Biblioteca
Lição 39: 2 Néfi 29–30


Lição 39

2 Néfi 29–30

Introdução

Néfi profetizou a respeito da Restauração do evangelho nos últimos dias, que o Senhor chamou de “uma obra maravilhosa” (2 Néfi 29:1). Néfi testificou que nos últimos dias todas as escrituras agiriam em conjunto para mostrar que Deus Se lembra de Seus filhos. Ele profetizou que muitos rejeitariam o Livro de Mórmon, mas que aqueles que acreditassem seriam reunidos na Igreja. Além disso, ele ensinou que o povo do convênio de Deus são aqueles que se arrependem e que acreditam no Filho de Deus.

Sugestões Didáticas

2 Néfi 29

Néfi profetiza que nos últimos dias muitos rejeitarão o Livro de Mórmon

Peça aos alunos que imaginem que um amigo da escola pergunte com sinceridade: “Por que os mórmons têm outra Bíblia?” Você pode pedir aos alunos que levantem a mão se já lhes fizeram uma pergunta como essa. Depois, convide alguns a compartilhar como responderam a essa pergunta.

Explique que Néfi nos deu algumas respostas para essa pergunta registrando as palavras do Senhor a respeito do papel do Livro de Mórmon na Restauração do evangelho nos últimos dias, à qual Ele chamou de “uma obra maravilhosa”. Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 29:1–2 em silêncio e identifiquem o que as palavras do Senhor fariam nos últimos dias. (Elas seriam levadas à semente ou descendentes de Néfi e também “[silvariam] até os confins da Terra”.) O Presidente Ezra Taft Benson explicou que “nós, os membros da Igreja, e particularmente os missionários, temos que ser aqueles que ‘silvarão’, ou seja, aqueles que vão divulgar ou prestar testemunho do Livro de Mórmon aos confins da Terra” (“O Livro de Mórmon É a Palavra de Deus”, A Liahona, agosto de 1975, p. 31).

Explique que a palavra estandarte em 2 Néfi 29:2 refere-se a um objeto usado para reunir ou unir as pessoas. Muitas vezes, as bandeiras são chamadas de estandartes. (Ver a explicação da palavra estandarte na lição 32.)

  • De acordo com 2 Néfi 29:2, qual é o “estandarte” que irá “aos confins da Terra” para reunir o povo do Senhor? (O Livro de Mórmon — as palavras da semente ou descendentes de Néfi.)

  • De acordo com 2 Néfi 29:1–2, qual é o propósito do Senhor em prover outras escrituras, como o Livro de Mórmon? (Ajude os alunos a compreender que o Senhor provê as escrituras como uma segunda testemunha e para reunir o povo para Seu convênio.)

No quadro, escreva a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, (extraída de Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, p. 4.):

“O Livro de Mórmon é a preeminente declaração do convênio de Deus com Seus filhos aqui na Terra e de Seu amor por eles.” (Élder Jeffrey R. Holland)

Explique que em 2 Néfi 29, a palavra gentios se refere às pessoas que não são da casa de Israel. A palavra judeus refere-se às pessoas que são da casa de Israel, incluindo a família e os descendentes de Leí. Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 29:3–6 em silêncio, procurando a reação que alguns gentios teriam ao surgimento de outras escrituras.

  • Como alguns reagirão às escrituras adicionais?

  • O que o Senhor disse a respeito das pessoas que reagirem dessa forma?

Explique que Néfi foi profético em sua descrição da reação das pessoas ao Livro de Mórmon. Hoje em dia, as pessoas frequentemente expressam dúvidas em relação ao Livro de Mórmon porque já têm a Bíblia.

Designe os alunos a estudar 2 Néfi 29:7–11 em duplas. Peça que procurem propósitos pelos quais o Senhor deu outras escrituras além da Bíblia. Após alguns minutos, peça que compartilhem o que encontraram. As respostas possíveis incluem que (1) o Senhor Se lembra de todas as pessoas e envia Sua palavra a todas as nações (ver versículo 7); (2) o Senhor declara a mesma mensagem a todas as nações, e o Livro de Mórmon é uma segunda testemunha das verdades da Bíblia (ver versículo 8); (3) o Senhor é sempre o mesmo, e Ele fala de acordo com Sua vontade (ver versículo 9); (4) a obra de Deus não está terminada, e Ele continuará a falar para realizá-la (ver versículo 9); (5) as pessoas não devem presumir que a Bíblia contenha todas as palavras do Senhor ou que o Senhor não tenha feito com que mais palavras fossem escritas (ver versículo 10); e (6) o Senhor ordena que as pessoas de todas as nações registrem Suas palavras (ver versículo 11). Para ajudar os alunos a resumir e aplicar o que aprenderam nessa parte da lição, faça algumas ou todas estas perguntas:

  • Como 2 Néfi 29 poderia ser usado para solucionar dúvidas a respeito do Livro de Mórmon como outro livro de escrituras?

