Biblioteca
Lição 150: Éter 12:23–41


Lição 150

Éter 12:23–41

Introdução

Morôni orou humildemente e expressou uma preocupação. Ele estava preocupado porque percebia as deficiências daquilo que escrevia ao resumir os registros de outros profetas do Livro de Mórmon. O Senhor respondeu-lhe com a promessa de que fortaleceria aqueles que fossem humildes e tivessem fé Nele.

Sugestões Didáticas

Éter 12:23–41

Morôni ensina que a fé, a esperança e a caridade são essenciais para a salvação.

Escreva a palavra forte em um lado do quadro e a palavra fraco do outro. Dê tempo para os alunos pensarem nas coisas que consideram ser seus pontos fortes. Depois, peça-lhes que pensem em alguns de seus pontos fracos. Peça que levante a mão quem gostaria de transformar seus pontos fracos em pontos fortes. Explique-lhes que Morôni ensinou o motivo porque temos pontos fracos e como podemos superá-los.

Peça a um aluno que leia Éter 12:23–25 em voz alta. Peça aos demais que acompanhem a leitura e descubram o que Morôni considerava como sendo um ponto fraco dele mesmo e de outras pessoas que escreveram o Livro de Mórmon. Antes da leitura, você pode explicar-lhes que a palavra gentios citada nesses versículos refere-se aos povos das nações gentias que viveriam nos últimos dias.

  • O que Morôni achava que aconteceria devido às deficiências das pessoas que escreveram o Livro de Mórmon?

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa da resposta do Senhor a Morôni em Éter 12:26–27. Peça-lhes que procurem um motivo pelo qual Deus nos dá fraquezas. Saliente que Éter 12:27 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode incentivar os alunos a marcarem-na claramente para conseguirem localizá-la com facilidade.

Para ajudar os alunos a compreender melhor o termo fraqueza (bem como “deficiência” e “debilidade”) empregado nesses versículos, peça a um aluno que leia esta declaração do Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos. Antes da leitura, peça a turma que preste atenção para descobrir dois tipos de fraqueza mencionados pelo Élder Maxwell.

Imagem
Élder Neal A. Maxwell

“Quando lemos o que as escrituras dizem sobre a ‘fraqueza’ do homem, ela inclui a fraqueza (…) inerente à condição humana na qual a carne tem influência constante sobre o espírito (ver Éter 12:28–29). Contudo, nela também estão incluídas nossas fraquezas individuais e específicas, que precisamos sobrepujar (ver D&C 66:3; Jacó 4:7). A vida sempre expõe essas fraquezas” (Lord, Increase Our Faith [Senhor, Aumenta Nossa Fé], 1994, p. 84).

  • De acordo com o Élder Maxwell, quais são os dois tipos de fraqueza humana a que as escrituras se referem? (Talvez seja preciso explicar que a “fraqueza inerente à condição humana” é aquela resultante da Queda de Adão e Eva ou, em outras palavras, as fraquezas relativas ao “homem natural” mencionado em Mosias 3:19.)

Lembre aos alunos que as escrituras às vezes utilizam as palavras se e então para expor um princípio. A palavra se introduz aquilo que precisamos fazer e a palavra então introduz a explicação do que acontecerá como resultado de nossas ações. Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Éter 12:27 à procura de princípios que poderiam ser expressos pela estrutura “se – então”. Os alunos deveriam identificar os seguintes princípios (anote-os no quadro):

Se nos achegarmos a Jesus Cristo, então Ele nos mostrará nossas fraquezas.

Se formos humildes e tivermos fé no Senhor, então Ele fará com que as coisas fracas se tornem fortes para nós.

  • Em sua opinião, por que é importante que reconheçamos nossas fraquezas?

  • Saliente as palavras “nos achegarmos a Jesus Cristo” no primeiro princípio. O que poderíamos fazer para nos achegarmos a Jesus Cristo? (Algumas das respostas possíveis são: orar, jejuar, arrepender-nos, estudar as escrituras, participar da adoração no templo, servir ao próximo e desenvolver qualidades cristãs. Você pode mencionar que, na maioria dos casos, para sobrepujar uma fraqueza, além de buscar a ajuda do Senhor, precisamos fazer a nossa parte.)

  • No segundo princípio, o que fica implícito que acontecerá se decidirmos não ser humildes nem ter fé em Jesus Cristo? (Continuaremos com nossas fraquezas, porque nos recusamos a aceitar a graça do Senhor que nos ajudaria a sobrepujá-las.)

  • Em sua opinião, o que significa a frase “e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim”? (Para ajudar os alunos a responder a essa pergunta, você pode explicar-lhes que a graça “é a intervenção divina para auxiliar-nos ou fortalecer-nos devido à imensa misericórdia e amor de Jesus Cristo” e que isso só é possível devido à Expiação [Bible Dictionary, “Grace”]. Esse poder que nos fortalece e auxilia nunca se esgota, não importa quantas pessoas o utilizem.)

Peça aos alunos que contem sobre ocasiões em que o Senhor os ajudou (a eles ou a alguém que conheçam) a sobrepujar uma fraqueza. (Lembre aos alunos que não precisam mencionar nada que seja muito pessoal ou particular.) Você também poderia contar uma experiência sua.

