de começar a arrepender-se e atender aos profetas. Os alunos aprenderam que, quando nos arrependemos de nossas iniquidades, começamos a prosperar. No final, os jareditas tornaram-se iníquos e sua história demonstra a verdade de que o apoio às combinações secretas leva à destruição da sociedade.

Dia 4 (Éter 12)

Com o profeta Éter, os alunos aprenderam que, se tivermos esperança e fé em Jesus Cristo seremos fortalecidos para permanecer firmes e praticar muitas boas obras. Morôni escreveu que, se quisermos um testemunho, precisamos, primeiro, ter fé em Jesus Cristo. Com a resposta do Senhor para a preocupação de Morôni quanto a suas deficiências na escrita e as deficiências das outras pessoas que escreveram o Livro de Mórmon, os alunos aprenderam que, se formos humildes e tivermos fé no Senhor, Ele transformará nossa fraqueza em força.

Introdução

Esta lição se concentra em Éter 12:23–41. Morôni ensinou o motivo pelo qual as pessoas têm fraquezas e o que é preciso fazer para vencê-las.

Sugestões Didáticas

Éter 4–11; 12:6

Os jareditas prosperaram e foram abençoados enquanto viveram em retidão.

Peça a três alunos que recapitulem e resumam os seguintes capítulos, usando a sinopse no início de cada um: Éter 4–5; Éter 6 e Éter 7–11. Peça a outro aluno que recapitule Éter 12:6. Peça-lhes que falem à turma sobre um ou dois princípios que aprenderam.

Éter 12:23–41

Morôni expressa sua preocupação quanto à reação dos gentios ao Livro de Mórmon

Escreva a palavra forte de um lado do quadro e a palavra fraco do outro. Dê aos alunos um momento para pensar em quais seriam seus próprios pontos fortes e quais seriam alguns de seus pontos fracos. Diga-lhes que em Éter 12, Morôni ensinou como nossos pontos fracos podem tornar-se fortes.

Peça a um aluno que leia Éter 12:23–25 em voz alta, e peça à turma que identifique as coisas que Morôni considerava como pontos fracos dos escritores do Livro de Mórmon. Depois, faça as seguintes perguntas aos alunos:

  • Que fraquezas Morôni mencionou nesses versículos?

  • O que Morôni achava que aconteceria devido às deficiências das pessoas que escreveram o Livro de Mórmon?

Depois que os alunos responderem, peça-lhes que façam a leitura silenciosa do que o Senhor respondeu a Morôni, em Éter 12:26–27 e que procurem o motivo pelo qual Deus nos deu fraquezas. Depois de dar-lhes tempo suficiente para a leitura, lembre a eles que Éter 12:27 é uma passagem de domínio das escrituras.

Para ajudar os alunos a compreender melhor a palavra fraqueza (bem como “deficiência” e “debilidade”) empregada nesses versículos, peça a um aluno que leia esta declaração do Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Quando lemos o que as escrituras dizem sobre a ‘fraqueza’ do homem, ela inclui a fraqueza geral, mas necessária, inerente à condição humana na qual a carne tem influência incessante [ou constante] sobre o espírito. (…) Contudo, nela também estão incluídas nossas fraquezas individuais e específicas que precisamos sobrepujar” (Lord, Increase Our Faith [Senhor, Aumenta Nossa Fé] 1994, p. 84).

Talvez seja preciso explicar que a “fraqueza inerente à condição humana” são as fraquezas que as pessoas têm devido à Queda de Adão. Por causa da Queda, todos estamos sujeitos às tentações e imperfeições humanas, além de nossos defeitos individuais.

Peça aos alunos que mencionem um princípio ensinado em Éter 12:27. (Se formos humildes e tivermos fé no Senhor, então Ele fará com que as coisas fracas se tornem fortes para nós.)

Para incentivar a aplicação desse princípio ensinado em Éter 12:27, escreva o seguinte no quadro:

1. Reconhecer minhas fraquezas 2. Tornar-me humilde 3. Ter fé em Jesus Cristo

Peça aos alunos que anotem essas frases no alto de uma folha de papel. Peça-lhes que ponderem e, abaixo da frase correspondente, escrevam (1) uma fraqueza que acham que têm, (2) uma forma de serem mais humildes e (3) uma forma de demonstrarem fé em Jesus Cristo para que possam receber Sua ajuda, ou contar com Sua graça, para vencer a fraqueza que anotaram. Os alunos podem fazer essa tarefa em aula ou mais tarde.

Depois que terminarem, incentive-os a colocar o papel no diário ou em algum outro lugar onde o vejam sempre para lembrarem-se daquilo em que pretendem esforçar-se. Testifique aos alunos que, caso sejam humildes e esforcem-se por vencer as próprias fraquezas, o Senhor os ajudará e fará “com que as coisas fracas se tornem fortes para eles” (Éter 12:27).

Peça aos alunos que leiam Éter 12:26, 28 à procura do que mais o Senhor disse em resposta à preocupação de Morôni quanto a sua debilidade na escrita. Você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Em Éter 12:26, Morôni mencionou a mansidão. Ser manso é ser bondoso, humilde e submisso à vontade de Deus. Em sua opinião, porque precisamos ser mansos para não nos concentrarmos nas fraquezas alheias?

  • Como a graça do Senhor (ou seja, Seu auxílio ou poder divino) nos ajuda a não nos aproveitarmos das fraquezas dos outros?

Saliente que, à medida que desenvolvemos fé, esperança e caridade, a graça do Senhor nos ajuda nos momentos em que nos defrontamos com as fraquezas dos outros. Resuma Éter 12:29–32 dizendo que Morôni explicou que é importante ter fé e que o testemunho e os milagres vêm pela fé. Peça aos alunos que leiam Éter 12:33–35 para descobrir o que Morôni escreveu quanto à importância de termos caridade.

Pergunte-lhes: Por que é importante ter caridade quando nos defrontamos com as fraquezas de outras pessoas?

Peça aos alunos que digam a um colega de classe o que vêm fazendo para tentar ter mais da graça de Jesus Cristo na própria vida. Caso o tempo permita, você pode pedir que alguns alunos contem à turma como o empenho deles em tentar achegar-se mais a Jesus Cristo influenciou a vida deles.

Próxima Unidade (Éter 13Morôni 7)

Ao prepararem-se para estudar a próxima unidade, incentive os alunos a meditarem no seguinte: Imaginem como seria se todos os seus amigos e familiares fossem mortos e vocês fossem a única pessoa viva fiel ao evangelho de Jesus Cristo? Tanto Éter como Morôni enfrentaram esse tipo de solidão. Como vocês podem perseverar em meio a qualquer provação e obter a vida eterna? Morôni 7 explica como a fé, a esperança e a caridade são necessárias para a obtenção dessas dádivas.