  • Como esses versículos aumentaram sua gratidão pelo Livro de Mórmon?

Divida os alunos novamente em duplas. Peça que pratiquem como responderiam à pergunta: “Por que os mórmons têm outra Bíblia?” Peça a um que faça a pergunta e ao outro que responda a ela. Depois, peça que troquem de papel e repitam a conversa. No final dessa atividade, você pode incentivar os alunos a pensar em pessoas que eles conhecem que se beneficiariam com uma conversa a respeito desses princípios e a buscar a orientação do Santo Espírito sobre como conversar com essas pessoas.

Ao terminar esta parte da lição, certifique-se de que os alunos compreendam que o Senhor Se lembra de todas as pessoas e vai enviar Sua palavra a elas.

2 Néfi 30:1–8

Néfi profetiza a respeito do papel do Livro de Mórmon nos últimos dias

Explique que depois de ensinar que Deus Se lembraria da casa de Israel, Néfi advertiu as pessoas a não achar que somos mais justos que os gentios. Ele também lembrou que todas as pessoas podem vir a tornar-se o povo do convênio de Deus. Peça a um aluno que leia 2 Néfi 30:2 em voz alta, e convide a classe a procurar duas coisas que precisamos fazer para tornar-nos integrantes do povo do convênio de Deus. Peça aos alunos que compartilhem o que encontraram. Certifique-se de que eles compreendam que podemos tornar-nos integrantes do povo do convênio de Deus quando nos arrependemos e acreditamos em Cristo.

Explique que em 2 Néfi 30:3, Néfi descreve um modo de o Senhor reunir Seu povo ao convênio, nos últimos dias. Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 30:3 em silêncio e identifiquem esse processo. (O Senhor envia o Livro de Mórmon. Muitos acreditam nele e o compartilham com outros.) Você pode explicar que Néfi mencionou especificamente que as palavras do Livro de Mórmon seriam levadas “aos remanescentes de nossa semente”, ou seja, os descendentes de Leí.

Incentive os alunos a ler 2 Néfi 30:4–8 em silêncio, procurando frases que mostrem como as pessoas serão abençoadas ao receber o Livro de Mórmon.

  • De que maneiras os descendentes de Leí serão abençoados quando ficarem sabendo de seus antepassados?

  • O que esses versículos ensinam sobre o efeito que o Livro de Mórmon pode ter em todas as pessoas?

Certifique-se de que os alunos compreendam que o Livro de Mórmon pode ajudar todas as pessoas a conhecer Jesus Cristo e viver Seu evangelho. Você pode escrever essa declaração no quadro.

  • O que podemos fazer para ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo por intermédio do Livro de Mórmon?

  • Como o Livro de Mórmon o ajudou a conhecer o Salvador?

Peça aos alunos que relatem uma ocasião em que compartilharam o Livro de Mórmon com alguém. Incentive os alunos a orar por oportunidades de compartilhar o Livro de Mórmon com outras pessoas.

2 Néfi 30:9–18

Néfi profetiza a respeito das condições da Terra durante o Milênio

Explique que Néfi também profetizou a respeito do Milênio — os 1.000 anos depois da Segunda Vinda do Salvador.

Resuma 2 Néfi 30:9–10 explicando que na Segunda Vinda do Senhor, os iníquos serão destruídos. Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 30:12–18 em silêncio, procurando descrições da vida no Milênio. Peça aos alunos que imaginem que estão escrevendo um artigo de jornal sobre o Milênio, descrevendo as condições que encontraram. Peça que escrevam a manchete do artigo e a compartilhem uns com os outros.

  • No tocante às condições do Milênio que você estudou em 2 Néfi, por qual delas você anseia mais? Por quê?

Dirija a atenção dos alunos à seguinte declaração de 2 Néfi 30:18: “Satanás já não terá poder sobre o coração dos filhos dos homens, por um longo tempo”. Você pode sugerir que os alunos marquem essa declaração em suas escrituras.

  • Por que é útil saber que a retidão acabará triunfando sobre a iniquidade?

Depois que os alunos responderem, testifique que Satanás não terá poder sobre o coração das pessoas no Milênio e que os justos e a paz prevalecerão. Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Presidente George Q. Cannon, da Primeira Presidência. Peça à classe que procure as razões pelas quais Satanás não terá poder durante o Milênio.

