Biblioteca
Estudo no Lar Unidade 19


Lição de Estudo no Lar

Alma 33–38 (Unidade 19)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O resumo a seguir das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Alma 33–38 (unidade 19) não é para ser ensinado como parte de uma lição. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas destas doutrinas e destes princípios. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades dos alunos.

Dia 1 (Alma 33–35)

Alma ensinou os zoramitas que podemos adorar a Deus continuamente por meio da oração. Alma então ensinou que recebemos a misericórdia do Pai Celestial, inclusive o perdão de nossos pecados, graças à Expiação de Jesus Cristo. Amuleque ensinou aos zoramitas que a infinita e eterna Expiação de Jesus Cristo provê a salvação para toda a humanidade. Os alunos também aprenderam que para receber as bênçãos plenas da Expiação, precisamos exercer fé para o arrependimento.

Dia 2 (Alma 36)

No relato que Alma fez de sua conversão, os alunos aprenderam que o pecado pode resultar em grande dor e remorso. Além disso, aprenderam que se exercermos fé na Expiação de Jesus Cristo, Ele nos liberta da dor causada por nossos pecados e nos enche de alegria. Tal como Alma, podemos sentir grande alegria ao levar outros a Cristo.

Dia 3 (Alma 37)

Alma deu a seu filho Helamã o encargo de guardar e preservar os registros sagrados. Ao estudar as palavras de Alma, os alunos aprenderam que, para levar a efeito Seus propósitos eternos, o Senhor trabalha por meio de coisas pequenas e simples. Também aprenderam que se obedecermos aos mandamentos do Senhor, prosperaremos. Alma ensinou a seu filho que devemos aprender em nossa juventude a guardar os mandamentos de Deus e que se dermos ouvidos às palavras de Jesus Cristo, elas nos guiarão para que recebamos a vida eterna.

Dia 4 (Alma 38)

Ao estudarem o conselho dado por Alma a Siblon, os alunos aprenderam que se eles começarem na juventude a ser firmes e fiéis no cumprimento dos mandamentos, darão grande alegria a seus pais. Alma testificou aos seus filhos que Deus liberta as pessoas das provações, dos problemas e das aflições, quando suportamos todas as coisas com paciência e confiança Nele. Alma também testificou que, para recebermos a remissão de nossos pecados e paz para nossa alma, precisamos clamar ao Senhor pedindo misericórdia. Por fim, os alunos aprenderam que o desenvolvimento de atributos justos nos preparar para ensinar e servir as pessoas.

Introdução

Amuleque ensinou aos zoramitas que a Expiação é “infinita e eterna” (Alma 34:10). Os alunos aprenderam essa verdade em seu estudo semanal, e esta lição lhes dará uma nova oportunidade de compreender e valorizar a Expiação de Jesus Cristo.

Sugestões Didáticas

Alma 33–35

Alma e Amuleque ensinam aos zoramitas a Expiação de Jesus Cristo

Pergunte: Por que Jesus Cristo era o único que podia expiar pelos pecados do mundo.

Lembre aos alunos que, como parte de suas designações semanais, eles leram Alma 34:10–14 e marcaram frases que incluem as palavras infinito e eterno. Peça aos alunos que leiam esses versículos em voz alta e depois peça aos alunos que compartilhem as frases que identificaram.

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, para ajudá-los a compreender como a Expiação de Jesus Cristo é infinita e eterna.

“A Expiação Dele é infinita — não tem um fim. Foi também infinita no sentido de que toda a humanidade seria salva da morte sem fim. Foi infinita em termos de Seu imenso sofrimento. (…) Foi infinita em abrangência, era para ser realizada de uma vez só por todos. E a misericórdia da Expiação estende-se não apenas a um número infinito de pessoas, mas também a um número infinito de mundos criados por Ele. Foi infinita além de toda escala de medida humana ou de compreensão mortal.