Para incentivar a aplicação dos princípios ensinados em Éter 12:27, escreva o seguinte no quadro:

1. Reconhecer minhas fraquezas 2. Tornar-me humilde 3. Ter fé em Jesus Cristo

Peça aos alunos que anotem isso no caderno ou no diário de estudo das escrituras. Peça-lhes que escrevam, abaixo do item correspondente, (1) uma fraqueza que acham que têm, (2) uma forma de serem mais humildes e (3) uma forma de demonstrarem fé em Jesus Cristo para poderem receber Sua ajuda (ou contar com Sua graça) para vencer a fraqueza que anotaram. Garanta aos alunos que, se fizerem o que escreveram, o Senhor fará “com que as coisas fracas se tornem fortes para eles” (Éter 12:27).

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Éter 12:26, 28 à procura do que mais o Senhor disse em resposta à preocupação de Morôni quanto a suas fraquezas.

Destaque a afirmação de que “os tolos zombam, mas lamentarão” (Éter 12:26).

  • Com base no que estudaram hoje, em sua opinião por que seria tolice zombar das fraquezas de outras pessoas?

Saliente que Éter 12:26 menciona a mansidão. (Você pode explicar-lhes que ser manso é ser humilde e disposto a aprender, é ser paciente nos momentos de sofrimento.)

  • Em sua opinião, por que precisamos ser mansos para não nos concentrarmos nas fraquezas alheias?

Antes de prosseguir, saliente que se formos mansos, poderemos contar com a graça do Senhor para ajudar-nos a não nos concentrarmos nas fraquezas dos outros.

Resuma Éter 12:29–32 explicando que Morôni ensinou que é importante ter fé, esperança e caridade. Você pode explicar-lhes que a “caridade é o puro amor de Cristo” (Morôni 7:47).

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Éter 12:33–35 para descobrir os motivos pelos quais é tão importante que tenhamos caridade ao nos defrontarmos com as fraquezas alheias.

  • De acordo com Éter 12:34, quais serão as consequências se não tivermos caridade?

Para encerrar, peça à classe que faça a leitura silenciosa de Éter 12:38–41. Peça aos alunos que escrevam no caderno ou no diário de estudo das escrituras o que farão para atender o apelo feito em Éter 12:41 e buscar “esse Jesus sobre quem os profetas e apóstolos escreveram”.

Testifique-lhes que, se formos humildes e tivermos fé no Senhor, Ele fará com que as coisas fracas se tornem fortes para nós (ver Éter 12:27). Incentive os alunos a colocarem em prática os planos que fizeram por escrito. Você também pode incentivá-los a buscar a ajuda do Senhor para terem caridade quando se defrontarem com as fraquezas de outras pessoas.

Domínio das Escrituras — Éter 12:27

Para ajudar os alunos a memorizar Éter 12:27, anote as seguintes palavras no quadro e peça aos alunos que as copiem em um papel:

Se… vierem… mostrar… fraqueza… dou… fraqueza… humildes… graça… todos… humilham… caso… humilhem… fé… fortes.

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Éter 12:27 prestando atenção a essas palavras. Depois, peça-lhes que repitam de cor a maior parte possível do versículo, olhando apenas para as palavras anotadas no papel. Incentive-os a colocar o papel em um lugar onde o encontrem mais tarde hoje ainda ou amanhã. (Poderia ser em um bolso ou nas escrituras.) Peça-lhes que releiam Éter 12:27 sempre que virem esse papel até memorizarem a passagem.

Comentários e Informações Históricas

Éter 12:27. “Mostrar-lhes-ei sua fraqueza”

O Élder Bruce C. Hafen, dos Setenta, declarou que nossa luta para vencer nossas fraquezas é uma parte central do propósito de estarmos aqui na Terra:

(…) O plano de nosso Pai nos sujeita à tentação e ao sofrimento neste mundo decaído (…).

Portanto, se tiver problemas na vida, não suponha que haja algo de errado com você. A luta para vencer esses problemas faz parte da própria essência do propósito da vida. Ao achegar-nos a Deus, Ele nos mostrará nossas fraquezas e por meio delas nos tornará mais sábios e mais fortes. Se você estiver percebendo um número progressivamente maior de fraquezas em si mesmo, isso significa que se está aproximando cada vez mais de Deus, e não se afastando” (“A Expiação: Tudo por Todos”, A Liahona, maio de 2004, p. 97).

Esta é a história de um rapaz que viu cumprir-se a promessa feita pelo Senhor em Éter 12:27:

Todos os rapazes da Igreja são incentivados a alcançar metas como parte do programa Dever para com Deus e, em alguns lugares, do escotismo. Os pais de Jonathan Perez trabalhavam muito para sustentar uma família numerosa, e os amigos do rapaz ridicularizavam o trabalho que ele fazia para alcançar o grau mais alto do escotismo. A despeito dessas dificuldades, Jonathan fez essa meta e pôs-se a trabalhar para alcançá-la. Depois de algum tempo, com a ajuda e o apoio dos líderes dos Rapazes, ele atingiu a meta. Ele escreveu: “Essa experiência me ensinou que sejam quais forem os obstáculos ou as dificuldades no meu caminho, o Senhor me ajudará a vencer meus defeitos e minhas fraquezas (Éter 12:27). Não importa nossa classe social nem se somos ricos ou pobres, podemos atingir nossas metas porque o Senhor está do nosso lado” (Jonathan Perez, “An Honor Earned” [Honra Merecida], New Era, novembro de 2007, p. 45)