“Falamos que Satanás será amarrado. Satanás será amarrado pelo poder de Deus; mas ele também será amarrado de acordo com a determinação do povo de Deus de não dar ouvidos a ele e de não se deixar ser governado por ele. O Senhor não vai prendê-lo e tomar seu poder da Terra enquanto houver homens e mulheres dispostos a ser governados por ele. Isso vai contra o plano de salvação. É contrário aos propósitos de nosso Deus privar os homens de seu arbítrio. Houve época neste continente, da qual temos um relato, em que as pessoas eram tão justas que Satanás não teve poder entre elas. Quase quatro gerações se passaram em retidão. Viveram em pureza e morreram sem pecado. Isso aconteceu graças à sua recusa em ceder a Satanás. Não está registrado que Satanás não tivesse poder em outras partes do mundo durante aquele período. De acordo com toda a história que temos a nosso dispor, Satanás teve o mesmo poder sobre os homens que estavam dispostos a dar-lhe ouvidos. Mas nesta Terra ele não teve poder e estava literalmente amarrado. Creio que assim será no milênio. E penso nisso da mesma forma que penso naquela condição feliz que está descrita no registro a que me refiro. Suponho que antes que Satanás seja totalmente amarrado, os iníquos serão destruídos” (Conference Report, outubro de 1897, p. 65).

  • Como Satanás será amarrado durante o Milênio?

Incentive os alunos a viver de modo justo para que o adversário não tenha poder sobre eles.

Comentários e Informações Históricas

2 Néfi 30:9–10. “Deus fará uma grande divisão entre o povo”

Em 2 Néfi 30:9–10, Néfi profetiza a respeito de uma época em que “o Senhor Deus fará uma grande divisão entre o povo e destruirá os iníquos; e poupará seu povo”. Ajude os alunos a compreender que para sermos incluídos entre o povo do Senhor naquele dia, precisamos separar-nos dos caminhos do mundo agora. O Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“A distância entre a Igreja e um mundo que trilha um caminho que não podemos seguir, irá aumentar cada vez mais” (“O Pai e a Família”, A Liahona, julho de 1994, p. 22).

O Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Como santos dos últimos dias, não precisamos parecer com o mundo. Não precisamos nos divertir como o mundo faz. Nossos hábitos pessoais devem ser diferentes. Nossas atividades recreativas devem ser diferentes” (“Gifts of the Spirit” [“Dons do Espírito”], Ensign, fevereiro de 2002, p. 17).

Élder Larry W. Gibbons, dos Setenta disse:

“Nesta época de relativismo moral, devemos estar preparados para assumir as nossas posições e dizer: ‘Isto é certo e isto é errado’. Não podemos seguir a multidão! Mas é claro que não estou sugerindo que nos mudemos para o deserto e tranquemos as portas. Podemos estar no mundo, ir à escola, ir ao trabalho, participar de organizações comunitárias de valor e assim por diante. Mas devemos apegar-nos aos padrões do Senhor. (…)

Irmãos e irmãs, permaneçam no caminho estreito e apertado; não, permaneçam no meio do caminho estreito e apertado. Não fiquem à deriva, não vaguem a esmo, não sejam negligentes, tenham cuidado.

Lembrem-se: não brinquem com o mal. Fiquem longe do território do diabo. Não deem a Satanás nenhuma vantagem. Viver os mandamentos trará a vocês a felicidade que muitos procuram em outros lugares” (“Portanto, Decidi em Vosso Coração”, A Liahona, novembro de 2006, p. 102).

2 Néfi 30:9–18. O que é o Milênio?

“Um milênio é um período de mil anos. Quando falamos do ‘Milênio’ estamos nos referindo aos 1.000 anos que se seguirão à Segunda Vinda de Cristo (ver Apocalipse 20:4; D&C 29:11). Durante o Milênio, ‘Cristo reinará pessoalmente na Terra’ (Regras de Fé 1:10).

O Milênio será uma época de retidão e paz na Terra. O Senhor revelou que ‘nesse dia, a inimizade do homem e (…) a inimizade das bestas, sim, a inimizade de toda carne terá fim’ (D&C 101:26; ver também Isaías 11:6–9). Satanás será ‘amarrado, para que não tenha lugar no coração dos filhos dos homens’ (D&C 45:55; ver também Apocalipse 20:1–3).

Durante o Milênio, todas as pessoas do mundo serão boas e justas, mas muitas ainda não terão recebido a plenitude do evangelho. Consequentemente, os membros da Igreja participarão do trabalho missionário.

Os membros da Igreja também participarão do trabalho do templo durante o Milênio. Os santos continuarão a construir templos e a receber ordenanças em favor de seus parentes falecidos. Dirigidos por revelação, eles vão preparar os registros de seus antepassados, até chegarem a Adão e Eva.

A retidão e a paz completas continuarão até o final dos 1.000 anos, quando Satanás ‘será solto por algum tempo a fim de reunir seus exércitos’. Os exércitos de Satanás lutarão contra as hostes do céu, que serão comandadas por Miguel, ou Adão. Satanás e seus seguidores serão derrotados e lançados fora para sempre. (Ver D&C 88:111–115.)”Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp. 110–111.)