Jesus era o único que podia oferecer uma Expiação infinita, uma vez que Ele nasceu de mãe mortal e de Pai imortal. Devido a essa condição singular de Seu nascimento, Jesus era um Ser infinito” (“A Expiação”, A Liahona, janeiro de 1997, p. 35).

Pergunte: De que modo os ensinamentos de Amuleque e esta explicação do Élder Nelson nos ajudam a compreender por que Jesus Cristo era o único que podia expiar os pecados do mundo?

Peça aos alunos que resumam o que aprenderam até aqui em Alma 34 sobre a Expiação de Jesus Cristo. Explique-lhes que um princípio importante que podemos aprender nessa seção é o de que a infinita e eterna Expiação de Jesus Cristo torna a salvação possível para toda a humanidade.

Escreva a seguinte frase no quadro ou numa folha de papel: Imaginem a vida sem …

Mostre um objeto que muitos jovens valorizam (como um celular). Pergunte: Como seria a vida sem isso?

Em seguida, mostre uma garrafa ou um copo de água (ou outra coisa essencial para suster a vida). Pergunte: Como seria a vida sem água?

Depois que os alunos tiverem respondido a essas perguntas, complete a declaração do quadro: Imaginem como seria a vida sem a Expiação de Jesus Cristo.

Faça as seguintes perguntas:

  • Como vocês acham que as pessoas encarariam a vida se não tivessem conhecimento de Jesus Cristo ou se não acreditassem que existe um Deus?

  • Como vocês imaginam que a vida seria para vocês sem a Expiação de Jesus Cristo? (Dê um tempo para os alunos ponderarem essa pergunta antes de pedir que respondam a ela.)

Explique-lhes que Amuleque ensinou aos zoramitas que eles precisam se arrepender para receber as bênçãos da Expiação em sua vida (ver Alma 34:15–17). Pergunte aos alunos se eles já adiaram o arrependimento por terem medo de confessar seus pecados ou por terem medo de não serem fortes o suficiente para mudar. Depois pergunte: Por que é perigoso adiar o arrependimento?

Peça aos alunos que se revezem na leitura em voz alta de Alma 34:30–35, procurando o que Amuleque ensinou sobre o motivo pelo qual não devemos adiar o arrependimento. Debata esses versículos fazendo as seguintes perguntas:

  • Ver Alma 34:32. Por que devemos nos arrepender hoje? (À medida que os alunos responderem, ajude-os a compreender este princípio: Esta vida é o tempo para preparar-nos para encontrar Deus.)

  • Veja Alma 34:33. Qual é o propósito desta vida? O que acontecerá com os que procrastinarem o arrependimento?

  • Veja Alma 34:31. Que promessa é feita aos que se arrependerem agora?

Leia a seguinte declaração do Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Não precisam conhecer todas as coisas para que o poder da Expiação aja em vocês. Tenham fé em Cristo e ela começará a agir no momento em que pedirem!” (“Purificados”, A Liahona, julho de 1997, p. 8.)

Pergunte: O que essa declaração do Presidente Packer ensina a vocês? Por que isso é útil para vocês?

Alma 36

Alma aconselha seu filho Helamã

Seus alunos estudaram o conselho de Alma a seu filho Helamã, que está registrado em Alma 36, e aprenderam sobre a alegria que Alma sentiu quando se arrependeu sinceramente de seus pecados. Foi pedido aos alunos que lessem Alma 36:19–22 e depois escrevessem no diário de estudo das escrituras o que esses versículos ensinam sobre o poder da Expiação (dia 2, designação 3). Peça a alguns alunos que compartilhem o que aprenderam. Encerre com seu testemunho da Expiação de Jesus Cristo e da alegria proveniente do arrependimento.

Próxima Unidade (Alma 39–44)

Peça aos alunos que pensem sobre como uma mãe ou um pai carinhoso e preocupado poderia corrigir um filho ou uma filha que tivesse cometido uma grave transgressão sexual. Alma se deparou com essa situação e ensinou importantes verdades a seu filho Coriânton, que pecou enquanto servia missão.